Melhores praias de Portugal: roteiro em Lagos, no Algarve

postado por Marcelle Ribeiro e atualizado em: 08/07/2019

Qualquer lista das melhores praias de Portugal vai te mostrar uma coisa: a cidade de Lagos sempre tem pelo menos uma delas. A praia da Dona Ana, por exemplo, já foi eleita uma das mais bonitas do mundo. Por isso é que quando estive lá no início do verão de 2018 (junho), decidi concentrar meu roteiro em Lagos. E de lá, ainda deu para conhecer outra praia lindíssima de uma cidade vizinha.

melhores praias de portugal passeio barco lagos

Falésias de Lagos vista de passeio de barco. Foto: Marcelle Ribeiro

Lagos é a pérola da região do Algarve, litoral sul, onde ficam as praias mais bonitas de Portugal (pelo menos é o que dizem). Há outras cidades com lindas praias também, como Albufeira e Faro, vizinhas. Mas pelo que li, Lagos é a mais charmosa de todas, onde todo mundo quer ficar. E, portanto, a que tem hospedagem um pouco mais cara.

Passei 4 dias inteiros lá e te digo as praias são lindas mesmo! Ao final do post, dou uma sugestão de roteiro dia a dia para conhecer a região. Vamos às dicas?

 

Melhores praias de Portugal: Lagos

Praia Dona Ana

É a praia mais famosa não só de Lagos como do Algarve, por ter sido eleita uma das mais lindas do mundo pela revista especializada Condé Nast. E é tida como uma das praias mais bonitas de Portugal. É realmente belíssima, principalmente de cima, pelo paredão de falésias e o contraste com a areia fininha e com o mar. Fui no final de junho, início do verão, e me espantei por encontrar a água não tão gelada quanto eu imaginava.

Aliás, isso aconteceu com todas as praias de Portugal a que fomos. Deu para entrar em todas elas, a temperatura estava tipo “Rio de Janeiro”. E não tinha onda nenhuma!

Para chegar na praia é preciso descer uma escadaria de mais de 100 degraus, mas é tranquilo. Tem estacionamento gratuito próximo, mas pequeno. Tem uma lanchonete na praia, que serve algumas refeições a cerca de 13 euros, e sanduíches por 2 a 4 euros. Com 4 sandubas grandes, uma porção de batata frita, um vinho pequeno e refrigerante, a nossa conta deu 27 euros.

Para alugar guarda-sol e 2 espreguiçadeiras, você terá que pagar 13 euros. Há bastante espaço para colocar seu próprio guarda-sol.

melhores praias de portugal praia dona ana lagos

Praia Dona Ana. Foto: Marcelle Ribeiro.

Praia do Camilo

Muito próxima da praia Dona Ana, dá para ir andando de uma para a outra, pela estrada. A Praia do Camilo é linda, com falésias, mas menor que a vizinha Dona Ana. Só que o número de degraus para chegar é maior: são mais de 200.

A praia do Camilo não tem ondas, e a temperatura da água é ok. A areia é fina. Lá tem apenas um quiosque que vende bebidas e não há como alugar guarda-sol ou cadeira. O estacionamento é pertinho e grátis.

praia do camilo lagos portugal

Praia do Camilo. Foto: Marcelle Ribeiro

Praia do Batata

A praia do Batata é a mais colada no centrinho de Lagos, e no porto, de fácil acesso. Tem apenas um pouco de falésias e por isso sem a beleza das demais. Apenas passamos por ela para ir à praia vizinha, a do Estudante.

O estacionamento é bem perto e pequeno. Na alta estação (junho a setembro) pagamos 3,75 por 5h, o período máximo permitido. Paga-se na maquininha do estacionamento com moedas (não aceita notas) e coloca-se o recibo dentro do carro. Fora da temporada e por menos horas, o valor cobrado é menor.

Passeio guiado de 1 dia e ingressos sem fila? Contrate aqui!

Dá para alugar guarda-sol e espreguiçadeira.

Praia do Batata Lagos

Praia do Batata, Lagos. Foto: Marcelle Ribeiro

Praia dos Estudantes

É vizinha à praia do Batata, dá para ir a pé em 5 minutos, pela areia mesmo. Mas é preciso entrar em um túnel na falésia com o apoio de uma corda. Também é possível ser acessada da rua, descendo uma escadaria.

A praia dos Estudantes é bem mais bonita que a vizinha, do Batata, porque tem as falésias. Num canto dela há uma arco de pedras lindo, ligando uma falésia a outra. Não tem qualquer tipo de comércio nem dá para alugar guarda-sol.

Praia dos Estudantes Lagos

Praia dos Estudantes, Lagos. Foto: Marcelle Ribeiro.

Praia do Pinhão

É uma praia pequena, separada da praia da Dona Ana por uma parede de pedras. Do alto a vista para as falésias da praia é linda. O acesso à praia do Pinhão é por uma escadaria. Lá não tem nenhum tipo de comércio. A água é gelada (mas dá para entrar) e sem ondas, com areia fina.

Você pode estacionar perto do Corpo de Bombeiros (de graça e fácil) ou no estacionamento da Praia do Batata (pago e pequeno) e ir andando, cerca de 5min. Ou parar na praia Dona Ana e ir andando pelo alto das falésias.

Garanta 20% de desconto no chip internacional para celular. Saia do Brasil já com internet. Clique aqui e use o cupom AUAU até 13/12.
Praia do Pinhão Lagos

Praia do Pinhão, Lagos. Foto: Marcelle Ribeiro.

Praia de Porto Mós

É diferente das demais praias de Lagos por ser mais ampla, sem falésias praticamente, o que tira um pouco o charme. A água da praia de Porto Mós é paradinha, esverdeada. Dá para alugar guarda-sol e 2 espreguiçadeiras por 13 euros.

Tem 2 restaurantes na praia, um deles é o Antônio, em que recomendo comer. Dá para alugar caiaque na praia. O estacionamento é em frente, grande e gratuito.

Foi nessa praia que nos hospedamos, no Canavial Apartments, um flat muito gostoso! A região é cheia de casarões e vilas bonitinhas. Veja neste post as minhas dicas de onde se hospedar em Lagos.

Praia de Porto Mós, em Lagos. Foto: Marcelle Ribeiro.

Conheça Portimão

Prainha

Distante apenas 23km de Lagos, a cidade de Portimão tem uma das praias mais bonitas de Portugal, pelo menos na minha opinião. É a Prainha, localizada em uma região chamada Alvor.

Foi uma descoberta para nós, que resolvemos ir para a Portimão meio de supetão. Pesquisamos na hora e depois de um certo trabalho para achar a entrada da praia, chegamos à Prainha.

E por que consideramos ela uma das praias mais bonitas de Portugal? Pelo conjunto da obra. Já explico!

Para chegar até ela, você tem que estacionar o carro gratuitamente numa rua de casarões sem saída, em frente ao restaurante Caniço, onde você já tem uma bela vista. Daí você desce o elevador do restaurante, passa por dentro dele e desce as escadas que dão acesso à praia. Todo esse mistério para chegar numa praia cheia de belas falésias, e água verde transparente incrível!

A praia é pequena, mas ande para a esquerda que você encontrará mais espaço para esticar sua canga. Lá no canto esquerdo as falésias são “furadas”, formando túneis em que você pode tiras belas fotos.

A água do mar é paradinha, e bem agradável. Não vimos ninguém alugando barracas, então, leve a sua.

Você pode aproveitar e almoçar no restaurante Caniço, com vista para a praia ou só tomar um drink.

prainha portimão melhores praias de portugal

Prainha, na cidade de Portimão. Foto: Marcelle Ribeiro.

Roteiro Algarve: 4 dias em Lagos

Meu roteiro de 4 dias no Algarve foi composto de Lagos e Portimão. Ficou assim:

  • Dia 1 – Saída de Lisboa de carro para Lagos (3h30 de viagem). Visitamos as praias de Dona Ana (onde lanchamos) e do Camilo (fim da tarde).
  • Dia 2 – Visitamos as praias do Batata, dos Estudantes e depois fomos para a Prainha, em Portimão.
  • Dia 3 – Fomos para a praia de Porto Mós e depois para a do Pinhão.
  • Dia 4 – Fizemos um passeio de barco lindo margeando todas as praias de Lagos.  Escolhemos no cais do centro, na hora, onde há vários stands de diversas embarcações (infelizmente não anotei a empresa que contratamos). Pagamos cerca de 15 euros por pessoa e o passeio durou cerca de 2h. Se você quiser já contratar antecipadamente, eu indico a Get Your Guide, uma agência de passeios mundial, que tem diversas opções de passeios de barco em Lagos.
  • Depois do passeio, almoçamos e voltamos para Lisboa de carro.

Foi uma viagem um pouco corrida, é verdade. Em quase todos os dias preferimos fazer um lanche reforçado na praia e não almoçar, só jantar.

Se eu fosse você, dispensaria as praias de Porto Mós e do Batata. E teria mais tempo na praia do Camilo.

Ah, como nós fomos de carro, tivemos toda a liberdade para circular por Lagos. Até dá para conhecer a cidade sem carro, mas aí você vai depender dos horários do transporte público e visitar duas praias por dia, dependendo das escolhidas, pode ficar mais complexo.

Para alugar carro, eu sempre indico site Rentcars, que reúne as maiores locadoras do mundo e muitas locadoras regionais também.

Caso você opte por não ir de carro, pode contratar um dos vários passeios de dia inteiro oferecidos a partir de Lagos para regiões vizinhas. Eu indico a Get Your Guide, empresa onde você compra tudo em português.

melhores praias de portugal Passeio pelas grutas de Lagos

Passeio pelas grutas de Lagos. Foto: Marcelle Ribeiro.

Quanto custa viajar para Lagos

Para curtir 4 dias de praia na cidade tida como mais cara e mais famosa do Algarve, Lagos, eu gastei:

  • Aluguel de carro básico com seguro total (muito recomendado em Portugal, porque é muito comum arranharem carros estacionados) – 44,54 euros por dia x 4 diárias = 178,16 euros.
  • Pedágios para ir de Lisboa a Lagos (ida e volta) -41,60 euros.
  • Gasolina (ida e volta de Lisboa a Lagos + circular em Lagos e Portimão) – 80 euros.
  • Diária no hotel Canavial Apartments, em Lagos (quarto triplo, sem café da manhã) – 132 euros x 3 diárias = 396 euros*.
  • Compras no supermercado para café da manhã – 18,95 euros (comida para 3 pessoas).
  • Compras no supermercado para lanche reforçado na praia (invés de almoço) – cerca de 20 euros (comida para 3 pessoas).
  • Jantar no Don Toro – cerca de 25 euros por pessoa (com entrada, vinho, prato principal de carne).
  • Almoço no Abrigo – 12 euros por pessoa (saladona com proteína e refri).
  • Jantar no Antônio – 35 euros por pessoa (com entrada, vinho e prato principal de peixe).
  • Almoço na barraca de praia – 8,50 euros por pessoa (sandubão com vinho).
  • Passeio de barco pelas grutas de Lagos – 15 euros por pessoa.
  • Estacionamento na praia do Batata – 3,75 euros pelo carro (não pagamos para estacionar nas outras praias).

Total (dividindo as despesas comuns por 3 pessoas) = 341,60 euros por pessoa.

Se você tem mais dias…

Quem tem mais dias e quer explorar o Algarve para descobrir as praias mais bonitas de Portugal, pode visitar também outras cidades, como Faro e Albufeira. Aliás, o Péricles, do 7 Continents 1 Passaport tem post super explicadinho sobre as melhores praias de Albufeira. Recomendo a leitura!

E você, foi a outra praia incrível de Portugal? Deixe sua dica nos comentários!

Leia também:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *