Ilha de Santo Aleixo (PE): Como visitar a partir de Porto de Galinhas

postado por Marcelle Ribeiro e atualizado em: 12/11/2020

Quando você programar a sua viagem a Porto de Galinhas ou à Praia dos Carneiros, em Pernambuco, não deixe de reservar um dia para conhecer a Ilha de Santo Aleixo, que fica entre esses dois vilarejos de praia.

Como eu já adiantei no post com sugestão de roteiro para aproveitar Porto de Galinhas, a ilha é ótima opção para quem quer fazer um passeio com maior tranquilidade. Não são todas as agências de viagem que levam até lá e há apenas uma barraca de praia nesse pedacinho de paraíso.

O que esperar da ilha em termos de beleza? Água do mar paradinha, transparente e verdinha de uma cor lindona. Certamente você vai se encantar.

Confira abaixo o índice sobre o conteúdo do desse post.

Onde fica
Mapa
Como ir
Como é o passeio para lá
O que fazer
Santo Aleixo ou Cabo de Santo Agostinho?
Santo Aleixo ou Praia dos Carneiros?

Ilha de Santo Aleixo – onde fica

A ilha fica entre Porto de Galinhas e a Praia dos Carneiros e pertence, de forma administrativa, ao município de Sinharém. Porém, ela é propriedade privada de um brasileiro e o acesso é controlado e restrito.

A distância da ilha para Porto de Galinhas é de aproximadamente 20km (40 minutos percorridos de carro). Já para a Praia dos Carneiros é de 56km (aproximadamente 1h com o trajeto feito de carro) e, para Recife, o percurso é um pouco mais longo, de aproximadamente 78km (1h 38 percurso feito com carro).

Essas distâncias correspondem aos pontos das cidades de partida até a Praia da Barra de Sinharém, local de onde saem barcos e lanchas que, em uma viagem de aproximadamente 15 minutos pelo mar, chegam à Ilha de Santo Aleixo.

 

ilha de santo aleixo em pernambuco ilha de santo aleixo

Ilha de Santo Aleixo. Foto: Marcelle Ribeiro

Mapa da Ilha de Santo Aleixo

Abaixo, você confere o mapa com a distância das cidades mencionadas nesse post e as rotas para que visualize melhor os trajetos.

Como ir

Você pode ir contratando um passeio que te pegue na porta do seu hotel ou pode alugar um carro e ir de forma particular até a praia de Barra do Sinharém, local de onde saem as lanchas para a ilha. As embarcações são operadas somente por uma empresa, a Monteiro’s Tour.

No site da Rentcars você pode pesquisar e orçar aluguel de carro na cidade por várias locadoras.

Como é o passeio

Eu fiz o passeio com a empresa JG Tour*. O trajeto de carro da vila de Porto de Galinhas, onde eu estava hospedada, até Sirinhaém, de onde parte a lancha para a ilha, levou cerca de 40 minutos.

Na praia de Barra do Sirinhaém, todos os turistas de todas as agências embarcam em uma das lanchas da Monteiro’s Tour, a única que opera o turismo na ilha. A lancha é aparentemente nova, daquelas rápidas e bem bonita. Comporta até 12 pessoas e o percurso é curto, demora uns 10 minutos para ser percorrido. O valor por pessoa foi de R$ 80 (preço de 2016).

Eu saí na primeira lancha do dia, às 9h, mas é possível sair mais tarde, caso haja outras pessoas para formar um grupo.

 

ilha de santo aleixo em pernambuco ilha de santo aleixo

O mar da ilha. Foto: Marcelle Ribeiro

O que fazer na Ilha de Santo Aleixo

Se você optou por um passeio, as atrações envolvidas no tour são: passeio com guia explicando sobre história e curiosidades do lugar, tempo destinado ao banho de mar, curtir a praia e até fazer uma pequena trilha para conhecer outra praia. Ah e se quiser praticar um esporte recreativo, você pode alugar caiaque.

Na ilha só tem uma única barraca que fornece guarda-sol, cadeiras, e você só paga o que consumir entre bebidas e comidas.

Depois de deixar nossas coisas numa barraca da praia, curtimos uns 30 minutos curtindo sol. Então, um guia se apresentou a todos os turistas, convidando para fazer uma trilha curta até o outro lado da ilha, onde há uma praia lindíssima que surpreende qualquer visitante.

O trajeto leva entre 20 e 30 minutos para ser percorrido. A “trilha” é bem leve e acessível. A única parte um pouco mais “complicada” é uma subida um pouco mais íngreme que você vai encontrar no meio do caminho.

A chegada nessa outra praia é encantadora, porque tem a combinação perfeita de zero ondas e um mar transparente. Nosso guia nos deu 40 minutos para tomar tomar uma banho e relaxar no mar tranquilo e cristalino.

Atenção: essa praia mais isolada não tem nenhuma estrutura de barraca, guarda-sol ou venda de bebidas e comida. Leve ao menos uma canga para esticar na areia (dá para ficar na sombra das árvores). Apesar do ambiente mais rústico, ainda assim você fica totalmente a vontade e confortável em estar ali.

Depois da trilha, tivemos tempo o suficiente para curtir mais a praia em frente à barraca e almoçar, antes de retornar de lancha.

trilha na ilha de santo aleixo ilha de santo aleixo

Trilha. Foto: Marcelle Ribeiro

ilha de santo aleixo em pernambuco ilha de santo aleixo

Ilha de Santo Aleixo em Pernambuco. Foto: Marcelle Ribeiro

Ilha de Santo Aleixo ou Cabo de Santo Agostinho?

Se fosse para optar por 1 só passeio, e escolher entre a Ilha de Santo Aleixo ou Cabo de Santo Agostinho, eu ficaria com a Ilha de Santo Aleixo como opção. Achei muito mais bonita, calma e vazia se comparada ao Cabo.

Veja a minha opinião e algumas dicas sobre o que fazer no Cabo de Santo Agostinho.

Ilha de Santo Aleixo ou Praia dos Carneiros?

Agora, se fosse para escolher entre um dos dois destinos, na minha opinião daria empate, porque eu amei os dois lugares. Tanto na ilha quanto na praia você vai encontrar um mar de cores lindas, paisagens inesquecíveis e um ambiente de paz.

Nesse post sobre O que Fazer na Praia dos Carneiros você confere dicas de passeios e atividades para incluir no seu roteiro.

Conclusão

Então concluímos que, se você busca viver um momento inesquecível com tranquilidade, contato com a natureza e curtir um mar calmo e de águas clarinhas, saiba que esse é o passeio que você precisa incluir no seu roteiro.

 

*O Viciada em Viajar fez o passeio como cortesia da JG Tour. O texto reflete a nossa real opinião sobre a experiência vivida.

Leia também:

Comentários

  1. Fernanda
    09 jul 2019

    Olá, estou adorando seu blog. Está ajudando muito em meu planejamento. Gostaria de saber se é tranquilo ir a ilha com criança?

    • 09 jul 2019

      Oi, Fernanda,
      Sim, é bem tranquilo. Se ela ficar bem nesse trajeto curtinho de lancha, não há problema nenhum em levar crianças.
      Abs,
      Marcelle

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *