Dubai: Como ir do aeroporto ao hotel e outras dicas de transporte

postado por Marcelle Ribeiro e atualizado em: 03/09/2019
Compartilhar este artigo:

Dubai é uma cidade maior do que parece nos mapas. Mas nem por isso andar por lá é complicado. Eu experimentei vários tipos de transporte, do aeroporto até o centro da cidade e também por outros bairros e vim aqui para contar para vocês.

 

Metrô

O metrô de Dubai te leva para boa parte dos pontos turísticos de Dubai. Há estações muito próximas, por exemplo, do Burj Khalifa e do Dubai Mall (estação Dubai Mall); do Dubai Museum (Al Fahidi); do aeroporto; e do bairro histórico de Deira. Para os lugares em que não há metrô tão próximo, eu combinei metrô + Uber ou metrô + bonde e deu super certo.

Procurando hotel? O Booking tem opções para todos os bolsos. Reserve por esse link, que tem o meu código, e ajude o blog.

O metrô de Dubai é limpo, seguro e organizado. Todas as estações têm escada rolante ou elevador, o que é uma mão na roda para quem está com malas. Todas as placas e sinalizações estão em inglês. Há vagões especiais só para mulheres (como no Rio de Janeiro) e vagos para todos os sexos.

Os bilhetes são vendidos em máquinas automáticas e também em cabines com funcionários em todas as estações. Em todas as vezes eu comprei com os funcionários, achei mais simples.

O valor do tíquete varia conforme a quantidade de zonas que você quer percorrer. Há tíquetes em cartões, destinados aos usuários frequentes, e os de papel, mais usados por turistas. Para percorrer apenas 1 zona, em maio de 2017, o tíquete individual, de um trecho em um sentido, estava custando 6 AED por pessoa na classe comum (há uma classe “gold”, que é como se fosse uma primeira classe do metrô, que é mais cara). Eu só andei na classe comum e achei ótima.

DESCONTO DE 5% no Esquenta Black Friday para aluguel de carro na Rentcars, com o cupom NOVEMBER. Vale até 30/11, com retirada do carro até 31/12! Compare preços de várias locadoras!

Há também o Daily Pass, que dá direito a passagens ilimitadas durante um dia inteiro, em todas as zonas, para metrô, trem e ônibus. Por esse, nós pagamos 20 AED por pessoa (ele é vendido nos mesmos lugares que o tíquete individual). Um passe diário só pode ser usado por uma pessoa. Mas lembre-se: preços podem ser reajustados. Para informações super atualizadas, entre no site do metrô de Dubai: http://www.dubaimetro.eu/stations/

Os tíquete são chamados de NOL, então, quando você ler uma plaquinha com esse nome, já saiba o que é.

O metrô funciona de sábado a quarta-feira, das 5h30h à meia-noite; às quintas-feiras das 5h30 à 1h da manhã; e às sextas das 10h às 13h (fecha mais cedo porque eles sexta não é dia útil em Dubai). Achei um bom mapa imprimível do metrô de Dubai neste link. Ah, para sair da estação, você tem que passar o cartão na roleta. Ou seja, passa ele duas vezes: uma para entrar e outra para sair.

Black November até 21/11! Seguro saúde viagem internacional: escolha entre as melhores operadoras e pague com 15% de desconto com o cupom BLACK! Atendimento 24h em português!

 

Metrô de Dubai. Foto: Marcelle Ribeiro.

Metrô de Dubai. Foto: Marcelle Ribeiro.

Bonde

A gente pegou o bonde para ir à praia de Jumeirah Beach Residence, que fica meio longe do metrô. A estação do bonde é colada na do metrô e foi bem fácil pegar. Descemos na estação Dubai Marina do metrô e pegamos o bonde até a estação de Jumeirah Beach Residence 1. Foi super tranquilo, mesmo à noite. O bilhete do bonde você valida dentro do vagão ou em maquininhas na estação, como estas da foto. O esquema é o mesmo do metrô: tem que validar na chegada e na saída.

Trem de Dubai. Foto: Marcelle Ribeiro.

Trem de Dubai. Foto: Marcelle Ribeiro.

Máquina para validar o bilhete do trem de Dubai. Foto: Marcelle Ribeiro.

Máquina para validar o bilhete do bonde de Dubai. Foto: Marcelle Ribeiro.

Uber

Usamos o serviço do Uber duas vezes em Dubai e em ambas foi ótimo. Os carros eram novos, motoristas atentos e chegaram no horário previsto, cumprindo a rota do GPS. Basta você abrir o mesmo aplicativo que usa no Brasil, ligar o GPS e usar exatamente como usa no Brasil. Dá inclusive para pagar em dinheiro (é só escolher essa opção no aplicativo).

Passeio guiado de 1 dia e ingressos sem fila? Contrate aqui!

Nós usamos Uber para ir do hotel Ibis One Central (ao lado do metrô World Trade Center) ao aeroporto, porque o metrô estaria fechado no horário e pagamos 47 AED pela corrida. E também usamos para ir da praia de Kite Beach até a estação de metrô mais próxima (deu uns 12 AED).

Ônibus

Não chegamos a usar ônibus em Dubai, mas achei interessante que os pontos de ônibus da cidade são fechados, com ar-condicionado, de tanto calor que faz lá. Ah, e eles também são integrados ao metrô e ao bonde (tram). Não usei ônibus porque li que não é fácil utilizar esse meio de transporte por lá. Leia mais sobre ônibus em Dubai neste post aqui.

Táxi

Também não chegamos a usar táxi em Dubai, mas li que não é tão caro. É mais caro que andar de Uber, é claro, mas os preços não são proibitivos. Leia mais sobre táxi em Dubai aqui.

Carro alugado

Essa foi a nossa opção para sair do aeroporto e passar um dia em Abu Dhabi, cidade a 2h de carro de Dubai. Alugamos nosso carro na Alamos, uma locadora que tem em vários países. Pagamos o equivalente a R$ 85 pela diária de um carro simples, com ar-condicionado, 4 portas, com GPS que funcionava mesmo sem internet. Gastamos cerca de 25 AED em pedágio e a mesma quantia em gasolina.

Não espere ver cabines de pedágio com pessoas cobrando a tarifa. Você só sabe que está passando por um posto do pedágio quando olha para o alto e vê uma espécie de passarela acima da pista, com os dizeres “Toll” (que é pedágio em inglês). Não é preciso parar para pagar nada. Todos os carros de lá têm um chip e quando você passa no pedágio, isso gera uma cobrança automática da tarifa. Você só vai descobrir quanto custou o pedágio depois que devolve o carro. No caso da Alamo, a locadora só informou uma semana depois que devolvemos o carro (!!!). Muito louco.

Até dia 30/11/19 tem 20% de desconto do chip internacional para celular. Saia do Brasil já com internet. Clique aqui e use o cupom NOVEMBER.

No site Rentcars você reserva nas maiores operadoras do mundo, ganha desconto e ajuda o blog.

Há muitos postos de gasolina por Dubai e região.

Dirigir em Dubai e Abu Dhabi não foi fácil pro maridão, mas também não foi impossível. A cidade tem muitas vias expressas, que se cruzam várias vezes. Demos algumas erradas, mesmo com o GPS.

Os motoristas de lá pressionam uns aos outros para andarem rápido e constantemente percebemos que eles estavam acima da velocidade permitida. Andamos no limite e deixamos eles reclamarem sozinhos.

Eles também não costumam dar a vez ou fazer qualquer tipo de gentileza com outros motoristas.

Valeu a pena alugar o carro? Valeu. Saiu bem mais barato do que contratarmos uma excursão em grupo para ir a Abu Dhabi + pagar o táxi do aeroporto até o nosso hotel. Dá um pouco de dor de cabeça, porque dirigir em outro país é sempre tenso, mas nos deu liberdade em relação aos nossos horários também.

Cruzamento de pistas expressas em Dubai. Foto: Marcelle Ribeiro.

Cruzamento de pistas expressas em Dubai. Foto: Marcelle Ribeiro.

Como ir do aeroporto até o seu hotel em Dubai

Há várias maneiras de ir do aeroporto de Dubai até seu hotel. Dentro do terminal tem duas estações de metrô, a Airport Terminal 1 e a Airport Terminal 3, nos terminais 1 e 3, como indicam os nomes. Elas ficam abertas nos mesmos horários do resto do metrô (mencionei eles acima).

O aeroporto não é muito distante da cidade. Eu me hospedei no Ibis One Central, no bairro de Trade District, e de lá (estação WTC, linha vermelha) para o aeroporto de metrô, a estimativa era de 40 minutos. Para pegar o metrô você paga o equivalente a quantas zonas vai percorrer, como num trajeto normal pela cidade. Não há um tíquete especial só para ir ou voltar do aeroporto. Ou você pode usar o Daily Pass, que citei acima.

De Uber do meu hotel até o aeroporto levamos cerca de 30 minutos, em um horário sem engarrafamento, e paguei 47 AED. De táxi, acho que eu gastaria cerca de 70 AED.

No aeroporto também tem um ônibus especial que leva até a cidade, chamado Sky Bus. Ele tem várias linhas, que param em alguns hotéis. Veja as rotas e itinerários aqui. O bilhete custa 15 AED e é vendido em estações de metrô, de ônibus, no aeroporto e em hotéis. Mais informações no site oficial do Sky Bus.

Leia mais:

Compartilhar este artigo:

Comentários

  1. Paola
    21 mar 2019

    Obrigada, ajudou muito!!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *