Glaciar Perito Moreno (El Calafate): 7 razões para conhecer e como visitar

postado por Marcelle Ribeiro e atualizado em: 09/08/2023

O Glaciar Perito Moreno é uma daquelas coisas que você não pode deixar de ver uma vez na vida. Não sei se é a maior geleira do mundo, mas definitivamente é um motivo e tanto para você visitar a cidade de El Calafate, na Patagônia Argentina.

Primeiro, vou dar 7 razões para você conhecer o glaciar Perito Moreno. E em seguida, explico sobre a melhor época para conhecer, o que fazer lá, falo de preço, mapa, como ir, e tours.

Glaciar Perito Moreno (Argentina) – 7 razões para conhecer

1 – É algo que vai ficar marcado na sua memória pra sempre. Com 254 km quadrados, o glaciar Perito Moreno tem uma área similar à da cidade de Buenos Aires. A altura chega a 50m em alguns pontos e a 70m em outros. Isso sem falar que ele tem 160m de profundidade (abaixo d’água).

2 – É fácil de chegar. Tem aeroporto perto e a estrada para lá é boa. Dá para ir de carro alugado, de ônibus ou em tours.

3 – Pessoas de qualquer idade podem ir conhecer, pois parte das passarelas que levam aos mirantes são em rampas, acessíveis inclusive para cadeirantes. Há também um elevador. O parque onde o glaciar está localizado é bem acessível. E em 15 minutos da entrada você já vê o glaciar.

4 – É um dos passeios mais baratos para fazer em El Calafate e na Patagônia Argentina.

5 –  É visitável durante todo o ano, seja no verão, inverno ou nas outras estações.

6 – Se você quiser adicionar emoção ao passeio, pode fazer um minitrekking em cima da geleira!

7 – Ver um parte da geleira se desprendendo e caindo no lago é de outro mundo. Primeiro você escuta uns pequenos barulhos. Com um pouco de paciência, vê a rocha se soltando e fazendo um barulhão! Eu vi em 10 minutos de uma gélida espera. E acontece isso quase que diariamente.

mini trekking glaciar perito moreno

Grupo começando o mini trekking no glaciar Perito Moreno. Foto: Marcelle Ribeiro.

Como planejar sua visita ao Perito Moreno

Agora vamos às informações práticas? Se preferir, clique no índice.

Onde fica o Glaciar Perito Moreno?
Como ir ao Glaciar Perito Moreno?
Melhor época para conhecer o Glaciar Perito Moreno
O que fazer no Perito Moreno
Onde comer no Perito Moreno
Com que roupa ir ao Glaciar Perito Moreno
Onde se hospedar para conhecer o Glaciar Perito Moreno
Quem foi Perito Moreno e curiosidades

Onde fica o Glaciar Perito Moreno?

O glaciar Perito Moreno fica dentro do Parque Nacional Los Glaciares, a cerca de 80km de distância do centro da cidade de El Calafate, na província de Santa Cruz, dentro da região conhecida como Patagônia Argentina. O aeroporto mais próximo do Perito Moreno é o de El Calafate.

O Perito Moreno fica a uma distância de Buenos Aires de 2.840 km. Já a distância do Perito Moreno a Bariloche é de 2.600 km.

Confira abaixo o glaciar Perito Moreno (que é o ponto “Ruta Provincial 11) no mapa:

Como ir ao Glaciar Perito Moreno?

De ônibus

Os ônibus saem do Terminal Rodoviário de El Calafate, a cerca de 2km do centrinho da cidade, com horários pré-definidos para ida e volta. A viagem dura 1h30. As empresas abaixo fazem o trajeto, mas o site de algumas não está funcionando para a venda de passagens:

Outra opção é comprar a passagem de ônibus pela Civitatis, site que eu mesma já testei e aprovei. É uma multinacional de transfers, ingressos e passeios, que também opera em El Calafate. Na Civitatis a passagem de ônibus do Terminal Rodoviário de El Calafate para o Glaciar Perito Moreno está custando 4.586 pesos (US$ 30 ou R$ 165). Este valor é referente a setembro de 2022.

Glaciar Perito Moreno – Como ir de carro alugado

Os 80km de distância entre El Calafate e as passarelas do glaciar Perito Moreno são de estrada de ótima qualidade, pela Rota 11. Para quem preferir alugar um carro, eu recomendo o site Rentcars, onde você compara preços de várias locadoras e paga em reais.

Mas se você for no inverno, não esqueça de colocar correntes nos pneus.

Em um tour específico para o Perito Moreno

Foi essa a maneira que eu escolhi ir. Foi bacana porque no caminho da ida e da volta, a nossa guia explicou um monte de curiosidades sobre a geleira, então já chegamos lá sabendo sobre ele e na volta pudemos tirar dúvidas. Além disso, aprendi não só sobre o Perito Moreno. El Calafate também foi tema das explicações da guia.

Outra vantagem foi não ter que me deslocar do meu hotel, o Quijote, até a rodoviária de El Calafate para pegar um ônibus. Como o meu hotel era bem no centrinho da cidade, eu teria que pegar um táxi até a rodoviária, que ficava a 2,5km de distância, com direito a ladeira. O tour, por sua vez, me pegou e me deixou na porta do hotel.

Fiz o passeio com a agência Daytours4u*. O preço do tour é de US$ 49 e ele é de dia inteiro. Neste valor não estão incluídos a entrada do Parque Nacional los Glaciares, de cerca de 4 mil pesos (US$ 28), nem o passeio opcional de barco, cujo preço é de US$ 23. Todos os valores são de setembro de 2022.

O micro-ônibus me pegou às 9h30 no hotel e cerca de 1h depois chegamos em um mirante onde paramos para fotos da geleira.

Não é necessário agendar o tour com antecedência, reservando na véspera já está bom.

na passarela do glaciar Perito Moreno

Passeio às passarelas do glaciar.

Opcional: passeio de barco

Em seguida, fomos para o ponto de embarque para quem optou pelo opcional do passeio de barco, chamado de Safári Náutico.

A embarcação navega bem próxima de um dos paredões do glaciar Perito Moreno, por cerca de 40min a 1h. Apesar do nome de “safári” é um passeio bem suave e tranquilo, em que você pode ficar na varanda para mil fotos com a geleira.

Quem optou por não fazer o passeio de barco (que só é operado com exclusividade por uma outra empresa), ficou esperando no micro-ônibus no estacionamento os demais retornarem.

glaciar Perito Moreno safari nautico

Barco bem perto da geleira. Foto: Marcelle Ribeiro.

Depois de mais uns minutinhos na estrada, já chegamos às passarelas que levam aos mirantes onde você vê bem de perto a geleira. Nossa guia nos deu 2h de tempo livre para conhecer a região, incluindo o tempo do almoço (calma que já já eu explico sobre onde comer no Perito Moreno e falo do mapa das passarelas).

Esse tempo foi suficiente para comer e ver o glaciar dos melhores pontos de 2 das 3 trilhas de passarelas. A outra trilha eu fiz parte no dia seguinte, pois retornei lá durante outro tour, o do minitrekking. Mas em 2h já dá para ver o essencial.

Ao final, retornamos de micro-ônibus a El Calafate.

De remis / táxi

Um motorista de remis (espécie de táxi especial) nos disse que era possível ir de remis para o Perito Moreno, bastando combinar horário de saída e retorno. Em 2019, ele cobrava 4 mil pesos (US$ 68 ou R$ 280) ida e volta e levava 4 passageiros. É o mesmo preço de ir de ônibus.

Melhor época para conhecer o Glaciar Perito Moreno

As passarelas do glaciar Perito Moreno podem ser visitadas em qualquer dia do ano. Os horários de funcionamento do Perito Moreno (Parque Los Glaciares) são das 8h às 18h, e 1° de Setembro a  30 de Abril; e das 9h às 16h, de 1° de Maio a 31 de Agosto.

Porém, vale lembrar que é um passeio completamente ao ar livre e ir ao Perito Moreno no inverno significa enfrentar um frio que marca uma temperatura de -2ºC no termômetro, mas que pode ser ainda maior por conta do vento e da neve.

Eu estive nas passarelas do glaciar Perito Moreno em dois dias seguidos em meados de outubro, no meio da primavera. Em teoria, a temperatura média de El Calafate é de 8,7 ºC nesta época. Entretanto, no primeiro dia ventava muito e até nevou um pouco. Mesmo super hiper bem agasalhada, com três camadas de roupa e corta-vento, o frio fez doer as bochechas e o nariz.

Já no dia seguinte, estava um “calor danado”, pois o sol abriu.

Por isso, acredito que a melhor época para ir ao Perito Moreno é o final da primavera e o verão (dezembro a março), quando a temperatura pode chegar em uma temperatura na casa dos 13ºC. Independentemente da época do ano, não se preocupe com a chuva, pois quase não chove lá.

temperatura média mensal glaciar perito moreno

Clique na imagem para ir para o site da previsão.

O que fazer no Perito Moreno

Há 4 tipos de atrações no glaciar Perito Moreno.

1 – Passeio nas Passarelas

Foi o que eu fiz na primeira vez que fui. Há 5 trilhas no glaciar Perito Moreno. Mas todas são de plataforma de madeira.

• Amarela – É a mais fácil e a que permite a melhor vista. Tem 565m e parte dela é acessível para cadeirantes. De lá você vê o glaciar e o Canal de los Témpanos (témpanos é iceberg em espanhol. São os pedaços de gelo que caíram após se desprenderem da geleira). É onde todos começam a caminhada.
  • Roxa – É o Passeio da Costa. Tem 1.117 metros, mas como em parte desta trilha você se afasta do glaciar, não faz sentido fazer ela toda. Tem escadas.
  • Vermelha – Passeio Inferior – Tem 1.100 metros e muitas escadas. Tem 3 mirantes (apesar de dar para ver o glaciar em boa parte da trilha). Eu fui aos 3 e voltei em 40 minutos.
  • Verde –  Passeio do Bosque – É uma trilha pela mata, em que nãos e vê tão bem o glaciar. Tem 570m.

Veja abaixo no mapa das passarelas do glaciar perito Moreno:

mapa trilhas glaciar perito moreno

Mapa das trilhas do glaciar Perito Moreno.

glaciar Perito Moreno vista da trilha vermelha

Vista da trilha Vermelha. Foto: Marcelle Ribeiro.

Passarelas: quanto tempo preciso para conhecer?

Uma das minhas maiores dúvidas antes de viajar era sobre quanto tempo eu precisaria para conhecer o glaciar Perito Moreno das passarelas. A 1h que eu teria nas passarelas durante o tour minitrekking seria o suficiente? Sim, seria. Porque a visão que se tem de um ponto das passarelas é bem parecida com a que se tem de outro.

Eu fiz assim: no primeiro dia, com o passeio exclusivo às passarelas, eu dediquei 30 minutos das minhas 2h lá para comer e a 1h30 restante para fazer a trilha Amarela e a parte interessante da trilha Roxa. Deu tempo de ficar esperando inclusive uma parte do glaciar se desprender e cair na água do rio.

No dia seguinte, em que voltei lá nas passarelas com o tour do minitrekking, eu visitei os 3 mirantes da trilha Vermelha em 40min.

lago dos icebergs glaciar perito moreno

O lago dos icebergs. Foto: Marcelle Ribeiro.

2 – Safári Náutico

É um passeio de barco que navega bem próximo de um dos paredões do glaciar Perito Moreno, por cerca de 40min a 1h. É um passeio bem suave e tranquilo, em que você pode ficar na varanda para fotografar. Há espaço para todos. Ele navega pelo Brazo Rico.

Como eu já havia feito um passeio de barco a outras geleiras no dia anterior (à Upsala e Spegazzini), achei meio repetitivo fazer o tour de barco ao Perito Moreno. O ideal seria ter feito o tour às passarelas do Perito Moreno no meu primeiro dia de viagem, mas como eu tive que conciliar a minha agenda com a da minha mãe, que chegou uns dias antes, isso não foi possível.

Em setembro de 2022 este passeio Safári Náutico está custando cerca de 4.500 pesos (US$ 29 ou R$ 161).

vista do safari nautico glaciar Perito Moreno

Vista do Safári Náutico. Foto: Marcelle Ribeiro.

3 – Mini trekking Perito Moreno

Fazer o Mini Trekking Perito Moreno foi uma experiência única. A agência me pegou no hotel e foi direto para o ponto em que pegamos uma embarcação que, assim como no Safári Náutico, passou bem próximo de um dos paredões da geleira. Inclusive parte do trecho navegado é o mesmo.

Daí desembarcarmos em umas casas de apoio (“refúgios”), onde pudemos ir ao banheiro e deixar as mochilas. Em seguida, fizemos uma caminhada numa trilha curta de madeira (cerca de 30min) até o ponto em que colocamos capacetes e “grampões” nos pés, para caminhar na geleira sem o risco de escorregar.

Depois, começamos a caminhada na geleira, de cerca de 2h no total. Cada guia foi com 19 pessoas e eles falam inglês e espanhol. Foi um pouquinho cansativo (o nível de dificuldade é médio), mas nada demais. Super seguro e com um visual incrível.

Mas vale lembrar que é super importante fazer um seguro viagem para ir para El Calafate. Até porque, com a mudança de um ambiente frio para outro aquecido (como restaurantes e hotéis), a gripe está sempre à espreita. Eu recomendo o Seguros Promo, site que vende seguros de diversas seguradoras, com preços imbatíveis. Com o cupom VICIADA15 você tem sempre 15% de desconto.

Ao final do mini trekking, tomamos whisky com gelo do próprio glaciar e bombons. Por fim, tiramos os grampões e retornamos ao refúgio pela mesma trilha de madeira.

mini trekking glaciar Perito Moreno el calafate

A vista da geleira é de outro mundo.

glaciar perito moreno mini trekking picareta

Brincando com a picareta usada pelo guia para nos ajudar.

Lanche e preço

Tivemos 1h livre para almoçar nossos lanches no refúgio e tirar fotos. O problema é que eu não levei um, achando que a parada para almoço seria na lanchonete das passarelas, como foi quando minha mãe esteve lá. E no refúgio não vendem absolutamente nada (nem água). Por isso, fica a dica: leve seu sanduíche, barrinha de cereal, fruta, água, etc.

Em seguida, pegamos novamente o barco e depois o ônibus para ir para as passarelas do glaciar Perito Moreno, onde tivemos 1h livre. Chegamos no final da tarde em El Calafate.

O minitrekking é operado apenas por uma empresa, a Hielo e Aventura, mas é vendido por várias, como a Civitatis, que nós já testamos e aprovamos. É mais barato comprar diretamente pelo site da Hielo e Aventura. Em setembro de 2022 ele está custando 29 mil pesos por pessoa (aproximadamente US$ 220).

É um passeio de dia inteiro (10h no total). Ele é disponibilizado de 6 de julho a 31 de maio e como há um número limitado de vagas, é importante reservar com antecedência.

Esse passeio só pode ser feito por pessoas entre 10 a 65 anos de idade. Não pode ser feito por grávidas nem por pessoas com alguma deficiência ou problemas cardíacos e respiratórios.

Ah, se você for fazer o mini trekking Perito Moreno, acho que não tem necessidade de fazer também um tour exclusivo para as passarelas em outro dia.

glaciar Periro Moreno homens rochas

Vista do Refúgio, Olhando assim até parece que a geleira é baixa. Foto: Marcelle Ribeiro.

poca água glaciar Perito Moreno

Dizem que essa água é potável. Foto: Marcelle Ribeiro.

4 – Perito Moreno – Big Ice

O Big Ice Perito Moreno é uma caminhada em cima da geleira mais puxada. Nível de dificuldade alto. O almoço acontece em cima da geleira. Dura 12h e está disponível de 15 de setembro até 30 de abril. Só pessoas de 18 a 50 anos podem fazer.

Em setembro de 2022 a Hielo y Aventura, que é a operadora do passeio, está cobrando cerca de US$ 370 pelo passeio.

arco glaciar perito moreno

Arco no glaciar. Foto: Marcelle Ribeiro.

Onde comer no Perito Moreno

Na parte das passarelas do Perito Moreno há lanchonete que vende algumas opções de refeição e lanches frios e quentes. Eu “almocei” uma empanada + uma batata frita Lays + um brownie + uma água por um total de 355 pesos (US$ 6 ou R$ 25). O valor é de 2019.

Com que roupa ir ao glaciar Perito Moreno

O ideal é se vestir em camadas. Primeiro, uma blusa térmica e uma calça térmica. Por cima, uma camisa quentinha, como as de fleece, e uma calça, que pode ser impermeável (principalmente se você fizer o mini trekking ou o Big Ice). E o mais importante: um casaco corta-vento para vestir como terceira camada. Se ela for forrada e quentinha por dentro, melhor ainda.

Você pode ir de tênis mesmo ou bota de trekking comum (eu fiz o mini trekking com minha bota de trekking que não é 100% impermeável).

O ideal é levar um gorro e uma pescoceira. Para fazer o mini trekking Perito Moreno é preciso usar luvas, mas se você não tiver, eles emprestam lá. Eu levei luvas touch, que permitem mexer no visor do celular sem ter que tirar a luva e foi perfeito.

glaciar perito moreno passarelha mata

A mata em contraste com a geleira nas passarelas. Foto: Marcelle Ribeiro.

Quanto custa ir ao Glaciar Perito Moreno?

O preço de ir ao Perito Moreno vai variar do que você vai fazer. Os valores abaixo são de setembro de 2022.

• Passeio guiado para as passarelas do Perito Moreno: US$ 42
  • Entrada no Parque Nacional los Glaciares: US$ 28.
  • Passeio de barco Safári Náutico: US$ 29.
  • Mini trekking: US$ 220.

Onde se hospedar para conhecer o Glaciar Perito Moreno

O ideal é se hospedar na cidade de El Calafate, que tem cerca de 25 mil habitantes. Eu fiquei no hotel Quijote e adorei. Localização perfeita, no centrinho, perto de restaurantes e lojas. Quarto confortável e café da manhã bom. Ótimo wifi.

Quem foi Perito Moreno e curiosidades

Quem foi Perito Moreno e por que a geleira tem esse nome? Francisco Pascuacio Moreno foi um cientista e explorador argentino, que atuou como “perito” nas disputas limítrofes entre Argentina e Chile. Sim, porque parte da região conhecida como Patagônia é chilena e outra parte é argentina. Inclusive as Cordilheiras dos Andes são parte de um país, parte de outro. Em homenagem a esse especialista, a geleira tem o nome Perito Moreno

Como o Perito Moreno se formou?

À medida que a neve cai, ela se deposita e se compacta formando um gelo firme com o tempo. Esse gelo vai se tornando cada vez mais duro pela pressão e com o tempo. As temperaturas frias constantes ajudam nesse processo.

Por que o Perito Moreno se rompe?

A geleira Perito Moreno é considerada estável, porque a quantidade de pedaços que se rompem e se desprendem não faz ela diminuir de tamanho. Desde 1914 tem esse tamanho. O glaciar está constantemente recebendo mais gelo da parte de cima, da neve que cai por gravidade das Cordilheiras dos Andes e se compacta em forma de gelo.

Pelo que nos explicaram alguns guias em El Calafate, a geleira se rompe num processo natural. Não é algo considerado um problema no caso do Perito Moreno, pois o tamanho dele está se mantendo.

Veja outras sugestões de passeios, atividades e coisas para fazer em El Calafate no site da Daytours4u.

*O Viciada em Viajar fez o passeio às passarelas do Perito Moreno como cortesia da Daytours4u e se hospedou no Hotel Quijote também como cortesia. Este post representa a nossa real opinião sobre as experiências.

Assista abaixo um vídeo sobre El Calafate!