Trilha do Piquinho é para pôr do sol diferente em Fernando de Noronha

postado por Marcelle Ribeiro e atualizado em: 08/02/2021

Sem dúvida, o Morro do Piquinho é um dos mais incríveis lugares para ver o pôr do sol em Fernando de Noronha (PE) . Minha amiga Denise Peyró esteve lá e contou tudo sobre a trilha do Piquinho, esse passeio bem diferente para curtir o fim de tarde em Noronha.

Em resumo, a trilha do Piquinho começa em uma estrada não pavimentada que dá acesso ao percurso em meio a vegetação. O caminho tem partes de subida, assim como alguns minutos de caminhadas mais tranquilas. O objetivo da trilha é alcançar o topo do Morro do Piquinho, que tem 321 metros de altura. De lá, a paisagem é sensacional, com uma vista privilegiada para outras ilhas até a Ponta da Sapata. O máximo!

Confira o índice e saiba tudo sobre a trilha:

Por que fazer?
Como é a trilha?
Qual o nível de dificuldade?
Precisa de guia para fazer a trilha?

Por que fazer a trilha do Piquinho?

Minha amiga Denise me disse que o mais legal é fazer a trilha no final da tarde para ver o pôr do sol lá de cima. O Piquinho é o segundo ponto mais alto de Fernando de Noronha. Antigamente, o Pico, o ponto mais alto da ilha, podia ser acessado, mas as escadas de ferro colocadas na pedra enferrujaram e o acesso ao local, um dos cartões-postais de Noronha, foi proibido. Nada que o Piquinho não compense.

trilha do piquinho em noronha por do sol

Pôr do sol no Morro do Piquinho. Foto: Rafael Rosas.

Como é a trilha do Piquinho?

A trilha do Piquinho não é aconselhável para quem tem medo de altura. A princípio, a visita é permitida sem guia, mas com guia é muito mais segura. Em primeiro lugar, porque evita de o turista se perder (a trilha não é tão óbvia) e segundo porque o guia ajuda bastante na ultrapassagem de alguns “obstáculos”. “Acredite, as fotos do pôr do sol ficarão incríveis no Morro do Piquinho!”, me disse Denise.

trilha do piquinho fernando de noronha

Trilha para Morro do Piquinho. Foto: Rafael Rosas.

É uma trilha fechada, graças à vegetação local. Ou seja, você não ficará com sol na cabeça durante todo o trajeto. Só a parte final é aberta (que dá vista para o pôr do sol). Ao contrário de outras trilhas, não há paradas para banhos de mar ou de cachoeiras. Afinal, o pôr do sol que é o grande atrativo desse passeio em Fernando de Noronha.

É sempre bom lembrar…

Não custa lembrar que o ideal é fazer trilha com um sapato apropriado, seja um tênis ou uma botinha de trekking. A gente sempre recomenda o site da Amazon para acessórios de vários tipos, entre eles botinhas de trilha e calças legging. E como às vezes as trilhas são descampadas, é uma boa você ir de boné ou viseira.

Qual o nível de dificuldade da trilha do Piquinho?

É uma trilha cansativa e tem alguns trechos perigosos por causa da altura. A subida leva cerca de 25 a 30 minutos e é bastante íngreme.

Leia também: Trilhas em Fernando de Noronha (PE): dicas de 6 passeios incríveis

trilha do piquinho em noronha

Trilha para Morro do Piquinho. Foto: Rafael Rosas.

Precisa de guia para fazer a trilha?

Minha amiga me disse que não precisa, mas ela recomenda contratar porque há risco de se perder na trilha, além de trechos bem perigosos. Ela e o marido agendaram por meio da Pousada Marina, onde estavam hospedados. (Veja também outras dicas para saber onde se hospedar em Fernando de Noronha).

Eles fizeram o passeio com uma guia local, a Camila Barreto. O instagram dela é camilaguianoronha.

Aliás, você pode fazer a reserva da trilha do Piquinho com antecedência, pela Viator. O passeio custa R$ 260 por pessoa e dura aproximadamente 3 horas, porque inclui buscar e levar o grupo para os hotéis. Ah, além do pôr do sol, também é possível fazer esse tour no amanhecer, para ver o nascer do sol no local. A ideia também é bacana, mas será necessário percorrer a trilha ainda no escuro.

Ao contrário de outras trilhas de Fernando de Noronha, não é necessário realizar o agendamento prévio da Trilha Piquinho no Parque Nacional Marinho de Fernando de Noronha para fazer esse passeio.

trilha do piquinho fernando de noronha

Trilha para Morro do Piquinho, em Fernando de Noronha. Foto: Rafael Rosas.

Conclusão

Em conclusão, o passeio é a chance de ver o nascer ou pôr do sol em Fernando de Noronha de uma maneira inesquecível. Afinal, o Morro do Piquinho é o segundo mais alto da ilha e tem uma vista completamente sensacional.

Pelo grau de dificuldade envolvido, faça a trilha Piquinho apenas com acompanhamento de um guia credenciado, ok? Ou seja, você precisa ter um grau de condicionamento físico razoável para aguentar fazer o caminho numa boa.

Leia também:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *