Estender seguro viagem: 14 dúvidas comuns respondidas

postado por Marcelle Ribeiroe atualizado em: 04/08/2020

Daí você viajou pro exterior e quer fazer a renovação do seguro viagem porque passou uns dias a mais no destino, seja para turistar mais, ou por motivos de negócios ou por causa de algum evento climático extraordinário (como furacões ou nevascas). Ou até mesmo por algum problema alheio à sua vontade, como, por exemplo, a crise do novo coronavírus (Covid-19), que mexeu com voos, fronteiras… É fácil estender seguro viagem? Como fazer? Neste post a gente tira todas as dúvidas! Se preferir, clique no índice!

1 – É possível renovar seguro viagem?
2 – Todas as seguradoras aceitam estender seguro viagem?
3 – Uma seguradora que vende renovação de seguro pode se negar a estender o meu?
4 – Existe um limite do número de vezes para renovar seguro viagem?
5 – As coberturas já ficam disponíveis logo após a renovação?
6 – Com quanto tempo antes de vencer o contrato atual tenho de renovar?
7 – Depois do fim do prazo da apólice atual posso pedir renovação?
8 – Posso escolher outro plano da mesma seguradora ao estender seguro viagem?
9 – Como pedir para renovar seguro viagem?
10 – Como economizar ao estender seguro viagem?
11 – Melhor estender seguro viagem ou contratar um novo?
12 – Quero ir a outro país e renovar seguro viagem, pode?
13 – Existe diferença do preço da extensão da vigência do seguro?
14 – Remarcação de voo pela empresa aérea: como renovar seguro viagem?

1 – É possível renovar seguro viagem?

Sim, há seguradoras que permitem a prorrogação do prazo de validade do seguro viagem. Porém nem sempre essa opção está descrita de forma fácil de achar nos sites das empresas ou nos contratos de seguro (apólices). Nós vamos te ensinar neste post a pedir pra renovar seguro viagem. Existem planos feitos especificamente para renovação de seguro de quem já está no exterior, sabia?

Contudo, nem sempre é possível renovar seguro viagem. Isso vai depender da situação do passageiro e da data em que ele solicitou a renovação, como veremos abaixo.

>>Pegar 15% de desconto para estender seguro viagem com o cupom TRANQUILO<<

2 – Todas as seguradoras aceitam estender seguro de viagem?

Nem todas as seguradoras aceitam renovar seguro viagem, assim como nem todas aceitam fazer novos contratos se a viagem já estiver em andamento.

Dentre as seguradoras presentes no site da nossa parceira Seguros Promo, as principais empresas que oferecem estender seguro viagem são a Assist Card e a Intermac. A Seguros Promo é um buscador que reúne várias seguradoras e permite comparar preços e produtos de forma fácil. E está sempre oferecendo descontos.

estender seguro viagem acidente neve

Foto: Martin Büdenbender / Pixabay

3 – Uma seguradora que vende renovação de seguro pode se negar a estender o meu?

Sim, as companhias de seguro podem se recusar a estender o seguro viagem. Isso pode acontecer se, por exemplo:

1  – O viajante não apresentar todos os documentos exigidos

Como, por exemplo, passaporte, visto, comprovação de gastos para reembolso do seguro, entre outros.

2 – O cliente passar a morar de forma fixa em outro país que não o Brasil

Neste caso, ele não pode nem contratar um seguro novo nem renovar seguro viagem já contratado.

3 – O viajante estiver em atendimento médico

Caso o passageiro esteja fazendo algum tipo de tratamento no exterior ou internado quando solicitar a renovação, o pedido pode ser negado. Por isso é que algumas seguradoras pedem a declaração de saúde, que é uma ficha que o viajante deve preencher com algumas informações.

4 – O passageiro quiser renovar por mais tempo que o permitido

Há um limite de tempo de vigência do seguro renovado, que varia conforme seguradora, como falarei na próxima pergunta.

Porém, vale lembrar que cada seguradora possui uma regra para esta situação.

Leia também: Cupom Seguros Promo – Qual o maior desconto válido em seguros viagem?

4 – Existe um limite do número de vezes para renovar seguro viagem?

Não há um limite de número de vezes em que o seguro pode ser renovado, mas há um “limite de tempo“.

No caso da seguradora Intermac, por exemplo, a renovação do seguro pode durar no máximo 180 dias.

Por sua vez, a seguradora Assist Card emite renovação de seguro com validade por no máximo 365 dias, mas desde que o passageiro não esteja há mais de 2 anos viajando. Digamos que você esteja há um ano e meio em viagem e quer ficar mais 8 meses. A Assist Card só irá cobrir por 6 meses. Esses dois meses extras não terão cobertura.

Portanto, se antes mesmo de embarcar você já imagina que há a possibilidade de sua viagem ser estendida ou se você ainda não definiu a data em que vai retornar, o melhor é fazer uma pesquisa antes de embarcar para já escolher, antecipadamente, uma empresa de seguros que possibilite a renovação do seguro viagem. Com isso, você evita dor de cabeça.

Assista ao vídeo abaixo para saber mais sobre seguro viagem!

5 – As coberturas já ficam disponíveis logo após a renovação?

Não, porque as seguradoras estipulam um período de carência, que é o tempo decorrido entre a assinatura do contrato e a possibilidade da utilização dos serviços contratados.

Na renovação de seguro viagem, essa carência pode ir de 72 horas a partir da data de emissão da apólice a até 3, 5 ou 7 dias, dependendo da seguradora escolhida.

É importante dizer que esse prazo não começa a contar da data do pedido de compra do cliente e sim após a seguradora analisar os dados do passageiro e emitir a apólice. Na seguradora Intermac, por exemplo, é necessário que o cliente faça uma declaração de saúde, que será analisada pela seguradora. Somente após essa etapa, inicia-se a contagem das 72h de carência. 

Isso quer dizer que, se o passageiro precisar acionar a seguradora durante o período de carência, ele não terá direito à cobertura completa contratada. Ou seja, ele precisará esperar para ter direito a reembolso por despesas médico-hospitalares e/ou odontológicas, dentro do limite contratado, bem como traslado de corpo ou médico, entre outros. Só terá depois que terminar a carência.

Vamos supor que o contrato foi assinado em 01/08 e estabelece que o período de carência é de 01/08 a 04/08. Se do dia 01/08 a 04/08 o viajante ficar doente, não terá direito à cobertura contratada, como atendimento médico, por exemplo. Somente terá direito ao que contratou a partir de 05/08 até a data final do contrato.

Esses dias sem seguro em vigor podem resultar num gasto de milhares de reais dependendo do que acontecer e de onde você estiver.

Dica para não ficar sem cobertura

A minha recomendação é você contratar a extensão do seguro ainda na vigência do seguro inicial. Desta forma, você fica coberto por este seguro inicial até que a carência da extensão do seguro acabe. Mas é claro que você tem que fazer as contas das datas de vigência certinhas, ok?

6 – Com quanto tempo antes de vencer o contrato atual tenho de renovar?

Para a renovar seguro viagem, o pedido tem de ser feito antes do fim da vigência do contrato inicial.

O melhor é você pedir para prorrogar o seguro viagem logo que souber vai precisar alongar sua estadia.

Como falamos anteriormente, as seguradoras estipulam um período de carência para renovar o seguro que pode ir desde 72 hs a partir da data de emissão da apólice a até mesmo 7 dias, dependendo da seguradora escolhida. Entrando em contato com antecedência, você diminui a chance de ficar sem cobertura por um período.

7 – Depois do fim do prazo da apólice atual eu posso pedir para renovar seguro viagem?

Não, não é possível estender o seguro viagem neste caso. Nesta situação, será necessário contratar um novo seguro. Porém, lembre-se de que nem todas as seguradoras aceitam fazer novos contratos se a viagem já estiver em andamento. E mesmo quando aceitam fazer, também podem estabelecer um período de carência. E também podem se negar a fazer um contrato novo para o passageiro caso ele não atenda a alguns pré-requisitos.

8 – Posso escolher outro plano da mesma seguradora ao estender seguro viagem?

Normalmente, a prorrogação deve ser feita no mesmo plano contratado inicialmente, mas o ideal é checar com a seguradora que você contratou.

avião estender seguro viagem

Foto: Holgi / Pixabay.

7 – Posso escolher outra seguradora ao renovar seguro viagem?

Você pode até escolher uma outra seguradora para contratar no período a mais em que ficará no exterior, mas daí não será considerada extensão de seguro viagem e sim um novo contrato. A renovação do seguro viagem propriamente dita só acontece com a mesma companhia de seguros inicialmente contratada. Mas lembre-se que nem todas as empresas oferecem essa possibilidade de extensão do seguro viagem.

Caso você prefira ou precise trocar de seguradora, você deverá fazer uma nova proposta. Esta outra empresa, então, vai analisar o seu caso e, se aceitar te vender o novo seguro, você terá um novo contrato.

Entretanto, como falamos, pode haver um período de carência para utilização desse novo seguro se você já estiver no exterior, que pode variar de 72h a 7 dias. E, ao solicitar a contratação de um seguro novo estando em viagem, a seguradora também pode se recusar a te vender um seguro novo, se você não apresentar todos os documentos exigidos, como passaporte, visto, comprovação de gastos para reembolso do seguro, ou se estiver em tratamento médico no exterior, por exemplo.

É importante prestar atenção ao prorrogar seguro viagem para não correr o risco de o seu seguro inicial já ter vencido e o novo ainda não estar valendo.

9 – Como pedir para renovar seguro viagem?

Você pode comprar a extensão do seguro viagem pelo site da Seguros Promo. Como você já estará no exterior, na home, no campo “Data de embarque no Brasil”, coloque a data na qual deseja que a sua extensão de seguro se inicie (marquei com uma seta rosa na imagem abaixo).

home site seguros promo estender seguro viagem

Observe a seta rosa na imagem. Foto: Reprodução site Seguros Promo.

Para encontrar os planos para estender seguro viagem no site da Seguros Promo, basta observar, no resultado da sua pesquisa, a sinalização “ideal para renovação” na tela de resultados (marquei com uma seta rosa na imagem abaixo).

site seguros promo estender seguro viagem

Observe a seta rosa na imagem. Foto: Reprodução site Seguros Promo.

Ao clicar para ver os detalhes de um plano, observe que já no início a tela mostra o período de carência para estender seguro viagem (destaquei com uma seta rosa na imagem de simulação abaixo).

busca site seguros promo estender seguro viagem

Observe a seta rosa na imagem. Foto: Reprodução site Seguros Promo.

Porém, como já falamos aqui, mesmo entre as seguradoras que oferecem a renovação do contrato, ela não é garantida, por que a empresa pode se recusar a estender o seguro viagem. A seguradora vai fazer uma análise caso a caso e também uma nova cotação.

Se você tiver dúvidas sobre como prorrogar seguro viagem, o ideal é entrar em contato com o atendimento da Seguros Promo, pelo e-mail [email protected] ou pelo WhatsApp, pelo telefone (31) 3972-7096. Vale lembrar que se você escolher o plano errado ou não estiver apto a renovar, a seguradora negará o atendimento e você ficará sem o seguro.

Se eu não contratei o primeiro plano com a Seguros Promo, posso contratar a ampliação do seguro com ela?

Sim. Neste caso, os consultores da Seguros Promo vão checar o seu perfil como cliente, a situação na qual você se encontra e indicar o melhor plano para você prorrogar o seguro viagem.

10 – Como economizar ao estender seguro viagem?

Você pode usar o nosso cupom de 5% de desconto, válido na compra de qualquer seguro novo ou em renovação. Basta acessar o site da Seguros Promo e ao final da compra, na tela de pagamento, informar o cupom VICIADAEMVIAJAR5.

Além disso, vira e mexe há cupons de desconto maiores. Até 31/08/20, por esse link da Seguros Promo, você ganha 15% de desconto com o cupom TRANQUILO. E se pagar no boleto bancário, usando qualquer cupom, ganha mais 5% off para prorrogar o seguro viagem.

11 – Melhor estender seguro viagem ou contratar um novo?

Na prática, tanto ao estender seguro viagem quanto ao contratar um novo, você terá que passar por um período de carência. E não dá para dizer se é mais barato prorrogar seguro ou contratar um novo. Os processos internos são diferentes, mas pelo que pesquisei, a extensão não tem grandes vantagens na comparação com a contratação de um novo seguro, e vice-versa. Além disso, em ambos os casos a seguradora pode se recusar a fechar contrato com você e sua situação terá que ser analisada.

O que importa é você não ficar sem seguro no exterior, seja um novo seguro ou com seu seguro renovado.

12 – Quero ir a outro país e renovar seguro viagem, pode?

Vamos supor que você estava viajando na Europa e decidiu ampliar a sua viagem, mas agora vai para a Ásia. Ou estava viajando para um país da América do Sul e decidiu ampliar a viagem para conhecer outro do mesmo continente. Como prorrogar o seguro viagem neste caso?

A Seguros Promo informou que todos os seguros são mundiais e que o cliente só deve se atentar se o plano atende às exigências do destino, como no caso da Europa, que são, no mínimo, 30 mil euros. Além disso, também há planos que não cobrem os EUA, mas o site especifica quando.

13 – Existe diferença do preço da prorrogação da vigência do seguro?

Supondo que você contratou um seguro para a Europa por 30 dias por R$ X e quer ampliar a vigência dele por mais 30 dias. O preço desses novos 30 dias será igual ao preço que pagou pelos primeiros 30 dias?

De acordo com a Seguros Promo, a princípio, o preço será o mesmo, pois não é mais caro ou mais barato renovar. Contudo, há outros fatores que impactam o valor do seguro, como variação do dólar e aumento do valor do plano. Por isso, não necessariamente o valor da renovação do seguro será proporcional ao que você pagou antes.

14 – Remarcação de voo pela empresa aérea: como renovar seguro viagem?

Há casos em que o viajante quer voltar ao Brasil, mas a companhia aérea fica remarcando seguidas vezes a passagem de retorno, como no caso da pandemia do novo coronavírus, em que as fronteiras de vários países fecharam abruptamente e milhares de voos foram cancelados. Isso levou muita gente a ficar “presa” no exterior, tendo seu retorno adiado.

Nestes casos, dependendo da seguradora, o viajante não vai conseguir estender o seguro viagem, uma vez que há seguradoras que pedem análise com 7 dias, 5 dias e 48 horas antes do fim da vigência da atual apólice.

No caso em questão, o passageiro deve entrar em contato com o atendimento da Seguros Promo (pelo e-mail [email protected] ou pelo WhatsApp, pelo telefone (31) 3972-7096) e solicitar uma emissão em viagem com outra seguradora. E ainda assim há carência, normalmente de 72 horas. Ou seja, pode ser que ele fique sem o seguro, dependendo da situação.

OBSERVAÇÃO: Todas as informações deste post estão de acordo com as regras vigentes até o dia 15/07/2020. Pode haver mudanças de regras e é sempre bom checar com cuidado na hora de estender seguro viagem.

>>Pegar 15% de desconto para estender seguro viagem com o cupom TRANQUILO<<

Leia também:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *