Onde ficar em Porto (Portugal): melhores bairros e 8 dicas de hotéis

postado por Marcelle Ribeiro e atualizado em: 27/10/2019
Compartilhar este artigo:

Porto é uma ótima opção para servir de base para quem quer conhecer o Norte de Portugal. Além das várias atrações que a própria cidade oferece, ela fica bem próxima de Guimarães, Aveiro e outras que podem ser conhecidas em bate-voltas. Mas onde ficar em Porto?

A cidade não é tão grande, e entender os melhores bairros e regiões na hora de decidir onde ficar em Porto não é muito difícil. Muitos turistas preferem a região central, conhecida como Baixa, por concentrar as maiores atrações e pela boa oferta de transporte e de hotéis. Mas é claro que o blog tem dicas desta e de outras áreas, além de uma outra cidade: Vila Nova de Gaia.

Procurando hotel? O Booking tem opções para todos os bolsos. Reserve por esse link, que tem o meu código, e ajude o blog.

Onde ficar em Porto: Centro/Baixa

Como disse logo no começo do post, a Baixa, como os portugueses chamam o Centro, é a região preferida da maioria dos turistas. Por que? Pois concentra uma boa oferta de hotéis e também vários pontos turísticos do Porto, como a Torre dos Clérigos, o Mercado do Bolhão e também a Estação São Bento, que é um misto de ponto turístico e meio de transporte. Ela é uma estação de trens linda e que serve como ponto de saída para bate-voltas para outras cidades do norte de Portugal.

Além disso, é fácil encontrar bares e restaurantes. Se você gosta de caminhar, essa região também é ótima porque é possível ir andando até a Ribeira sem se cansar muito. Outro ponto positivo é que você estará em uma parte mais alta e não precisará subir tantas ladeiras.

Dicas de Hotéis na Baixa

The Gate – Foi aqui que o maridão se hospedou em agosto de 2019. Ele tem nota 9 no Booking e fica bem perto da Estação São Bento. Os quartos são novos e limpos, com ar-condicionado e TV de tela plana. O café da manhã é bem gostoso e variado.

DESCONTO DE 5% no Esquenta Black Friday para aluguel de carro na Rentcars, com o cupom NOVEMBER. Vale até 30/11, com retirada do carro até 31/12! Compare preços de várias locadoras!

Portanto, para ele, o The Gate é uma ótima opção de onde ficar em Porto.

Onde ficar em Porto The Gate

Os quartos do The Gate não são grandes, mas bem organizados. Foto: Booking

Vera Cruz Porto Downtown Hotel – Quem ficou neste hotel foi o irmão da minha amiga Marina. Ele fica em uma transversal da Avenida dos Aliados, próximo ao metrô e à estação São Bento. Os quartos têm ar-condicionado, TV de tela plana e isolamento acústico. O hotel tem nota 8,2 no Booking e café da manhã incluído no preço da diária.

onde ficar em porto hotel Vera Cruz

O Vera Cruz fica no Centro e perto do metrô Aliados. Foto: Booking.

Selina Porto – Minha amiga Roberta está procurando hostels para ficar no Porto e me mandou essa dica, que tem nota 8,8 no Booking. O Selina é interessante porque pode hospedar casais em quartos duplos ou grupos em quartos compartilhados, que têm preços bem em conta. Todas as acomodações têm ar-condicionado. Além disso, ele aceita pets! O café da manhã é opcional.

Black November até 21/11! Seguro saúde viagem internacional: escolha entre as melhores operadoras e pague com 15% de desconto com o cupom BLACK! Atendimento 24h em português!
onde ficar em porto hostel Selina

O Selina tem quartos compartilhados e aceita pets. Foto: Booking

Onde ficar em Porto: Ribeira

A Ribeira é outra região super concorrida no Porto, com bons hotéis e restaurantes e, se você der sorte ou tiver uma graninha a mais, dá pra ficar com vista para o Rio Douro e Vila Nova de Gaia.

Mas não é o lugar se você está procurando um pouco mais de tranquilidade. O fluxo de turistas é grande o tempo todo!

onde ficar em porto ribeira

Vista da Ribeira do Douro. Foto: Maridão.

O Palácio da Bolsa e a Ponte Luís I ficam por aqui. Se você quer provar o máximo de rótulos de vinho do Porto, a Ribeira também é uma boa opção de onde ficar em Porto, porque é lá que se concentra a maior parte das caves, principalmente em Vila Nova de Gaia, que fica a poucos minutos de distância. Para isso, basta cruzar a Ponte Luís I a pé.

Passeio guiado de 1 dia e ingressos sem fila? Contrate aqui!

No entanto, um ponto negativo da Ribeira é que ela fica em uma região mais baixa da cidade. Se você quiser andar até o Centro, vai precisar subir ladeiras, o que pode ser um inconveniente para muitos turistas.

Dicas de Hotéis na Ribeira

Bluesock Hostels – Este hostel tem opções de quartos privativos ou compartilhados (mistos ou exclusivamente femininos). Todos têm ar-condicionado. O café da manhã é opcional e o hostel tem um bar e salão de jogos. O Bluesock é bem avaliado no Booking (nota 8,8). Apesar de não conhecer ninguém que tenha ficado nele, acredito que é uma boa opção de onde ficar em Porto. Se você já ficou, deixe sua impressão nos comentários!

onde ficar em porto hotel bluesock

O Bluesock tem quartos duplos e compartilhados. Foto: Booking.

Ribeira do Porto Hotel – É um hotel 3 estrelas e que fica pertinho da ponte Luis I. Todos os quartos são equipados com ar-condicionado, TV de tela plana e um cofre. Eles também têm vista para o Rio Douro. As diárias incluem café da manhã. O hotel também tem um bar. Tem uma boa avaliação no Booking (nota 9).

hotel Ribeira do Porto onde ficar em Porto

O Ribeira do Porto fica bem perto da ponte Luis I. Foto: Booking.

Onde ficar em Porto: Cedofeita

É uma região mais nova da cidade e que concentra prédios executivos e pontos turísticos como a Casa da Música e o Mercado do Bom Sucesso. Também tem uma boa oferta de transporte público, com 3 estações de metrô.

Pode ser uma alternativa para quem está pesquisando onde ficar em Porto e prefere ficar um pouco longe do Centro e não se importa de usar o transporte público para chegar em outras regiões da cidade que concentram mais atrações, como a Ribeira e a Baixa.

Até dia 30/11/19 tem 20% de desconto do chip internacional para celular. Saia do Brasil já com internet. Clique aqui e use o cupom NOVEMBER.

Dicas de Hotéis em Cedofeita

HF Tuela Porto – Quem se hospedou neste hotel foi a minha sogrinha Leila e ela achou uma ótima opção de onde ficar em Porto. Disse que o hotel era limpo, com boas instalações e próximo ao metrô e a um terminal de ônibus. Todos os quartos estão equipados com ar-condicionado, TV de tela plana e banheira. Ela também gostou do café da manhã, que já está incluído na diária. No Booking, o hotel tem nota 8,8.

hotel HF Tuela onde ficar em porto

O HF Tuela fica em uma região mais tranquila do Porto. Foto: Booking

Hotel da Música – Minha sogrinha parece até blogueira e é cheias de dicas de onde ficar em Porto! Cada vez que vai pra cidade, fica em um hotel diferente pra me ajudar a dar dicas para vocês! O Hotel da Música também foi bem avaliado por ela e pelo Booking (nota 8,5).

Esse hotel fica bem pertinho da Casa da Música e é quase dentro do Mercado do Bom Sucesso. Ele tem até um acesso direto para o mercado, que reúne vários restaurantes. Todos os quartos têm ar-condicionado, TV e isolamento acústico. O café da manhã é pago à parte, mas você já pode incluir o valor na hora da reserva.

hotel da música onde ficar em porto

O Hotel da Música tem acesso ao Mercado do Bom Sucesso. Foto: Booking

Vila Nova de Gaia

Por ser uma cidade vizinha e concentrar muitas caves de vinho, é, também, uma boa opção para quem pesquisa nde ficar em Porto. Ela fica do outro lado do Rio Douro. Se você quer se hospedar e ter a vista da Ribeira, esse é o lugar ideal!

Ficar na região perto do rio facilita porque ela concentra muitos bares e restaurantes. Além disso, sua locomoção entre as duas cidades fica bem mais tranquila. Para isso, basta atravessar a ponte Luis I que você já está no Porto. Nessa região, também tem um teleférico que pode ter ajudar a chegar na parte mais alta da cidade.

Dicas de Hotéis em Vila Nova de Gaia

Ibis Budget Porto Gaia – A minha amiga Elizabeth se hospedou nele quando visitou Porto. A vantagem do Ibis é que você já sabe o que vai encontrar em qualquer lugar do mundo. Os quartos são pequenos, mas limpos e o preço é super em conta. No Booking, este hotel está com nota 8. Ele não fica tão perto do centrinho de Gaia, mas pode ser uma alternativa se você quer ficar um pouco mais afastado.

ibis budget vila nova de gaia onde ficar em porto

O Ibis Budget fica em Vila Nova de Gaia e segue o padrão da rede. Foto: Booking.

Hotel Mercure Porto Gaia – O Mercure fica quase no mesmo lugar do Ibis Budget, mas é um hotel de 4 estrelas e tem mais um conforto e algumas amenidades, como banheiras em todos os quartos. Além disso, os quartos têm ar-condicionado, TV de tela plana e isolamento acústico. O hotel ainda tem 2 restaurantes.

Quem quiser malhar, ainda ganha um desconto na academia que fica ao lado do hotel. O café da manhã é opcional e o valor dele pode ser incluído no valor da diária.

hotel mercure vila nova de gaia onde ficar em porto

O Mercure de Vila Nova de Gaia tem 2 restaurantes. Foto: Booking

Leia mais:

Compartilhar este artigo:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *