Restaurantes em Lumiar (RJ): 7 dicas de onde comer

postado por Marcelle Ribeiro e atualizado em: 03/08/2021

Os restaurantes em Lumiar (RJ) oferecem delícias inusitadas à base de aipim, peixes gostosos e cervejas artesanais. Além disso, é possível encontrar opções para todos os bolsos: desde lugares mais simples, com comida caseira, até restaurantes com cardápio mais refinado. Quem curte música ao vivo também vai encontrar boas atrações por lá.

Para quem não conhece, Lumiar é um distrito de Nova Friburgo, município da região serrana do Rio de Janeiro. O local é repleto de cachoeiras, rios e corredeiras, sendo perfeito para quem gosta de contato com a natureza. Normalmente, durante a viagem, os turistas aproveitam para conhecer outros distritos da cidade, como São Pedro da Serra, que fica pertinho e também tem bons restaurantes. São menos de 6 km, em uma viagem de 16 minutos de carro, de acordo com o Google Maps.

Leia também: O que fazer em Lumiar e roteiro de 3 dias

 

restaurantes em lumiar encontro dos rios

Encontro dos Rios Macaé e Bonito, em Lumiar. Foto: Marcelle Ribeiro.

A noite em São Pedro da Serra costuma ser mais animada, com mais opções de restaurantes e bares. Como os dois distritos ficam bem próximos, uma dica para quem procura onde comer em Lumiar pode ser visitar os restaurantes em São Pedro da Serra.

A seguir, separei algumas sugestões de bares e restaurantes em Lumiar e São Pedro da Serra para você aproveitar durante sua viagem a Nova Friburgo. Vamos às dicas?

Restaurantes em Lumiar

Os restaurantes em Lumiar oferecem cardápio variado e com preços diversos. É possível encontrar frutos do mar, como deliciosas trutas, e pratos à base de aipim, já que existem diversas plantações dessa raiz na região.

restaurantes em lumiar ninho de guaxo

Cervejaria e loja Ninho de Guaxo, também conhecida como Ranz Bier. Foto: Maridão.

Ninho de Guaxo / Ranz Bier

Um dos lugares mais gostosos dessa região se chama Ninho de Guaxo, que é uma mistura de bar com loja de cerveja artesanal, no Centrinho de Lumiar. O local também é conhecido como Ranz Bier justamente porque vende uma cerveja com esse nome fabricada na região.

Além disso, eles têm um pequeno cardápio de petiscos saborosos, como torradas com pasta de truta (uma delícia!), e cachaças. No entanto, não servem refeição. O ambiente é super gostoso, com cadeiras e bancos rústicos, mas despojados. As pessoas costumam ir lá para beber antes ou depois do almoço.

A cervejaria Ranz fica na rua Sete de Setembro e abre de quinta a domingo, a partir das 10h.

restaurantes em lumiar ninho de guaxo

Cervejaria e loja Ninho de Guaxo, também conhecida como Ranz Bier. Foto: Maridão.

restaurantes em lumiar ninho de guaxo

Cervejaria e loja Ninho de Guaxo, também conhecida como Ranz Bier. Foto: Maridão.

Oficina da Gastronomia

Também no Centrinho de Lumiar, almoçamos muito bem em um restaurante chamado Oficina da Gastronomia. O lugar é pequeno, com mesinhas na calçada, mas oferece ótimo atendimento e pratos saborosos, com preços justos. Eu fui de truta, salada e batatas, enquanto o maridão preferiu um lombinho defumado com batata rostie. Estava tudo delicioso!

A Oficina da Gastronomia fica rua Sete de Setembro, 41, em Lumiar e abre diariamente a partir das 12h.

restaurantes em lumiar oficina da gastronomia

Restaurante Oficina da Gastronomia, em Lumiar. Foto: Marcelle Ribeiro.

Tiê

Se você procura lugar para comer barato em Lumiar, vá ao Tiê Restaurante e Pizzaria. O local tem comida caseira boa, mas não chega a ser uma delícia. Eu recomendo provar o prato de truta, arroz, feijão e saladinha. Fica na rodovia RJ-142, número 31.

restaurantes em lumiar restaurante tie

Restaurante Tiê, em Lumiar. Foto: Marcelle Ribeiro.

Restaurantes em Lumiar: Klein

Não cheguei a ir ao Restaurante Klein em Lumiar, mas ele costuma ser muito bem recomendado por turistas na internet especialmente pela truta. O local é um dos restaurantes mais tradicionais de Lumiar, com mais de 40 anos, e oferece comida caseira de qualidade.

Abre diariamente, das 11h às 17h, e fica na Rua Manoel Antonio Sodré, em Lumiar.

Restaurantes em Lumiar: Armazém da Serra

O Armazém da Serra é outro restaurante em Lumiar muito pesquisado no Google. A comida é bastante elogiada pelos clientes na internet e os preços são justos. No entanto, há muitas reclamações sobre a demora no preparo dos pratos.

O horário de funcionamento vai das 11h às 17h de segunda a quinta, das 11h às 22h às sextas, das 10h às 0h aos sábados, e das 10h às 17h aos domingos. O Armazém da Serra em Lumiar fica na Praça Carlos Maria Marchon.

Restaurantes em São Pedro da Serra

Se você procura o que comer em São Pedro da Serra, saiba que a região também tem boa oferta de restaurantes. Aliás, a noite por lá costuma ser mais animada do que em Lumiar. É possível encontrar lugares com música ao vivo e bares temáticos.

Pizzaria Girassol

Tem uma maravilhosa pizza de massa de aipim. Comemos uma pizza de calabresa e quatro queijos e estava divina! É um lugar sem frescuras, com mesões de madeira e avarandado. Além disso, estava bombando de gente lá quando fomos.

A pizzaria fica no Centrinho de São Pedro da Serra, na rua principal, a Rua Rodrigues Alves, 113.

Nos arredores de Lumiar e São Pedro da Serra

Além dos restaurantes em Lumiar, é possível encontrar outras opções de restaurantes nos arredores de Nova Friburgo. Como os lugares não ficam distantes, dá para experimentar as delícias de outras regiões também, como Boa Esperança, que fica pertinho de Lumiar.

Restaurante Parador Lumiar

O Restaurante do hotel Parador Lumiar já foi eleito o melhor da região Serrana do Rio pela revista Veja Rio. No preparo dos pratos, o chef Isaías Neries utiliza produtos frescos colhidos na horta orgânica da pousada. Além de saladas frescas, o cardápio inclui massas, sopas, risotos, trutas e até fondues. Aos sábados, eles servem feijoada.

Fica aberto para não hóspedes, mas hóspedes têm prioridade. Ele fica na Estrada do Amargoso, em Boa Esperança, Nova Friburgo.

Restaurantes em Lumiar: Conclusão

Para concluir, não faltam opções de bons restaurantes em Lumiar e São Pedro da Serra. Delicie-se com trutas, comida caseira e cerveja artesanal. Como os distritos ficam perto, você pode aproveitar a viagem para conhecer a gastronomia de ambos os lugares.

restaurantes em lumiar oficina da gastronomia

Restaurante Oficina da Gastronomia, em Lumiar. Foto: Marcelle Ribeiro.

Leia também:

Comentários

  1. Wilson Sprovieri
    08 maio 2015

    É Marcelle, suspeito para falar de Lumiar e São Pedro da Serra, concordo com tudo o que você descreveu e acrescento que as massas locais feitas de inhame também são saborosas e que atualmente na praça de Lumiar, aquele casarão branco e azul que abriga bares, restaurantes e lojas de discos e cds também tem uma nova cerveja fabricada ali mesmo, se não me falha a memória é a cerveja Luar da Serra, bem artesanal bem saborosa.

  2. Alessandra
    03 maio 2016

    Olá Marcelle! Gostaria de indicar um restaurante que serve uma truta com aipim rostie e salada deliciosos, o Estação Serramar, fica na estrada antes do centro de Lumiar (sentido Casemiro de Abreu – Lumiar). Amo aquele pedacinho de Serra, sempre vou, faço um bate e volta de Cabo Frio.
    Alessandra

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *