Como visitar o templo budista em Foz do Iguaçu? Vale a pena?

postado por Marcelle Ribeiro e atualizado em: 18/01/2021

Templos religiosos sempre me atraíram, especialmente os coloridos, não importa de que religião. Adoro igrejas barrocas, mesquitas com seus tapetes e tetos impressionantes e também templos budistas, com suas estátuas belíssimas em amplos jardins. Então, visitei o templo budista em Foz do Iguaçu quando estive na cidade. O Templo Budista Chen Tien é uma graça!

Como os outros templos que já visitei (fui ao de Cotia, na Grande São Paulo, e ao de Três Coroas, no Rio Grande do Sul), há estátuas lindas na área externa, cheias de simbolismo. Dos três, este é o menor e o que tem o interior menos interessante, mas não por isso deixa de ser bonito. Não é um lugar que atrai tantos turistas, mas é uma ótima oportunidade para os curiosos conhecerem um pouco do clima budista no Brasil mesmo, já que viajar para a Ásia, onde o Budismo é muito praticado, é caríssimo.

O Templo Budista Chen Tien fica num bairro menos central da cidade, mas não achei nem um pouco perigoso. Fui sozinha de ônibus normal e voltei usando esse mesmo meio de transporte.

Confira o índice deste post:

O que se faz em um templo budista?
História do templo budista de Foz do Iguaçu
Endereço do templo budista em Foz do Iguaçu
Como ir ao templo budista em Foz do Iguaçu
Horário de funcionamento do templo budista em Foz do Iguaçu
Valor da entrada

templo budista em foz do iguacu

Buda de 7 metros no templo. Foto: Marcelle Ribeiro.

O que se faz em um templo budista?

Visitar um templo budista é a chance de visitar locais bem bonitos e conhecer um pouco mais sobre a religião, uma das mais praticadas no mundo. O objetivo principal do budismo é praticar a compaixão e alcançar o nirvana. Se quiser aprender sobre Buda e o budismo, recomendo assistir este vídeo abaixo.

Eu achei o Templo Budista Chen Tien uma ótima oportunidade para turistar, descansar, fotografar e ver algo diferente.

templo budista em foz do iguacu

O Templo Budista Chen Tien. Foto: Marcelle Ribeiro.

No lugar há 120 estátuas, entre elas muitos dragões, figuras que representam diferentes virtudes e um buda sentado de sete metros de altura. O interior da casa de oração é bem simples, não tão impressionante como as de Cotia e Três Coroas. Mesmo assim, a sensação de paz que o templo budista de Foz do Iguaçu proporciona é bem bacana. Como os templos de São Paulo e do Rio Grande do Sul, este também fica num local alto (tem que subir uma ladeirinha pra chegar lá).

templo budista em foz do iguacu

Interior do templo budista de Foz do Iguaçu. Foto: Marcelle Ribeiro.

Minha experiência no templo budista de Foz do Iguaçu

Eu curti o lugar, mas senti falta de plaquinhas ou de alguém explicando um pouco sobre o que eu estava vendo. Há uma lojinha de artesanato com bibelôs à venda, mas os três orientais que estavam ali mal falavam português e não conseguiram me ajudar a ter mais informações sobre o Templo Budista Chen Tien.

Uma coisa que achei curiosa foi uma plaquinha que tinha uma frase que, quando recitada, espanta aflições e sofrimentos (e é claro que eu recitei!).

templo budista em foz do iguacu

Placa no Templo Budista Chen Tien. Foto: Marcelle Ribeiro.

Eu passei cerca de uma hora lá, em um passeio agradável. O ideal é combinar a visita com a ida à Usina de Itaipu, pois o templo fica na mesma região da cidade.

Ah, na minha visita ao templo budista em Cotia aprendi algumas regrinhas que também podem ser usadas na visita em Foz. Entre elas, não falar alto ou fazer algazarra. Além disso, não fotografar nem filmar as práticas e cerimônias sem autorização prévia. Por fim, evitar roupas decotadas ou muito curtas. Enfim, basicamente respeitar o local de reflexão.

templo budista em foz do iguacu

Templo Budista Chen Tien, em Foz do Iguaçu. Foto: Marcelle Ribeiro.

templo budista em foz do iguacu

O passeio pelo jardim é uma das atrações do local. Foto: Marcelle Ribeiro.

Templo budista de Foz do Iguaçu: História

Este templo foi construído em 1996 por imigrantes de Taiwan da Tríplice Fronteira (Brasil, Paraguai e Argentina). Apesar de ser ter poucos anos de construído, ele pertence a uma linhagem do budismo que tem mais de mil anos.

Para os frequentadores, é uma chance de não só ter um pedacinho da terra natal deles, como também a oportunidade de praticar a religião no Brasil.

templo budista em foz do iguacu

Estátuas no jardim são lindas. Foto: Marcelle Ribeiro.

As estátuas que estão no interior do templo são feitas por um artista brasileiro e são mais coloridas. A pedido do templo, essas imagens possuem traços mais brasileiros, enquanto as estátuas de pedra têm expressões mais asiáticas.

Aliás, o fato do templo ser voltado para o Rio Paraná também tem um motivo: o monge que fundou o local queria que a vibrações dos ensinamentos de Buda abençoassem a Tríplice Fronteira.

Endereço do templo budista em Foz do Iguaçu

O Templo Budista Chen Tien fica na Rua Dr. Josivalter Vila Nova, 99, bairro Jardim Califórnia – Foz do Iguaçu.

Como ir ao templo budista em Foz do Iguaçu

O templo fica na Rua Dr. Josivalter Vila Nova, 99, bairro Jardim Califórnia, em Foz. Para chegar lá de transporte público, basta pegar o ônibus 103 no Terminal de Transporte Urbano (TTU), no Centro de Foz, que passa a cada 40 minutos. Aliás, fotografei os horários das saídas do 103 do TTU pra vocês:

templo budista em foz do iguacu

Horários da linha 103, que leva ao templo budista. Foto: Marcelle Ribeiro.

O ônibus deixa bem perto do templo. Para voltar para o Centro de Foz, você pega o mesmo ônibus, no mesmo lugar em que saltou. Para saber os horários do ônibus da volta, basta você calcular: cerca de 40 minutos depois de ter saltado, vai passar outro ônibus no ponto.

Leia também: Mais dicas de como se locomover em Foz do Iguaçu.

Horário de funcionamento do templo budista em Foz do Iguaçu

O Templo Budista Chen Tien fica aberto aos visitantes de terça-feira a domingo, das 9h30 às 16h30.

Valor da entrada

A visita ao Templo Budista Chen Tien é gratuita.

Leia também:

Comentários

  1. elizete vieira
    12 fev 2015

    parabéns, seu site é ótimo, suas dicas são 10! Já fui para os mesmos lugares em foz e o legal é compartilhar com os outros para tornar a viagem mais prática.
    att
    Elizete

  2. Ana
    09 out 2016

    Olá!
    Ótimas informações no seu blog.
    Depois q sair do templo é possível pegar o mesmo ônibus e seguir p Itaipu?
    Obrigada

    • 10 out 2016

      Oi, Ana,
      Para voltar para o Centro de Foz, você pega o mesmo ônibus, no mesmo lugar em que saltou. Para saber os horários do ônibus da volta, basta você calcular: cerca de 40 minutos depois de ter saltado, vai passar outro ônibus no ponto.
      Abs

  3. Paulo
    14 nov 2017

    Pode ir de carro do centro de Foz ? É recomendável ? consigo estacionar no templo ?

    • 30 nov 2017

      Oi, Paulo,
      Sim, pode ir de carro sim. Não vi engarrafamentos em Foz quando estive lá. O templo tem estacionamento.
      Abraço,
      Marcelle

  4. Sabrina Braga Castanheira
    19 jan 2018

    Obrigada pelo post! Essa foto com os horários foi uma benção! Quanto tempo leva do TTU para o templo? É fácil achar o caminho do ponto em que desce ao templo? É só falar com o motorista que queremos descer lá que ele avisa quando chegar?

    • 21 jan 2018

      Oi, Sabrina,
      DO TTU para o templo eu levei uns 40 minutos. Sim, é super fácil ir do ponto até o templo, basta perguntar, todo mundo que mora lá sabe. E os motoristas de ônibus também.
      Abraço,
      Marcelle.

  5. Neusa Maria Hess
    24 ago 2018

    OBRIGADA PELAS DICAS. GOSTEI MUITO E VALEU. Muito obrigada. Bjos

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *