Lençóis Maranhenses | Quando ir e melhor época para fotos incríveis!

postado por Marcelle Ribeiro e atualizado em: 18/09/2019
Compartilhar este artigo:

A dúvida mais comum quando o assunto é Lençóis Maranhenses: quando ir? Antes mesmo de comprar passagem para as maravilhosas dunas e lagoas do Maranhão, você tem que saber isso. Sim, porque escolher o melhor período nos Lençóis Maranhenses é muito importante para saber o quanto você vai gostar do lugar, o quanto vai tirar fotos incríveis e se a viagem vai valer a pena. O mês escolhido impacta inclusive o que fazer nos Lençóis Maranhenses!

Será que vale a pena ir na baixa temporada? Qual a pior época? Eu adianto logo: a melhor época para ir aos Lençóis Maranhenses é de junho a agosto. Mas eu tiro todas as dúvidas sobre este assunto neste post! Confira o texto ou se preferir, clique no índice!

Melhor época para Lençóis Maranhenses – Por que escolher bem faz diferença
Lençóis Maranhenses Quando ir – Alta Temporada
Lençóis Maranhenses Quando ir – Baixa Temporada
Quando ir aos Lençóis Maranhenses – Mês a mês

Procurando hotel? O Booking tem opções para todos os bolsos. Reserve por esse link, que tem o meu código, e ajude o blog.

Melhor época para Lençóis Maranhenses – Por que escolher bem faz diferença

Escolher bem a melhor época para ir nos Lençóis Maranhenses vai fazer toda a diferença na sua viagem. Isso porque os principais pontos turísticos dos Lençóis Maranhenses são as lagoas, com sua cor azul ou verde que rende fotos maravilhosas, contrastando com as dunas branquinhas.

Porém, a cor da água depende do volume da lagoa: se ela estiver vazia, as algas que se formam no fundo estarão mais visíveis e, consequentemente, a lagoa não vai ficar tão transparente nem tão azul ou verde esmeralda.
Além disso, lagoas mais vazias não rendem um banho tão gostoso.

Vale acrescentar que a incidência de sol também influencia a cor da água. Dias nublados não rendem fotos tão bonitas.

Para aluguel de carro em qualquer lugar do mundo, eu recomendo a Rentcars. Compare preços de várias locadoras e pague parcelado!

Outro ponto importante é o acesso: em época de muitas chuvas, as estradas, que são de areia fofa, também ficam mais enlameadas.

Importante ressaltar que as dicas que dou aqui são com base em média histórica de chuva. Mas tem anos que chove pouco, menos que outros. por isso, entre em contato com moradores de lá antes de comprar a passagem (mande e-mail ou whatsapp para as agências e hotéis). Assim, você minimiza riscos, especialmente se for nos meses mais arriscados.

Como se formam as lagoas dos Lençóis Maranhenses

A lógica para a questão “Lençóis Maranhenses: quando ir?” é a seguinte: bom mesmo é ir quando acabou de passar a temporada das chuvas, no início da “temporada seca”. Desta maneira, as lagoas estarão bem cheias e a chuva e a falta de sol não vão atrapalhar seu passeio.

E como se formam as lagoas dos Lençóis Maranhenses? Resposta: as chuvas da primeira metade do ano fazem aflorar os lençóis freáticos (de água subterrânea). A água se acumula entre uma duna e outra, fazendo surgir lagos de água doce. Quando, na segunda metade do ano, os ventos predominam e para de chover, as lagoas começam a secar, até que em janeiro o ciclo das chuvas recomeça e o ciclo se repete.

Lençóis Maranhenses Quando ir – Alta Temporada

A alta temporada nos Lençóis Maranhenses vai de junho ao início de setembro: é quando as lagoas estão cheias com as chuvas de janeiro a maio, ainda não secaram. É também quando o preço para conhecer os Lençóis Maranhenses está mais alto: junho é época de férias escolares e São João no Nordeste; julho é época de escolares no Brasil todo e agosto é o período de férias na Europa (e você verá muuuitos europeus nos Lençóis).

Prepare-se para preços mais altos de pousadas e passeios e dunas mais cheias de gente. Rolam até filas grandes de carros de agências para atravessar a balsa do rio Preguiça e seguir caminho para as lagoas.

Lençóis Maranhenses Quando ir – Baixa Temporada

A baixa temporada dos Lençóis Maranhenses é quando as lagoas estão secas, especialmente em outubro e novembro, que também não são meses de férias escolares. Há maranhenses que não consideram dezembro, janeiro e fevereiro como uma temporada tão baixa, pois apesar de as lagoas não estarem com bom volume de água, são meses de férias escolares.

Quando ir aos Lençóis Maranhenses – Mês a mês

Independentemente se a sua lista de o que fazer nos Lençóis Maranhenses inclui pontos turísticos em Barreirinhas, Atins ou Santo Amaro do Maranhão, a questão de qual é o melhor período para visitar é a mesma, pois as três regiões têm médias de chuva e temperatura muito parecidas.

A temperatura tem pouca varição de um mês para o outro, e fica sempre entre 26ºC e 30ºC, então não é um item tão importante na hora de decidir qual a melhor época para conhecer os Lençóis Maranhenses.

É importante ressaltar que a areia das dunas não fica tão quente que impeça os passeios, pois como está sempre ventando, a areia se movimenta. Por isso, geralmente está fresco caminhar por elas. E mesmo lá no alto das dunas, como venta, a sensação de calor não é tão grande.

Lençóis Maranhenses em Janeiro

Lençóis Maranhenses em janeiro: vale a pena? É um mês que já chove bem (172mm) mas menos que fevereiro, março, abril e maio. As lagoas vão estar começando a encher e a chuva pode atrapalhar seus passeios.

Lençóis Maranhenses em Fevereiro

Fevereiro nos Lençóis Maranhenses já é um mês em que chove mais: são 220mm. As lagoas ainda estarão enchendo.

Lençóis Maranhenses em Março

Março nos Lençóis Maranhenses é o mês em que mais chove: 337mm. Não vale a pena, as lagoas ainda  não estarão muito cheias e a chuva vai te perturbar.

Lençóis Maranhenses em Abril

O mês de abril nos Lençóis Maranhenses ainda é de muita chuva (304 mm) e dias nublados, com lagoas enchendo, mas sem sol e sem aquela cor linda.

Lençóis Maranhenses em Maio

A chuva começa a diminuir de intensidade, mas ainda cai bastante água (média de 205mm) e as lagoas já estarão cheias. Se for arriscar, deixe para ir no final do mês.

Lençóis Maranhenses em Junho

Em junho começa a melhor época para ir aos Lençóis Maranhenses. As lagoas estarão cheias, e os dias estarão mais ensolarados, com média mensal de chuvas de 86mm. O início de junho ainda pode ter tempo instável.

Além disso, é mês de festas juninas no Nordeste, o que inclui o Maranhão. Aproveite para ver os festejos do Bumba Meu Boi.

Quanto mais perto do dia 23 de junho, mais caro deve ficar o seu pacote para os Lençóis Maranhenses. É que é na noite de 23 de junho que se comemora a Noite de São João, feriado. As férias escolares no Nordeste costumam começar poucos dias antes de 23 de junho.

Lençóis Maranhenses em Julho

Por conta de ser um mês de lagoas cheias, poucas chuvas (52mm) e dias ensolarados, julho está na melhor época para visitar os Lençóis Maranhenses. Porém, por conta das férias escolares no Brasil, espere pagar preços altos. É a altíssima temporada.

Lençóis Maranhenses em Agosto

Se você pode viajar fora de período de férias escolares, agosto é a minha resposta à pergunta “quando ir aos Lençóis Maranhenses”. Ainda é alta temporada, com lagoas cheias e média de chuva de apenas 16mm. Mas por não ser mais período de férias no Brasil, os preços devem ser ligeiramente menores que julho.

Entretanto, agosto é período de férias na Europa e os europeus “invadem” Barreirinhas, Atins e Santo Amaro.

Eu fui para os Lençóis de 08/08 a 16/08 deste ano (que foi um ano em que choveu bastante no primeiro semestre) e as lagoas mais famosas estavam cheias, ótimas para banho e lindas. As exceções foram a Lagoa Azul, em Barreirinhas (que estava com pouca água, muitas algas e sem a cor azul), e a lagoa de Betânia, em Santo Amaro (que estava com pouca água, o que não impediu o nosso banho).

Dizem que as lagoas de Santo Amaro do Maranhão são as que mais demoram para secar. No entanto, perguntei por lá e ninguém me confirmou.

Confira fotos dos Lençóis Maranhenses nesta melhor época:

lagoa bonita lencois maranhenses quando ir

Profundidade de mais de 2m na Lagoa Bonita em agosto. Foto: Marcelle Ribeiro.

lagoa andorinhas lencois maranhenses quando ir

Água na altura do peito na lagoa Andorinhas, em Santo Amaro, em agosto.

lencois maranhenses quando ir fotos melhor epoca lagoa s

Água na altura da cintura na Lagoa do S, em Barreirinhas. Foto: Marcelle Ribeiro.

 lencois maranhenses quando ir lagoa gaivota

Lagoa da Gaivota em agosto já não estava boa para banho. Foto: Marcelle Ribeiro.

Lençóis Maranhenses em Setembro

Para quem tem dúvidas de quando ir a Barreirinhas e não tem medo de arriscar pegar lagoas já não tão bonitas, setembro é último mês para isso. Se for em setembro vá no início do mês, para tentar não pegar as lagoas já super vazias. A média de chuvas fica em 15mm.

Lençóis Maranhenses em Outubro

Outubro é um mês quase sem chuva (11mm), com muito sol, mas também com lagoas secas. Não é muito legal e você corre o sério risco de se decepcionar. Há algumas perenes (que nunca secam), mas elas não são as mais famosas ou mais bonitas. Dizem ser o caso da Lagoa da Esmeralda, em Barreirinhas. Contudo, como ela tem vegetação em volta, não é tão linda.

Lençóis Maranhenses em Novembro

A média de chuvas é a mesma de outubro e as dicas também. Por isso, evite.

Lençóis Maranhenses em Dezembro

Chove mais que nos meses anteriores (49mm). Dezembro ainda não é uma boa época para ir aos Lençóis Maranhenses, porque as lagoas ainda estarão secas.

Tabela da Climatempo – Mês a mês

Confira abaixo os quadros de temperatura e chuva média mês a mês extraídos de tabela da Climatempo. Entretanto, é importante dizer que ele considera a média histórica dos últimos anos para Barreirinhas e Santo Amaro do Maranhão (a vila de Atins pertence a Barreirinhas, portanto, o quadro é o mesmo).

lencois maranhenses quando ir média climatempo santo amaro do maranhao

Média mensal de chuvas em Santo Amaro. Foto: Site Climatempo.

lencois maranhenses quando ir média climatempo barreirinhas

Média mensal de chuvas em Barreirinhas. Foto: Site Climatempo.

Qual o aeroporto mais perto dos Lençóis Maranhenses?

Vale lembrar que o aeroporto mais próximo é o de São Luís. Confira neste post como chegar nos Lençóis Maranhenses (em Barreirinhas, Atins ou Santo Amaro do Maranhão)

Lençóis Maranhenses Onde Ficar

Confira também onde é melhor ficar nos Lençóis Maranhenses e veja como escolher entre as cidades de Barreirinhas, Atins e Santo Amaro do Maranhão.

O que tem para fazer em Lençóis Maranhenses?

Para saber o que fazer nos Lençóis Maranhenses, leia o post sobre os passeios em Barreirinhas (inclui dicas sobre Atins) e o guia completo sobre Santo Amaro do Maranhão.

Lençóis Maranhenses | Quando ir – Conclusão

Em conclusão: quando o assunto é Lençóis Maranhenses, quando ir é uma decisão importante e vai fazer diferença! Quando você foi e o que achou? Conte para a gente!

 

Leia também:

Compartilhar este artigo:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *