Desconto em atrações em Viena e dicas de transporte público

postado por Marcelle Ribeiro em 14/10/2012 - Atualizado em: 08/02/2019
Compartilhar este artigo:
viena-schonbrunn

Os lindos jardins do Palácio Schonbrunn. Foto: Marcelle Ribeiro.

Para conhecer as atrações mais bacanas de Viena, na Áustria, você certamente terá que pegar o metrô ou o trem em algum momento. É que apesar de muitos pontos turísticos ficarem no centro, alguns ficam mais distantes.Mas o metrô de lá é de primeiro mundo, claro. Além disso, eles têm bondes e trens urbanos.

O site da empresa de transporte público de Viena é esse aqui: http://www.wienerlinien.at/eportal/ep/home.do?tabId=0

No site oficial de turismo da Áustria também tem muitas informações práticas sobre transporte no país:
http://www.wien.info/en/travel-info/to-and-around/public-transport

Procurando hotel? O Booking  tem opções para todos os bolsos. Reserve por  esse link, que tem o meu código, e ajude o blog.

Em Viena, você pode optar por comprar ou não comprar o Vienna Card, que é um cartão que dá desconto em atrações turísticas e gratuidade no sistema de transporte público por 72h. Atualmente, o Vienna Card está custando 19,90 euros por pessoa. Mas você tem que fazer as contas antes de comprar para ver se ele realmente é vantajoso para você. É que o Vienna Card dá desconto em atrações e não a gratuidade nelas. Ou seja, pode ser que fique mais em conta comprar os ingressos dos museus e palácios pelo preço cheio e adquirir um passe apenas de transporte. Foi o que nós fizemos.

O tíquete que vale por 24h em qualquer meio de transporte público de Viena está custando 6,70 euros. O de 48h custa hoje 11,70 euros, e o de 72h, 14,50 euros. A validade do cartão começa a contar a partir do momento em que você o valida pela primeira vez numa maquininha no metrô, trem ou bonde (sim, você tem que validar o bilhete antes de entrar no vagão do metrô ou dentro do bonde). Os tíquetes podem ser comprados em máquinas na estação, em guichês, em bancas e tabacarias. Mais informações neste site aqui: http://www.wienerlinien.at/eportal/ep/programView.do/pageTypeId/10220/programId/11062/channelId/-8366

Só para você ter uma ideia: um tíquete unitário custa 2 euros (se você comprar na maquininha) ou 2,20 euros (se você comprar dentro do bonde).
Crianças pagam mais barato.

Pensando em alugar um carro? Compare em mais de 100 locadoras com a Rentcars! Pague em reais, sem IOF e parcelado em até 12X!

Veja o mapa oficial das linhas de trem e metrô de Viena aqui

Para ir do aeroporto até a cidade propriamente dita, ou vice-versa, há várias opções de transporte público em Viena:

1 – CAT – City Airport Train – É um trem especial que liga o aeroporto de Viena à estação do metrô Wien Mitte, em 16 minutos, por 12 euros por pessoa. Ele circula das 5h38 às 23h35, e saem dois por hora. Não usei esse trem, pois achei ele muito caro. Mais informações no site oficial: http://www.viennaairport.com/jart/prj3/va/main.jart?rel=en&content-id=1249344074245&reserve-mode=active

Seguro saúde viagem internacional: escolha entre as melhores operadoras e pague com 5% de desconto! Atendimento 24h em português!

2 – Metrô e trem – O trem urbano S-Bahn (que é identificado pela letra S, mas que por dentro é quase igual ao metrô, U-Bahn) também pode ser usado. A estação de trem que fica dentro do aeroporto é a S-7 Schwechat. Por 4 euros por pessoa, você sai do aeroporto e chega na estação Wien Mitte em 25 minutos. Os trens circulam das 4h31 até as 23h46, de meia em meia hora, no sentido aeroporto, e das 4h54 até às 0h18 no sentido Wien Mitte, também com saídas de meia em meia hora. Usei o metrô e deu tudo certo. Mais informações:
http://www.viennaairport.com/jart/prj3/va/main.jart?rel=en&content-id=1260752528082&reserve-mode=active

3 – Ônibus – Há três linhas que ligam o aeroporto à cidade propriamente dita, todas da empresa Postbus. Não usei esse serviço. Mais informações: http://www.postbus.at/en/Airportbus/Vienna_AirportLines/index.jsp

Veja a lista de todos os posts sobre a Áustria

Passeio guiado de 1 dia e ingressos sem fila? Contrate aqui!

 

Compartilhar este artigo:
Publicado por Marcelle Ribeiro

Jornalista, baiana, mas há mais de 20 anos moradora do Rio de Janeiro. Nos seus mais de 30 anos de vida, já viajou sozinha e acompanhada. Casada com o Guilherme, petlover e viciada em pesquisar novos destinos.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *