Palácio Dolmabahçe, passeio no Bósforo e Istambul do alto

postado por Marcelle Ribeiro e atualizado em: 11/09/2019
turquia-istambul21

O Palácio Dolmabahçe visto do Bósforo. Foto: Sabrina Andrade.

No nosso terceiro dia em Istambul (segundo dia aproveitável, pois no primeiro só deu para jantar), começamos os passeios por um palácio incrível: o Dolmabahçe. Chegamos cedo, meia hora após o horário de abertura, pois não queríamos pegar fila. E foi ótimo, porque chegando lá é que descobrimos que só dá para conhecer o interior do palácio fazendo uma visita guiada, e já tinha uma galera razoável esperando para entrar.

Como é o Palácio Dolmabahçe

O Dolmabahçe foi construído quando o Império Otomano já estava em declínio. Mas o sultão não deixou por menos: o interior é lindíssimo, e foi construído no fim do século XIX. Você visita salas onde o sultão recebia embaixadores, salas de jantar, uma escadaria com corrimão de cristais Baccarat, e termina num salão gigantesco, simplesmente impressionante.

Uma pena que não é permitido tirar fotos lá dentro. Mesmo assim, uma amiga que foi comigo, Sabrina Andrade, conseguiu tirar uma foto “roubada” lá no salão principal.

turquia-istambul17

A pintura da cúpula do salão principal. Foto: Sabrina Andrade.

Também visitamos o Harém do palácio, que era a área residencial propriamente dita e fica num prédio anexo. Você vê vários quartos, mas a decoração das salas desse prédio é menos imponente que a do prédio principal do palácio. E não, não há uma cama gigante que caiba dezenas de mulheres, se é essa a imagem que vem à sua cabeça quando pensa em um harém. São quartos “normais”. Mas mesmo assim é legal, porque a guia (sim, a visita ao harém também é guiada) te explica sobre como era a hierarquia das mulheres do harém.

turquia-istambul19

Porta imperial, ao lado do palácio, por onde o sultão entrava. Foto: Sabrina Andrade.

turquia-istambul18

Palácio Dolmabahçe. Foto: Guilherme Calil.

Palácio Dolmabahçe
http://www.dolmabahcepalace.com
Horário de funcionamento: Abre às terças, quartas, sextas, sábados e domingos, das 9h às 16h. Não abre às segundas e quintas-feiras. A visita guiada ao palácio principal dura cerca de 1h e a visita ao harém uns 40 minutos.
Entrada: Para visitar o prédio principal, chamado Selameik, paga-se 30 liras turcas. Para visitar o Harém, paga-se 20 liras. Para visitar o Selameik + o Harém, o preço é 40 liras.
Endereço: Dolmabahçe Cad, perto da estação de bonde Kabatas.

Passeio de barco pelo rio Bósforo

Do Dolmabahçe, andamos um pouco e percebemos que dava para pegar um barco para fazer um passeio pelas águas do Bósforo ali mesmo.

Eu achava que teria que ir até Eminonu, porto de onde sai a maioria dos barcos que passeiam pelo Bósforo, mas ali pertinho do palácio Dolmabahçe estava a estação Kabatas. Olhamos as plaquinhas na estação de barcos e vimos que às 12h45 sairia um barco da empresa Dentur para fazer o passeio. Pagamos a bagatela de 12,5 liras turcas por pessoa para fazer o rolé pelo Bósforo, que durou 1h15 e foi até ponte Fatih Sultan Mehmet e voltou.

turquia-istambul22

Ponte no Bósforo. Foto: Sabrina Andrade.

O barco é grande, todo coberto, e você senta num bancão e toma o ventinho enquanto aprecia o visual. Pena que estava ventando muito e a gente ficou com um friiiiiio… O barco fez apenas uma parada rapidíssima e foi passando pelas atrações: Palácio Dolmabahçe, Palácio Çiragan (que hoje é um hotel de luxo), ilha do time de futebol Galatasaray, Fortaleza da Europa, Palácio Beylerbeyi e várias mansões modernosas.

Mas se não estivéssemos com o meu guia impresso de Istambul, não saberíamos o que estávamos vendo, porque no barco você não recebe qualquer explicação sobre as atrações do Bósforo.

Como fazer o passeio

O passeio pelo Bósforo é imperdível, mas há várias maneiras de fazê-lo. Há empresas de turismo que cobram 60 euros (euros!!) para fazer o passeio. Dá para fazer também pela empresa de barcos públicos de Istambul, por um preço baratinho, mas você leva 6h no total, pois o barco vai até mais adiante, perto do Mar Negro, e porque a embarcação vai parando e você tem que se sujeitar aos horários dela.

E tem também empresas como a Dentur, que fazem o passeio mais “express”, mais rapidinhos e sem paradas, e num trajeto um pouco mais curto, como o que eu fiz.

Eu já tinha lido sobre a Dentur no site Turkey Travel Planner, mas achava que os barcos dela só saiam da estação de Eminonu. Além da Dentur, o Turkey Travel Planner indica também a Turyol, que também parte do porto de Eminonu. Para mais informações, recomendo a leitura desses sites aqui:

Passeio guiado de 1 dia e ingressos sem fila? Contrate aqui!

http://www.turkeytravelplanner.com/go/Istanbul/Sights/Bosphorus/BosphorusCruise.html
http://www.turkeytravelplanner.com/go/Istanbul/Sights/Bosphorus/ferry.html
http://www.turkeytravelplanner.com/go/Istanbul/Sights/Bosphorus/bosphorus_cruise_boats.html
http://www.turkeytravelplanner.com/go/Istanbul/Transport/turyol.html
http://jbtravel.wordpress.com/2010/03/18/istambul-passeio-pelo-bosforo
http://ultimaparada.wordpress.com/2009/04/08/istambul-7-um-passeio-pelo-estreito-de-bosforo
http://fuievolteipracontar.blogspot.com.br/2011/03/o-bosforo-e-os-palacios-de-istambul.html

Ah, se você quiser fazer como eu, e pegar o barco em Kabatas, saiba que ele sai de lá às 10h45, às 12h45 e às 14h45.

turquia-istambul23

Fortaleza às margens do Bósforo. Foto: Sabrina Andrade.

Ao fim do nosso tour pelo Bósforo, estávamos famintos! Pegamos um bonde e fomos dar uma olhada nos restaurantes que ficam na Ponte de Gálata. Horríveis, com um mega cheiro de peixe e bem com cara de pega-turista. Resolvemos dar um rolê pelas margens da estação de barcos de Karakoy e comemos por ali, num restaurante com terraço e um visual lindo. A comida, no entanto, não me agradou.

turquia-istambul20

A Ponte de Gálata vista do alto da torre. Foto: Sabrina Andrade.

Torre de Gálata

Depois, pernas para que te quero! Subimos a pé a ladeira que leva à Torre de Gálata, onde pudemos ver Istambul do alto. Linda! A torre propriamente dita não tem nada, é apenas um lugar para admirar a cidade de cima.

Torre de Gálata
(em turco é Galata Kulesi)
http://www.galatatower.net/
Endereço: Buyuk Hendek Sok, bairro de Beyoglu, perto da Ponte de Gálata.
Entrada: 12 liras turcas
Horário de funcionamento: Abre das 9h às 19h

Garanta 20% de desconto no chip internacional para celular. Saia do Brasil já com internet. Clique aqui e use o cupom AUAU até 13/12.

Bazar das Especiarias

Extasiados com Istambul, partimos a pé pela Ponte de Gálata e chegamos ao Bazar das Especiarias (Spicy Market, em inglês, ou Misir Çarsisi, em turco). O lugar é um mercado grande, fechado, cheio de lojinhas que vendem temperos, doces e chás. Há algumas lojinhas de artesanato e de “lembrancinhas” também.

Provamos doces e compramos uns presentinhos e, cheios de calor, fomos à atração que mais me preocupava em Istambul (porque não sabia se eu ia gostar): o banho turco! Mas isso eu deixo para outro post, ok? Depois do banho turco ainda deu tempo de paramos para comprar doces, ir no hotel e sair para jantar.

turquia-istambul24

Frutas cristalizadas e doces no Bazar de Especiarias. Foto: Marcelle Ribeiro.

Bazar das Especiarias
(Spicy Bazaar em inglês ou Misir Çarsisi em turco)
Endereço: Cami Meydani Sok, pertinho da estação de bonde Eminonu.
Horário de funcionamento: Abre de segunda a sábado, das 8h às 19h
Entrada: Grátis

 

Leia também:

Comentários

  1. 09 jul 2012

    Oi, Marcelle. Tudo bem?
    Seu post foi selecionado para a #Viajosfera, do Viaje na Viagem.
    Dá uma olhada em http://www.viajenaviagem.com

    Até mais,
    Natalie – Boia Paulista

  2. 09 jul 2012

    Obrigada, Natalie! Que honra!
    Abraço,
    Marcelle

  3. Anelise
    13 jul 2012

    Oi Marcelle, parabens pelo blog! Conheci agora e já favoritei.
    Uma dúvida sobre o MArcelo, o taxista de BsAs, o preço dele é realmente mais em conta do que o taxi ezeiza?

  4. 14 jul 2012

    Anelise, quando eu viajei, a diferença do preço dele para o Táxi Ezeiza era pequena. Dê uma olhada no site do Táxi Ezeiza e mande email para o Marcelo, perguntando quanto ele cobra. Abs

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *