San Francisco: Um tour gastronômico e cultural por North Beach

postado por Marcelle Ribeiro e publicado em 21/05/2015 - Atualizado em: 26/06/2019
Compartilhar este artigo:

Apesar de ser conhecida por sua enorme comunidade asiática, a cidade de San Francisco, nos Estados Unidos, também tem um bairro formado por descendentes de italianos que vale a visita: North Beach. Por lá, dezenas de restaurantes, cafés, padarias, lojas de doces e todos os tipos de delícias podem ser apreciados. Além disso, em North Beach há igrejas que são uma graça e que ficam bem perto de um ponto onde a vista da cidade é incrível, a Coit Tower. Para nos ajudar a andar por todos esses lugares, eu e o maridão resolvemos fazer um tour gastronômico pela região.

Fizemos esse passeio com a Local Tastes of The City Tour, um grupo que organiza excursões gastronômicas em North Beach e em Chinatown em San Francisco, sempre a pé. Com a companhia da guia Blandina, passamos uma tarde bem agradável andando pelas ruas que ficam no entorno da Washington Square. E antes que vocês perguntem: o tour demora cerca de 3h, mas não é preciso andar muito, apenas 7 quadras no total.

Nosso passeio começou às 14h na pizzaria Cinecittà, onde encontramos a Blandina. De lá, seguimos a pé até o Caffe Roma (a poucos metros dali), onde tomamos um café com leite e um cappuccino numa agradável varanda na rua e descobrimos que os donos, filhos de italianos que fundaram o estabelecimento, ainda mantém a tradição de torrar o café na própria loja.

Procurando hotel? O Booking tem opções para todos os bolsos. Reserve por esse link, que tem o meu código, e ajude o blog.

A máquina é enorme e ocupa uma boa parte de toda a área. Por lá, aprendemos um pouquinho sobre o todo o processo de torra e ainda pudemos sentir um pouquinho do cheiro do café. Ainda bem que não fomos no dia em que eles fazem isso, porque a Blandina disse que o cheiro acaba tomando conta do bairro!

A máquina de torrar café ocupa boa parte do Caffe Roma (Marcelle Ribeiro)

A máquina de torrar café ocupa boa parte do Caffe Roma. Foto: Marcelle Ribeiro

Caffe Roma. Foto: Marcelle Ribeiro

Caffe Roma. Foto: Marcelle Ribeiro

Caffe Roma. Foto: Marcelle Ribeiro

Caffe Roma. Foto: Marcelle Ribeiro

Depois do café, hora de conhecer como se faz pão. Nossa segunda parada foi na North Beach Bakery, padaria que funciona há mais de 100 anos no mesmo local. O fogão é enorme e todo feito de tijolos e resistiu até mesmo aos terremotos que atingiram a cidade no último século.

Aprendemos um pouquinho sobre o processo de fazer pão e também como são feitos alguns doces da padaria e provamos pães e doces. Pena que a padaria é feia, e não há bancos ou cadeiras para para os clientes se sentarem e comerem por lá.

Pensando em alugar um carro? Compare em mais de 100 locadoras com a Rentcars! Pague em reais, sem IOF e parcelado em até 12X!
Interior do forno da North Beach Bakery. Equipamento suportou até os terremotos! (Marcelle Ribeiro)

O forno da North Beach Bakery. Foto: Marcelle Ribeiro.

IMG_0657

North Beach Bakery. Foto: Marcelle Ribeiro

Mas o mais legal é que o que era para ser apenas um tour gastronômico acabou se tornando um passeio cultural pela região. Nossa guia Blandina nos levou também para conhecer a Saints Peter and Paul Church.

A igreja foi fundada em 1884, mas a estrutura original foi destruída no terremoto de 1906. A nova igreja só ficou pronta em 1924. É uma igreja grande, mas simples, e abriga uma réplica da Pietá, de Michelangelo.

Uma nota curiosa para os amantes de baseball (como o maridão): Joe di Maggio, um dos maiores nomes do esporte, frequentava a igreja quando era criança e até casou com a primeira mulher por lá. Depois de se separar, ele casou com Marylin Monroe, mas pôde apenas tirar fotos na escada da igreja. O funeral dele também foi realizado na igreja, que tem muito orgulho de mostrar a ligação dela com o astro do baseball.

Seguro saúde viagem internacional: escolha entre as melhores operadoras e pague com 5% de desconto com o cupom VICIADASEMVIAJAR5! Atendimento 24h em português!
A Saints Peter and Paul Church é centro religioso dos descendentes de italianos em San Francisco (Marcelle Ribeiro)

Fachada da Saints Peter and Paul Church vista da Washington Square. Foto: Marcelle Ribeiro.

Igreja Santis Peter and Paul. Foto: Marcelle Ribeiro

Igreja Santis Peter and Paul. Foto: Marcelle Ribeiro

Igreja Santis Peter and Paul. Foto: Marcelle Ribeiro

Igreja Santis Peter and Paul. Foto: Marcelle Ribeiro

Aproveitamos ainda para conhecer um pouco mais da Washington Square, que fica bem em frente à Saints Peter and Paul Church. É o coração de North Beach! É possível deitar no gramado, levar o seu cachorro para dar um passeio ou até jogar um frisbee. A Blandina nos disse que uma cápsula do tempo (contendo objetos curiosos, como uma calça jeans da Levi’s, marca originada em San Francisco) foi enterrada na base da estátua de Benjamin Franklin e só deve ser desenterrada em 2079!

Pessoal curtindo a tarde de sol na Washington Square. (Marcelle Ribeiro)

Pessoal curtindo a tarde de sol na Washington Square. Foto: Marcelle Ribeiro.

Em seguida, fomos até o US Restaurant, que fica na Columbus Avenue, para provar almôndegas e não nos arrependemos. As “bolas de carne” eram muito gostosas e vinham com um bom molho de tomate, ótimo para molhar o nosso pãozinho trazido da North Beach Bakery…

Almôndega e molho de tomate deliciosos feitos no US Restaurant. (Marcelle Ribeiro)

Almôndega e molho de tomate do US Restaurant. (Marcelle Ribeiro)

U.S. Restaurant, em North Beach. Foto: Marcelle Ribeiro

U.S. Restaurant, em North Beach. Foto: Marcelle Ribeiro

IMG_0685

U.S. Restaurant, em North Beach. Foto: Marcelle Ribeiro

Em seguida visitamos a Z Cioccolato, especializada em fudge, uma espécie de calda de chocolate que esfriou depois de ter sido aquecida. Parece um chocolate cremoso. Aprendemos que fazer fudge é um processo demorado, já que exige a colocação de várias camadas de diversos ingredientes e isso só pode ser feito depois que a camada anterior já está dura. Levamos 4 pedaços de fudge cada para comer em casa e ainda pudemos escolher os sabores (tinha de chocolate com café, com caramelo, com Raspberry, com biscoito…)

Passeio guiado de 1 dia e ingressos sem fila? Contrate aqui!
Fudge! Uma doce delícia que leva horas para ficar pronta (Marcelle Ribeiro)

Cada fudge leva horas para ficar pronto. Foto: Marcelle Ribeiro.

A próxima parada foi rápida, pois apenas passamos para pegar o doce que ia fechar o dia. Paramos na Stella Pastry, fundada em 1942, e especializada em doces italianos e bolos de casamento, para pegar cannolis deliciosos, que comemos no final do passeio.

Stella Pastry. Foto: Marcelle Ribeiro

Stella Pastry. Foto: Marcelle Ribeiro

IMG_0711

Stella Pastry. Foto: Marcelle Ribeiro

Após uma parada em uma loja de porcelanas linda, fomos conhecer a réplica de uma capela restaurada por São Francisco de Assis, na Itália. Ela fica escondidinha na esquina da Rua Vallejo com a Avenida Columbus e é bem pitoresca. Nós já conhecíamos a original italiana, por isso, não ficamos muito tempo por lá, mas vale a pena dar uma olhada. Acho que é a menor capela que já visitei!

A réplica da capela de São Francisco de Assis foi considerada solo sagrado por Bento XVI. (Marcelle Ribeiro)

A réplica foi considerada solo sagrado por Bento XVI. Foto: Marcelle Ribeiro.

Depois ainda teve mais comilança! Paramos na Cornology, uma loja especializada em pipocas com sabores variados: de queijo parmesão, apimentada, doce, e com vários outros temperos. Provamos de todos os tipos, mas não compramos nenhuma para levar, apesar da pressão do atendente.

Loja de pipocas Cornology. Foto: Marcelle Ribeiro

Loja de pipocas Cornology. Foto: Marcelle Ribeiro

A última parada foi uma das mais deliciosas, na pizzaria CineCittà, que infelizmente fechou. Por lá, a dona Romina era responsável por pizzas maravilhosas, receitas aprendidas com o pai dela, que tinha uma pizzaria em Roma. Mas não comemos apenas a pizza Margherita. Comemos ótimos salame e queijo de entrada também!

 

Acaba dia 28/08/19 a promoção de 20% de desconto do chip internacional para celular. Saia do Brasil já internet. Clique aqui e use o cupom CORREDANADO.
A receita da pizza de margherita é do pai da Romina, que tinha uma pizzaria em Roma (Marcelle Ribeiro)

A receita é do pai da Romina, que tinha uma pizzaria em Roma. (Marcelle Ribeiro)

O tour custa US$ 59* por pessoa, inclui todas as comidas e bebidas mencionadas (além de água) e vale a pena para quem não apenas quer comer bastante, mas curte ouvir explicações peculiares dos lugares visitados. Nesse dia, nós nem almoçamos antes do tour (que começou às 14h), porque já imaginávamos que comeríamos muito. Passamos a tarde comendo e acabamos nem jantando direito, porque quando o passeio acabou, por volta das 18h, a gente tinha acabado de devorar uma pizza no Cinecittà (a última parada do passeio) e ainda levamos doces e pão pra comer em casa (que com um azeitinho e um cream cheese, viraram o nosso jantar!). Pena que a ordem das comidas provadas foi meio louca, pelo menos para quem ainda não tinha almoçado (café primeiro e depois doces, para depois comer coisas salgadas e voltar a comer doces).

Uma dica de programa que você pode fazer de forma “casada” com o tour gastronômico é chegar mais cedo na região e ir ver a vista de San Francisco da Coit Tower, uma torre panorâmica que fica em North Beach, no morro chamado Telegraph Hill, pertinho da Washington Square. Mas vá à Coit Tower antes do tour começar, porque se deixar para ir depois, ela certamente já estará fechada. Em 1h30 dá tempo de ver os murais super interessantes do térreo da torre e de pegar o elevador para ver a cidade lá do alto (são 64m de altura). Os murais foram feitos por 25 artistas durante a época chamada Grande Depressão (década de 1930) e retratam a vida na Califórnia na época. Ah, o tour gastronômico Local Tastes of The City Tour não inclui a visita à Coit Tower, ok?

Coit Tower. Foto: Marcelle Ribeiro

Coit Tower. Foto: Marcelle Ribeiro

IMG_0763

Coit Tower. Foto: Marcelle Ribeiro

IMG_4244

Vista da Coit Tower. Foto: Marcelle Ribeiro

IMG_4249

Vista da Coit Tower. Foto: Marcelle Ribeiro

IMG_4250

Coit Tower. Foto: Marcelle Ribeiro

Coit Tower. Foto: Marcelle Ribeiro

Coit Tower. Foto: Marcelle Ribeiro

 

* O Viciada em Viajar fez o passeio a convite do Local Tastes of The City Tour, que nos isentou de pagamento do tour (eu e o maridão). O texto acima escrito, no entanto, é a nossa real opinião sobre o passeio. Pagamos a nossa entrada na Coit Tower.

 

Local Tastes of The City Tour

http://www.sffoodtour.com

 

Caffe Roma

http://www.cafferoma.com/index.php

Endereço: 526 Columbus Avenue, North Beach.

 

North Beach Bakery

Endereço: 1501 Grant Avenue, North Beach.

 

Saints Peter and Paul Church

http://www.sspeterpaulsf.org/church/

Endereço: 666, Filbert Street – North Beach

Horário de funcionamento: De segunda a sexta, abre das 7h30 às 16h. Aos sábados e domingos, funciona das 7h30 às 18h.

Preço: Grátis.

 

Z Cioccolato

http://www.zcioccolato.com/

Endereço: 474 Columbus Avenue.

 

Stella Pastry

http://stellapastry.com.mytempweb.com/

Endereço: 446 Columbus Avenue, North Beach.

 

US Restaurant

Endereço: 515 Columbus Avenue.

 

Cornology

Endereço: 522, Columbus Avenue, North Beach.

 

Coit Tower:

http://sfrecpark.org/destination/telegraph-hill-pioneer-park/coit-tower/

Endereço: 1, Telegraph Hill Boulevard, North Beach

Preço: Para ver apenas os murais e a torre do lado de fora, é grátis. Se quiser pegar o elevador para ver a vista, o preço é US$ 6 por pessoa. Maiores de 65 anos de idade, e jovens entre 12 e 17 anos pagam US$ 3. Crianças de 5 a 11 anos pagam US$ 2 e menores de 5 anos de idade não pagam.

Horário de funcionamento: Diariamente, de 10h às 17h.

 

 Leia também:

Passeio perto de San Francisco: Vinícolas em Napa e Sonoma

Como andar de transporte público em San Francisco (EUA)

Índice de posts sobre San Francisco

Compartilhar este artigo:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *