O que fazer em BH: 13 pontos turísticos e passeios imperdíveis

postado por Marcelle Ribeiro e atualizado em: 29/01/2021

Com museus bacanas, bares gostosos e baratos e uma lagoa agradável para um passeio no fim de tarde, Belo Horizonte é uma cidade que cabe bem em um ou dois dias de viagem. Estive duas vezes na capital mineira, ambas em feriadões. Numa delas conciliei BH com Inhotim (veja aqui o que fazer em Inhotim). Em outra, aproveitei BH durante um congresso. Por isso, hoje vou dar todas as dicas sobre o que fazer em BH em 1 dias ou num final de semana. Bora pras dicas?

Prefere conhecer os pontos turísticos em BH com guia?

Pra quem prefere fazer turismo em Belo Horizonte com um guia explicando sobre as atrações e, em alguns casos, até transporte, a dica são esses passeios em BH.

O que fazer em BH

1 – Praça da Liberdade

Em primeiro lugar, dedique uma parte do seu roteiro por Belo Horizonte para conhecer a Praça da Liberdade e seus museus, no bairro de Funcionários. A praça em si é agradável e bonita, apesar de não ser muito grande (o que, confesso, me decepcionou um pouco). Vi muita gente caminhando por ali, andando de bicicleta ou passeando com o cachorro, num clima agradável. O lugar pareceu bem cuidado.

Além disso, nas ruas que formam a praça há tantos museus e centros culturais que a região é chamada de Circuito Cultural Praça da Liberdade. Esse circuito tem 15 instituições, entre museus, centros de cultura e de formação. Então, conhecer ao menos parte do Circuito da Liberdade não pode ficar de fora quando você decidir o que fazer em BH.

Praça da Liberdade, em BH. Foto: Marcelle Ribeiro.

o que fazer em bh praca liberdade

Praça da Liberdade, em BH. Foto: Marcelle Ribeiro.

2 – Palácio da Liberdade

Uma pena que o Palácio da Liberdade estava fechado para visitações por tempo indeterminado quando eu fui. Porém, o espaço foi reaberto ao público em 2018. Então, recomendo que você leve ele em consideração ao decidir o que visitar em BH.

O museu é a sede histórica do Governo de Minas Gerais. Na visita, é possível observar lustres, candelabros, jardins e as instalações do palácio projetado com influência do estilo francês.

As visitas acontecem aos sábados e domingos, das 10h às 16h, com entrada de grupos a cada 30 minutos e ingresso gratuito. Ah, o mais indicado é fazer a reserva com antecedência. O passeio dura cerca de uma hora, e os turistas devem chegar ao local com meia hora de antecedência.

Endereço: Praça da Liberdade, s/n, bairro de Funcionários.

o que fazer em bh praca liberdade

Praça da Liberdade, em BH. Foto: Marcelle Ribeiro.

3 – Centro Cultural do Banco do Brasil (CCBB)

Vale a pena entrar no Centro Cultural do Banco do Brasil (CCBB), na Praça da Liberdade se estiver rolando uma exposição temporária bacana ou mesmo pra comer o maravilhoso pão de queijo do café de lá, o Café com Letras. Aliás, o café também serve almoço, então o CCBB pode ser um bom local para você comer entre as muitas atrações da Praça da Liberdade.

Endereço: Praça da Liberdade, 450, Funcionários. Funcionamento: De quarta a segunda-feira das 10h às 22h. Preço: Grátis.

4 – Memorial Minas Gerais – Vale

O maravilhoso Memorial Minas Gerais – Vale é um museu super diferente, porque conta a história de Minas Gerais, relatando a busca por ouro no Brasil, a escravidão e a época áurea das fazendas mineiras. Além disso, no andar térreo há exposição sobre artistas mineiros famosos, como Sebastião Salgado, Lygia Clark e Carlos Drummond de Andrade. E ainda tem peças do artesanato do estado. Passei cerca de 1h30 lá, e só fui embora porque já era hora de almoçar.

Endereço: Praça da Liberdade, s/n˚, Esquina com Rua Gonçalves Dias, bairro de Funcionários. Funcionamento: Terças, quartas, sextas-feiras e sábados, das 10h às 17h30, com permanência até 18h. Quintas: das 10h às 21h30, com permanência até 22h. Domingos: das 10h às 15h30, com permanência até 16h. Preço: Grátis.

Leia também: Como organizar um roteiro em roteiro em Belo Horizonte e Inhotim

o que fazer em bh museu minas gerais

Memorial Minas Gerais – Vale. Foto: Marcelle Ribeiro

o que fazer em bh museu minas gerais

Memorial Minas Gerais – Vale. Foto: Marcelle Ribeiro.

o que fazer em bh museu minas gerais

Memorial Minas Gerais – Vale. Foto: Marcelle Ribeiro.

5 – Museu das Minas e do Metal – MM Gerdau

O Museu de Minas e do Metal também faz parte do corredor cultural Circuito Liberdade. O objetivo do local é mostrar a importância da mineração e metalurgia. Nas noites de quinta-feira e nas tardes dos finais de semana, costumam acontecer programações especiais.

Endereço: Praça da Liberdade, s/nº (Prédio Rosa). Funcionamento: Terça a domingo, das 12h às 18h, quinta-feira, das 12h às 22h. E toda última terça-feira do mês, das 12h às 17h. Entrada gratuita.

6 – Espaço do Conhecimento UFMG

O Espaço do Conhecimento UFMG integra cultura, ciência e arte. Lá tem um planetário e um Terraço Astronômico, com teto retrátil que permite a utilização de telescópios e de instrumentos para a observação do céu. É mais um dos pontos turísticos de BH que fazem parte do Circuito Liberdade.

Endereço: Praça da Liberdade, 700. O edifício fica entre o Museu das Minas e do Metal (antiga Secretaria de Educação) e a Casa Funarte Liberdade (“Rainha da Sucata”). Funciona de terça a domingo, das 10h às 17h. Aos sábados, das 10h às 21h.

Os ambientes expositivos e o Terraço Astronômico têm entrada gratuita. Já o ingresso para o planetário custa R$ 6 (preço de 2020).

7 – Lagoa da Pampulha

Passear pela Lagoa da Pampulha é indispensável quando o assunto é o que fazer em BH. Sugiro conhecer os jardins projetados por Burle Marx em diferentes pontos da lagoa. Por isso, eu e minha irmã aproveitamos que estávamos de carro e demos a volta nela. É grande!! São cerca de 18 km de extensão!

o que fazer em bh lagoa pampulha

Lagoa da Pampulha, em BH. Foto: Marcelle Ribeiro

o que fazer em bh na lagoa da pamulha

Lagoa da Pampulha, em BH. Foto: Marcelle Ribeiro

Aliás, honestamente, a área mais bonita fica mesmo perto da igreja de São Francisco de Assis (sobre a qual falo mais abaixo), do Museu de Arte da Pampulha (que estava fechado para reformas) e da Casa do Baile (veja mais abaixo aqui nesse texto). Em frente ao museu há belos jardins e a gente tirou um monte de fotos.

Quer andar de bicicleta por lá? Então, aproveite para fazer o tour de bike.

8 – Igreja de São Francisco de Assis

Esta é um dos mais famosos pontos turísticos em Belo Horizonte. A Igreja de São Francisco de Assis fica às margens da Lagoa da Pampulha. É daquelas visitas que não podem ficar de fora quando você decidir o que fazer em BH.

Projetada pelo Oscar Niemeyer, a igreja se destaca pelo formato inusitado e pelos painéis de azulejos azuis pintados por Candido Portinari. Eu confesso que esperava que ela fosse maior, sabia? Mesmo assim, é bem bonita.

O exterior é mais interessante que o interior. Antes de tudo, é bom saber que a igreja não lembra em nada o barroco mineiro. Ou seja, não espere nada de rococós ou ouro. Por dentro, há mais azulejos de Portinari e painéis retratando passagens bíblicas. Como a entrada era baratinha, valeu conhecer esse ponto turístico de Belo Horizonte.

Endereço: Rua Dr. Otacílio Negrão de Lima, 3000 – São Luiz / Pampulha. Horário de funcionamento: Terça-feira a sábado das 8h às 17h. Domingo às 9h às 14h. Preço: R$ 5 (em 2020).

o que fazer em bh igreja sao francisco niemeyer

Igreja de São Francisco de Assis. Foto: Marcelle Ribeiro.

o que fazer em bh igreja sao francisco niemeyer

Igreja de São Francisco de Assis. Foto: Marcelle Ribeiro.

o que fazer em bh igreja sao francisco niemeyer

Igreja de São Francisco de Assis. Foto: Marcelle Ribeiro.

9 – Casa do Baile

Da Igreja São Francisco de Assis você pode ir de carro ou de bicicleta até a Casa do Baile, espaço que é um ponto bacana para apreciar a vista da lagoa. Quando fomos, estava rolando também uma instalação de arte na Casa do Baile. Enfim, a gente viu o pôr do sol lá e amou!

o que fazer em bh casa do baile

Casa do Baile em BH. Foto: Ticianne Ribeiro.

o que fazer em bh casa do baile

Casa do Baile. Foto: Marcelle Ribeiro.

10 – Mercado Central de BH

O Mercado Central de Belo Horizonte é um mundo de stands que vendem tudo que vocês imaginarem. É enorme (bem maior que o de São Paulo, por exemplo) e é ótimo para comprar produtos típicos de Minas Gerais, como queijo da serra da Canastra, cachaças e cervejas artesanais, doces, e artesanato.

Além disso, se a fome bater, tem lugares gostosos para fazer um lanche, como o Empório João e Maria. Ele é bem pequeno, mas tem uns 3 banquinhos. Serve um delicioso pão de queijo recheado (que pode vir com linguiça ou carne assada). Fica no stand G13 237-B. Ah, mas nas minhas andanças por lá, não vi nenhum restaurante que sirva refeições. Tem mesmo são opções de bares e lanchonetes, ok?

O Mercado Central de BH fica aberto de segunda a sábado, das 7h às 18h; e aos domingos e feriados, das 7h às 13h. O endereço oficial é Rua Augusto de Lima, 744, no Centro e a entrada é grátis.

Se você quiser fazer uma visita guiada, saiba que elas acontecem de segunda a sábado, das 9h às 17h, e aos domingos e feriados, das 9h às 13h. Basta entrar em contato pelo email [email protected] ou pelo telefone (31) 3277-4691.

Outra opção para quem quer vivenciar uma experiência gastronômica completa por Belo Horizonte, e que inclui o Mercado Central no roteiro, é este tour que passa por lá, disponível no site Viator. O roteiro é a pé e parece super bacana.

o que fazer em bh mercado municipal

Pão de queijo recheado do João e Maria, no Mercado Municipal. Foto: Marcelle Ribeiro.

o que fazer em bh mercado municipal

Queijo no Mercado Municipal de Belo Horizonte. Foto: Marcelle Ribeiro.

o que fazer em bh mercado municipal

Stand do Mercado Municipal de Belo Horizonte. Foto: Marcelle Ribeiro.

11 – Mirante do Mangabeiras

Outro lugar legal para uma parada rápida é o Mirante do Mangabeiras, onde você tem uma vista bonita da cidade do alto. Não é preciso andar muito para chegar ao tablado de madeira em que pode apreciar o visual. A ladeira tem apenas uns 300 metros e não é muito inclinada. Então, essa é mais uma dica para você considerar ao escolher o que fazer em BH.

A entrada no mirante é gratuita. Esse ponto turístico de Belo Horizonte fica na Rua Pedro José Pardo, 1000, no bairro Mangabeiras (atrás do Palácio Mangabeiras) e fica aberto diariamente das 9h às 20h (com entrada até 19h30).

o que fazer em bh mirante

Vista do Mirante das Mangabeiras. Foto: Marcelle Ribeiro.

12 – Visita ao Mineirão

Um tour guiado ao Estádio Mineirão é um programa bacana para quem quer sair do óbvio ao planejar o que fazer em BH. O visitante pode conhecer os bastidores do estádio de futebol e as áreas restritas, que são utilizadas por jogadores e imprensa nos dias das partidas. Parece ser bem legal. Afinal, todos esses espaços foram preparados durante a revitalização do Mineirão.

Endereço: Av. Coronel Oscar Paschoal, s/n, Portão G2, Pampulha, Belo Horizonte (em frente ao CEU/UFMG). As visitas acontecem de terça a sexta-feira, das 9h às 17h, e aos sábados e domingos, das 9h às 13h. Você pode comprar o ingresso na hora, na bilheteria. Porém, grupos com mais de 10 pessoas devem fazer o agendamento prévio, ok? O preço, em 2020, era de R$ 20 (inteira, com meia entrada de R$ 10).

13 – Bate-volta pra Inhotim

Obras de arte diferentonas, lindos jardins, belos lagos e muito verde. Sem dúvida, ao decidir o que fazer em Bh, vale a pena incluir um bate-volta para Inhotim, que fica na cidade de Brumadinho, a 63 Km do bairro da Savassi, na capital mineira (cerca de 1h20 de carro, segundo o Google Maps).

Aliás, de preferência, reserve dois dias inteiros para aproveitar esse passeio lindo e interativo, tá? Conhecer tudo em 1 é impossível e você pode ficar frustrado (e exausto)!

Quando eu fui com a minha irmã, a gente preferiu ficar hospedada em BH do que em Brumadinho, já que existem mais opções de hotéis e de atrações noturnas. Veja todas as atrações e o que fazer em Inhotim.

O que fazer em BH hoje

Se você quer saber o que fazer em Belo Horizonte hoje ou em uma data específica, veja as programações culturais nos sites dos jornais O Tempo e O Estado de Minas, os mais importantes de Minas Gerais. Vale a pena ficar de olho em alguns lugares que costumam ter boas exposições temporárias, como a Casa Fiat de Cultura (que também fica na Praça da Liberdade), o CCBB e Museu de Arte da Pampulha.

O que fazer em BH com chuva

O Centro Cultural do Banco do Brasil (CCBB), o Memorial Minas Gerais – Vale, o Museu das Minas e do Metal – MM Gerdau, o Espaço do Conhecimento UFMG e os outros espaços do corredor cultural Circuito Liberdade podem ser opções para os dias em que você estiver passeando em BH mesmo que esteja chovendo. Além disso, o Mercado Central de BH é uma boa pedida de ponto turístico em Belo Horizonte na chuva, assim como o tour do Mineirão.

o que fazer em bh museu minas gerais

Memorial Minas Gerais – Vale. Foto: Marcelle Ribeiro.

O que fazer em BH – Conclusão

Em conclusão, tem muito mais o que fazer em BH do que você imagina. Museus, barzinhos e a Lagoa da Pampulha são programas gostosos e divertidos na capital mineira. Os pontos turísticos de Belo Horizonte são charmosos e bem cuidados. Enfim, para a viagem ficar ainda melhor, recomendo que você aproveite para conhecer Inhotim, tá? Para mais detalhes, veja minhas dicas de roteiro em Belo Horizonte.

Leia também:

Comentários

  1. Olga
    21 out 2016

    Olá Marcelle, estarei amanhã em BH por um dia e gostei das duas dicas. Fiquei só sem saber uma indicação de hotel. Poderia informar? Obrigada!

  2. Raquel
    19 abr 2017

    Olá. Estarei viajando para BH com minha cachorrinha. Vc sabe me dizer se é possível visitar a Pampulha com cães. Nao estou conseguindo mtas informação acerca de locais pets friendly. Agradeço se puder ajudar. Obrigada pelas suas dicas.

    • 19 abr 2017

      Oi, Raquel,
      A Pampulha é aberta, não tem grades nem muros. Você pode andar com sua cachorrinha em volta da Lagoa inteirinha, inclusive em frente à Catedral de São Francisco.
      Abs

  3. Douglas
    23 maio 2017

    Excelente, obrigado por compartilhar suas dicas conosco!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *