Roteiro na Bahia: Que praias valem a pena? Quantos dias em cada?

postado por Marcelle Ribeiro e atualizado em: 28/03/2023

Montar um roteiro para a Bahia não é uma tarefa tão fácil, já que você precisa escolher entre diversos lugares para visitar. Por outro lado, esse é um excelente motivo para fazer uma viagem de carro. Se você curte esse tipo de passeio, uma boa dica é ir parando e conhecendo cada uma das belas praias na Bahia.

Para te ajudar a decidir o que ver e quantos dias ficar em cada lugar, preparei uma sugestão de roteiro de viagem para a Bahia, que você aproveita bem se alugar um carro. Isso porque nem sempre há transporte público entre essas cidades (ou às vezes até há, mas é meio perrengue).

roteiro bahia praia barra grande

Praia em Barra Grande, na Península de Maraú, Bahia. Foto: Marcelle Ribeiro.

A Bahia, meu estado natal, tem lindezas para um mês de viagem. Por isso, roteiro que montei é para uma viagem de carro de cerca de 30 a 35 dias por belíssimas praias do estado. No entanto, se você não tem tanto tempo livre, pode decidir focar em apenas uma região (Norte ou Sul, por exemplo) para fazer um roteiro de 7 dias ou um roteiro de 20 dias, e deixar pra conhecer o restante em uma próxima viagem.

Tem praia no Sul da Bahia, no litoral Norte, para aproveitar com a família e até para curtir em lua de mel. Além disso, se você tiver um espírito um pouco mais aventureiro, pode aproveitar as dicas para fazer um roteiro de mochilão na Bahia. Para isso, veja onde ficam os terminais rodoviários e quais cidades têm rotas de ônibus. Então, faça sua programação. Vamos às dicas?

Roteiro Bahia

Antes de tudo, já deixo a dica para quando você for reservar o carro. Em vez de alugar o veículo numa cidade de um extremo e devolver em outra do extremo oposto (normalmente fica caro pacas fazer isso!), alugue em uma cidade grande, como Salvador ou Porto Seguro, e vá primeiro para o Sul e depois para o Norte do estado (ou vice-versa).

Por exemplo: faça o aluguel do carro em Salvador, vá subindo para conhecer as praias ao Norte, volte para Salvador, curta a capital e só então desça para as cidades do Sul. Quando terminar de conhecer o Sul da Bahia, retorne para a Salvador e devolva o carro.

Ah, mas saiba que as estradas da Bahia não são tão boas quanto as do Sudeste. Muitas têm trechos cheios de buraco. Além disso, os pontos de parada para ir ao banheiro ou fazer um lanche normalmente são meio precários. Não existem aqueles postos super limpinhos e organizados, como o Graal de São Paulo.

Aproveite e já reserve seu carro pela Rentcars. Você compara preços de várias locadoras, consegue descontos e ainda colabora com o Viciada em Viajar!

roteiro bahia rio praia imbassai

Rio da praia de Imbassaí, na Bahia. Foto: Camille Magalhães.

Agora que eu já dei essa dica, te explico: apenas por uma questão de organização geográfica, coloquei a minha sugestão de roteiro de viagem de carro para Bahia começando no Sul do estado e seguindo para o Norte. A maneira como você vai combinar cada destino, ou se vai começar pelo Sul e depois ir para o Norte, fica a seu critério, ok?

Para fazer esse roteiro completo, você vai precisar de cerca de 30 dias.

Roteiro pelo Sul da Bahia

O roteiro para a Bahia começando pela região Sul passa por praias incríveis e algumas não costumam ficar tão cheias, já que são mais afastadas da capital Salvador. Há quem sugira fazer o roteiro no Sul da Bahia em 9 dias, mas eu recomendo um pouquinho mais.

Prado e Cumuruxatiba

No extremo Sul da Bahia, tem Cumuruxatiba e Prado, na famosa Costa das Baleias. É que na região, de julho a novembro, aparecem as baleias jubarte. Você pode, inclusive, comprar o passeio para observação de baleias com alguma agência de viagem do local.

Veja também: O que fazer em Cumuruxatiba? Melhores dicas! 

Além disso, a região tem várias praias menos movimentadas para quem quer um pouco mais de tranquilidade. Em Prado, um dos destaques é a praia de Japara Grande, que tem uma falésia e um rio para atravessar antes de chegar ao mar. Já em Cumuruxatiba, a Barra do Cahy tem algumas piscinas mais rasas no encontro do rio com o mar.

A Cintia, do blog Entre Mochilas e Malinhas, passou 6 dias entre Prado e Cumuruxatiba e conta como são as praias. Mas acho que quem tem menos tempo consegue aproveitar também.

roteiro bahia cumuruxatiba praia do moreira

Praia do Moreira, em Cumuruxatiba. Foto: Marcelle Ribeiro

Caraíva

Ainda no Sul da Bahia, a região de Caraíva atrai quem curte uma praia mais “roots”, com menos multidão. O lugar é bom para quem gosta de stand up padle e um sambinha no final da tarde também. Eu ainda não conheço, mas minha irmã passou 3 dias lá e deu todas as dicas para uma viagem para Caraíva. Para ela, o encontro do rio com o mar é o ponto alto do passeio.

roteiro bahia por do sol caraiva

Pôr do sol em Caraíva. Foto: Ticianne Ribeiro.

Mas atenção: para ir de carro até lá, o ideal é que seja de 4×4, porque a estrada é bem ruim, cheia de buracos, especialmente se tiver chovido. De Porto Seguro até Caraíva, os últimos 40 km são de estrada de terra. Além disso, saiba que você terá que deixar o veículo estacionado no rio que tem logo antes da vila, e pegar um barco. Não entra carro na vila, que é super pequena e pode ser explorada a pé.

Se você não está a fim de alugar um 4×4, reserve um carro normal para ir até Trancoso e deixe ele lá durante os dias em que estiver em Caraíva. De Trancoso a Caraíva dá para ir de transfer (cerca de R$ 300 cada trajeto pelo carro).

Outra dica é tirar um dia para fazer um bate-volta na Praia do Espelho, que fica entre Caraíva e Trancoso. Ela é apontada como uma das mais bonitas do país e tem meia dúzia de restaurantes. Você pode ir de Caraíva até lá, mas terá que caminhar um bocado pela praia. Uma opção mais fácil é conhecê-la quando estiver hospedado em Trancoso.

Reserve sua hospedagem em Caraíva pelo Booking! 

roteiro bahia praia do satu caraíva

Praia do Satu, em Caraíva. Foto: Marcelle Ribeiro

Trancoso

Subindo para o Norte, depois de Caraíva fica Trancoso, o vilarejo mais chique da região, onde artistas internacionais e milionários têm mansões. Mas mesmo se esse não é o seu caso, vale passar pelo menos um dia curtindo a praia e almoçar num dos gostosos (e caros!) restaurantes do “Quadrado”, como é chamada a praça onde fica uma charmosa igrejinha da vila. Eu conheci apenas a praia de Rio Verde e recomendo. Se puder, fique 2 dias em Trancoso.

Aproveite e já reserve sua hospedagem em Trancoso com os melhores preços

Arraial d’Ajuda

Seguindo o roteiro pela Bahia, o próximo vilarejo de praia é Arraial d’Ajuda, que tem uma vibe charmosa, mas é mais acessível do que Trancoso. O centrinho tem lojinhas, além de restaurantes gostosos e bonitos. A praia também é uma delícia! Há, ainda, um parque aquático ecológico, com piscinas para a criançada na alta estação.

Em 3 dias, você consegue aproveitar bem a região. No entanto, outra estratégia é, em vez de dividir a hospedagem entre Arraial e Trancoso, ficar apenas em Arraial e de lá fazer bate-voltas para Trancoso (que é mais cara) e para a Praia do Espelho.

Procurando pousada em Arraial D’Ajuda? Reserve pelo Booking e aproveite os descontos!

roteiro bahia praia arraial dajuda

Praia de Arraial d’Ajuda. Foto: Ticianne Ribeiro.

Porto Seguro

Saindo de Arraial, você pode pegar a balsa para ir a Porto Seguro, destino que atrai multidões em pacotes de agências a preços generosos. Para alguns, é uma das melhores praias da Bahia para família, pois tem atrações para todas as idades. Além das praias com mega-barracas e shows de axé na alta estação, a região tem passeios históricos, aquário, aldeias indígenas, igrejas, e a famosa Passarela do Álcool, cheia de bares. Vale ficar 2 dias por lá.

Aliás, Porto Seguro, Arraial d’Ajuda e Trancoso dão um belo roteiro no Sul da Bahia de 7 dias. Estive lá durante a minha lua de mel e consegui aproveitar as principais atrações e descansar, já que fiquei numa região mais tranquila.

Não deixe de reservar sua hospedagem em Porto Seguro com antecedência para conseguir os melhores preços!

roteiro bahia praia itacarezinho

Praia de Itacarezinho, em Itacaré. Foto: Marcelle Ribeiro.

Itacaré

Continuando o roteiro pelo Sul da Bahia, suba mais um pouco no mapa e passe de 3 a 4 dias em Itacaré, destino perfeito para quem curte praias mais selvagens e trilhas. Calma, lá tem praia bonita e com barraca estilosa. Além disso, olha que maravilha, ainda tem cachoeira!

Não deixe de reservar sua hospedagem em Itacaré pelo Booking e aproveitar os descontos.

Barra Grande e Maraú

Depois de Itacaré, é hora de conhecer a Península de Maraú, onde fica a vila de Barra Grande. Lá também está localizada a famosa praia de Taipus de Fora, com suas piscinas naturais incríveis, que tem fama de ser uma das praias mais bonitas da Bahia.

Para chegar, dirija de Itacaré até a cidade de Camamu, onde você vai deixar o carro em um estacionamento privado e pegar a lancha rápida no cais para Barra Grande. Já aviso para não perder tempo com Camamu, pois não tem nada pra ver lá.

roteiro bahia praia taipus fora

Praia de Taipus de Fora, em Maraú. Foto: Marcelle Ribeiro.

Já em Barra Grande, você vai pirar com as piscinas naturais cheias de peixinhos, água quentinha e sem ondas. Para conhecer as praias mais bacanas e ainda fazer um passeio de lancha, fique 3 dias inteiros. Barra Grande está na minha lista de melhores praias da Bahia para lua de mel.

Procurando pousadas em Barra Grande? Confira os preços no Booking!

Morro de São Paulo

Para continuar a viagem, volte de lancha de Barra Grande para Camamu e dirija até a cidade de Valença. Deixe o carro estacionado mais uns dias e pegue outra lancha para a ilha de Morro de São Paulo, que é uma das melhores praias da Bahia na minha opinião.

Passe de 3 a 4 dias conhecendo a Segunda, a Terceira e a Quarta praias e também a Praia da Gamboa. Além disso, aproveite para curtir os bares e restaurantes da vila e o mar sem ondas e quentinho.

Para reservar pousada em Morro de São Paulo, acesse o Booking e confira os melhores preços.

Boipeba

Cansou de Morro de São Paulo? De lá mesmo, pegue uma lancha para a ilha vizinha, Boipeba. O local tem menos opções de pousadas e restaurantes, e lá também não entra carro. As praias são bem desertas e o sossego reina. Você pode conhecer tudo fazendo caminhadas e passeando de barco, em 3 ou 4 dias. É uma das melhores praias do Sul da Bahia.

Não se esqueça de reservar sua pousada em Boipeba pelo Booking, com os melhores preços.

roteiro bahia ilha boipeba

Piscina natural da ilha de Boipeba. Foto: Antônio Carlos de Souza.

Salvador

Depois de conhecer estas ilhas, bora voltar pra Valença de barco e dirigir até Salvador, seguindo o roteiro pela Bahia. Aproveite para passear não só pelas praias (a do Flamengo é a melhor), como também pelo Pelourinho, com suas igrejas, ladeiras e muito mais.

Aliás, se você está sem saber onde se hospedar em Salvador, a soteropolitana Paula, do blog No Mundo da Paula, fez um post explicando bairro por bairro.

Na capital, a dica de praia mais “central” para dias de semana é a do Porto da Barra, que tem mar quentinho e parado. Mas atenção: esta mesma praia pode ficar inviável em finais de semana, pela grande concentração de pessoas. Aproveite e fique para o pôr do sol e visite o Farol da Barra, que é uma beleza!

roteiro bahia elevador lacerda salvador

Elevador Lacerda, em Salvador. Foto: Marcelle Ribeiro.

No final de semana (ou dia de semana também!), vá para a melhor praia da capital, a praia do Flamengo. Ela fica já no finalzinho de Salvador, quase na divisa com a cidade de Lauro de Freitas, onde também tem uma praia ótima que vale um dia da sua viagem: Vilas do Atlântico.

Para visitar a Praia do Flamengo + Vilas do Atlântico + Praia da Barra + fazer os passeios obrigatórios (Pelourinho, Mercado Modelo, e centro histórico) você vai precisar de 4 dias em Salvador.

Salvador tem milhares de opções de hotéis! Compare os preços e reserve pelo Booking.

Praias da Bahia no Litoral Norte

Se você acha que a região Sul é onde ficam as melhores praias e que não tem o que fazer no litoral Norte da Bahia, está completamente enganado. Agora, vamos seguir o roteiro pela Bahia, indo para a região Norte do estado.

Praia do Forte

Saindo de Salvador, dirija em direção à vila de Praia do Forte, famosa por seus resorts, coqueiral, vila de restaurantes charmosos e pelas tartarugas do Projeto Tamar. A praia de lá também é uma delícia, com águas calmas.

Neste pedaço da Bahia, faça da Praia do Forte a sua base. Além da beleza, o local tem a melhor oferta de restaurantes e bares para a noite da região. Outra dica é estacionar sempre dentro da sua pousada. Assim, você evita de ter que ficar procurando vaga na vila, tarefa cada vez mais difícil.

Minha sugestão: fique os 2 primeiros dias conhecendo apenas Praia do Forte. Em um terceiro, faça um bate-volta para a praia de Guarajuba, que é vizinha e fica a 22 km ao Sul. Vale a pena passar um dia na praia de Guarajuba, que tem ótimos restaurantes na beira da praia, e tomar um banho de mar bem gostoso.

roteiro bahia praia forte

Praia do Forte, na Bahia. Foto: Marcos Brito.

Outra sugestão de bate-volta ao Sul de Praia do Forte é para Itacimirim, praia com ondas fracas e bem rasa, com mais casas de veraneio também. No entanto, saiba que a praia tem menos infraestrutura na orla do que Guarajuba. Há poucas pousadas e praticamente zero vida noturna. Por isso, em 1 dia você conhece.

Veja pousadas na Praia do Forte

Imbassaí

A ida para Imbassaí também pode ser a partir da Praia do Forte, já que ela fica a 15 km ao Norte. A praia de Imbassaí tem muitas ondas, assim como a praia do resort Costa do Sauípe, que fica mais 25km ao Norte e não é boa pra banho.

A vantagem de Imbassaí, no entanto, é que lá o rio encontra com o mar. O banho de rio é gostoso e ainda é possível fazer alguns esportes como stand up, caiaque. Além disso, você pode aproveitar a vila, que apesar de rústica tem muitas pousadas e alguns barzinhos e restaurantes à noite. Separe 2 dias no seu roteiro pela Bahia para curtir o local.

Confira pousadas em Imbassaí no Booking.

Mangue Seco

Já no extremo norte do estado, quase na divisa com Sergipe, está a praia de Mangue Seco, que ficou famosa pela novela Tieta. Para chegar, você terá que dirigir até a cidade de Pontal, no estado de Sergipe, deixar o carro estacionado e pegar um barco para a vila de Mangue Seco. Ao saltar do barco, pegue um buggy para ir até a praia e a vila (andar pela areia fofa e quente é péssima ideia).

roteiro bahia praia de mangue seco

Praia de Mangue Seco, na Bahia. Foto: Camille Magalhães.

A vila é bem rústica e deserta, com ruas de areia e pouquíssimas opções de pousadas e restaurantes. Entretanto, há várias passeios de barco pelo rio para fazer e a paisagem é bonita. Por isso, vale ficar 1 dia.

Conclusão

Para concluir, o litoral da Bahia é belíssimo e tem diversas praias imperdíveis. Uma boa forma de conhecer a região é fazendo uma viagem de carro. Durante cerca de 30 dias, você consegue fazer um roteiro pela Bahia que contempla as melhores praias ao Sul e ao Norte. E para você, quais são a melhores praias da Bahia para banho?

Quer mais dicas para montar seu roteiro de praias na Bahia? Veja no vídeo abaixo!

Leia também:

Comentários

  1. José Prado
    05 jan 2023

    O mapa das atrações está dando erro. Veja:

    404. That’s an error.

    O URL solicitado não foi encontrado neste servidor. That’s all we know.

    Parabéns pelo trabalho

  2. SERGIO YUKIO KOSEKI
    16 mar 2023

    Olá Marcelle. Pretendo um tour de Aracaju às praias do norte da Bahia. Pensei em 2 noites em alguma pousada do litoral. Qual localidade vc indica?

    • 23 mar 2023

      Oi, Sergio,
      Eu gostei bastante de Praia do Forte. Fui muito criança a outras praias da região, como Imbassaí, Itacimirim e Mangue Seco. De Mangue Seco só me lembro que o acesso era difícil (não entrava carro, tinha que pegar barco + trator) e não tinha nada no vilarejo. Guarajuba tb é bem legal.
      Abs

  3. 05 jun 2023

    Gostei muito das suas dicas do litoral bahiano, estou indo pra la´em Julho com amigos, ja´vou recomendar suas dicas aqui. Obrigada!!!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *