Kotor (Montenegro): Dicas importantes para organizar a viagem

postado por Marcelle Ribeiro e atualizado em: 17/01/2024

Kotor, em Montenegro, é uma cidade pequena, mas bem charmosa. Ela é muito procurada por turistas que estão na Croácia, país vizinho, por conta da proximidade da cidade croata de Dubrovnik. A principal atração de Kotor é o centro antigo, cheio de prédios de pedra, lojinhas e restaurantes, além de igrejas. Além disso, Kotor tem belezas naturais, como as praias na baía e as montanhas. Neste post eu vou falar sobre o que fazer em Kotor, passeios, como chegar, onde ficar e muito mais.

Se preferir, use o índice abaixo para se guiar.

Onde fica
Onde se hospedar
Seguro Viagem
O que fazer
Como chegar
Quantos dias ficar
Meu roteiro
Como se locomover

kotor montenegro trilha vista bonita

Vista da cidade de Kotor. Foto: Marcelle Ribeiro

Onde fica Kotor (Montenegro)?

Kotor fica no país Montenegro, na região dos Bálcãs, que faz fronteira com a Albânia, Kosovo, Croácia e Bósnia-Herzegóvina. No entanto, apesar de estar na Europa, Kotor não pertence à União Europeia. Além disso, vale dizer que Montenegro pertencia à antiga Iugoslávia.

Apenas para vocês terem uma referência, seguem algumas distâncias:

  • De Dubrovnik (Croácia) a Kotor são 91 Km (2 horas de carro, sem contar o tempo gasto em trâmites de fronteira)
  • A partir de Podgorica (capital de Montenegro) são 87 Km, também 2 horas de carro

Onde se hospedar em Kotor (Montenegro)?

O centro antigo da cidade é uma das áreas mais desejadas pelos viajantes para se hospedar. Ficar lá pode ser agradável, porque é onde estão as atrações mais famosas e restaurantes. Contudo, saiba que dentro da parte murada (o centro antigo) não circulam carros. Por isso, você pode ter que andar um pouco do táxi até sua hospedagem.

Uma opção é ficar em Dobrota, que fica a uns 2 Km do centro histórico. Esse bairro é mais residencial, mas tem ponto de ônibus e fica na beira da baía de Kotor. Apesar de não ter muito comércio, é um bairro tranquilo e perto de tudo. Foi lá em que eu me hospedei.

Aqui vão algumas opções de hospedagens em Kotor, com os valores de diárias de um quarto duplo para setembro de 2023:

Além disso, tem mais dicas sobre as regiões da cidade e de mais hotéis no nosso post especial sobre onde ficar em Kotor.

kotor montenegro nosso apartamento

Nosso quarto no Casa Nuova. Foto: Marcelle Ribeiro

Seguro Viagem para Montenegro

O seguro viagem para Montenegro não é obrigatório, mas é altamente recomendável fazer um para lá, porque muito provavelmente quando for visitar Montenegro você vai ter que passar por algum país europeu em que o seguro é obrigatório, como a Croácia, por exemplo.

Além disso, você pode, por exemplo pegar um resfriado por conta do clima ou ter problemas estomacais com a comida diferente do país. O seguro viagem também pode te ajudar em problemas com voo, bagagem e vários outros imprevistos. No post sobre Seguro Viagem Montenegro aqui do blog você encontra mais detalhes e as opções de planos.

O que fazer em Kotor (Montenegro)?

Andar pela cidade antiga

A principal atração de Kotor (Montenegro) é a cidade antiga, onde estão a maioria dos monumentos famosos, rodeados de prédios de pedra com janelinhas verdes, lojas com itens de influência turca e restaurantes espalhados pelas vielas.

Essa área, inclusive, é Patrimônio Histórico da Unesco. Por isso, vale a pena caminhar pela região.

O Bazar de Kotor é uma parada interessante. Ele fica nas ruínas do Monastério de Saint Nicholas, construído no século XV e reconstruído algumas vezes. Por lá tem vários stands e lojinhas legais. Outra atração é a Torre do Relógio, construída em 1602 na praça principal de Kotor e que funciona até hoje..

kotor montenegro praca principal

Praça principal de Kotor com a Torre do Relógio à esquerda. Foto: Marcelle Ribeiro

Além disso, é possível subir em um trecho da muralha de Kotor gratuitamente. São poucos lances de escada até o topo e você terá uma vista do fosso e da parte nova da cidade.

Eu recomendo que você conheça a cidade com guia em um passeio de uma hora. Ele custa 10 euros (R$ 56) por pessoa em Agosto de 2023.

Igrejas de Kotor (Montenegro)

Ao decidir o que ver em Kotor, não deixe de visitar as várias igrejas que ficam no centro antigo da cidade. Algumas são católicas apostólicas romanas (como as do Brasil) e outras são católicas ortodoxas.

Uma das igrejas mais lindas que visitei é a Igreja de Saint Nicholas, que é uma igreja ortodoxa, diferente das que se costuma ver no Brasil. Ela é enorme. Foi construída no século XX e tem entrada é gratuita.

kotor montenegro igreja saint nicholas

Imagens no interior da Igreja de Saint Nicholas. Foto: Marcelle Ribeiro

Também com entrada gratuita, a Igreja de Santa Clara foi reconstruída várias vezes entre o século XIV e XVII. O altar é barroco, feito de mármore, bem diferente.

kotor montenegro igreja santa clara templo

Altar bonito da Igreja Santa Clara. Foto: Marcelle Ribeiro

Além disso, também vale a pena conhecer a Catedral de Santo Trifão, padroeiro de Kotor. Ela é uma das poucas igrejas católicas apostólicas romanas e tem vista para uma praça e um pequeno museu dentro.

Na fachada dela você observa duas datas. Uma é do ano em que a igreja acabou de ser construída, em 1166 (sendo que ela levou 40 anos para ficar pronta). A outra data é o ano de 2016, que foi o aniversário de 850 anos da inauguração da igreja.

A entrada na catedral custa 4 euros (21 reais/Junho de 2023). O valor dá direito a visitar também um museu que tem lá dentro, com quadros, túnicas de padres e peças de prata usadas em celebrações católicas.

kotor montenegro catedral santo trifao

Interior da Catedral de Santo Trifão. Foto: Marcelle Ribeiro

Fortaleza de Kotor

Ao decidir o que fazer em Montenegro não deixe de incluir a trilha até a Fortaleza de Kotor no seu roteiro, porque a vista lá de cima é de cair o queixo. Do alto você vê a baía de Kotor com sua água calma e verdinha, as montanhas da região, além do casario da cidade murada e também a parte mais “moderna” da cidade. Foi justamente para ver esse visual que eu decidi conhecer Kotor. E valeu a pena!

A trilha começa em um dos portões da cidade murada. No caminho você vê placas explicando um pouco sobre a cidade e a fortaleza, que já existe desde os tempos pré-históricos.

Você vai ler por aí que a trilha toda leva 4h para ser percorrida (ida + volta), mas na realidade você já consegue apreciar uma bela vista andando bem menos do que isso. Todo o percurso é uma subida, mas você pode optar por fazê-lo por uma escadaria de pedra ao invés de pela parte mais de “pedregulhos”. Eu fui minutos após parar de chover e consegui fazer sem problemas.

Depois de 30 minutos de caminhada você encontra a Igreja Nossa Senhora dos Remédios, que foi construída no século XV e é um lugar de peregrinação. A entrada na igreja é gratuita e a partir dela você tem uma das vistas mais bonita da baía de Kotor, com a cidade ao fundo.

kotor montenegro Igreja Nossa Senhora dos Remédios

Fachada da Igreja Nossa Senhora dos Remédios. Foto: Marcelle Ribeiro

Precisa ir até o final da trilha?

Eu subi mais uns 10minutos além da igreja, até um “platô” de pedra onde costuma ter um ambulante vendendo bebidas. Achei a vista dali linda.

Porém, decidimos não subir até o final por causa do cansaço e porque li que a vista do ponto até onde fomos era muito parecida com a que teríamos se fôssemos até o topo.

A entrada na trilha para a fortaleza custou 8 euros (42 reais) por pessoa em Junho de 2023. Não é necessário ir com guia.

kotor montenegro vista trilha

Vista da trilha para fortaleza. Foto: Marcelle Ribeiro

Praias de Kotor

A baía de Kotor tem algumas praias e beach clubs. Se você tiver pouco tempo, pode ir na “praia pública” que fica a poucos metros da cidade murada, onde há espreguiçadeiras. Porém, não achei a cor da água tão bonita ali. Vale a pena mais se a intenção é dar um mergulho rápido para relaxar.

Nós pegamos um táxi (9 euros só de ida) para ir a um beach club mais distante do centro antigo, a uns 7 Km, mas achei o lugar meio caidinho, com água escura e sem movimento. Por isso, resolvemos ir ao Virtu Beach, um beach club a 3,5 Km do centro antigo de Kotor. Ele é bem bonito e lá a cor da água é um verde mais claro.

Lá tem uma espécie de “prainha”, com pedrinhas claras. Um par de espreguiçadeiras e um guarda-sol podia ser alugado por 50 euros (268 reais /Junho de 2023).

kotor montenegro beach club virtu

Beach club Virtu, na praia de Kotor. Foto: Marcelle Ribeiro

Como achamos caro, decidimos sentar nos puffs do restaurante do Virtu, que ficavam de frente para o mar. Desta forma, pagamos apenas o que consumimos. Gastamos 20,50 euros por pessoa para almoçar e beber um refrigerante. Outra vantagem do Virtu é que lá tem uma música ambiente ótima, além de banheiro e chuveiro de água doce.

Praias de cidades próximas a Kotor (Montenegro)

Kotor não é tão famosa pelas praias. Porém, se você quer aproveitar melhor o litoral de Montenegro, vale a pena fazer um passeio tipo “bate-volta” desde Kotor para Budva, um balneário famoso do país que fica a apenas 22 Km de distância. A praia mais famosa de Budva é Sventi Stefan.

Dá para ir de ônibus urbano. Porém, em junho (início do verão) tinha bastante engarrafamento para ir e voltar para lá. Eu não cheguei a ir a Budva, porque não quis que meu roteiro em Montenegro ficasse muito corrido.

kotor montenegro sveti stefan budva

Praia de Sveti Stefan, em Budva. Foto: Elena Rabkina/Unsplash

Visita a Perast

Ao decidir o que fazer em Kotor (Montenegro), não deixe de conhecer Perast, uma cidadezinha toda de pedra a 12 Km (15 minutos de carro) de distância. O legal lá é ver os prédios e igrejas de pedra e apreciar a vista da baía, com seus charmosos restaurantes.

Uma das igrejas é a de Sant Nicholas, com entrada gratuita. Ela é simples e em 5 minutinhos você vê.

kotor montenegro igreja perast

Fachada da Igreja de San Nicholas em Perast. Foto: Marcelle Ribeiro

kotor montenegro perast

Cidade de Perast em frente a baía. Foto: Marcelle Ribeiro

Mas a atração mais famosa de Perast é a Ilha Nossa Senhora das Rochas, que é minúscula, e aonde só se chega de barco. São 5 minutinhos de navegação da orla de Perast até lá.

A ilha tem uma igreja construída em 1722, com uma bela cúpula azul. Nas paredes da igreja tem placas douradas com barcos desenhados, feitas pelas mulheres para agradecer o retorno dos maridos.

Além disso, há buquês de casamento que foram pendurados para dar boa sorte a noivos. Além disso, bem ao lado da igreja fica um pequeno museu com armas, utensílios domésticos e obras de arte. Ali vimos um quadro feito com fios de cabelo humano, bem interessante!

A entrada na igreja da ilha Nossa Senhora das Rochas custa 2 euros (R$ 11 / jun/2023).

kotor montenegro ilha nossa senhora das rochas

Igreja da Ilha Nossa Senhora das Rochas. Foto: Marcelle Ribeiro

kotor montenegro igreja nossa senhora das rochas

Interior da igreja de Nossa Senhora das Rochas. Foto: Marcelle Ribeiro

Como ir de Kotor a Perast

A maneira mais fácil de conhecer Perast e a ilha Nossa Senhora das Rochas é fazendo um passeio de barco, que dura 2 horas e sai do centro de Kotor. Ele custa 28 euros (R$ 151, em agosto de 2023) e inclui guia.

Como estava chovendo muito nosso passeio de barco foi cancelado, porque não havia visibilidade. Por isso, fomos de táxi de Kotor a Perast. Pagamos 10 euros só de ida pela corrida, mas lá em geral eles vão pelo taxímetro. Na volta pegamos um ônibus, que sai de Kotor de hora de hora em hora e custa 1,50 euros (junho/2023). Achamos o ônibus bom.

Porém, o ônibus não deixa muito no “miolinho turístico” de Perast. Por isso, você terá que andar uns 20min depois de saltar do coletivo.

Em Perast pagamos 15 euros por pessoa pelo barquinho para ir à ilha Nossa Senhora das Rochas (ida + volta, em junho/2023).

Passeio à caverna azul

Outro passeio legal a partir de Kotor é o cruzeiro para a caverna azul com mergulho e parada nos túneis submarinos abandonados e construídos pelo exército iugoslavo. Além disso, ele passa pela fortaleza da ilha de Mamulu, por cidades costeiras como Tivat, Porto Montenegro e Herceg Novi. Na parada na Gruta Azul você pode apreciar a cor do mar azul e tomar banho.

Outra parada é na ilha de Nossa Senhora das Rochas, sobre a qual já falamos acima.

Esse tour dura 3 horas e inclui suco e água. Custa 38 euros por pessoa (R$ 205/ Agosto 2023).

Passeio de caiaque

Você também pode fazer um passeio de caiaque de 2h30 pela baía de Kotor, passando por aldeias de pescadores e praias. Ele custa 35 euros (R$ 189/Agosto 2023) e inclui todo o equipamento e um guia.

 

Passeio ao Parque Nacional Durmitor

O passeio guiado ao Parque Nacional Dumitor, passando pelo cânion do rio Tara, o Lago Negro e o Mosteiro de Ostrog, dura o dia inteiro. Ele inclui ainda paradas em duas ilhotas, Nossa Senhora das Rochas (sobre a qual já falamos mais acima) e Sveti Dorde, no lago artificial Slano Lake e em Žabljak, a cidade mais alta dos Bálcãs.

Este tour custa 64 euros (R$ 345/Agosto 2023) e inclui o transporte em minivan ou micro-ônibus e guia, mas não cobre ingressos e alimentação. O parque está a 166 Km de Kotor (2h40 de carro, só de ida).

Como chegar a Kotor (Montenegro)?

Os aeroportos mais próximos de Kotor (Montenegro) são os de:

  • Podgorica (capital de Montenegro): 87 Km (2h de carro)
  • Tivat (cidade em Montenegro): 9 Km (20 minutos de carro)
  • Dubrovnik (Croácia): 91 Km (1h40 de carro, mas sem contar o tempo que você vai levar nos trâmites de fronteira)

Para ir de Podgorica para Kotor, eu recomendo que você pegue um transfer particular por 54 euros (R$ 291/Agosto 2023).

kotor montenegro predios de pedra

Prédios de pedra característicos do centro de Kotor. Foto: Marcelle Ribeiro

Como ir de Dubrovnik para Kotor (Montenegro)?

Dubrovnik, na Croácia, fica a 91 Km de distância de Kotor, Montenegro.

Entretanto, preciso te avisar que se você for no verão (especialmente em julho e agosto) pode enfrentar muita fila nos postos de imigração da fronteira da Croácia com Montenegro. E isso pode fazer com que o trajeto demore muito mais para ser feito. Tipo horas a mais.

Eu fui no final da primavera (junho) e o controle de imigração durou apenas 30min na ida + 30 min na volta (e isso mesmo eu tendo ido de ônibus). Ou seja, foi rápido. Mas, se você vai apenas fazer um tour de “bate e volta” de Dubrovnik a a Kotor na altíssima temporada ele pode não ser um mico, porque você pode acabar levando mais tempo para ir e voltar do que passeando mesmo.

Para quem vai só num passeio de dia inteiro, eu recomendo um tour que sai de Dubrovnik e passa pelo centro histórico de Kotor e também em Perast, combinado com a Ilha Nossa Senhora das Rochas. Ele custa 62 euros (R$ 355, preço de agosto de 2023) e inclui transporte e guia. Porém, não inclui ingressos nem o valor do barco para Perast e a entrada na ilha.

kotor montenegro cidade murada

Entrada da cidade murada. Foto: Marcelle Ribeiro

Como é ir de ônibus ou de carro

Como eu dormi 2 noites em Kotor, eu fui e voltei de ônibus com meu marido e achei super tranquilo. Há vários sites que vendem passagem para Kotor e cada um oferece tíquetes de diferentes companhias e horários diversos. Eu comprei a passagem da ida pelo site 12Go e a de volta pela Flixbus.

Deu tudo certo. Os ônibus eram do estilo “executivo”, tinham ar-condicionado, estavam limpos, e em bom estado de conservação. A única coisa que não gostei foi que os veículos não tinham banheiro, mas pelo que percebi nenhum ônibus desse trajeto tem.

Leia também: Flixbus é confiável? Testamos e analisamos 9 fatores (opinião sincera)

Eu não recomendo deixar para comprar as passagens na hora ou com pouca antecedência, porque pode não haver mais lugares no horário que você quer.

Também dá pra ir de carro, em uma viagem de 2 horas (sem contar o tempo gasto nos trâmites de fronteira). Caso queira alugar um carro, eu recomendo que alugue com a Rentcars. Entretanto, li que em Montenegro os policiais multam motoristas pelas mínimas infrações.

Leia também: O que fazer em Dubrovnik (Croácia): Roteiro de 1 a 4 dias

kotor montenegro onibus de dubrovnik

Ônibus de Dubrovnik para Kotor. Foto: Marcelle Ribeiro

Quantos dias ficar em Kotor (Montenegro)?

Fique de 1 a 2 dias. Em 1 dia inteiro dá para conhecer o centro antigo de Kotor, subir parte da trilha para o forte da cidade e fazer um passeio de barco de 2h para Perast e a ilha Nossa Senhora das Rochas. Nós preferimos ficar 1 dia e meio porque queríamos também ir à praia na Baía de Kotor e passear com mais calma.

Já se você quiser fazer o passeio à Caverna Azul, ao Parque Nacional de Durmitor ou mesmo fazer um bate-volta para as praias de Budva, vai precisar de mais dias.

Meu roteiro em Montenegro:

1º Dia – Chegada em Kotor à noite.

2º Dia – Dia todo em Kotor: Passeio pelo centro histórico, trilha para a fortaleza e beach club.

3º Dia – Passeio a Perast e Ilha Nossa Senhora das Rochas. Retorno à Dubrovnik no meio da tarde.

kotor montenegro loja centro

Lojinha com influência turca no centro de Kotor. Foto: Marcelle Ribeiro

Como se locomover em Kotor (Montenegro)?

Dentro da parte murada de Kotor, em Montenegro, não circulam carros. Além disso, em Junho de 2023, quando estivemos lá, tinha muito engarrafamento nas vias próximas à parte murada de Kotor.

Também vale dizer que não tem Uber ou metrô em Kotor, mas tem bastante táxi e eles não são tão caros. Algumas empresas de táxi têm Whatsapp. Já o ônibus “local” passa apenas de hora em hora.

Confira abaixo um o vídeo sobre Kotor (Montenegro)!

Leia Mais:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *