Como sair do aeroporto de Viena e outras dicas de metrô e passes

postado por Marcelle Ribeiro e publicado em 14/10/2012 - Atualizado em: 04/06/2019
Compartilhar este artigo:

Para conhecer os principais pontos turísticos de Viena, na Áustria, você provavelmente terá que pegar o metrô ou o trem em algum momento. É que apesar de muitos pontos turísticos ficarem no centro, alguns ficam mais distantes. E o transporte público também é um boa dica de como sair do aeroporto de Viena para o hotel ou o centro. Neste post eu explico tudo e ainda dou dicas de como economizar com passes na capital.

viena-schonbrunn

Os lindos jardins do Palácio Schonbrunn. Foto: Marcelle Ribeiro.

Como usar o metrô e o trem em Viena

Você pode comprar tíquetes e passes que valem só para o transporte público ou adquirir um passe que dê gratuidade nos metrôs, trens e etc além de ainda darem descontos em pontos turísticos de Viena.

 

Procurando hotel? O Booking tem opções para todos os bolsos. Reserve por esse link, que tem o meu código, e ajude o blog.

Tíquetes e passes só para o transporte público

O tíquete que vale por 24h em qualquer meio de transporte público de Viena está custando 8 euros por pessoa. O de 48h custa hoje 14,10 euros, e o de 72h, sai a 17,10 euros (preços atualizados de 2019). O de 1 semana custa 17,10 euros.

A validade do cartão começa a contar a partir do momento em que você o valida pela primeira vez numa maquininha no metrô, trem ou bonde (sim, você tem que validar o bilhete antes de entrar no vagão do metrô ou dentro do bonde). Os tíquetes podem ser comprados em máquinas na estação, em guichês, em bancas e tabacarias.

Há também o tíquete de 1 dia (não confundir com o de 24h), que vale a partir do momento da validação até a 1h da manhã do dia seguinte.

Pensando em alugar um carro? Compare em mais de 100 locadoras com a Rentcars! Pague em reais, sem IOF e parcelado em até 12X!

Crianças de até 15 anos viajando com um adulto não pagam (limite de uma criança por adulto). Mais informações no site oficial da empresa de transporte de Viena.

Veja o mapa oficial das linhas de trem e metrô de Viena aqui.

 

Seguro saúde viagem internacional: escolha entre as melhores operadoras e pague com 5% de desconto com o cupom VICIADASEMVIAJAR5! Atendimento 24h em português!

Passe conjunto com desconto em pontos turísticos

Dependendo de quais atrações você vai visitar em Viena, pode valer a pena comprar um passe que dá desconto em vários museus e outros pontos turísticos, além de gratuidade no sistema de transporte público. Veja aqui a lista de todos os locais que oferecem desconto e os valores deles.

Vienna City Card com a Linha Vermelha do transporte vale por 24h (17 euros por pessoa), 48h (25 euros) ou 72h (29 euros). Com ele você anda de graça no transporte público de Viena. Ele pode ser comprado em:

  • Hotéis
  • Nos postos de informações Turísticas na Albertinaplatz (diariamente das 9h às 19h), da Estação Principal de Viena (diariamente das 9h às 19h) e do aeroporto (diariamente das 7h às 22h)
  • Nos pontos de venda e informação da Wiener Linien (por exemplo, Stephansplatz, Karlsplatz, Westbahnhof, Landstrasse / Wien Mitte)
  • No aplicativo Vienna City Card
  • Na loja online, em inglês e imprimir em casa (e já usar direto)
  • No site da Get Your Guide, em português, pelos mesmos preços, e imprimir em casa

Há também outro tipo de passe que inclui transporte e ingressos. É o Easy City Pass, de 24h (14,90 euros), 48h (19,90 euros), 72h (24,90 euros) e uma semana (29,90 euros).

Passeio guiado de 1 dia e ingressos sem fila? Contrate aqui!

 

Como ir do aeroporto de Viena à cidade

Para ir do aeroporto até a cidade propriamente dita, ou vice-versa, há várias opções de transporte público em Viena:

1 – De Transfer

Um transfer privado do aeroporto de Viena para o hotel custa 11,09 euros por pessoa, com motorista que fala em inglês e busca no aeroporto com plaquinha. E você ainda reserva com antecedência, no site em português da Get Your Guide.

 

2- CAT – City Airport Train

É um trem especial que liga o aeroporto de Viena à estação do metrô Wien Mitte, em 16 minutos, por 11 euros por pessoa (só ida) ou 21 euros (ida e volta). Ele circula todos os dias das 5h38 às 23h35, e saem dois por hora. Não usei esse trem, pois achei ele muito caro. Mais informações no site oficial, em inglês. No site da Get Your Guide você pode comprar seu bilhete do CAT pelo mesmo preço, com a vantagem de o site ser em português. Imprima em casa e leve (voucher eletrônico).

 

3 – Metrô e trem

O trem urbano S-Bahn (que é identificado pela letra S, mas que por dentro é quase igual ao metrô, U-Bahn) também pode ser usado. A estação de trem que fica dentro do aeroporto é a S-7 Schwechat.

Por 4,10 euros por pessoa, você sai do aeroporto e chega na estação Wien Mitte em 25 minutos. Os trens circulam das 4h31 até as 23h46, de meia em meia hora, no sentido aeroporto, e das 4h54 até às 0h18 no sentido Wien Mitte, também com saídas de meia em meia hora. Usei o metrô e deu tudo certo. Mais informações aqui.

 

4 – Ônibus

Há várias linhas que ligam o aeroporto à cidade propriamente dita, todas da empresa Postbus. Não usei esse serviço. Mais informações neste site.

 

Leia também:

Compartilhar este artigo:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *