Salvador (BA): Um passeio no novo calçadão da praia da Barra

postado por Marcelle Ribeiro e atualizado em: 17/02/2016
Compartilhar este artigo:

Salvador, na Bahia, ganhou mais uma área super agradável de lazer, com espaço para moradores e visitantes apreciarem uma de suas praias mais “turísticas”: o calçadão da Barra. É na praia da Barra que fica o famoso farol da cidade e onde foi colocado um letreiro com o nome da capital baiana, disputado por todos que passam ali para uma foto. E no final de agosto, a rua que margeia a orla (Avenida Oceânica) e por onde circulavam carros foi parcialmente fechada ao trânsito em definitivo, para virar uma área onde os visitantes podem caminhar apreciando o mar, os coqueiros e o farol adiante.

Calçadão da praia da Barra, em Salvador. Foto: Marcelle Ribeiro

Calçadão da praia da Barra, em Salvador. Foto: Marcelle Ribeiro

Estive em Salvador (BA) no fim de setembro para visitar a minha família e aproveitei a viagem para conferir o calçadão numa manhã de sábado meio nublada. Percebi que muitos soteropolitanos aproveitavam o lugar para fazer exercícios físicos, caminhar, andar de bicicleta e patinar, num clima que lembrou um pouco o da orla do Rio de Janeiro, que tem as pistas fechadas aos domingos.

A prefeitura de Salvador instalou bancos ao longo da orla e a área, que está sendo chamada de Nova Barra, ficou muito gostosa de passear. Caminhamos por cerca de 20 a 30 minutos até chegar à praia do Porto, onde há um centro de venda de artesanato em um belo casarão e vários quiosques para comprar água de côco (R$ 3). Depois, andamos mais 30 minutos de volta até a rua onde estacionamos. Dizem que ver o sol se pôr na praia da Barra é lindíssimo, mas ainda não experimentei.

Procurando hotel? O Booking tem opções para todos os bolsos. Reserve por esse link, que tem o meu código, e ajude o blog.
Eu e meu paizão no Farol da Barra. Foto: Caio Ribeiro

Eu e meu paizão no Farol da Barra. Foto: Caio Ribeiro

A região só não está mais bacana porque ainda faltam bares e restaurantes charmosos no trecho do calçadão. Vi uma sorveteria e poucos bares, mas nada de muito atraente. Os que quiserem aproveitar o passeio para conhecer um pouco da gastronomia baiana podem comer um acarajé em uma dos tabuleiros de baianas que vi vendendo o quitute na rua.

Há muitos imóveis em péssimo estado de conservação na orla, mas li que eles serão desapropriados pela prefeitura neste projeto de revitalização. Também há planos de construir um edifício garagem ali na Barra, porque estacionar no bairro é complicado.

Reserve sua hospedagem em Salvador pelo Booking clicando aqui e ajude o blog a ganhar uma pequena comissão sem pagar nada a mais! (saiba como funciona essa parceria aqui)

DESCONTO DE 5% no Esquenta Black Friday para aluguel de carro na Rentcars, com o cupom NOVEMBER. Vale até 31/11, com retirada do carro até 31/12! Compare preços de várias locadoras!

Ao reservar o seu carro pelo portal Rentcars por esse link, você compara preços de várias locadoras, consegue descontos e colabora com o Viciada em Viajar.

Leia também:

A praia mais bonita de Salvador e outras dicas da Bahia

Passeio pelo Pelourinho e Centro Histórico de Salvador

As melhores moquecas e outras delícias da Bahia

Índice de posts sobre Salvador

 

Compartilhar este artigo:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *