Lisboa Card vale a pena? Fizemos as contas! Veja como funciona

postado por Marcelle Ribeiroe atualizado em: 30/01/2020

Antes de dar todos os detalhes sobre o passe turístico Lisboa Card, aproveito para responder a pergunta: O Lisboa Card vale a pena? Sim! Ele gera uma economia de mais de 20 euros por pessoa num roteiro clássico na cidade, como mostrarei a seguir. O cartão é uma ótima maneira de economizar na viagem para Lisboa (Portugal) e até para outras cidades próximas, como Cascais e Sintra. Além disso, ele também te ajuda a evitar grandes filas em atrações muito procuradas, como o Mosteiro dos Jerônimos e a Torre de Belém.

Mas é claro que vou explicar tudinho sobre o Lisboa Card neste post. Você pode ler todo ou clicar no índice abaixo e pular direto para o que mais te interessa!

O que é o Lisboa Card
Quanto custa o Lisboa Card
Onde comprar
Como usar
Lisboa Card: o que inclui e atrações com desconto
Lisboa Card vale a pena? Fazendo as contas
Vantagens e desvantagens do Lisboa Card

O que é o Lisboa Card

Lisboa Card é o passe turístico oficial da capital portuguesa. Ele permite ao turista usar o transporte público de Lisboa de maneira ilimitada e ainda dá entrada gratuita ou com desconto para dezenas de atrações de Lisboa e de Sintra, outro destino muito procurado pelos brasileiros. Em alguns deles, existem filas exclusivas para quem tem o cartão, o que ajuda a poupar tempo durante a viagem.

Além disso, ele permite viagens grátis nos trens da Comboios de Portugal para Cascais e Sintra.

Lisboa Card vale a pena cartão

O Lisboa Card dá descontos em várias atrações da capital portuguesa.

Ele se parece com um cartão de crédito e tem versões de 24, 48 e 72 horas. O período é validado apenas a partir do primeiro uso. Ele pode começar a ser usado até um ano depois da compra, o que permite que os turistas se planejem para a compra do Lisboa Card. Além do cartão, você recebe um pequeno guia de viagem e um mapa de Lisboa junto com o cartão.

Quanto custa o Lisboa Card

O preço do Lisboa Card varia de acordo com o tempo de utilização. Quanto maior o tempo, menor o custo por dia. Como expliquei acima, existem cartões de 24, 48 e 72 horas. Veja qual opção de Lisboa Card vale a pena para você. Os preços para adultos (checados em 2019) estão abaixo:

  • 24 horas: 20 euros;
  • 48 horas custa 34 euros (17 euros por dia);
  • 72 horas custa 42 euros (14 euros por dia).

Já os preços para crianças de 4 a 15 anos de idade são:

  • 24 horas: 13 euros;
  • 48 horas custa 19 euros (9,5 euros por dia);
  • 72 horas custa 22,50 euros (7,5 euros por dia).

Onde comprar

O Lisboa Card pode ser comprado de várias maneiras. O maridão comprou para ele e para os pais no site da Get Your Guide. A compra é muito rápida e intuitiva. Depois do pagamento, você recebe um e-mail com um voucher para ser trocado lá em Portugal. A troca do voucher pode ser feita no posto de turismo do Aeroporto de Lisboa, que fica na área de desembarque e abre das 07h às 23h30; ou no Centro de Boas-Vindas de Lisboa, na Praça do Comércio, das 09h às 20h.

Maridão trocou o voucher pelos cartões no aeroporto de Lisboa, e foi super rápido e simples. Já saíram do aeroporto com ele.

Outra alternativa é comprar no site oficial do Lisboa Card. Feita a compra, o procedimento é o mesmo da Get Your Guide: você recebe um voucher para trocar nos postos de turismo.

Se preferir, também é possível comprar o Lisboa Card em alguns pontos de venda em Portugal, inclusive no aeroporto. Os cartões são vendidos nos postos de turismo do Aeroporto Internacional de Lisboa, da Praça do Comércio, da Praça dos Restauradores e da Estação Santa Apolonia. O preço é o mesmo praticado na compra pela internet.

lisboa card vale a pena praça do comércio

Dá pra comprar o Lisboa Card na Praça do Comércio. Foto: Maridão.

Como usar

É muito simples usar o Lisboa Card. Ele é ativado após o primeiro uso, seja no transporte público ou em alguma atração turística. No cartão, há espaço para você escrever a data e a hora dessa primeira utilização. Com isso, fica muito fácil controlar até quando ele pode ser usado.

No transporte público, ele é usado como um cartão de transporte normal. Basta encostá-lo no sensor para que as catracas se abram no metrô, no trem e nos ônibus.

Nos pontos turísticos que têm entrada grátis com o Lisboa Card, existem algumas máquinas para ler o cartão e permitir seu acesso. Basta colocar a sua nacionalidade na tela e seguir para conhecer a atração. Fique atento porque algumas delas têm entradas específicas para quem está com o Lisboa Card, o que pode te ajudar a evitar filas.

Onde o cartão garante apenas um desconto, é preciso apresentá-lo nas bilheterias para que o desconto seja concedido. Tudo é muito fácil e prático.

elétrico lisboa card vale a pena

Lisboa Card permite viagens ilimitadas no transporte público. Foto: Maridão

Lisboa Card: o que inclui e atrações com desconto

Atualmente, o Lisboa Card permite acesso ilimitado ao sistema de transporte público de Lisboa durante o período de vigência dele. Isso inclui ônibus, trens (chamados de comboios), metrô e os bondes (chamados de elétricos).

Garanta 30% de desconto no chip internacional para celular. Saia do Brasil já com internet, com o cupom PREGUICA até 31/03.

E os benefícios valem não apenas para a capital. O Lisboa Card dá direito a trem grátis para viajar para Sintra e Cascais, que ficam perto da capital portuguesa. E também a descontos em atrações de Sintra e gratuidade em pontos turísticos das cidades de Batalha, Alcobaça e Tomar.

No Aerobus, serviço de ônibus que liga o aeroporto de Lisboa a vários pontos da cidade, você consegue um desconto é de 25% com o Lisboa Card.

Além disso, o cartão dá entrada grátis para 35 museus, monumentos e áreas consideradas Patrimônio Mundial pela Unesco. Para completar o pacote de benefícios, existem atrações com descontos que chegam a até 50% no valor da entrada. A lista é enorme! Separei aqui as principais atrações pelo tamanho do desconto oferecido. A lista de museus e de outros tipos de atrações gratuitas ou com desconto com o Lisboa Card pode ser encontrada no site oficial.

Entrada Grátis:

  • Mosteiro dos Jerónimos
  • Torre de Belém
  • Lisboa Story Centre
  • Museu Nacional do Azulejo
  • Museu Nacional dos Coches
  • Elevador de Santa Justa
  • Palácio Nacional da Ajuda
  • Panteão Nacional
  • Arco da Rua Augusta
  • Monastério de Batalha (na cidade de Batalha)
  • Mosteiro de Alcobaça (na cidade de Alcobaça)
  • Convento de Cristo em Tomar
torre de belem lisboa card vale a pena

Torre de Belém tem entrada gratuita com o Lisboa Card. Foto: Maridão.

Desconto de 50%:

  • Planetário Calouste Gulbenkien

Desconto de 30%:

  • NewsMuseum
  • Museu Coleção Berardo

Desconto de 20%:

  • Padrão dos Descobrimentos
  • Museu Calouste Gulbenkian
  • Museu Arqueológico do Carmo
  • Pavilhão do Conhecimento
  • Quinta da Regaleira (Sintra)
  • Museu do Fado

Desconto de 15%:

  • Oceanário de Lisboa
  • Palácio Nacional de Queluz

Desconto de 10%:

  • Teleférico do Parque das Nações
  • Palácio Nacional de Sintra (Sintra)
  • Palácio Nacional da Pena / Parque da Pena (Sintra)

Ah, das principais atrações de Lisboa, a que não aceita Lisboa Card é o Castelo de São Jorge.

E o passe não pode ser usado nos ônibus hop-on hop-off de Sintra, como as linhas 434 e 435.

Lisboa Card vale a pena? Fazendo as contas

Para calcular se o Lisboa Card vale a pena dentro do seu orçamento, vou aproveitar o roteiro do maridão, que comprou os cartões para ele e os pais usando o Get Your Guide. Como ele viajou para Portugal pela primeira vez e fez um roteiro clássico em Lisboa de 3 dias, acho que pode ajudar muita gente a ver o tamanho da economia gerada pelo cartão.

Lisboa Card vale a pena para 3 dias de viagem?

Dentro das 72 horas de validade do Lisboa Card, o maridão aproveitou as entradas grátis ou os descontos nos seguintes locais: Mosteiro dos Jerónimos, Padrão dos Descobrimentos, Torre de Belém, Museu Nacional dos Coches, Oceanário de Lisboa, Teleférico do Parque das Nações, Arco da Rua Augusta, Lisboa Story Centre e Museu Arqueológico do Carmo.

Sem os descontos do Lisboa Card, ele gastaria 72 euros para conhecer todas essas atrações. Com o cartão, ele gastou apenas 28,90 euros.

Mas os descontos ainda não acabaram. Para conhecer todos esses pontos turísticos, ele precisa se deslocar pela cidade. Um passe de 24 horas em Lisboa custa 6,40 euros. Multiplicando esse valor por 3 (porque são 3 dias), o custo ficaria em 19,20 euros.

Fechando as contas, um Lisboa Card de 72 horas custa 42 euros. Somando a economia com os descontos e gratuidades e os passes diários de transporte e descontando o valor do Lisboa Card, a economia chegou a 20,30 euros por pessoa. E aí? O Lisboa Card vale a pena ou não? 😉

Liboa Card vale a pena para uma segunda viagem a Portugal?

Considerando a quantidade de atrações grátis e com desconto, arrisco dizer que o Lisboa Card vale a pena mesmo para quem não está visitando a capital de Portugal pela primeira vez.

Você pode usá-lo para conhecer pontos turísticos menos tradicionais de Lisboa, mas também interessantes. Alguns que ficaram de fora da lista do maridão na primeira viagem dele e que são aceitos pelo Lisboa Card: Palácio Nacional da Ajuda, Museu Calouste Gulbenkian, Museu Coleção Berardo e Teleférico do Parque das Nações.

Além disso, você pode usá-lo para conhecer atrações de outras cidades famosas de Portugal, como Alcobaça, Batalha, Queluz, Sintra e Tomar.

mosteiro dos jeronimos lisboa card vale a pena

Mosteiro dos Jerónimos é gratuito com o Lisboa Card. Foto: Maridão.

Vantagens e Desvantagens do Lisboa Card

Já falamos muito sobre as vantagens do cartão ao longo do post. O Lisboa Card vale a pena para quem gosta de entrar nas atrações turísticas e quer comodidade na hora de andar no transporte público. A economia gerada por ele não é só de dinheiro, mas de tempo. Isso porque algumas atrações possuem filas exclusivas para quem usa o Lisboa Card.

Além disso, você não perde o precioso tempo da sua viagem tentando entender quanto custa cada meio de transporte na cidade e nem para comprar bilhetes para usar cada um deles.

Outra vantagem é a “economia de pernas“: como você vai poder usar o passe turístico à vontade para pegar ônibus, metrô, trem e bonde, vai economizar energia para gastá-la conhecendo as atrações propriamente ditas e bem menos nos deslocamentos entre elas.

O Lisboa Card só tem desvantagens para quem não faz tanta questão de entrar nos monumentos. Sem isso, a economia é pequena ou inexistente. Se você estiver de carro em Lisboa e o transporte público não fizer parte dos seus planos, o Lisboa Card também deixa de ser vantajoso.

Lisboa Card vale a pena? Conclusão:

Em conclusão, o Lisboa Card vale a pena sim, pelo menos para a grande maioria dos turistas, especialmente para os que querem fazer um roteiro clássico por Lisboa.

Leia mais:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *