Roteiro de 2 dias de viagem a Los Angeles – parte 1

postado por Marcelle Ribeiro e atualizado em: 30/08/2023

Quando conheci a Califórnia com o maridão em março desse ano, Los Angeles foi um lugar que logo colocamos no nosso roteiro, apesar de alguns amigos terem dito que não viram tanta graça na cidade. O desejo de conhecer LA tinha 3 razões: ir a um estúdio de gravação de filmes e séries, assistir a um jogo de basquete do Los Angeles Lakers no famoso estádio Staples Center e conhecer a praia de Santa Mônica, que já foi mostrada diversas vezes no cinema. Vou contar nesse e em um próximo post, como foi o nosso roteiro de 2 dias em Los Angeles.

Dia 1

O nosso “primeiro” dia em Los Angeles foi um sábado. “Primeiro” porque na verdade chegamos na noite anterior, uma sexta-feira, mas não fizemos nada além de desembarcar do avião, alugar um carro no aeroporto (previamente reservado, na Alamo) e ir para o nosso hotel em Santa Mônica. Só tivemos forças para ir até o Third Street Promenade, em Santa Mônica (falo desse lugar já já) e comer um hambúrguer. Depois, caímos mortos de sono na cama.

Veja como encontrar bons preços para alugar um carro nos Estados Unidos

O passeio começou mesmo na manhã de sábado, com os “lerês” obrigatórios em uma viagem a LA: passeio pelo Holywood Boulevard. De um lado da rua está a Walk of Fame (Calçada da Fama), com mais de 2 mil estrelas com o nome de ícones do cinema. Atravessando a rua, fica o Grauman’s Chinese Theatre, que tem em sua calçada as marcas de mãos e pés de artistas gravados no cimento. (Endereço para colocar no GPS: 6925 Holywood Boulevard). Foi um passeio rápido. Tiramos foto pelo lado de fora Grauman’s Chinese Theatre, que tem uma fachada oriental meio doida, e subimos em um dos andares do shopping Hollywood and Highland, que fica ali pertinho (6801 Hollywood Boluveard), para fotografar o letreiro de Hollywood. Para fazer tudo isso, estacionamos o carro no próprio shopping e fizemos esse rápido tour de fotos andando, pois todas essas atrações ficam bem próximas uma da outra. Gastamos umas 2h para fazer essa parte mais “turistona”.

The Grauman's Chinese Theatre. Foto: Marcelle Ribeiro

The Grauman’s Chinese Theatre. Foto: Marcelle Ribeiro

Letreiro de Hollywood visto do shopping. Foto: Marcelle Ribeiro

Depois, pegamos o carro e fomos ver as mansões de Beverly Hills. Nem saímos do carro, apenas dirigimos pelas ruas dando uma olhada nos casarões, meio sem rumo. Coisa de 30 minutinhos e deu pro gasto. Alguns endereços para colocar no GPS: Roxbury Drive, 918 (casa de James Stewart); Sunset Boulevard, 9906 (casa do ator Gene Hackman), Belford Drive, 721 (casa do ator e comediante Steve Martin) e Carolwood Drive, 355 (mansão de Walt Disney). Mas saiba que algumas delas têm muros ou cercas vivas que atrapalham um pouco a visão da fachada.

Na sequência, fomos almoçar no Farmer’s Market de Los Angeles, que é uma espécie de mercadão da cidade. Achamos uma vaguinha no estacionamento do próprio local (que é grátis se você ficar até 2h e validar o tíquete consumindo algo lá). Confesso que achei o “mercado” mais feinho do que eu imaginava. Ok, as tendas de doces eram de encher os olhos, mas os locais de almoço ou sanduíche não pareciam muito limpos. Fora que o lugar era meio descoberto, então havia mesas em que batia um sol que naquela hora incomodava. Sempre de olho nos letreiros da Vigilância Sanitária americana que indicam com um “A” bem grande os restaurantes com as melhores condições, comemos em um quiosque árabe. Estava uma delícia e ainda foi barato (US$ 12 um prato que quase dava para duas pessoas!). O Farmer’s Market fica na 6333 W 3rd Street, e funciona de segunda a sexta-feira, das 9h às 21h, aos sábados das 9h às 20h e aos domingos das 10h às 19h.

Farmer's Market de Los Angeles. Foto: Marcelle Ribeiro

Farmer’s Market de Los Angeles. Foto: Marcelle Ribeiro

Dirigimos e voltamos para Santa Monica, para a parte mais bacana do dia e que marcou a viagem a Los Angeles: passeio de bicicleta pela orla. Estacionamos o carro em um dos inúmeros edifícios-garagem que a “prefeitura” de Santa Mônica gerencia (e que são super baratinhos) e onde já sabíamos que havia uma loja de aluguel de bicicleta, a Bike Center. Ela fica na 1555 2nd Street (esquina com a Colorado Street) e funciona de segunda a sexta-feira, das 6h30 às 20h e sábados e domingos das 8h às 20h. A bicicleta mais barata (que era ótima) custava US$ 20 por 2 horas e US$ 25 por meio dia. É caro, mas é o preço padrão de lá. O valor já inclui capacete, mapa e trava.

Mapa de Santa Mônica.

Da loja foi só atravessar a rua e já estávamos no calçadão de Santa Mônica, que tem ciclovia. Em 30 minutos pedalando pudemos observar muita gente brincando na areia, nos brinquedos, curtindo o sol e chegamos até Venice Beach, praia vizinha a Santa Mônica, que é super divertida. Em Venice há vários artistas de rua na orla, tocando, dançando, fazendo desafios de passinhos de hip hop e outras loucuras. Tem muita lojinha curiosa, com artigos hippies, roqueiros e de tudo um pouco. Tem até uma galera de patins fazendo acrobacia. Aproveitamos para parar um pouco, travamos nossas bikes numa barra de ferro e fomos molhar os pezinhos no Oceano Pacífico. A água estava gelada, mas bem gostosa.

Santa Mônica com os brinquedos do Píer ao fundo. Foto: Marcelle Ribeiro

Patins em Venice Beach. Foto: Marcelle Ribeiro

Pé na água na praia de Venice Beach. Foto: Guilherme Calil

Venice Beach. Foto: Marcelle Ribeiro

Artistas de rua em Venice Beach. Foto: Marcelle Ribeiro

Voltamos para Santa Mônica pedalando. Devolvemos as bikes e fomos conhecer o famoso Píer de Santa Mônica, que naquele fim de tarde estava bem cheio. O lugar tem brinquedos como roda gigante e mini montanha russa, e lanchonetes (com sorvetes tão caros que desistimos de comprar). A graça do píer é mesmo ver o sol se pôr, lindo lindo.

Vendo o sol se por no Píer de Santa Mônica. Foto: Marcelle Ribeiro

Píer de Santa Mônica. Foto: Marcelle Ribeiro

Praia de Santa Mônica vista do Píer. Foto: Marcelle Ribeiro

Voltamos de carro para a pousada e, mais tarde, fomos jantar no Third Street Promenade, que é um conjunto de ruas de Santa Mônica feito para pedestres, cheio de lojas, restaurantes e lanchonetes legais, além de artistas de ruas. O horário de funcionamento dos estabelecimentos varia, mas em geral, restaurantes e lanchonetes fecham por volta das 22h. O retângulo que delimita o Third Street Promenade é formado pelas ruas Whilshire Boulevard, 2nd Street, Colorado Avenue e 4th Street. Há nada menos que oito (!!) edifícios-garagem bem perto do Third Street Promenade, nas ruas 2nd Street e 4th Street. Não me lembro o preço, mas é baratinho. Nós comemos um hambúrguer razoável no Johnny Rockets (1322 Third Street Promenade) e uma comida mexicana péssima no bonitinho e com preços interessantes Lotería Grill (1251 Third Street Promenade). Coloque um desses endereços no seu GPS e antes de chegar ao destino, estacione em um dos edifícios-garagem. Daí é só ir andando pela Third Street Promenade e scolher um lugar para comer. As ruas vizinhas também têm opções interessantes.