Restaurantes ao ar livre no Rio de Janeiro: 20 opções

postado por Caroline Limae publicado em 11/08/2020

Depois de longos meses de quarentena, restaurantes, bares e lanchonetes no Rio de Janeiro puderam reabrir. Entretanto, mesmo que a situação aparente estar melhor, o novo coronavírus ainda está por aí e temos que nos manter em segurança pelo bem coletivo.

Sabemos que algumas pessoas já se sentem confortáveis com a retomada das atividades ou precisam sair de casa para trabalhar e acabam tendo que comer na rua. E, como sabemos que em espaços abertos o risco de contágio por covid-19 é menor, listamos abaixo restaurantes ao ar livre no RJ, que tenham ao menos uma área avarandada aberta. Contudo, são lugares a que fomos na era pré-coronavírus.

A presença de um estabelecimento na lista abaixo não significa que tenhamos testado o funcionamento dele durante o período de desconfinamento, nem que estejamos afirmando que eles estejam adotando corretamente protocolos. São apenas lugares em que já comemos antes e que têm uma área aberta para clientes. E que, até a data da publicação deste post, aparentavam estar em funcionamento.

Amir
Arab
B de Burguer
Bar do Cícero
Boteco Belmonte
Bracarense
Café das Ruínas
Canastra Rosé
Casa Camolese
Flutuante
Formato Vino e Forneria
La Carioca Cevicheria
Maguje
Manekineko
Na Brasa Columbia
Nosso
Raro Bar
Tah Pah
TT Burger
Xian

Restaurantes ao ar livre RJ

1 – Amir

Um dos melhores restaurantes árabes da cidade, com um cardápio variado que atende aos mais variados gostos. Tem kafta de carne de cordeiro, passando pelas saladas e tabule, até chegar nas opções vegetarianas, como os deliciosos falafels de grão-de-bico. O espaço foi adaptado para receber clientes de maneira segura, com mais mesas do lado de fora e álcool em gel na entrada. Contudo, atente-se ao horário de funcionamento, que foi reduzido. Agora eles funcionam de terça a domingo das 12h às 21h30.

Endereço: Rua Ronald de Carvalho, 55 – Copacabana.

restaurantes ao ar livre no rj amir

Kafta, arroz com lentilha e cebolas. Foto: Marcelle RIbeiro

2 – B de Burguer

Inegavelmente o hambúrguer queridinho de muitos cariocas. Tem molhos artesanais diferenciados para quem gosta de dar aquele complemento a mais no lanche. Na unidade do Jardim Botânico há poucas mesas na varanda, readequadas para essa nova realidade. Eles também intensificaram os processos de limpeza, disponibilizando álcool em gel na entrada. Horário de funcionamento das 12h às 23h.

Endereço: Avenida Alexandre Ferreira, 196 – Lagoa.

3 – Café das Ruínas

A princípio o único café do Parque das Ruínas. Oferecem desde café da manhã até comidinhas de happy hour. Preço acessível e lanches gostosos. É um dos restaurantes ao ar livre no Rio de Janeiro “de verdade, porque todas as mesas disponíveis são ao ar livre, permitindo uma vista completa do parque e também do Pão de Açúcar.

Endereço: Rua Murtinho Nobre, 169 – Santa Teresa.

4 – Formato Vino e Forneria

Perfeito para os amantes de comida italiana, porque eles trabalham com massas artesanais, pizzas, saladas e grelhados de primeira categoria. Os pratos são bem servidos e custam, em média, R$ 50. Próximo ao metrô Botafogo. Espaço pequeno, porém possuem dois ambientes, sendo algumas mesas ao ar livre. Estão funcionando todos os dias, das 11h às 22h.

Endereço: Rua Nelson Mandela, 100 – Loja 122 – Botafogo.

restaurantes ao ar livre rj formato vinho e forneria

Um clássico da cozinha italiana: nhoque. Foto: Marcelle Ribeiro

5 – La Carioca Cevicheria

Que tal sair um pouco da rotina e experimentar um restaurante de comida peruana? Por isso, o La Carioca Cevicheria, assim como o nome sugere, tem os ceviches como carro-chefe. Ambiente descontraído e com mesas na calçada. Adotaram novos horários de funcionamento: às quintas e sextas das 18h às 23h e aos sábados e domingos das 13h às 23h.

Endereço: Rua Maria Angelica, 113, Loja A – Jardim Botânico.

restaurantes ao ar livre rj la carioca cevicheria

Peixe branco com chips de batata. Foto: Marcelle Ribeiro

6 – Maguje

Meio restaurante meio cervejaria, porém bem elegante. Entradinhas deliciosas e pratos principais bem servidos. Ótima opção para um happy hour com os amigos. Apesar de um pouco caro, pode confiar: vá de Moscow Mule e carpaccio como entradinha.

O espaço amplo e por ter vista para o Jockey Club, é um dos mais agradáveis desta nossa lista de restaurantes ao ar livre no Rio de Janeiro, com lugar para sentar nas duas varandas. Estão adotando protocolos de higiene, com a disponibilização de álcool 70º, distanciamento entre as mesas e cardápios digitais e de fácil higienização. Funcionam das 12h às 23h. Faça sua reserva pelo site.

Endereço: Rua Jardim Botânico, 1003 – Jardim Botânico.

7 – Manekineko

Quem aí também é viciado em comida japonesa? Se você também é, com certeza já ouviu falar no Manekineko. Esse restaurante tem várias unidades espalhadas pelo Rio e é bastante querido (inclusive por mim!). Opções de peixes variadas, fresquinhos e saborosos. Cortes finos e na medida certa.

Na unidade da Cobal do Humaitá, tem algumas mesas ao ar livre e um ambiente bem gostosinho. Almoço e jantar a partir de 11h30. Continuam a atender via delivery. Entre as medidas de higiene anunciadas, estão uso obrigatório de máscaras de clientes e funcionários, cardápios, mesas e cadeiras constantemente higienizados, controle de temperatura na entrada do restaurante, álcool em gel na entrada e distanciamento entre os lugares.

Endereço: Rua Voluntários da Pátria, 446, Lojas 1 e 2A – Humaitá.

restaurantes ao ar livre rj manekineko

Sashimi fresquinho do Manekineko. Foto: Marcelle Ribeiro

8 – Nosso

Ambiente e gastronomia diferenciados, do jeitinho que os cariocas e turistas gostam! O Nosso é um restaurante bem novo, moderno, que oferece drinks e pratos bastante criativos. O forte são as várias entradinhas, como os dadinhos de tapioca e o carpaccio de ceviche. A área externa é bem espaçosa, onde você pode apreciar as ruas de Ipanema.

Endereço: Rua Maria Quitéria, 91 – Ipanema.

9 – TT Burger

Uma hamburgueria bem famosa, com uma proposta diferente: pães artesanais, carne angus gold e ketchup de goiaba. Sim, é isso mesmo! O melhor é o milkshake de Nutella, imbatível. Um ponto positivo é que os pedidos sempre foram feitos por meio de um tablet, então não há contato com os atendentes. A loja de Botafogo tem algumas (porém poucas) mesas disponíveis na varanda, mas confira a unidade mais próxima de você.

Endereço: Rua Nelson Mandela, 100, Loja 125 – Botafogo.

restaurantes ao ar livre rj tt burguer

O famoso milkshake de Nutella do TT Burguer. Foto: Marcelle Ribeiro

 

Restaurantes ao ar livre RJ – com vista

10 – Arab

Outro restaurante árabe na lista. Você pode ver que gostamos bastante, né?! Mas esse aqui tem um grande diferencial: a vista! Com um visual privilegiado da Lagoa Rodrigo de Freitas, point dos cariocas, o Arab é uma ótima opção para quem quer respirar ar puro e busca um restaurantes ao ar livre no Rio de Janeiro.

Possuem mesas em espaço aberto e anunciaram a adoção de normas de higiene e segurança. Já passei lá em frente de bicicleta em dias de semana e aos finais de semana e estava sempre vazio.

Endereço: Avenida Borges de Medeiros, s/n – Lagoa (referência: próximo ao Parque dos Patins).

11 – Bar do Cícero

Rodeado pela natureza da Ilha da Gigóia, na Barra da Tijuca, o Bar do Cícero serve, principalmente, frutos do mar. Restaurante simples, porém arrumadinho. Entre as medidas de segurança contra o covid-19 anunciadas estão limpeza reforçada, distanciamento entre as mesas e uso de máscaras e álcool em gel por todos os funcionários e clientes. Também estão funcionando no esquema de take away (retirada no local), caso você prefira comer em casa, mas queira aproveitar o passeio.

Endereço: Estrada da Barra da Tijuca, 793 – Barra da Tijuca.

restaurantes ao ar livre rj bar do cícero

Peixe grelhado, arroz com brócolis e batatas assadas. Foto: Marcelle Ribeiro

12 – Flutuante

Esse aqui já virou point entre os cariocas! Com uma excelente localização e uma vista de tirar o fôlego (e aumentar o apetite), o Flutuante é um restaurante bem novo e que já vale o passeio. Como funciona em um píer flutuante na praia da Urca, esse é um dos mais únicos restaurantes ao ar livre do Rio de Janeiro, já que para acessá-lo, é preciso pegar um barquinho de um pequeno cais da praia.

Possuem serviço buffet e a la carte com variedade de pratos. Os drinks para acompanhar essas comidinhas também são deliciosos e refrescante, bem estilo do Rio mesmo. O espaço tem dois andares, mas a melhor parte é o Píer, com algumas mesas e sofás ao ar livre, onde dá pra tirar fotos lindas.

Endereço: Avenida João Luiz Alves, s/n – Urca.

13 – Xian

Vista pra Baía de Guanabara? Queremos! Um dos destaques da nossa lista de restaurantes ao ar livre no Rio de Janeiro, o Xian Rio é um restaurante bem conhecido de comida asiática e contemporânea, considerado um dos melhores da cidade.

Bem localizado (na cobertura do shopping Bossa Nova Mall, no Aeroporto Santos Dumont), ótimo para encontros casuais ou de negócios. Espaço aberto amplo, com muitas mesas ao ar livre. Nas redes sociais, receberam muitos elogios em relação à higienização do ambiente, devido ao novo coronavírus.

Endereço: Avenida Almirante Silvio de Noronha, 365 – Centro.

restaurantes ao ar livre rj xian

Comida asiática é o forte do Xian. Foto: Marcelle Ribeiro

restaurantes ao ar livre rj xian vista

Vista do Xian: Baía de Guanabara. Foto: Marcelle Ribeiro.

Restaurantes ao ar livre RJ – Bares

14 – Boteco Belmonte

Quem nunca fez um after no Belmonte? Nada como um belisquete (principalmente a empadinha!) e um choppinho gelado nesse clássico carioca. Também oferecem refeições completas e bem servidas para duas pessoas, na faixa dos R$ 80. São várias unidades espalhadas pela cidade, mas nós recomendamos a do Jardim Botânico, pois sabemos que lá tem algumas mesas na varanda. Reforçaram também as medidas de prevenção, como o uso obrigatório de máscaras, cardápio online com QR code nas mesas e displays com álcool em gel na entrada.

Mas atenção: a unidade do Leblon está lotada e com aglomeração. Não vá nesta!

Endereço: Rua Jardim Botânico, 617 – Lagoa.

15 – Bracarense

Localizado no coração do Leblon, um dos bairros mais boêmios da Zona Sul carioca, o Bracarense (ou Braca, para os íntimos) é um barzinho bastante tradicional. Com petiscos inspirados na culinária portuguesa, cariocas e turistas disputam acirrados lugares às mesas ao ar livre. Por ser bem pequeno, eles tiveram de reduzir os horários de atendimento ao público e estão evitando aglomerações. Fique atento ao limite da capacidade do local.

Endereço: Rua José Linhares, 85 – Leblon.

restaurantes ao ar livre rj bracarense

Bolinhos de feijoada. Foto: Marcelle Ribeiro

16 – Canastra Rosé

Jovem, cool e despojado: a cara de Botafogo! O Canastra Rose foi inaugurado em 2018  e está disponibilizando algumas mesas ao lado de fora e na varada, no andar de cima. Estão trabalhando com reservas e com horários de atendimento limitados, das 18h30 às 23h, das terças aos sábados. O uso de máscaras é obrigatório.

Endereço: Rua Álvaro Ramos, 154 – Botafogo.

17 – Casa Camolese

A Casa Camolese tem um jardim incrível, arborizado e cheinho de flores. E melhor ainda: fica no Jockey Club do Rio de Janeiro, com uma bela vista do prado. Tem um espaço amplo, com várias mesas ao ar livre, e é um dos mais agradáveis restaurantes ao ar livre no Rio de Janeiro desta nossa seleção.

Estão abrindo somente aos sábados e domingo, para almoço e jantar, das 12h às 23h.

Endereço: Rua Jardim Botânico, 983 – Jardim Botânico.

restaurantes ao ar livre rj casa camolese

Não dispensamos um bom hambúrguer com batatas fritas. Foto: Marcelle Ribeiro

18 – Na Brasa Columbia

O Na Brasa Columbia é uma galeteria bem famosa, com várias unidades espalhadas. É um dos melhores restaurantes ao ar livre RJ para reunir os amigos, tomar um chopp gelado e desfrutar de um bom churrasco. A unidade da Tijuca possui várias mesinhas do lado de fora, então é a que recomendamos. A de Botafogo, não.

Endereço: Rua Haddock Lobo, 346 – Tijuca.

19 – Raro Bar

A Cobal do Humaitá tem muitos restaurantes legais e o Raro Bar é um deles. Tem várias opções a la carte e buffet, disponíveis para almoço, happy hour e jantar. Abrem às 11h e fecham às 23h. Anunciaram a redução do número de mesas ao ar livre a uma distância segura, dedetização do ambiente e disponibilizam álcool em gel em diversos pontos.

Endereço: Rua Voluntários da Pátria, 448, Loja A – Humaitá.

20 – Tah Pah

Quem gosta de tapas espanholas, acompanhada de uns bons drinks, como sangria, vai adorar o Tah Pah. Localizado próximo ao metrô de Botafogo, é um barzinho super agradável. Possuem algumas mesinhas ao ar livre e estão abertos de segunda à sábado, das 17h às 23h.

Endereço: Rua Nelson Mandela, 100 – Botafogo.

restaurantes ao ar livre rj tah pah

Entradinhas no Tah Pah. Foto: Marcelle Ribeiro

Restaurantes ao ar livre RJ – Conclusão

Em conclusão, se você achar conveniente sair de casa nesse momento, faça isso com cuidado! Respeite as regras do local, evite aglomerações e prefira ambientes amplos, com espaços ao ar livre

Gostou das nossas dicas? Deixa aqui nos comentários qual o seu restaurante ao ar livre RJ favorito!

 

Leia mais:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *