Onde ficar em Playa Del Carmen: Centro, praias e 23 hotéis

postado por Marcelle Ribeiro e publicado em 18/08/2022

Decidir onde ficar em Playa del Carmen, no México, pode parecer simples, mas requer atenção. Além disso, a gigantesca oferta de hotéis (o dobro que em Cancún!) pode dificultar a sua escolha. Afinal, com mais de 3 mil hospedagens, qual hotel em Playa del Carmen escolher? Outra dúvida comum é se é melhor se hospedar em Playa del Carmen ou Cancún e quais as diferenças das duas cidades. Neste post eu tiro todas essas dúvidas.

Onde ficar: Cancún ou Playa del Carmen?

As duas cidades têm praias bonitas. Além disso, ambas são grandes. Entretanto, há enormes diferenças entre elas. Cancún me pareceu maior, apesar de Playa não ser pequena não. No entanto, em Playa del Carmen a área mais turistável está mais concentrada numa região e é possível conhecer muita coisa a pé.

Playa del Carmen tem um centrinho mais gostoso, com muitas lojas (das de lembrancinhas às de grife), bares e restaurantes reunidos ao longo da Quinta Avenida. Dá para passear por ali a pé e também ir caminhando a duas praias bem conhecidas, a Mamita’s e Playacar.

Já em Cancún o centro não é bonito e nem atrai turistas. Por lá as praias estão bem espalhadas e é preciso andar de ônibus, carro ou táxi para experimentar praias diferentes. Em Cancún até há uma região que reúne mais restaurantes e vida noturna, que é perto das baladas e da casa de shows Coco Bongo, mas mesmo assim é bem menor que o centro de Playa del Carmen.

Eu me hospedei nas duas cidades. Porém, se você tiver que escolher, entre ficar em Cancún ou Playa del Carmen, eu te diria para ficar em Playa del Carmen.

Não apenas pela facilidade de circular a pé para praias e restaurantes, como também porque os preços de hotéis em Playa del Carmen são bem menores do que os de Cancún. Nas duas cidades há resorts (inclusive all inclusive), mas em Playa há muito mais opção de hospedagem boa e barata.

Além disso, Playa del Carmen é mais “central” para fazer os passeios do Caribe Mexicano. Você passará menos tempo em deslocamento.

Centrinho Onde ficar em Playa Del Carmem

Centrinho. Foto: Marcelle RIbeiro

Por que se hospedar em Playa del Carmen?

Em primeiro lugar, porque Playa del Carmen é uma cidade bem “no meio” do Caribe Mexicano. Ela fica entre Cancún e Tulum. E é dela que saem os ferries para a ilha de Cozumel, outro paraíso do México.

Ou seja, se hospedando em Playa del Carmen você não apenas conhece as praias de lá, como também chega em 1h a 1h30 aos cenotes, praias e parques de toda essa região do México.

Além disso, de maneira geral, em Playa del Carmen há resorts e uma oferta bem maior de hotéis econômicos do que em Cancún, Tulum ou Cozumel.

Onde ficar em Playa del Carmen: entendendo a cidade

As melhores regiões onde se hospedar em Playa del Carmen são resumidamente 3:

  • No Centro
  • Perto das praias Playacar e Mamita’s
  • Na “Riviera Maia”

Já adianto que eu recomendo que você fique no Centro, como eu fiz.

Centro

O melhor lugar para ficar em Playa del Carmen é o centro, mas mais especificamente nas proximidades da Quinta Avenida. Esta via é a primeira avenida paralela ao mar. Nela há um monte de lojas, restaurantes e bares. É uma rua para pedestres, muito agradável de passear de dia ou de noite. Achei muito segura.

O trecho “turistável” da Quinta Avenida começa no Parque de Los Fundadores, uma praça bonitinha, perto de onde há um terminal do ferry que leva à ilha de Cozumel. No trecho perto do Parque de Los Fundadores as lojas são mais de lembrancinhas de viagem, mas há restaurantes também.

A outra ponta mais “turistável” da Quinta Avenida é a Calle 30 Norte. Neste lado estão lojas de grife e shoppings bem bonitões, além de restaurantes mais requintados.

Porém, as ruas do entorno também são bonitas e bacanas. A 10ª, a 15ª e a 20ª Avenida, por exemplo, também são bem legais e são paralelas à Quinta Avenida. Aliás, vale dizer que a contagem das avenidas “pula” de 5 em 5. A partir do mar, a Quinta Avenida é a primeira. Depois, vem a Décima, em seguida a 15ª, etc.

Da mesma forma acontece com a numeração das ruas. No Centro há apenas ruas pares.

Quando decidi onde ficar em Playa del Carmen, eu optei pelo hotel Meliora by Bunik, que fica perto da 20ª Avenida e achei a localização excelente. Falarei mais dele aqui no post.

Entretanto, se você optar por um hotel em Playa del Carmen perto da Quinta Avenida, preste atenção nas opiniões de quem já se hospedou lá, porque dependendo da rua ou do trecho que você escolher, pode ser muito barulhento. É fácil ver as opiniões de hóspedes no Booking, por exemplo.

centro playa del carmen onde ficar

Quinta Avenida, no centrinho. Foto: Marcelle Ribeiro.

Melhores praias de Playa del Carmen

Entre as melhores praias onde ficar em Playa del Carmen está Playacar, que começa próximo ao Parque de Los Fundadores. Ela tem esse nome por causa do enorme condomínio que fica ali. Há muitos apartamentos por temporada nele e também grandes hotéis próximos. Quem não está hospedado ali pode acessar a praia se ficar no restaurante Señor Frogs.

Quem fica em Playacar terá que andar mais para ir à Quinta Avenida, ou pegar um táxi (que não é caro).

Depois dela, andando para a esquerda, está a praia de Playa del Carmen mesmo, a do Centro da cidade. Nesta há muitas opções de restaurantes à beira mar. É a praia que fica paralela ao trecho “mais turistável” da Quinta Avenida.

E na ponta esquerda fica a praia Mamita’s, que na verdade é o nome de um beach club dali, bem famoso. Quem se hospeda nesta região também fica perto do centrinho.

Praia de Playacar Onde ficar em Playa Del Carmen

Praia de Playacar. Foto: Ellie Enking / Flickr

Riviera Maia

Ao decidir onde ficar em Playa del Carmen você pode optar por hotéis que ficam entre a cidade e Tulum. Ou mesmo no caminho para Cancún. Alguns dos melhores resorts em Playa del Carmen ficam nestes dois trechos. Contudo, saiba que você estará distante do centro, de lojas e de restaurantes. É uma localização boa para quem quer curtir  hotel e a praia em frente.

A seguir, segue um mapa com as regiões e cidades que citei, que vai te ajudar a entender melhor onde ficar em Playa del Carmen:

Vale a pena ficar num hotel all inclusive em Playa del Carmen?

Não. Só vale a pena se o seu objetivo for conhecer apenas a praia em frente ao hotel e aproveitar a estrutura dele. É que Playa del Carmen tem muitos e excelentes restaurantes. Além disso, há muitos passeios, praias e cenotes para curtir nessa região. E se você vai passar boa parte do dia fora, vai acabar pagando para comer fora do hotel. Bom, pelo menos o almoço e lanche da tarde.

Mamitas Onde ficar em Playa Del Carmen

Praia Mamita’s. Foto: Sean and Lauren / Flickr

Onde ficar em Playa del Carmen: Meu hotel e outros

A seguir, darei dicas de hotéis onde ficar em Playa del Carmen, de hostels a hotéis econômicos e resorts. Os preços são para 1 diária no quarto duplo mais simples disponível. Olhamos todos para uma mesma data, para que você possa comparar. Todos eles têm nota superior a 8 no Booking e ar-condicionado.

Hotéis em Playa del Carmen perto da Quinta Avenida (centro)

Eu fiquei no Meliora by Bunik, a 3 quadras da Quinta Avenida e adorei. Ele é super novinho, limpo e tem uma decoração bem clean. Meu quarto era enorme e tinha uma varanda ótima. Além disso, a rua era silenciosa. O hotel tem piscina no terraço que fica aberta até de noite. A diária dele está custando R$ 409.

Hotel Meliora By Bunik Onde ficar em Playa Del Carmen

Hotel Meliora By Bunik. Foto: Marcelle Ribeiro

Outras dicas de hotéis em Playa del Carmen para quem prefere o Centro e quer bom custo benefício:

Agora se você quer hostel esses abaixo me pareceram bons. Os preços são para 1 cama em dormitório compartilhado:

Já para quem prefere ficar num dos melhores hotéis em Playa del Carmen, mesmo que custe mais caro, seguem algumas sugestões:

piscinas hotel wyndham onde ficar em playa del carmen

Resort Wyndham. Foto: Booking.

Hospedagens perto das praias de Playa del Carmen

As regiões mais próximas das praias são sempre as mais “queridinhas” dos turistas. Afinal, quem não gosta de acordar com a vista para o mar?

Neste sentido, selecionei também algumas opções de hospedagens bacanas perto das praias Playacar e Mamita’s, para quem não dispensa esse contato com a natureza.

 

Iberostar Quetzal Onde ficar em Playa Del Carmen

Iberostar Quetzal. Foto: Booking

Resorts em Playa del Carmen: Riviera Maia

Para quem gosta de curtir um bom resort e quer viver uma experiência diferente de hospedagem, também encontrei diversas opções na região da Riviera Maia, muito conhecida pelas suas praias paradisíacas no litoral mexicano.

Selecionei três opções bem legais, em que todas as refeições estão incluídas no valor das diárias. A opção pode ser bem interessante se você quiser apenas relaxar com o que o resort te oferece e não sair para comer em outras áreas da cidade.

piscina iberostar hotel onde ficar em playa del carmen

Hotel Iberostar Paraiso Beach. Foto: Booking.

Onde ficar em Playa del Carmen: Conclusão

Em conclusão, há muitas opções de onde ficar em Playa del Carmen. Tem hotéis com bom custo benefício, hostels e ainda os imensos resorts à beira-mar, que possuem uma incrível estrutura para fazer sua viagem inesquecível. O centro da cidade é o lugar mais recomendado para a sua hospedagem, mas é super necessário que você investigue sobre os arredores do local para ficar em uma área mais indicada para turistas.

E você, tem dicas de Playa del Carmen? Escreva nos comentários!

Leia mais:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.