Litoral Oeste do Ceará: Meu roteiro de 15 dias e melhores praias

postado por Marcelle Ribeiro e publicado em 11/08/2022

As praias do litoral oeste do Ceará são lindas e merecem que você dedique umas férias a elas. Há desde praias mais calmas, sem muita muvuca, a até a badalada Jericoacoara. Em comum elas têm o mar verdinho e a areia branca do Ceará. Hoje eu vou contar para vocês o meu roteiro de cerca de 2 semanas no litoral oeste cearense, dia a dia. Além disso, falarei de outras cidades da região que conheci em viagens anteriores.

Também vou dar um panorama geral de cada cidade que eu mencionar aqui. Porém, já aviso que falarei aqui das dos destino de praia mais famosos do litoral oeste do Ceará, ok? E não de absolutamente todos.

Litoral oeste do Ceará: Mapa

Contudo, antes de falar do meu roteiro, é importante você dar uma olhadinha rápida no mapa do litoral oeste do Ceará. Coloquei abaixo pins nas cidades que mencionarei neste texto. Lembrando que quando se fala “oeste do Ceará” é oeste a partir da capital, Fortaleza.

Meu roteiro pelo litoral oeste do Ceará

Em primeiro lugar, preciso explicar que na minha última viagem ao Ceará decidi ir apenas para o lado oeste porque eu já havia conhecido as atrações do lado leste do estado em viagens anteriores.

Além disso, é interessante montar um roteiro assim porque indo apenas para um lado, você economiza nos deslocamentos (em tempo e em dinheiro).

Outro aviso que preciso dar é que se você quer saber mais sobre cada um dos destinos que eu citar aqui, dê uma olhada no “Leia Mais” ao final do texto. Lá coloquei links dos posts mais “explicadinhos” que escrevi sobre estas cidades.

De carro ou transporte público?

Eu e minha irmã optamos por alugar um carro, porque o transporte público entre as cidades do litoral oeste do Ceará não é muito frequente, nem fácil. Nem sempre há ônibus entre os destinos e quando há, pode ser necessário fazer muitas baldeações. Além disso, são poucos horários. Em resumo: a logística fica muito mais fácil indo de carro.

Nós alugamos um carro no site Rentcars, onde eu já aluguei mais de 20 vezes. Eles parcelam em até 12x. Deu tudo certo. Retiramos o carro no aeroporto de Fortaleza.

As estradas do litoral oeste do Ceará não são pedagiadas. Alguns trechos estavam com asfalto bom. Porém, outras estavam ruins.

Roteiro pelo litoral oeste do Ceará (resumido)

Primeiro vou falar de como foi meu roteiro resumido. Em seguida, explico um pouco mais detalhadamente.

Preciso avisar que eu não fui apenas ao litoral oeste do Ceará nesta viagem. Incluí também Barra Grande, no Piauí no roteiro, porque era bem próxima da ponta oeste do Ceará.

Entretanto, não vou falar aqui da viagem ao Piauí. Se você quiser saber mais, veja meus posts sobre Barra Grande, no Piauí.

  • 1º dia – Chegada em Fortaleza no fim da noite.
  • 2º dia – Fortaleza – Descanso no hotel e caminhada na praia do Meireles.
  • 3º dia – Fortaleza x Icaraí de Amontada (250 Km / 3h). Tarde em Icaraí de Amontada.
  • 4º dia – Icaraí de Amontada (com passeio a Moitas).
  • 5º dia – Icaraí de Amontada.
  • 6º dia – Icaraí de Amontada x Barra Grande, no Piauí (290 Km / 4h30). Tarde em Barra Grande (PI).
  • 7º dia – Barra Grande (PI) – Bate-volta a Luís Correa (PI).
  • 8º dia – Barra Grande (PI).
  • 9º dia – Barra Grande (PI) x Jericoacoara (176 Km / 3h + 1h de jardineira). Tarde em Jericoacoara.
  • 10º dia – Jericoacoara.
  • 11º dia – Jericoacoara x Flecheiras (193 Km / 3h30). Tarde em Flecheiras e Guajiru.
  • 12º dia – Flecheiras.
  • 13º dia – Flecheiras – Bate-volta a Mundaú.
  • 14º dia – Flecheiras – Bate-volta a Lagoinha.
  • 15º dia – Flecheiras x Paracuru (70 Km / 1h15) . Dia em Paracuru.
  • 16º dia – Paracuru x Fortaleza (91 Km / 1h3o). Voo para o Rio de Janeiro.

Reparem que nós conhecemos 1 destino na ida até o extremo oeste do Ceará (Icaraí de Amontada). Depois, na volta para a capital, fomos conhecendo as demais cidades. Preferimos fazer assim porque no início da viagem sempre temos mais “pique” de fazer deslocamentos mais longos. E no retorno as viagens foram mais curtas, porque eram mais destinos e eles eram mais perto entre eles.

Litoral oeste do Ceará: onde fui nesta viagem

Vou falar das cidades no litoral oeste do Ceará na ordem em que eu visitei nesta cidade, ok?

Icaraí de Amontada e Moitas

Se você busca um destino tranquilo e que ainda não foi descoberto pelas “multidões” no litoral oeste do Ceará, esse lugar é Icaraí de Amontada (ou Icaraizinho de Amontada). Há apenas uma praia, com uma faixa de areia enorme, mar verdinho e com poucas ondas. Na maré baixa, se formam piscinas naturais. As enormes torres de energia eólica ao fundo completam o cenário. Tem barraca de praia e alguns restaurantes na vila.

Nosso roteiro foi assim:

  • 1º dia: Chegamos no início da tarde e fomos à praia de Icaraizinho de Amontada.
  • 2º dia: Lagoa de Flexeiras, a 7 Km do centrinho de Icarazinho, pela manhã. À tarde, fizemos o passeio de buggy e barco para a vila de Moitas, com direito a ver o lindo túnel do mangue, dunas, kitesurfistas na praia e o pôr do sol.
  • 3º dia: Piscininhas naturais de Icaraizinho de manhã e à tarde fomos na praia de Caetanos.

Icaraizinho pertence à cidade de Amontada, a 197 Km de Fortaleza (3 horas de distância de carro).

 

mulher rede lagoa flexeiras icaraí de amontada

Lagoa de Flexeiras, em Icaraí de Amontada. Foto: Ticianne Ribeiro.

Jericoacoara

Antes de mais nada, preciso dizer que passei apenas 1 dia 1 meio em Jericoacoara porque era a minha segunda vez na vila. Quis apenas mostrar os lugares mais lindos para a minha irmã (que ainda não conhecia Jeri) e ver atrações que surgiram desde a minha última viagem.

Se é a sua primeira vez em Jericoacoara e você quer ver todas as atrações, fique 4 dias.

Meu roteiro neste que é o lugar mais famoso do litoral oeste do Ceará foi assim:

  • 1º dia: Chegada no início da tarde. Praia da vila de Jeri e pôr do sol na duna.
  • 2º dia: Passeio de buggy pelo lado “leste de Jeri”. Paramos no buraco Azul Lagoon Beach, no Buraco Azul Caiçara e nas lagoas Azul, do Paraíso e do Amâncio. No fim de tarde vimos o pôr do sol na Pedra Furada.

Jericoacoara pertence à cidade de Jijoca de Jericoacoara e fica a cerca de 300 km de Fortaleza (4h30).

 

mulher coração buraco azul caiçara jericoacoara

Buraco Azul Caiçara, atração de Jericoacoara. Foto: Ticianne Ribeiro.

Flecheiras

Flecheiras é a melhor cidade do litoral oeste do Ceará na minha opinião, porque tem uma praia ampla, com mar verdinho, poucas ondas, muitos coqueiros e areia branquinha. Além disso, lá não tem muvuca! Há algumas barracas de praia muito bonitas e bem estruturadas, com banheiro e restaurante. Mas também tem um trecho enorme de praia sem barraca, bom pra caminhar.

Além disso, Flecheiras tem pousadas pé na areia com bom preço e restaurantes. E mais: é uma ótima base para conhecer destinos próximos, como Guajiru, Mundaú e Lagoinha (falarei mais sobre esses lugares a seguir).

Meu roteiro lá foi assim:

  • 1º dia: Chegada no fim da manhã. Fomos à praia de Guajiru, mas almoçamos em Flecheiras.
  • 2º dia: Dia de curtir a praia de Flecheiras. À tarde: passeio de buggy “local” em parque eólico e dunas.
  • 3º dia: Manhã na praia de Flecheiras. À tarde, passeio de buggy para Mundaú, onde vimos o rio Mundaú, torres eólicas e um pôr do sol lindo.
  • 4º dia: Passeio de buggy de dia todo para Lagoinha.

Teria dado para ver tudo em 3 dias, se eu estivesse com menos tempo.

Flecheiras pertence à cidade de Trairi e fica a 140 Km de Fortaleza (2h10 de viagem de carro).

 

coqueiros praia flecheiras litoral oeste ceará

Trecho sem barracas da Praia de Flecheiras. Foto: Marcelle Ribeiro.

Guajiru

Guajiru fica a apenas 5 Km de Flecheiras. Assim como Flecheiras, por lá o mar é verdinho e a faixa de areia é enorme. No entanto, há um pouco mais de ondas. Mas o ponto negativo para mim é que só vi 1 barraca de praia/restaurante na praia. Ou seja, você fica meio sem opção de onde comer, até porque os outros restaurantes que têm lá pertencem a hotéis e são exclusivos para hóspedes.

Outra diferença é que a vila de Guajiru é menor ainda que a de Flecheiras. Há menos tudo: menos restaurantes, menos comércio, menos pousadas. Eu honestamente não achei muita graça e acho que em 1h você vê tudo que há pra ver por lá. Porém, se você quiser se hospedar lá, há boas pousadas (mas poucas).

Guajiru é outro destino do litoral oeste do Ceará que pertence à cidade de Trairi. Fica a 144 Km da capital (2h15).

mar praia guajiru litoral oeste ceará

Praia de Guajiru. Foto: Marcelle Ribeiro.

Mundaú

A vila de Mundaú normalmente é conhecida a partir de um passeio de Flecheiras. Tem praia, mas ela não é a principal atração. Até porque nem vi barraca de praia por lá.

O legal é ver o Rio Mundaú, que se encontra com o mar. Especialmente o trecho do rio que se vê do alto das dunas, onde você só chega de buggy ou carro com tração. Lá tem até escorregadeira na duna que desemboca na água do rio! Além disso, esse é um dos melhores lugares para ver o pôr do sol no litoral oeste do Ceará, porque a vista tem dunas, rio, mata verdinha, torre eólica e, é claro, o sol!

No entanto, até onde eu sei, não há pousadas em Mundaú. O centrinho é bem simples. O ideal é conhecer apenas em um passeio mesmo.

Mundaú fica a 15 Km de Flecheiras e também pertence ao município de Trairi. A distância para Fortaleza é de 146 Km (2h20 de carro).

rio duna sol torre eólica mundau

Pôr do sol em Mundaú. Foto: Marcelle Ribeiro.

Lagoinha

Um dos lugares do litoral oeste do Ceará que me surpreendeu foi Lagoinha. Achei lindo! Em primeiro lugar, me apaixonei pela vista da praia do alto, dos coqueiros na pontinha direita da praia. Além disso, achei esse lugar cheio de atrativos! Pelo menos para 1 dia!

No meu bate-volta de dia inteiro para Lagoinha, conheci:

  • A lagoa do Jegue, que é bonita, calminha e transparente;
  • Lagoa das Almécegas, que é uma delícia. Tem redes dentro da água e bares bem na beirinha. Dá para alugar caiaque, pedalinho e stand up paddle. Tem também uma “cachoeira” ao lado, mas essa me frustrou, porque achei feia;
  • As falésias da praia, que são meio decepcionantes para quem já foi a outros lugares mais altos, como Canoa Quebrada e Morro Branco;
  • Um mirante para a praia gracinha cheio de guarda-sóis coloridos;
  • A praia de Lagoinha, com seu mar verdinho, com poucas ondas e algumas barracas;
  • Uma escadaria colorida boa para fotos.

Deu para ver tudo em 1 dia meio corrido, mas se tivesse 2, teria aproveitado com mais calma.

Lagoinha pertence à cidade de Paraipaba e fica a 108 Km de Fortaleza (1h50 de carro).

 

mulher praia lagoinha litoral oeste ceará

Lagoinha vista de cima. Foto: Bugueiro.

Paracuru

Paracuru tem uma praia linda, com piscinas naturais na maré baixa, e dunas branquinhas intocadas numa ponta. É a Praia da Pedra Rachada. Além disso, este destino do litoral oeste do Ceará atrai turistas por causa dos Lençóis de Paracuru, um conjunto de dunas onde se formam lagoas de água doce em determinadas épocas do ano.

Eu passei apenas 1 dia lá e neste período também deu para conhecer o Farol de Paracuru e outras três praias, bem pequenas: a praia do Farol, a Ronco do Mar e a do Meio. No entanto, estas atrações me decepcionaram um pouco, porque não achei especialmente bonitas.

Paracuru vale a pena apenas se você tiver com dias sobrando no seu roteiro pelo litoral oeste do Ceará. A cidade fica a 91 Km de Fortaleza (1h30).

 

mulher duna coqueiro paracuru

Dunas na Praia da Pedra Rachada, em Paracuru. Foto: Ticianne Ribeiro.

Lugares que conheci em outra viagem:

Cumbuco

Fui a Cumbuco quando era criança, mas o maridão esteve lá e me contou os atrativos da região. Em um passeio de bate-volta desde Fortaleza, de dia inteiro, ele curtiu as seguintes atrações:

  • A praia de Cumbuco, que tem ótimas barracas de praia. O mar está sempre cheio de gente praticando kitesurf, mas dá pra entrar;
  • Passeio de buggy, em que curtiu “com emoção” as dunas
  • Skibunda nas areias de Águas Cristalinas, onde há uma lagoa. Dá para fazer também tirolesa e descer de toboágua por lá.
  • Lagoa de Barra do Caiupe, que é meio escura, mas dá para tomar banho.

Cumbuco fica na cidade de Caucaia, a 28 km de Fortaleza (45 minutos de carro).

 

kitesurf cumbuco litoral oeste ceará

Praticantes de kitesurf na praia de Cumbuco. Foto: Maridão.

Destinos no litoral oeste do Ceará para conhecer melhor:

Praia do Preá

A Praia do Preá fica pertinho de Jericoacoara e tem mar verdinho e uma enorme faixa de areia. Ela fica pertinho de Jericoacoara. Eu só “passei” lá no passeio de buggy pelo lado Leste de Jeri, e só pudemos ficar lá uns 10 minutos, para fotos.

Entretanto, a Praia do Preá está se consolidando como um local para quem busca mais sossego que em Jeri e quer pousadas com muito charme. Por lá há bangalôs no estilo “rústico-chique” na beira da praia, ótimos para casais. Além disso, a Praia do Preá é perto de várias atrações da região de Jeri, como os buracos azuis Lagun Beach e Caiçara.

A “vila” ainda é bem pequena, com poucos restaurantes, mas fiquei com vontade de conhecer com mais calma.

A Praia do Preá pertence à cidade de Cruz e fica a 284 Km de Fortaleza (4h de carro).

 

praia do preá litoral oeste ceará

Praia do Preá é bem deserta. Foto: Marcelle Ribeiro.

Camocim

Você provavelmente já conhece um pedacinho de Camocim e nem sabe. É que esse destino no litoral oeste do Ceará é rota de um dos passeios de buggy que saem de Jericoacoara diariamente, o do “Lado Oeste”. A Lagoa da Tatajuba e a Praia de Mangue Seco (aquela em que a gente tira fotos nos galhos no mangue), que são parada deste passeio, ficam em Camocim.

Entretanto, há outras lagoas, praias e pontos turísticos para conhecer em Camocim, mas saindo da própria cidade de Camocim mesmo e não de Jeri. Entre eles as praias de Curimãs e de Maceió e a Lagoa Encantada de Cangalhas.

 

mulher galhos mangue camocim

Galhos da Praia do Mangue, em Camocim. Foto: Bugueiro.

Assista também ao vídeo das melhores praias do Ceará:

Leia também:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.