Nova York – Como é um culto com música gospel no Brooklyn

postado por Marcelle Ribeiro e atualizado em: 05/09/2019
Compartilhar este artigo:

Pesquisando sobre passeios em Nova York, descobri que era possível assistir a um culto com música gospel, desses que a gente vê na TV e se espanta com as performances incríveis de coros e solistas. Eu, que adoro fazer “experiências antropológicas” nas minhas viagens, fiquei logo animada e incluí essa “atração” no nosso roteiro à cidade, que visitamos em junho. Adoro conhecer um pouco mais da cultura dos países que visito e como também adoro música, decidi ir num culto.

Há vários cultos gospel em Nova York, principalmente no bairro do Harlem, o que mais concentra negros. Eu havia lido algumas críticas de brasileiros que foram a cultos no Harlem e não foram bem recebidos (aliás, alguns foram até proibidos de entrar no culto e foram hostilizados). Cheguei a cogitar ir num culto que acontece pertinho de Times Square, em Manhattan mesmo, mas achei que não ia ser tão autêntico, pois o culto era num teatro. Então, quando eu soube que no Brooklyn tinha um culto que recebia bem turistas estrangeiros (veja aqui dicas de quem também foi lá), que estavam ali só para conhecer (e não tanto interessados na religião, como eu), resolvi ir lá.

Fomos andando da Ponte do Brooklyn até o local do culto, o templo Brooklyn Tabernacle, pois ele era perto da ponte.

Procurando hotel? O Booking tem opções para todos os bolsos. Reserve por esse link, que tem o meu código, e ajude o blog.

Chegamos lá às 8h30, pois eu li que o ideal era chegar 30 minutos antes do culto, para conseguir um lugar estratégico (ou seja, onde a gente pudesse sair antes do final do culto “à francesa”, sem atrapalhar ninguém, e sem chamar a atenção). Já na porta fomos recebidos por organizadores. Eu disse a ele que estávamos visitando e perguntei se havia lugares especiais para turistas. Eles, sempre super simpáticos, disseram que poderíamos sentar em qualquer lugar, que deveríamos ficar à vontade.

Nos 30 minutos em que estávamos esperando o culto começar, umas 10 pessoas da igreja apertaram as nossas mãos e disseram que éramos bem-vindos. Mas elas faziam isso com todos, não era só porque éramos turistas. Uma organizadora do culto percebeu que éramos estrangeiros e gentilmente nos disse que poderíamos tirar fotos antes do culto começar. O legal é que mesmo antes do início do culto, o coro fica ensaiando, então a gente já estava entrando no clima. Eu tirei fotos sem levantar da cadeira, porque estava meio envergonhada. Havia mais turistas perto de nós (dava para perceber pelas roupas e pelas caras), mas nenhum deles estava tirando fotos.

O local onde o culto acontece é enorme! É como um teatro, super arrumado. E ficou lotado! As pessoas vão, de maneira geral, bem vestidas: vestidos, calças, maquiagem. Nenhum dos frequentadores estava de bermudas, por exemplo, apesar de ser quase verão.

DESCONTO DE 5% no Esquenta Black Friday para aluguel de carro na Rentcars, com o cupom NOVEMBER. Vale até 31/11, com retirada do carro até 31/12! Compare preços de várias locadoras!

No teatro do culto há telões em que eles mostram a imagem do coro mais de perto e colocam as letras de algumas músicas, para os frequentadores cantarem junto. Os negros são maioria, mas há muitos brancos também (inclusive no coro). E no dia em que eu fui, o coro não estava uniformizado, cada um vestia a roupa que queria.

As músicas são bonitas e muitas ficam na sua cabeça por dias. O culto começa direto com músicas, numa sequência de 40 minutos de cantoria. Depois é que o pastor (o dessa igreja era branco) dá as boas-vindas e começa a pregação. Como eu sabia que a pregação ia durar mais 1h30, nós aproveitamos a primeira chance que tivemos e saímos de fininho. Depois de uns 10 minutos falando, o pastor pediu uma música ao coro e aí saímos (primeiro eu, e minutos depois, meu marido). Na saída, ninguém falou nada conosco.

Me impressionou como as pessoas se empolgam com as músicas no culto: várias vezes os americanos ficavam em pé, cantando com vontade! Alguns até choravam. Achei a experiência super interessante e indico a qualquer um que queira entender um pouco mais da cultura americana.

Black November até 21/11! Seguro saúde viagem internacional: escolha entre as melhores operadoras e pague com 15% de desconto com o cupom BLACK! Atendimento 24h em português!

DSCN5445

 

Passeio guiado de 1 dia e ingressos sem fila? Contrate aqui!

Brooklyn Tabernacle:

http://www.brooklyntabernacle.org/

Endereço: 17 Smith Street, Brookly, entre a Livingston Street e a Fulton Street. Para ir de metrô pegue as linhas: 2,3, 4, ou 5 para as estações Borough Hall / Court Street; linhas A, C, F ou R para as estações Jay Street- MetroTech / Fulton Street; ou a linha G para Hoyt Street / Schermerhorn Street.

Horários dos cultos com coro: Domingos, às 9h, 12h e 15h.

Preço: Grátis

OBS: No site deles, eles tiram várias dúvidas comuns entre os visitantes. Veja em http://www.brooklyntabernacle.org/visitors

Até dia 30/11/19 tem 20% de desconto do chip internacional para celular. Saia do Brasil já com internet. Clique aqui e use o cupom NOVEMBER.

 

Leia também:

Compartilhar este artigo:

Comentários

  1. luiz silveira
    24 fev 2015

    ABYSSINIAN CHURCH – Foi a minha pior experiência nos Estados Unidos. Tinha enorme expectativa , pois sou Cristão e amante da boa música. ELES TRATAM OS TURISTAS COM ABSURDA GROSSERIA E ARROGÂNCIA!!! Pedi ao orientador da fila, que mais parecia um soldado louco e mal educado , que tratasse os turistas com mais educação e ele me forçou a sair da fila. Algumas pessoas interviram a meu favor . Só assim me deixaram entrar. Mandei um e-mail para a direção da igreja, que nem sequer deu resposta. O que sugere que esta seja a orientação habitual.

  2. Heloísa Estela marcomdes
    03 jul 2015

    Vou em setembro para New York não perco este culto de maneira alguma Ameeei!!!! Parabéns Tabernacle

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *