Áustria: como montar seu roteiro de viagem

postado por Marcelle Ribeiro em 02/10/2012 - Atualizado em: 08/02/2019
Compartilhar este artigo:
austria-viena

Palácio Schonbrunn e seus lindos jardins, em Viena. Foto: Marcelle Ribeiro.

A Áustria entrou no roteiro da minha última viagem para a Europa, em junho de 2012, de um jeito meio doido. Eu sabia muito pouco sobre o país. Uma grande amiga viajou para lá no ano passado, mas num esquema diferente do meu (com bebê) e conheceu Viena e Salzburgo. Ela adorou o país, falou com entusiasmo dele, e disse que curtiu ver os locais onde o filme A Noviça Rebelde foi filmado, em Salzburgo. Eu não achei o filme nada demais, e nunca tinha pensado em ir para lá.

Mas a gente tinha uma semana sobrando no nosso roteiro. Depois de Turquia e Grécia, ir para onde? A ideia inicial era ir para a Croácia, mas os preços das passagens da Grécia para lá eram proibitivos. E aí a gente começou a entrar nos sites de passagens aéreas Skyscanner e Kaiak (que fazem buscas nas principais empresas aéreas da Europa) e fomos testando: saindo de Santorini ou de Atenas no dia tal, para que cidade ficava barato voar? Excluímos as cidades que já conhecíamos e veio a decisão: Viena, capital da Áustria.

Como a minha amiga já havia despertado a minha atenção para o país, eu pesquisei por apenas 1 dia antes de comprar as passagens. Será que tinha o que fazer em 1 semana na Áustria? Li o guia da Folha sobre a Europa e vi umas fotos lindas de lá, principalmente do interior. E aí decidi que a gente tinha que ir para o interior, ver os lagos austríacos, rios e montanhas.

Procurando hotel? O Booking  tem opções para todos os bolsos. Reserve por  esse link, que tem o meu código, e ajude o blog.
austria-melk

A abadia de Melk vista durante passeio de barco pelo Danúbio. Foto: Marcelle Ribeiro.

O roteiro final acabou tendo um dia a menos do que o ideal, porque o nosso voo da Grécia para a Áustria foi alterado pela empresa aérea com um mês de antecedência. Eles cancelaram o único voo que sairia de Santorini para Viena no dia que queríamos e optamos por viajar no dia seguinte ao inicialmente planejado.

A viagem na Áustria foi meio corrida e, se eu fosse fazê-la novamente, teria colocado mais um ou dois dias no total no país, para fazer com mais calma o mesmo roteiro. Para acrescentar outras cidades, sugiro que você acrescente mais dias.

O roteiro que fizemos foi assim:

Pensando em alugar um carro? Compare em mais de 100 locadoras com a Rentcars! Pague em reais, sem IOF e parcelado em até 12X!

Dia 1 – 09/06/12 – Pousamos no aeroporto de Viena às 10h10 (mas acordamos às 05h para pegar o voo, que partiu de Santorini, na Grécia). Depois de perder um tempinho nos locomovendo até o hotel e fazendo o check in, conseguimos começar a passear em Viena mais ou menos às 13h.

Dia 2 – 10/06/12 – Passamos o dia inteiro passeando em Viena.

Dia 3 – 11/06/12 – Fizemos o check out no hotel de Viena e pegamos um trem às 9h18 para a cidade de Melk, na região que os austríacos chamam de Wachau, que tem pequenas cidades banhadas pelo Rio Danúbio. Deixamos as malas no armário da estação de trem de Melk, conhecemos a abadia da cidade, e depois pegamos um barco para passear pelo Danúbio. Fomos até a cidade de Spitz, almoçamos, voltamos a Melk de barco, pegamos as malas no armário e pegamos um trem até a cidade de Salzburg (ufa!!). Chegamos em Salzburg umas 22h, tão mortos que nem saímos para comer.

Seguro saúde viagem internacional: escolha entre as melhores operadoras e pague com 5% de desconto! Atendimento 24h em português!

Dia 4 – 12/06/12 – Pensa que a gente foi conhecer Salzburg? Que nada! Acordamos cedo e pegamos o ônibus intermunicipal para ir à minúscula cidade de Hallstatt (mas levamos quase 3h para chegar lá). Hallstatt é uma vila rodeada de montanhas lindas, à beira de um lago divino. É linda demais e valeu o esforço para ir até lá. Dormimos em Salzburg e conseguimos sair para jantar.

Dia 5 – 13/06/12 – Fizemos o check out do hotel, deixamos as malas no armário do hotel e fomos passear em Salzburg. Andamos e vimos tudo que estava na nossa lista de “atrações prioritárias”, sem correria. Mas não deu tempo de visitar as atrações da lista “se der tempo”. Pegamos um trem à noite para voltar a Viena. Dormimos em Viena.

Dia 6 – 14/06/12 – Fizemos o check out do hotel, deixamos as malas na recepção e fomos passear em Viena, até umas 16h. Às 19h45, nosso voo decolou para Istambul, de onde partiu o voo de volta para o Brasil.

Passeio guiado de 1 dia e ingressos sem fila? Contrate aqui!

Se eu tivesse mais dias para conhecer a Áustria, teria incluído mais um dia inteiro para Viena (tem muita coisa para visitar lá!), mais uns 2 dias para visitar cidades que ficam entre Salzburg e Hallstatt (que são lindas e têm lagos também), e mais um dia para fazer os deslocamentos sem tanta correria (a gente tentou passar o dia conhecendo uma cidade e viajando a partir das 19h, para economizar tempo, mas é meio cansativo). Do que pude conhecer do interior do país, o que mais gostei foi Hallstatt e Melk. O passeio de barco pelo Wachau foi legal, mas não é imperdível. E Salzburg é bonitinha, mas as outras cidades foram mais interessantes. E Viena é obrigatório, ok?

austria-hallstaat

A cidade de Hallstaat fica entre o lago e as montanhas. Foto: Marcelle Ribeiro.

Ah, aproveitando que estamos fazendo uma “introdução” sobre Viena: saiba desde já que é uma cidade cara, bem mais cara do que outras cidades européias. Os preços de hospedagem são altos e os ingressos para museus e outras atrações também, assim como comida.

O povo austríaco não é exatamente muito simpático, mas não chega a ser antipático. Muita gente fala inglês.

E os serviços de transporte no país são ótimos, bem pontuais.

Veja a lista com todos os posts sobre a Áustria

 

Compartilhar este artigo:
Publicado por Marcelle Ribeiro

Jornalista, baiana, mas há mais de 20 anos moradora do Rio de Janeiro. Nos seus mais de 30 anos de vida, já viajou sozinha e acompanhada. Casada com o Guilherme, petlover e viciada em pesquisar novos destinos.

Comentários

  1. Monique
    18 nov 2012

    como voces fizeram para ir do aeroporto de Viena para o Hotel ibis(antigo etap)

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *