O que fazer em São Miguel dos Milagres (AL): Guia Completo!

postado por Marcelle Ribeiroe atualizado em: 26/11/2020

Com suas praias desertas de mar turquesa e calmo, e areias fininhas, São Miguel dos Milagres, em Alagoas, virou sinônimo de paraíso. Apesar de ser um destino mais caro do que cidades próximas, como Maragogi, vale cada centavo. Dificilmente você encontrará um lugar de praia com tanta paz e tão lindo no Brasil. E o melhor: os municípios próximos, como Japaratinga, Porto de Pedras e Maragogi, que formam a Costa dos Corais, podem ser explorados na mesma viagem. Mas o que fazer em São Miguel dos Milagres?

Calma, que eu vou explicar tudo pra você saber como chegar, onde ficar, quando ir, e, é claro, o que fazer em São Miguel dos Milagres. Confira o índice do post:

Onde fica São Miguel dos Milagres
Mapa
Quando ir
Como ir para São Miguel dos Milagres
O que fazer de dia
O que tem pra fazer à noite
Quantos dias ficar
Roteiro em São Miguel dos Milagres
Onde se hospedar
Onde comer em São Miguel dos Milagres

Onde fica São Miguel dos Milagres

A cidade fica a 97 km de Maceió, capital de Alagoas, e a 220 km de Recife, capital de Pernambuco. Já a distância para Maragogi é de 36 km.

o que fazer em são miguel dos milagres praia

Vista de parte da estrada entre Recife e Japaratinga. Foto: Marcelle Ribeiro.

Rota Ecológica dos Milagres

São Miguel dos Milagres também está na chamada Rota Ecológica dos Milagres.

Esse trecho do litoral alagoano tem 23km, sendo formado pelos municípios de Passo de Camaragibe, São Miguel dos Milagres e Porto de Pedras. São 9 praias inesquecíveis:

  • Barra de Camaragibe
  • Marceneiro
  • Riacho
  • São Miguel dos Milagres
  • Toque
  • Porto de Rua
  • Laje
  • Patacho
  • Porto de Pedras

São Miguel dos Milagres – Mapa

São Miguel dos Milagres: Quando ir

A melhor época do ano para conhecer não apenas São Miguel dos Milagres, como toda a Costa dos Corais, é entre setembro e fevereiro, quando faz calor e chove pouco. Outubro, novembro e dezembro são os melhores meses, com temperaturas mais altas e poucos dias de chuva. Como o vento é constante, o calor nas praias é amenizado pela brisa.

Entre março e agosto, a temperatura cai um pouco, mas o volume de chuvas aumenta bastante, especialmente entre abril e julho. Por essa razão, é melhor evitar essas datas. Historicamente, os meses mais chuvosos são, em ordem: junho, julho e maio. Por outro lado, os meses com menos chuvas são dezembro, novembro e outubro, respectivamente.

Veja como é a temperatura e as chuvas mês a mês em São Miguel dos Milagres no site da Climatempo.

Como ir para São Miguel dos Milagres

Antes de falar exatamente sobre o que fazer em São Miguel dos Milagres, é importante explicar aqui sobre como chegar lá.  Os aeroportos mais próximos de São Miguel dos Milagres são os de Recife e de Maceió, e as estradas estão em bom estado. Na nossa viagem para a Costa dos Corais, voar para Recife saía mais barato para nós que para Maceió, então compramos nossas passagens para Recife.

Como economizar na passagem aérea

Faça uma pesquisa de preço para ver para qual cidade vale mais a pena viajar para chegar em São Miguel dos Milagres. Nós costumamos comprar passagens com desconto na MaxMilhas, Viajanet e Passagens Promo. Todos esses sites são parceiros aqui do blog e indicados por nós.

Saindo de Maceió, são cerca de 100 quilômetros de viagem até São Miguel dos Milagres pela AL-101.

Saindo de Recife, você precisa pegar uma balsa para atravessar o rio Manguaba, que fica entre Japaratinga e Porto de Pedras. Esse serviço custa R$ 14 (preço de 2016) e só funciona das 6h à 0h. Você paga por ele dentro da própria embarcação.

o que fazer em são miguel dos milagres balsa

A balsa entre Japaratinga e Porto de Pedras leva até 6 carros. Foto: Marcelle Ribeiro.

Outro ponto importante sobre a balsa é que as filas podem ser grandes dependendo do horário. Você pode esperar 1 hora na fila para a travessia, que dura cerca de 20 minutos. Por isso, evite os horários de pico, das 9h às 11h30 e das 16h às 17h30.

o que fazer em são miguel dos milagres

A balsa não funciona durante a madrugada. Foto: Marcelle Ribeiro.

Outra opção

Existe uma opção de rodovia para não usar a balsa, pegando a AL-101 pela cidade de Porto Calvo. Porém, essa alternativa aumenta o trajeto em mais de 1h30. Não usamos esta estrada, mas quem conhece a região diz que ela não está em boas condições. Ainda por cima, tem um fluxo grande de caminhões de cana de açúcar. Então, se puder, evite!

Carro facilita a viagem

O ideal é ir de carro para São Miguel dos Milagres. Sem alugar carro, você vai depender de transfer, vans e até mototáxi para se locomover. Além disso, vai precisar contratar agências de turismo para fazer passeios pela região. Mas a oferta é restrita e você ficará com os horários mais presos, perdendo a flexibilidade de passar mais ou menos tempo em uma praia, dependendo do seu gosto.

A gente sempre recomenda (e usa!) o portal Rentcars para alugar carro. Por ele, você compara preços de várias locadoras, consegue descontos e pode parcelas em 12x.

O que fazer em São Miguel dos Milagres

Praias de São Miguel dos Milagres

Sem dúvida, as praias são o ponto alto quando o assunto é o que fazer em São Miguel dos Milagres. Recomendo também que você conheça as cidades vizinhas da rota ecológica alagoana.

Praia do Toque

É uma das melhores praias em São Miguel dos Milagres. Com água quentinha e de um azul deslumbrante, a Praia do Toque é pouco frequentada porque tem um acesso um pouco mais complicado. Para chegar nela, procure a placa para a Pousada do Toque (pequena em um poste) e entre na estrada de terra. Quando acabar, estacione e caminhe por uma pequena trilha de uns 5 minutos.

o que fazer em são miguel dos milagres praia toque

A praia do Toque é uma delícia. Foto: Marcelle Ribeiro.

Se tiver dúvidas de onde é o acesso pela pequena trilha, pergunte aos moradores da região.

Nas pousadas, se você perguntar, provavelmente vão informar que o acesso é só para hóspedes e que você terá que ir andando da praia vizinha (Porto da Rua) até a Praia do Toque. Mas isso é mentira! Existe esse acesso que falei acima, por dentro de um terreno baldio, mas que estava sendo murado quando eu fui.

Algumas pousadas oferecem serviço de bar para os clientes, mas se você não estiver hospedado, terá que levar bebidas e lanches.

Praia da Vila de Porto da Rua

É a praia onde fica o famoso restaurante do Enildo, especializado em frutos do mar (veja as dicas de onde comer na Costa dos Corais). Fica a 30 minutos a pé da praia do Toque, pela areia.

O mar tem a mesma cor, só que invés de piscinas naturais, há muitos barcos e jangadas no mar. Nada que impeça o banho de mar, mas é menos bonita. Porém, se você faz questão de ter um ponto de apoio, como banheiros e comida, pode ficar no Enildo, curtir a praia e comer por lá.

Praia do Marceneiro

A Praia do Marceneiro também está entre as melhores praias de São Miguel dos Milagres. Você pode estacionar por perto e aproveitar um delicioso trecho de praia. Um trailer oferece guarda-sol, cadeira, biscoitos e bebidas.

Durante a semana do Réveillon, é montado o “Bar da Praia”, uma estrutura com cabanas, bebidas e comidas, como prosecco e outras bebidas carésimas. É lá que é realizado o famoso e caro Réveillon dos Milagres.

Apesar de mais distante, tem o acesso mais tranquilo.

Praia do Riacho

Esta é a melhor praia de São Miguel dos Milagres, na nossa opinião. Com um azul deslumbrante e super quentinha, ela ainda tem barraca com serviço bom, bonito e barato!

Por lá, há duas barracas: a Recanto dos Milagres e a Corais dos Milagres, que têm cadeira, guarda-sol, banheiros, chuveiros de água doce e servem refeições e petiscos. Porém, o atendimento termina às 15h.

o que fazer em sao miguel dos milagres praia do riacho

Aproveitando a vida boa na Praia do Riacho. Foto: Maridão.

Aliás, vale dizer que, apesar de ser o ponto de apoio de excursões que saem de Maceió, essas barracas não são “muvucadas”. Elas são pequenas até, e mesmo na alta temporada, era bem tranquilo conseguir uma cadeira de sol. E nada de música nas alturas. Tudo charmoso! Não deixe de fora ao decidir o que fazer em São Miguel dos Milagres.

Passeio de jangada em São Miguel dos Milagres para piscinas naturais

Como em Maragogi e Japaratinga, um passeio em São Miguel dos Milagres que é bacana de fazer é para as maravilhosas piscinas naturais. Geralmente, você pode pegar informações diretamente com sua pousada, que provavelmente terá um jangadeiro parceiro.

Muitos barqueiros oferecem o passeio para as piscinas naturais do Toque, saindo da praia vizinha, Porto da Rua. Então, você também pode pesquisar preços e opções por lá.

Tábua de maré

Antes de decidir que dia visitar as piscinas naturais, é importante olhar a tábua de maré, para ver quando é melhor fazer o passeio. Afinal, o ideal é conhecer a piscina natural na hora em que a maré estiver mais baixa (mais perto do zero e no máximo em 0.6), pois terá a chance de ver mais peixinhos.

Você pode saber exatamente em que horário a maré estará baixa mesmo antes de fazer suas reservas e definir a data exata da viagem. Siga o passo a passo do Viaje na Viagem. No site da Marinha, você descobre como estará  a maré diariamente (basta selecionar o porto mais perto do local da sua piscina natural).

o que fazer em são miguel dos milagres praia riacho

A praia do Riacho é uma delícia! Foto: Marcelle Ribeiro.

Passeio do Peixe-boi

Quer uma dica sobre o que fazer em São Miguel dos Milagres além de praia? Dá para fazer o passeio de observação ao peixe-boi marinho, o mamífero aquático mais ameaçado de extinção no Brasil, de acordo com os dados da Associação Peixe-Boi.  O tour começa em Porto de Pedras e busca garantir a preservação ambiental.

O chamado Santuário do Peixe-Boi é a área de visitação ao peixe-boi na região, indo da ponte rústica de madeira no Rio Tatuamunha até a “Pedra do Mero”. Para proteger os animais de acidentes e ruídos, as embarcações não podem usar o motor no trecho. Por isso, o passeio é realizado em jangadas, que usam varas como remos. As reservas podem ser feitas pelo WhatsApp (82) 99810-3021.

Fazer um bate-volta para as praias de Porto de Pedras

Ao decidir o que fazer em São Miguel dos Milagres vale a pena reservar um dia para aproveitar o sol em Porto das Pedras. A Praia do Patacho é super tranquila e sua continuação, Praia da Laje, também. Não há infraestrutura para turistas nas orlas, então você não encontrará barracas de praia por lá. Por isso, vá preparado com sua água, lanche e tudo que precisar.

Aliás, não esqueça: aproveite para caminhar nas areias tranquilas e ver o lindo coqueiral na Praia da Laje!

o que fazer em sao miguel dos milagres coqueiral

O coqueiral lindo da praia da Laje. Foto: Marcelle Ribeiro.

Fazer um bate-volta para Japaratinga

Um dos passeios São Miguel dos Milagres que você pode fazer é ir a Japaratinga, a 23km de distância (pela balsa). Por lá, você pode aproveitar praias ótimas, como Japaratinga e Boqueirão.

Além disso, não deixe de tirar fotos incríveis do mar azul de Alagoas no Mirante Aruanã. É bem fácil de localizar, entre as praias de Japaratinga e Bitingui.

Outra atração é o passeio para as piscinas naturais de Japaratinga, que eu recomendo bastante (confira como foi nossa experiência).

Passear em Maragogi

As piscinas naturais mais famosas de Alagoas ficam em Maragogi. Por isso, se você não se importar de dirigir cerca de 30 km até lá (pela balsa), pode incluir esse passeio ao decidir o que fazer em São Miguel dos Milagres.

o que fazer em sao miguel dos milagres antunes

A praia de Antunes que visitamos em Maragogi. Foto: Marcelle Ribeiro.

Além das piscinas, Maragogi tem praias lindas, como as de Antunes e Burgalhau, com água quentinha. As duas estavam mais movimentadas que outras da Rota dos Milagres quando fomos. Apesar disso, são muito mais tranquilas que as praias do Rio de Janeiro e da Bahia.

O que fazer em São Miguel dos Milagres à noite

Não tem muito o que fazer em São Miguel dos Milagres à noite além de jantar na sua pousada e nos restaurantes de outras pousadas. Porém, geralmente você precisará fazer uma reserva, principalmente na alta temporada. Não há uma vilinha que concentre bares e restaurantes como em outras cidades turísticas.

Quantos dias ficar em São Miguel dos Milagres

Quatro dias são suficientes para aproveitar apenas São Miguel dos Milagres. Porém, recomendo pelo menos uma semana de viagem, para conhecer também as cidades vizinhas.

Roteiro São Miguel dos Milagres

Com tanto o que fazer em São Miguel dos Milagres, como organizar um roteiro por lá? Segue minha sugestão:

  • Primeiro dia: Praia do Toque + jangada com piscinas naturais em São Miguel dos Milagres.
  • Segundo dia: Praia de Porto da Rua.
  • Terceiro dia: Praia do Marceneiro.
  • Quarto dia: Praia do Riacho.
  • Quinto dia: Bate-volta pra Maragogi: Praia do Antunes e Burgalhau.
  • Sexto dia: Bate-volta para Porto de Pedras: Praia do Patacho + passeio do peixe-boi.
  • Sétimo dia: Volta a Porto de Pedras para a Praia da Laje.
  • Oitavo dia: Bate-volta pra Japaratinga.

Onde se hospedar em São Miguel dos Milagres

Agora que você já sabe o que fazer em São Miguel dos Milagres, vamos às dicas de hospedagem! Na minha viagem para a região, fiquei em Japaratinga, por ter preços mais baixos que outras cidades (veja pousadas no Booking lá). Porém, São Miguel dos Milagres também tem ótimas opções de acomodações.

Minha prima Nathália ficou hospedada em uma casa na Praia do Toque e super recomenda. A Casa do Ypê tem 150 metros quadrados, três suítes com ar-condicionado e fica a 120 metros da praia. Uma graça! Com capacidade para 8 hóspedes, é bem confortável. Os anfitriões disponibilizam cadeiras de praia e guarda-sol.

o que fazer em sao miguel dos milagres alagoas

Pousada Ricoco é uma das opções. Foto: Booking.

Também na Praia do Toque, a Pousada Ricoco tem piscina e restaurante. O café da manhã é considerado fantástico pelos hóspedes. Além disso, a estrutura e limpeza do local também são super elogiadas.

Onde comer em São Miguel dos Milagres

Maragogi, Japaratinga, Porto de Pedras e São Miguel dos Milagres têm características parecidas: são cidades com poucas opções noturnas, praias paradisíacas e poucos restaurantes, que podem ser de pousadas (mais caros) ou na beira da praia (mais simples e baratos).

Praia do Riacho

Na praia do Riacho há duas barracas-restaurantes Recanto dos Milagres e Corais dos Milagres. As duas têm uma boa infraestrutura na areia. Aliás, achei bem bacana que essas barracas oferecem almoço em restaurantes a uma quadra da praia, com preços interessantes. Ficamos na Corais dos Milagres, onde os garçons oferecem cadeiras, guarda-sóis e mesinhas para você aproveitar o sol na areia, assim como petiscos e drinques.

Nós pedimos uma porção de aipim para petiscar na praia. Depois, comemos um peixe frito com pirão e arroz. Tudo muito gostoso! Nossa conta, em 2017, foi de R$ 145  para o aipim, o almoço (peixe frito) e as bebidas (incluindo uma caipirinha).

Porto da Rua

Bem famoso na região, o Restaurante do Enildo tem uma comida espetacular. Além disso, os funcionários são muito atenciosos. Na nossa visita, o maridão pediu um caldinho de camarão que estava muito gostoso. Dividimos um peixe grelhado com molho de (muitos) camarões e legumes cozidos no molho de tomate. Os acompanhamentos eram deliciosos, pirão e arroz. O custo-benefício foi ótimo pela qualidade da refeição: R$ 90 o prato para duas pessoas (preço de 2017).

Além disso, não deixe de provar o petit gateau alagoano por lá. A sobremesa do Enildo é uma cocada, com doce de leite e sorvete de tapioca. Deliciosa!

O que fazer em São Miguel dos Milagres – Conclusão

Em conclusão, ao decidir o que fazer em São Miguel dos Milagres, vale a pena não apenas ir às praias e piscinas naturais da cidade, como também conhecer os municípios próximos, que são pertinho e lindos.

Leia mais:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *