As delícias da gastronomia grega e dicas de restaurantes em Atenas

postado por Marcelle Ribeiro e atualizado em: 05/09/2019
Compartilhar este artigo:

Pense no queijo mais gostoso que você já comeu. Já comeu queijo feta? Então você ainda não comeu um dos queijos mais gostosos que existem.Ok, a gastronomia grega é muito mais que o salgadinho feta, mas quando lembro da comida grega, o feta é a primeira coisa que vem à minha cabeça. Delícia!A gastronomia grega varia bastante de região para região do país e cada uma tem suas comidas típicas.

O certo é que salada grega e gyros você vai encontrar em todo restaurante.

A salada grega é ótima para aqueles que querem provar pratos típicos sem esquecer da balança: tem tomates, pepino, cebola crua, orégano, azeitonas, azeite e um pedaço de queijo feta em cima. Normalmente, vem acompanhada de pão pita. Comi várias saladas, mas esta aí da foto, do restaurante Koskimon, em Atenas, foi a primeira e a mais gostosa. E mais: as saladas gregas costumam ser baratas.

Procurando hotel? O Booking tem opções para todos os bolsos. Reserve por esse link, que tem o meu código, e ajude o blog.
grecia-atenas20

A salada grega com o queijo feta em cima. Foto: Marcelle Ribeiro.

Já o gyros é uma espécie de “churrasquinho” grego, que também existe na Turquia (mas os turcos chamam de doner kebab). Os gregos colocam carne num espeto de mais ou menos um metro de altura e esse espeto fica girando em torno de uma fonte de calor. Daí a carne vai assando aos poucos e eles vão cortando as partes externas para servir.

Mas a carne nunca vem em pedaços grandes: são sempre vários pedacinhos pequenos. E dá para fazer gyros de carne de porco, de carne de boi e de frango. O mais fácil de achar é o de porco. Ao lado da carne, coloca-se num prato o molho de iogurte com pepino típico da Grécia (chamado tzatziki, delicioso!), pão pita e batatas fritas.

grecia-atenas21

Gyros com batatas fritas e molho de iogurte. Foto: Marcelle Ribeiro.

É uma comida bem junk-food, você já deve ter notado. Comi gyros de frango, mas não curti tanto, porque o frango vem com pele, que apesar de ser gostosa quando assada, é mega calórica.

Até 30/09, desconto de 6% em aluguel de carro com a Rentcars para pagamento online! Retire o carro até 31/12/19!

Quando os gregos servem o churrasquinho dentro de um pão pita enrolado, também com tzatziki e batatas fritas, eles dão a essa comida o nome de souvlaki (que não comemos).

Os gregos adoram legumes e verduras recheados, seja com carne ou com arroz dentro. E é bem comum encontrar várias opções de berinjela no cardápio. Eu, que amo berinjela, me esbaldei. A mais gostosa foi uma que comi na ilha de Milos, gratinada com queijo feta e molho de tomate. Divina!

grecia-atenas23

Berinjela gratinada com tomate. Foto: Marcelle Ribeiro.

Os azeites gregos é que me decepcionaram um pouco. Na briga com os azeites italianos, definitivamente os azeites gregos perdem. Em compensação, como a Grécia tem azeitonas gostosas!

Seguro saúde viagem internacional: escolha entre as melhores operadoras e pague com 5% de desconto com o cupom VICIADAEMVIAJAR5! Atendimento 24h em português!

Outra coisa que comi e não curti foi moussaka, uma espécie de lasanha que leva carne moída, berinjela em fatias e massa à base de batatas por cima. A única que eu comi estava ruim (era congelada, e o meio estava frio!) e depois dela não quis provar mais nenhuma, traumatizei.

A Grécia me fez aprender a gostar de iogurte natural. Em todo hotel você encontrará um cremoso e caseiro iogurte, que é delicioso puro mesmo e melhor ainda se você colocar um melzinho. E os iogurtes, muitas vezes, são base para molhos salgados bastante bons.

Nas ilhas gregas, aproveite para comer peixes (que costumam ser a comida mais cara do cardápio). Eu não comi tanto porque não sou uma fã ardorosa de peixes e porque meu orçamento estava meio apertado. Mas os que comi estavam excelentes.

Passeio guiado de 1 dia e ingressos sem fila? Contrate aqui!

No quesito “bebidas típicas”, se você for duro na queda, prove a cachaça grega, chamada ouzo. É bem forte (dizem que o teor alcóolico é de 40%) e tem gosto de anis. Eu não gostei, parecia que eu estava bebendo perfume!

grecia-atenas22

O ouzo está no copo, é essa bebida meio esbranquiçada. Foto: Marcelle Ribeiro.

Em Atenas, o melhor restaurante em que comemos foi o Koskimon, que tem uma salada grega deliciosa e os tradicionais gyros. Ele fica numa rua cheia de lojinhas no bairro de Plaka, e tem mesas na varanda, onde dá para ver o movimento. Super agradável, com preço justo. O endereço é Adrianaou, 119. O restaurante abre das 6 da manhã às 2 da manhã.

Próximo à Acrópole, um restaurante que é simples, mas barato e com comida boa e honesta é a Taberna Plakiotissa, onde comi almôndegas bem saborosas. Não é um lugar especial para um jantar, mas é uma boa alternativa para comer a preços não extorsivos e descansar no meio do dia, entre uma atração e outra.

Leia também:

Compartilhar este artigo:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *