Marcelle Ribeiro

Marcelle Ribeiro, jornalista e viajante

Já acampei de mochila, barraca e saco de dormir. Já dividi banheiro com desconhecido na Europa (mas nunca o quarto!). Já fiquei em pousadinha simples na praia, mas também já fiquei em hotelão e em all-inclusive. Não posso saber que estarei de folga num feriado que já corro para os sites das companhias aéreas. Não curto muito excursão nem city tour e gosto de decidir quando e como vou fazer os passeios que quero.

Dubai: Saiba 7 costumes diferentes dos do Brasil

20 de junho de 2017, por Marcelle Ribeiro

Cidade muçulmana, Dubai tem alguns costumes e tradições diferentes para nós, brasileiros. Não, nada que impeça ou dificulte a sua visita a esse lugar incrível. Mas vale dar dicas de curiosidades para que vocês cheguem lá já bem informados.

 

1 –  Roupas: na altura dos joelhos

Não, você não vai precisar andar de burca. Vai ver diversas mulheres de burcas e homens com o traje típico árabe, todo branco com lenço na cabeça. Mas há muuuitos ocidentais não só visitando, mas também morando em Dubai. E eles andam com roupas ocidentais. Mas não tãaao ocidentais. Em três dias em Dubai e Abu Dhabi, vi pouquíssimas mulheres de short ou saia acima do joelho. O mais comum são saias no joelho ou um pouco abaixo do joelho, mesmo no calor de 45 graus do verão. Também vi homens de bermuda.

Quando você for visitar uma mesquita, vão te emprestar uma burca longona, com capuz e tudo, logo na entrada, mesmo que você vá de vestidão comprido. Quente.

Roupa especial para visitar mesquita em Abu Dhabi. Foto: Guilherme Calil

Roupa especial para visitar mesquita em Abu Dhabi. Foto: Guilherme Calil

E não, no verão não fica mais friozinho à noite. É calor o dia inteiro!

 Faça seu seguro de saúde internacional pela Mondial por esse link e ganhe desconto

Roupa masculina típica em Dubai e Abu Dhabi. Foto: Marcelle Ribeiro.

Roupa masculina típica em Dubai e Abu Dhabi. Foto: Marcelle Ribeiro.

2 – Praia: pode biquíni brasileiro, mas não no calçadão

No dia em que fui à praia em Dubai, percebi que os ocidentais são maioria nas praias. Ou seja, o seu biquíni não vai escandalizar ninguém se você estiver na espreguiçadeira ou na água do mar. Mas há placas nas praias de Dubai informando que não se deve andar de roupa de banho no calçadão. Ou seja, nada de sair sem camisa da cadeira e ir comer no quiosque em frente assim. Tem que colocar a roupa de novo.

Ainda sobre a praia: não é de bom tom tirar fotos das pessoas à sua volta na areia ou no mar. Li que assim como você se incomodaria se alguém tirasse fotos suas de biquíni, as muçulmanas de burquini (a burca de lycra, própria para banho no mar) não gostam de serem fotografadas.

Já escolheu seu hotel em Dubai? Reserve por este link do Booking e ajude o blog.

 

3 – Carinho no namorado em público? Não

Em Dubai, não é nada comum ver casais nem sequer de mãos dadas, quanto mais se abraçando ou dando beijinhos (nem na bochecha). Vi poucos casais de mãos dadas, sempre ocidentais. E quando, no ônibus que estava nos levando do terminal de embarque do aeroporto até nosso avião, eu dei um abraço no meu marido, senti os olhares de estranhamento à nossa volta.

 

Mãos dadas: não é comum em Dubai. Foto: Marcelle Ribeiro.

Mãos dadas: não é comum em Dubai. Foto: Marcelle Ribeiro.

4 – Bebida alcoólica: só em hotéis de redes internacionais

Ingerir bebida alcoólica na rua é proibido em Dubai. Aliás, bebidas alcoólicas só são servidas em restaurantes e bares de hotéis de redes internacionais. Nem no mercadinho perto do nosso hotel encontramos cerveja com álcool, só sem.

Alugue carro pelo site Rentcars, ganhe desconto e ajude o blog

 

5 – Língua: relaxe e fale inglês

Em todas as placas da rua, do metrô, das atrações turísticas, você vai ver as palavras escritas na língua local mas também em inglês. As pessoas que trabalham com turistas (recepcionista de hotel, garçom, funcionários de atrações turísticas e locadora de carro, motorista de uber) falam inglês bem.

 

6 – Mulheres sozinhas: é comum?

Eu fui a Dubai com meu marido e andei o tempo inteiro com ele. Vi algumas mulheres aparentemente andando sozinhas no metrô (que tem vagão exclusivo para mulheres), mas não sei dizer se, indo sozinha, você enfretará algum tipo de problema. A única história traumática de mulher sozinha em Dubai que sei é de uma amiga de uma amiga, que desceu do táxi bêbada e após ter brigado com o namorado à noite e apanhou na rua apenas por ser mulher e estar bêbada na rua.

 

7 – Vai ficar perto de uma mesquita? Acostume os ouvidos

As mesquitas tocam orações em forma de cânticos chamando os fiéis para rezarem quatro vezes por dia, inclusive de madrugada. Na hora de escolher seu hotel, veja no mapa se ele é muito perto de uma mesquita e cheque se outros hóspedes já reclamaram muito do barulho. Quando estive na Turquia, eu fiquei hospedada perto de uma mesquita. Acordei de madrugada na primeira noite, mas nas demais já estava acostumada. Outra solução é colocar um tampão de ouvido, daqueles próprios para locais barulhentos. Dica: normalmente as companhias aéreas dão esses tampões de brinde quando você entra no avião. Guarde os seus! 😉

 

 

Reserve seu hotel em Dubai por este link do Booking e ajude o blog.

Pensando em alugar um carro para conhecer Dubai e Abu Dhabi? Pelo Rentcars você reserva nas maiores operadoras do mundo, ganha desconto e ajuda o blog.

Faça seu seguro de saúde internacional pela Mondial por esse link e ganhe desconto

 

Leia mais:

Dubai: Quando ir, onde ficar e quantos dias ficar

Abu Dhabi: Passeio de 1 dia imperdível a partir de Dubai

Todas as dicas para você organizar sua viagem para Dubai

Mais curiosidades de Dubai no nosso Facebook (https://www.facebook.com/viciadaemviajar/), Instagram (https://www.instagram.com/viciada_em_viajar) e Twitter (https://twitter.com/viciadaemviajar).

Reserve no Booking e ajude o blog.

Receba os posts por e-mail

Desconto no Seguro Viagem

Curta nossa fanpage