Transporte público em Istambul

postado por Marcelle Ribeiro e atualizado em: 16/09/2019
Compartilhar este artigo:

Andar em Istambul é mais fácil do que você imagina. Em primeiro lugar, muitas atrações turísticas são muito perto umas das outras. Então, você vai andar a pé, não vai precisar tanto de outro meio de transporte.Quando fui a Istambul, andei de metrô e bonde e em apenas uma vez usei transfer para ir ao aerporto (porque meu voo saía muito cedo e o metrô não estaria aberto).

O metrô te servirá basicamente para ir ao aeroporto, porque para ir às atrações turísticas, você vai usar mesmo o bonde. Como em outros lugares da Europa, o bonde é super tranquilo, moderno e seguro. E não é demorado, passa com bastante frequência.

turquia-istambul28

Bonde em Istambul. Foto: Marcelle Ribeiro.

Veja aqui o mapa das estações de metrô e bonde de Istambul.

Procurando hotel? O Booking tem opções para todos os bolsos. Reserve por esse link, que tem o meu código, e ajude o blog.

Para andar de metrô ou de bonde, você terá que antes comprar o bilhete para esses meios de transporte.

Você pode procurar por maquininhas que vendem Jetons (jeton é como os turcos chamam a passagem de trem, metrô ou ônibus), como essas que estão abaixo. As maquininhas são chamadas de Jetonmatik. Se você vir uma maquininha com a palavra “Arizalidir”, é porque ela está quebrada. As maquininhas aceitam moedas e notas, e as instruções estão em turco, inglês ou alemão. Algumas aceitam cartão de crédito.

turquia-istambul29

Máquina de Jeton, ou bilhete de transporte. Foto: Site turkeytravelplanner.com

Os jetons também podem ser comprados em quiosques ou bancas, como esse da figura abaixo. Lá você compra com uma pessoa, não é na maquininha.

Até 30/09, desconto de 6% em aluguel de carro com a Rentcars para pagamento online! Retire o carro até 31/12/19!

Cada passagem (ou Token) custa 2 liras turcas. Funciona assim: você compra a passagem e depois coloca ela no buraquinho da catraca do bonde ou metrô e passa.

Do lado de todas as estações de bonde sempre tem uma maquininha vendendo a passagem, mesmo que seja do outro lado da rua. É só olhar ao redor, e você achará.

Loja que vende o bilhete de transporte. Foto: Site turkeytravelplanner.com

Eu cheguei a cogitar comprar um cartão que dá desconto nas passagens de metrô e bonde, o Istanbul Card. Mas pelo que entendi, eu teria que pagar 10 liras apenas para ter o cartão, e essas 10 liras não se convertem em passagens. Daí achei que não valia a pena. Saiba mais sobre o Istanbul Card aqui.

Seguro saúde viagem internacional: escolha entre as melhores operadoras e pague com 5% de desconto com o cupom VICIADAEMVIAJAR5! Atendimento 24h em português!

Não peguei táxi em Istambul, mesmo sabendo que eles não são tão caros como em cidades européias. Minha amiga pegou um táxi para ir do aerorpoto ao albergue e disse que foi tudo tranquilo.

Leia também:

Compartilhar este artigo:

Comentários

  1. Belita
    07 nov 2012

    Gostei muito do seu Blogger. Parabéns!
    Você nem imagina como me ajudou a organizar minha viagem à Turquia.
    Abraços e sucesso.
    Isabel

  2. Ane Luvisari
    16 maio 2017

    Obrigada pelas dicas!
    Tenho uma duvida…Meu voo chega as 22:00, de uma terca feira no aeroporto Ataturk, vc acha que da tempo de ir de metro ate Sultanahmet? O que sugere? Muito obrigada.

  3. bruna
    25 jun 2017

    Olá! Queria saber se dentro do aeroporto tem estação para pegar o metro, e se nesse mapa diz onde fica o aeroporto (não achei) vou me hospedar em Taskim bjao

    • 29 jun 2017

      Oi, Bruna,
      Sim, o aeroporto de Istambul tem metrô. A estação Havalimanı (aeroporto) fica localizada no térreo do terminal internacional.
      Abraço,
      Marcelle

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *