Viagem aos Pirineus: roteiro de 3 dias com cachoeiras entre França e Espanha
Como fazer uma viagem aos Pirineus? Essa região de montanhas e cachoeiras fica perto da fronteira da Espanha (na província de Aragão) com a França e é super bonita. Meu irmão esteve lá num verão e me contou sobre o roteiro que ele fez com a namorada e a família dela. Com base no relato dele, vou contar hoje o que fazer nos Pirineus e como organizar uma viagem pra lá.
Se preferir, vá ao índice de sua preferência:
Onde ficam
Como chegar
Importância
Dicas básicas
Onde se hospedar
Roteiro de viagem
Seguro viagem
Chip para celular

Trilha nos Pirineus. Foto: Ana Luísa Duboc.
Onde ficam os Pirineus?
Para te ajudar a entender onde ficam os Pirineus, peguei como ponto de referência uma atração famosa dele, o Parque Nacional de Ordesa e do Monte Perdido. Esse parque fica a:
- 290 km de Barcelona (Espanha), o que dá 3h30 de carro
- 324 km de Bilbao (Espanha), ou cerca de 4h de carro de distância
- 220 km de Toulouse (França), o que dá 3h10 de viagem
- 890 km de Paris (França), ou 10h de viagem de carro
Meu irmão foi de carro de Barcelona aos Pirineus. O grupo dele fez um caminho passando por dentro do Cañón de Añisclo. A vista da estrada é simplesmente incrível.
Se você for alugar um carro, confira os preços neste site, onde eu mesma já aluguei em vários países.
Como chegar aos Pirineus?
Uma das possibilidades é ir de carro, como meu irmão foi. Além disso, dá pra contratar alguns passeios de 1 dia inteiro saindo de cidades grandes, como estes que separei abaixo. Mas lembre-se que você vai passar muitas horas para chegar e sair da região. Como meu irmão visitou o lado espanhol dos Pirineus, as dicas deste post são todas dessa região, ok?
- Tour saindo de Barcelona
- Passeio saindo de Barcelona com caminhada pela neve inclusa
Importância dos Pirineus
Como eu disse, nos Pirineus fica o Parque Nacional de Ordesa e do Monte Perdido. O vale do Ordesa foi declarado parque nacional em 1918. Em 1982, com a inclusão do maciço do Monte Perdido, passou a ser chamado de Parque Nacional de Ordesa e do Monte Perdido e atualmente possui cerca de 15.608 hectares.
O Monte Perdido tem esse nome porque o seu pico está a 3.550 metros de altitude e quase sempre está envolto por nuvens que impossibilitam os visitantes de vê-lo.
Além do maciço do Monte Perdido, o parque tem quatro desfiladeiros da época glacial: os vales de Ordesa, Añisclo, Pineta e Escuaín.

Pirineus. Foto: Ana Luísa Duboc.
Dicas básicas para uma viagem aos Pirineus
Para fazer uma viagem aos Pirineus você tem que tomar alguns cuidados para não passar perrengues.
A maior parte do parque é acessível somente a pé e as trilhas são bem marcadas. Porém, é muito importante pensar no que você vai vestir quando for pra lá. Mesmo no verão pode fazer um pouco de frio, por conta da altitude. Em locais acima de 2.500 metros de altitude pode haver neve mesmo no verão.
Além disso, o inverno nesta região é muito rigoroso. Casacos corta-vento e calças leves com a mesma função serão de grande utilidade, assim como botas de trekking. Protetor solar é sempre bom, mas repelente não é necessário. Quando for organizar sua viagem aos Pirineus, veja nesse site a previsão do tempo para a região.
Onde se hospedar nos Pirineus?
A região tem várias vilas medievais, algumas praticamente intocadas. Meu irmão visitou apenas as que ficam no lado espanhol, pois foi aos Pirineus Aragoneses. Algumas dessas vilas espanholas são Aínsa, Torla e Vio, por onde meu irmão passou.
Aínsa preserva algumas construções bem antigas e tem apenas 2 mil habitantes. Lá há hotéis, restaurantes e supermercados. Veja hospedagens em Aínsa.
Torla é ainda menor, porque tem pouco mais de 300 habitantes. Apesar de pequena, também tem hotéis, mas em menor quantidade. É em Torla que fica o centro de visitantes do Vale do Ordesa e de onde sai o ônibus que meu irmão pegou para fazer uma das trilhas. Aliás, ao passar pelo centro de visitantes, lembre-se de pegar um mapa das trilhas do parque.
Por sua vez, Vio é um vilarejo onde moram apenas 5 pessoas, e que possui umas poucas casas e uma igreja. Meu irmão se hospedou em Vio, numa casa alugada.
Roteiro de viagem aos Pirineus
1º dia
No primeiro dia meu irmão sai de Barcelona de carro para os Pirineus. Chegando lá, ele e o grupo dele fizeram uma pequena trilha perto de Vio (onde eles se hospedaram) para aproveitar a vista do local. Essa trilha foi apenas para avistar o Monte Perdido e as outras montanhas nos arredores. O “guia” deles foi um amigo da família, que tem uma propriedade na região.

Primeiro dia nos Pirineus. Foto: Ana Luísa Duboc.
2º dia da viagem aos Pirineus:
Neste dia meu irmão fez uma trilha pelo Vale do Ordesa. Nos Pirineus há inúmeras trilhas e passeios para fazer, algumas mais rápidos, outros bem demorados. Veja aqui alguns tours que saem do lado espanhol.
A ideia inicial deles era subir até o Lago Helado, que fica a 2.800 metros de altitude, no caminho para o pico do Monte Perdido. Para fazer essa trilha a partir de Vio seria preciso pegar o ônibus das 7h que sai da cidade. Além disso, como eles provavelmente encontrariam neve na trilha (uma vez que eles passariam de 2.500 metros de altitude), iam precisar alugar aquelas “raquetes” de trilha para andar na neve.
O plano deles era pegar o ônibus de Vio que seguiria pela Pista de las Cutas (40 minutos) e deixaria eles em Cuello Gordo. De lá, eles seguiriam por uma trilha de quase 2 horas de duração até o Refúgio de Goriz. Do refúgio até Lago Helado seriam mais umas 2h30 de trilha.
Mudança de planos
Porém, como havia previsão de chuva para aquele dia, meu irmão e o grupo dele decidiram acordar um pouco mais tarde e fazer uma outra caminhada pelo Vale de Ordesa no início da tarde, quando o tempo já estaria melhor (segundo a previsão do clima).
Para fazer essa caminhada por dentro do Vale, meu irmão pegou um ônibus no centro de visitantes da cidade de Torla até Pradera de Ordesa, onde fica o início da trilha. Também é possível ir de carro até Pradera e estacionar por lá. Em Pradera há restaurante.
A trilha que eles fizeram passa por várias cachoeiras e mirantes. A paisagem e a vegetação são lindas!

Segundo dia nos Pirineus. Foto: Ana Luísa Duboc.
Cachoeiras nos Pirineus
Eles pegaram a trilha que vai em direção à cachoeira “Cola de Caballo” (que fica à 1.700 metros de altura), mas acabaram indo apenas até a cachoeira “Gradas de Soaso”. No caminho, passaram pela Cascata de Estrecho (após 1h de trilha), onde pararam para almoçar o lanche que haviam levado.
Da Cascata de Estrecho até a “Gradas de Soaso” eles levaram quase 2 horas caminhando, embora todos os mapas e placas mostrassem que em teoria a trilha durava 1 hora.
A água do rio e das cachoeiras é tão gelada que meu irmão só conseguiu colocar a mão e mesmo assim por 5 segundos. Mais do que isso a mão chegava a doer de tanto frio.

Cachoeira no segundo dia de viagem aos Pirineus. Foto: Ana Luísa Duboc.
Na volta dessa trilha, ao chegar na Cascata de Estrecho, eles atravessaram uma ponte que cruza o rio e desceram por uma trilha que acompanha a outra margem. Da Cascata até Pradero há 3 pontes que permitem cruzar o Rio Arazas. Vale muito a pena conhecer os dois lados do rio. A trilha em si é muito bonita e igualmente sinalizada.
Neste segundo dia, meu irmão e o grupo dele não tiveram o acompanhamento de nenhum guia na trilha. Porém, algumas pessoas do grupo já conheciam a região.

Cachoeira no segundo dia nos Pirineus. Foto: Ana Luísa Duboc.
Trilhas mais longas
Para os mais aventureiros, há uma trilha de Pradero até Torla, que dura 4h30.
Além disso, saindo de “Cola de Caballo” também tem uma trilha até o refúgio Goriz. Ou seja, na prática, dá para ir caminhando na trilha de Torla até o Pico do Monte Perdido. Porém, seriam pelo menos umas 10 horas de trilha só de ida. E para fazer isso é preciso incluir um pernoite no refúgio de Goriz. Quem quiser se aventura, no site do refúgio tem os preços e mais informações.

Segundo dia nos Pirineus – Gradas de Soaso. Foto: Ana Luísa Duboc.

Segundo dia nos Pirineus. Foto: Ana Luísa Duboc.
3º dia da viagem nos Pirineus
No terceiro e último dia da viagem aos Pirineus, meu irmão fez o um passeio que os espanhóis chamam de Barranquismo. E ele amou!
Assim como não dá para ir a Barcelona sem ir à Sagrada Família, também não dá para ir aos Pirineus sem fazer o Barranquismo. Imagine explorar uma caverna, fazer trilha por um cânion e entrar em um rio com água a uma temperatura de 7ºC (com roupa de neoprene dos pés à cabeça, claro!)? Bem diferente, né?

Barranquismo nos Pirineus. Foto: Ana Luísa Duboc.
E o passeio ainda inclui a possibilidade de pular de 7 metros de altura na água e fazer rapel! Imaginou? Então, tudo isso está incluso num passeio só, que inclui guia e equipamento.
O guia deles foi o Alberto Marín Lopos, da Senderos Ordesa. Meu irmão gostou dele. O tour durou cerca de 4 horas no total. Um tour parecido com o que meu irmão fez foi esse.
Dá pra ver mais passeios que partem dos Pirineus espanhóis aqui.
Depois de toda essa aventura, o grupo do meu irmão almoçou e voltou de carro para Barcelona. Meu irmão gostou tanto da viagem aos Pirineus que ficou com vontade de voltar lá outras vezes.

Barranquismo. Foto: Ana Luísa Duboc.

Barranquismo é imperdível na viagem aos Pirineus. Foto: Ana Luísa Duboc.

Barranquismo. Foto: Ana Luísa Duboc.
Seguro viagem para os Pirineus
O seguro viagem para Pirineus é obrigatório, já que a Espanha é um dos países que assinaram o Tratado Schengen, um acordo de livre circulação pela União Europeia. Ou seja, nós, turistas, podemos transitar pela Europa sem precisar apresentar visto nas fronteiras durante um período de 90 dias. Vale lembrar que o plano contratante tem que cobrir no mínimo 30 mil euros.
Neste site você consegue encontrar seguros com até 30% de desconto. Para saber mais sobre o assunto, veja o post Seguro viagem para a Espanha, que está disponível aqui no blog.
Chip para celular nos Pirineus
Na sua viagem aos Pirineus você certamente vai precisar de um chip para celular, seja para dirigir, conversar ou ver mapas online. Eu já testei vários chips ao redor do mundo e recomendo esses abaixo (todos com desconto!):
- Viaje Conectado
- O Meu Chip: 15% de desconto com o cupom VICIADAEMVIAJAR
- A Casa do Chip: 15% de desconto com o cupom VICIADAEMVIAJAR
- Airalo: 10% de desconto com o cupom VICIADAEMVIAJAR, 15% de desconto para clientes novos com o NEWTOAIRALO15 e 10% de desconto para quem já é cliente com o cupom AIRALOESIM10
- Holafly: 5% de desconto com o cupom VICIADAEMVIAJAR
Leia também:
- O que fazer em Barcelona: Melhores atrações e roteiro de 1 a 5 dias
- Meu roteiro para 5 dias em Paris: Dia a dia, resumido e prático
- Seguro viagem para a Espanha: Exigências, valor e como economizar (atualizado)
- Seguro viagem para a França: melhores opções em 2024
- Índice de posts sobre a França
- Tudo sobre a Espanha
- Hotéis e casas de temporada com desconto no Booking. Reserve agora!!
- Pegue até 30% de desconto em seguro viagem! Clique e veja o cupom!
- Aluguel de carro em até 12X sem IOF aqui!
- Passagens aéreas: até 40% de desconto com o Vai de Promo.
- Confira descontos nas passagens de ônibus na ClickBus!
- Passeios e transfers bem avaliados por turistas na Civitatis com cancelamento grátis.
- Acessórios de viagem na Amazon: confira!
- Tem pet? Tudo pra viajar com ele na Cobasi.
- Ganhe 25% de desconto no nosso chip de celular preferido: cupom VICIADAEMVIAJAR!
Ola! Estou com minha esposa neste momento em Torla e hoje visitamos o parque. Queria agradecer a postagem pois foi útil para nos! Keep up with the good work!
para quem, em 1964, passou os Pirenéus a fugir para França, e dormiu em cima das montanhas, debaixo de cataratas, e dentro de casotas de cão e coseu pés e mãos na neve, sem comer durante 8 dias! o que aqui contas
, é muito pouco.. é apenas burguesia… liga 916115477, me chamo josé vieira,76 anos…
OLá, parabéns pelo post. Estou pensando em ir ao parque em julho. Você tirou algumas dúvidas que tinha.
Tudo de bom. Abraços
Os Pireneus possuem belas quedas de água para além da beleza maravilhosa que as rodeia. No então o seu nome não surge na imagem Penso que é justo conter o nome de quem tirou a fotografia, mas deviam ser legendadas com o seu nome e a sua localização. É esta a minha opinião.
em 1964 atravessei a Espanhãe os Pirinéus com destino a Salau e depois Toulouse. hoje procuro o caminho no Google earth e não encontro o meu camnho. Gostava de O mostrar pessoalmente a todos vocês e contar-vos a minha odisseia… 00351-910110206