Onde ficar em São Pedro da Serra e Lumiar (RJ) e como chegar

postado por Marcelle Ribeiro e atualizado em: 17/02/2016

Os cariocas que querem dar um tempo da confusão da cidade grande e relaxar entre montanhas, cachoeiras e piscinas naturais têm no distrito de Lumiar, na Serra Fluminense, uma ótima opção. Vilarejo que faz parte da cidade de Nova Friburgo, Lumiar fica a 160 km de distância do município do Rio de Janeiro. Ou seja, é uma boa opção para uma esticada em um final de semana.

Paisagem da região de Lumiar e São Pedro da Serra. Foto: Marcelle Ribeiro

Cachoeira da região de Lumiar e São Pedro da Serra. Foto: Marcelle Ribeiro

foto 5 (4)

Paisagem da região de Lumiar e São Pedro da Serra. Foto: Marcelle Ribeiro

Estive lá na última Páscoa, e passei três dias tomando banho de rio e fazendo trilhas com o maridão. À noite, curtíamos restaurantes, bares e pizzarias deliciosos de São Pedro da Serra, outra vila que pertence a Nova Friburgo.

Antes de eu falar sobre os passeios que fizemos por lá, tenho que explicar que tanto São Pedro da Serra quanto Lumiar pertencem oficialmente à cidade e Nova Friburgo, mas, na prática, você não precisa nem passar por dentro de Nova Friburgo para ir para as duas vilas. São Pedro da Serra fica a apenas 5km de Lumiar e concentra mais restaurantes e vida noturna que Lumiar (e acredito que mais pousadas também). Mas as cachoeiras e poços para banho estão mais perto de Lumiar.

Nós nos hospedamos em São Pedro da Serra, em uma pousadinha deliciosa, chamada Amaryllis. Reservamos bem em cima da hora, porque só soubemos que poderíamos viajar com pouca antecedência. Ela fica quase no final da Rua Rodrigues Alves, a principal rua de São Pedro da Serra, onde estão bares, restaurantes e lojinhas. Nós íamos jantar a pé todos os dias e aproveitávamos para ver as lojinhas de artesanato pelo caminho.

Adorei o café da manhã e o quarto era super agradável, com chuveiro quentinho, cama confortável. O atendimento foi excelente, com funcionários dando dicas dos atrativos da região e até emprestando adaptador de tomada pra gente!

Viajamos para São Pedro da Serra/Lumiar de carro, e recomendo que quem planeja ir para a região faça o mesmo, para ter mais liberdade de conhecer as cachoeiras. Não vi infraestrutura de agências de turismo e nenhum dos passeios precisa de guia. A estrada é boa, o asfalto estava tranquilo na Páscoa.

O mapa abaixo mostra como chegar a Lumiar e São Pedro da Serra:

Mapa para Lumiar e São Pedro da Serra. Fonte: www.lumiarsaopedrodaserra.com.br

Mapa para Lumiar e São Pedro da Serra. Fonte: www.lumiarsaopedrodaserra.com.br

Quem sai do Rio de Janeiro com destino a Lumiar e São Pedro da Serra tem duas opções:

– Pegar a ponte Rio-Niterói e seguir a estrada por Manilha (Itaboraí). Este trecho é mais curto, mas nos feriados costuma estar bastante engarrafado, porque parte desse caminho é o mesmo acessado por quem vai para cidades como Búzios e Cabo Frio (que lotam em feriados).

– Seguir pela Rio-Petrópolis e antes de subir a serra para Petrópolis, em Parada Modelo (Guapimirim), seguir as placas para Cachoeira de Macacu. É um trajeto mais longo, mas evita engarrafamentos. Como eu fui em um feriadão, foi este caminho que fiz e não pegamos trânsito.

 

Alguns sites que também são bacanas de lá:

http://www.lumiaresaopedrodaserra.com.br/index.php

www.lumiaronline.com.br

Reserve sua hospedagem em São Pedro da Serra pelo Booking clicando aqui e ajude o blog a ganhar uma pequena comissão sem pagar nada a mais! (saiba como funciona essa parceria aqui)

Ao reservar o seu carro pelo portal Rentcars por esse link, você compara preços de várias locadoras, consegue descontos e colabora com o Viciada em Viajar.

Leia também:

Dicas de passeios, roteiros e restaurantes no Rio de Janeiro

Onde comer e o que fazer em Lumiar e São Pedro da Serra

 

 

Comentários

  1. Sylvio
    17 mar 2016

    Já estive em Lumiar e concequentemente em S.Pedro da Serra. Os locais são lindos e muito agradaveis, as pessoas são gentis e solicitas> Fiz uns conhecidos nos dois lugares, as posusadas são ´timas e o restaurante da D.Bete show. Estou com saudades.

  2. Bruno Luiz
    31 mar 2016

    Olá Marcelle,

    Adorei o seu post. Este fim de semana iremos para Friburgo, mas só ficaremos de sábado para domingo. Gostei bastante das explicações sobre as vilas e sobre o caminho.

    Abraços

  3. Edilene Bispo
    03 jul 2016

    Vou de onibus para Nova Friburgo agora em Julho, vc me recomenda ficar no centro da cidade ou em um dos vilarejos? Onde consigo aproveitar mais um final de semana com meu esposo?

    • 05 jul 2016

      Edilene,
      Nova Friburgo é bem distante de São Pedro da Serra e Lumiar, são mais de 30km. Para aproveitar Lumiar e São Pedro da Serra, se hospede em Lumiar e São Pedro da Serra.
      Abraço,
      Marcelle

  4. Luiz
    04 jun 2017

    A partir da Manilha em Itaboraí…Quantos pedágios e radares são por cachoeiro de macacu de Itaboraí até São Pedro e quantos pedágios e radares são por Casemiro de Abreu de Itaboraí a Sao Pedro?

  5. antonio capita
    22 jun 2017

    Olá Marcelle Ribeiro, estou querendo ir a pedro da serra dia 29 ou 30. será q consigo pousada se reserva?

  6. David
    11 ago 2019

    Olá Marcelle, Tudo Bem?
    Moro em Rio das Ostras. Eu e minha esposa gostaríamos de passear em Lumiar algum final de semana, sem carro, tipo.. ir de ônibus mesmo, como vc disse, as cachoeiras e poços para banho estarem mais perto de Lumiar. Mas como eu como ela nunca fomos, o que vc sugere para gente fazer, até mesmo para nós não entrar em uma furada do tipo, achar dificuldades para ir nos lugares principalmente nas cachoeiras e poços?? Será se fossemos tbm ficar em São Pedro da Serra, em carro, teríamos facilidade de ir nos lugares??? Desde já agradeço!

    • 19 ago 2019

      Oi, David.
      Sugiro vc buscar uma agência de passeios por lá. Me lembro de ter visto uma no centrinho de Lumiar, que leva para essas cachoeiras da região. Só vou ficar te devendo o nome. Pergunte na sua pousada.
      Abs,
      Marcelle

  7. claudia chaves
    08 dez 2019

    Vou ir agora em fevereiro de 2020 pro sitio sao Francisco em sao pedro da serra lumiar.e um sitio com chalés confortáveis mas claro temos que levar tudo de casa tipo alimentação se não quizer_mos gastar kkk mas os chalés são muito confortaveis sao pra 7 pessoas ou seja pretendo convidar uma turma kk mas tem churrasqueira piscina Wifi tudo pro nosso conforto. Depois conto como foi.beijos

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *