Como montar seu roteiro de 4 a 7 dias de viagem pra Ilha Grande

postado por Marcelle Ribeiro e atualizado em: 09/11/2020

O paraíso está a algumas horas da capital do Rio de Janeiro. Fica até difícil fazer um roteiro para Ilha Grande, já que eu sou absolutamente fã desta ilha que pertence à cidade de Angra dos Reis (RJ). Mas, para facilitar, expliquei meu roteiro de 4 dias para Ilha Grande e listei dicas de passeios que eu faria se tivesse mais dias de viagem. De modo que você terá sugestões para até 7 dias sobre o que fazer em Ilha Grande.

Para quem é de fora do Rio, se você tiver uns dias a mais no estado, dê uma esticada da cidade maravilhosa até a Ilha Grande, onde está uma das praias que vive nas listas das mais bonitas do Brasil. E que tem muitas outras praias e locais de banho tão transparentes que é difícil o seu queixo não cair.

roteiro ilha grande lopes mendes

Praia de Lopes Mendes, uma das mais bonitas do Brasil. Foto: Marcelle Ribeiro.

Mapa Ilha Grande

Para você se orientar melhor sobre o que fazer na Ilha Grande e montar seu roteiro, segue um mapa da ilha.

Quantos dias ficar em Ilha Grande?

Há muito o que fazer em Ilha Grande, de maneira que o mínimo para conhecer os principais pontos são 4 dias. Foi esse o período que fiquei por lá, fora de feriado, em março, mas as mesmas atrações podem ser conhecidas em feriadões. Por outro lado, acho o tempo ideal de cerca de 7 dias, para conseguir realizar vários passeios de barco, curtir as praias e as trilhas pela Mata Atlântica.

Roteiro Ilha Grande – 4 dias

Dia 1 – Chegada e passeio Meia Volta à Ilha

Peguei um ônibus na rodoviária do Rio para Conceição de Jacareí, distrito de Mangaratiba, que saiu às 6h15 e chegou lá às 8h15. A passagem do ônibus Rio x Mangaratiba custa cerca de R$ 40, pela Viação Costa Verde, com duração de 2h30. Você pode comprar a passagem online, com toda praticidade, pelo site da Clickbus, parceiro aqui do blog, que costuma ter descontos interessantes.

Saltei do ônibus, andei até o cais e peguei uma lancha rápida para a Vila de Abraão, na ilha.

Deixei as malas na pousada (ficamos na Pousada D’Pilel, que recomendo) e fui para o cais de Abraão, onde passei em uma agência de passeios. Conseguimos nos encaixar numa lancha que ia fazer o passeio chamado Meia Volta à Ilha às 10h30, mesmo chegando na agência com apenas 30 minutos de antecedência.

Passamos o dia fazendo esse passeio, em que conhecemos a Lagoa Verde, a Lagoa Azul, a Praia de Fora (onde almoçamos), a Praia do Amor e a Praia da Feiticeira (nessa ordem). Confira todos os detalhes sobre esse passeio incrível! Para garantir sua vaga antecipadamente, ao montar seu roteiro Ilha Grande, você pode fazer a reserva online no Viator.

roteiro ilha grande lagoa verde

Lagoa Verde, um dos passeios em Ilha Grande. Foto: Marcelle Ribeiro.

Dia 2 – Passeio Super Sul

No segundo dia do nosso roteiro em Ilha Grande, fizemos o passeio de escuna chamado Super Sul, em que saímos de Abraão para conhecer as praias de Lopes Mendes (que vive na lista das mais bonitas do país), Cachadaço, Dois Rios e a ilha Jorge Grego. Passeio de dia inteiro também. Saiba mais sobre ele no post Melhores Passeios de Barco em Ilha Grande.

Dia 3 – Trilha para Cachoeira e Praia da Feiticeira

Fizemos uma trilha de Abraão até a Cachoeira da Feiticeira, de 1h30 de duração. As paisagens na trilha são de tirar o folêgo. No caminho, pudemos conhecer o Aqueduto de Ilha Grande e tomar banho em um poção.

Apesar do trajeto ter muitas subidas, a trilha para a Cachoeira da Feiticeira é bem sinalizada e segura. Tomamos banho na Cachoeira da Feiticeira e depois caminhamos mais 30 minutos para a Praia da Feiticeira, onde ficamos mais um tempo.

Para voltar, optamos por um táxi-boat para Abraão, onde chegamos por volta das 15h. Descansamos na pousada à tarde. Fizemos tudo sem agência ou guia.

cachoeira da feiticeira como chegar

Cachoeira da Feiticeira, em Ilha Grande (RJ). Foto: Marcelle Ribeiro

Dia 4 – Praias perto de Abraão

Como teríamos que pegar uma escuna para ir embora às 13h, ficamos nas redondezas de Abraão. Essa é uma ótima opção para quem quer relaxar e planejar um dia mais tranquilo no seu roteiro de Ilha Grande. É importante saber que a praia da Vila de Abraão não é legal para banho, porque tem um movimento grande de embarcações.

Por outro lado, após 30 minutos de caminhada (ou apenas 5 minutos de táxi-boat) se chega na Praia de Abraãozinho. Entre as opções de orlas na vizinhança da vila, essa é a mais bonita e vale alguns mergulhos. A água é transparente, calminha, sem ondas. A faixa de areia é pequena, mas há várias árvores que fazem sombra para você que quer se esticar e pegar um bronzeado.

roteiro ilha grande praia biquinho

Praia de Abraãozinho. Foto: Marcelle Ribeiro.

Nós caminhamos uns 30 minutos até lá. A caminhada entre a Vila do Abraão e a praia de Abraãozinho é um trecho da trilha T10 de Ilha Grande. Como eu já disse aqui no blog, a ilha tem trilhas organizadas e mapeadas. Você pode saber mais sobre esta e outras trilhas no site de Ilha Grande.

Táxi-boat

Em Abraãozinho, há uma barraca de praia que vende bebidas e toda hora tem táxi-boat chegando por lá. Nós fomos andando, mas voltamos para a vila de táxi-boat (R$ 10 por pessoa).

A caminhada até a Praia de Abraãozinho é pela areia na maior parte do tempo. Mas você passará por alguns trechos de uma trilha meio improvisada, com pedrinhas e pelos fundos de algumas pousadas, que é um trecho bem feinho e que quando eu fui, tinha lixo acumulado e uma mosquitada.

Outras praias

No caminho, você vê praias como Biquinha e da Júlia, que são pequenininhas e não têm estrutura para turistas.

 

roteiro ilha grande praia biquinha

Praia da Biquinha. Foto: Marcelle Ribeiro.

 

roteiro ilha grande praia da julia

Praia da Júlia não tem estrutura para turistas. Foto: Marcelle Ribeiro.

Roteiro Ilha Grande – Para 5 ou mais dias

Com 5 ou mais dias para montar um roteiro para Ilha Grande, sugiro aproveitar os demais passeios de barco. Aliás, na hora de decidir o que fazer em Ilha Grande, saiba ela é grande mesmo e que você vai precisar andar de barco (na verdade, de escuna, lancha ou táxi-boat) para conhecer as melhores praias e piscinas naturais. Portanto, se você odeia navegar, não escolha a Ilha Grande.

É super fácil se encaixar em um passeio marítimo em Ilha Grande, pelo menos para quem está hospedado na Vila do Abraão, que concentra o maior número de pousadas e restaurantes da ilha. Basta ir até o cais, onde várias agências de passeios estão enfileiradas uma depois da outra.

Além desses passeios de barco que fiz, também estão disponíveis os seguintes:

  • Passeio para Lopes Mendes
  • Volta Inteira à Ilha
  • Passeio Ilhas de Angra
  • Passeio Lagoa Azul
  • Tour Gruta do Acaiá
  • Lagoa Verde

Contudo, alguns deles levam a locais onde outros também já passam. Por exemplo: você não precisa fazer um passeio só para a Lagoa Verde, porque ela já está incluída no roteiro Meia Volta à Ilha Grande.

Além dos passeios de barco, você pode também fazer trilhas, pois Ilha Grande é o paraíso para os amantes de trekking. Elas são numeradas em 16 circuitos. Algumas podem ser feitas sem guia, outras requerem profissionais especializados. Como eu já disse aqui, nós fizemos a trilha para a Cachoeira da Feiticeira e para a praia do mesmo nome e achamos ótima, de dificuldade média e com atrações que valem a pena.

O que eu faria com 5 a 7 dias:

Em uma próxima ida, estão na lista do meu roteiro para Ilha Grande fazer os passeios: Volta inteira à ilha, Gruta Acaiá e Ilhas de Angra. Ou seja, atração pra mais 3 dias, já que cada um desses passeios leva um dia inteiro. Saiba mais sobre cada um dos vários roteiros de barco oferecidos no post Melhores Passeios de Barco em Ilha Grande.

O que fazer em Ilha Grande à noite

Depois de um dia de trilhas intensas ou relaxando na praia, a dica de o que fazer em Ilha Grande à noite é mesmo sair para jantar. Na Vila do Abrãao, lugar em que me hospedei, há restaurantes para todos os gostos (e bolsos, claro).

Você pode ver as dicas de onde comer em Ilha Grande e lembrar que algumas opções só abrem para o jantar.

O que fazer em Ilha Grande com chuva

Honestamente, todas as atrações são ao ar livre. Portanto, em caso de chuva, não há muito o que fazer em Ilha Grande, a não ser descansar na sua pousada ou do hotel.

Onde ficar em Ilha Grande

A maioria das pessoas se hospeda na Vila de Abraão pela praticidade. Por lá, você vai encontrar grande variedade de pousadas, restaurantes, agências de turismo e rotas de barcos. Você só precisa saber que será necessário pegar um barco ou fazer uma trilha para tomar banho de mar, porque a praia da Vila do Abraão não é indicada para banho, em função da grande circulação de embarcações.

Na primeira vez que fui a Ilha Grande, optei por acampar na Praia de Palmas. O local é super agradável, mas quase não há pousadas, restaurantes ou agências de turismo para contratar os passeios. O mesmo acontece em Aventureiro e Provetá.

Assim como a Vila de Abrãao, Araçatiba reúne uma boa quantidade de pousadas, no Norte da Ilha. Ainda não me hospedei lá, mas está nos meus planos para uma próxima viagem para Ilha Grande.

Na minha viagem com o maridão para Ilha Grande, gostamos bastante da experiência na Suite D’Pillel. Inicialmente, nossa reserva era um quarto na Pousada D’Pillel, mas a acomodação em que ficamos não tinha rede na varanda e ficava bem colada na cozinha (mega barulhenta).

Por isso, conversamos com o gerente, que nos ofereceu nos hospedar na Suite D’Pillel, uma casa do mesmo dono, composta por três quartos a algumas quadras da pousada. Foi ótimo! Veja mais detalhes sobre onde ficar em Ilha Grande.

Roteiro Ilha Grande – Conclusão

Em conclusão, há muito o que fazer em Ilha Grande, de modo que você vai ter que escolher entre as praias, trilhas e passeios para fazer um roteiro de acordo com seu tempo disponível. Fique de 4 a 7 dias.

E você, tem mais dicas de Ilha Grande? Deixe nos comentários!

Leia também:

Comentários

  1. Joyce
    06 out 2017

    Olá, Marcelle!
    Obrigada pelas dicas! Quando foi sua viagem? Gostaria de saber para ter uma noção se os preços dos passeios mudaram muito. Entrei no site da agência que você indicou, mas eles não divulgam os valores.
    Preciso calcular quanto levar de dinheiro.
    Obrigada,
    Joyce

  2. ÁLIDA
    30 out 2017

    Oi, muito bacana suas postagens, os passeios em barco e escuna balançam muito? costumo enjoar e estou com medo.

    • Marcelle Ribeiro
      12 nov 2017

      Oi, Álida! As escunas costumam balançar um pouco, principalmente na volta dos passeios. Mas não balançam tanto assim. Acho que você vai gostar da experiência! E esses passeios são as melhores maneiras de se conhecer a Ilha Grande. Boa viagem!

  3. Renata
    29 abr 2019

    Olá Marcelle.

    Moro em São Paulo e tenho interesse em conhecer Ilha Grande.
    Você acha que é possível fazer um roteiro de 2 dias por Ilha Grande?
    Uma amiga sugeriu pegar um ônibus na madrugada de uma 6ª feira da rodoviária Tietê até Angra dos Reis e voltar no domingo à noite. Ela me disse que muitas pessoas conseguem fazer isso. No entanto, ao que me parece, vale mais a pena visitar a Ilha com mais tempo. O que você acha?

    Muito obrigada pelas dicas e pelo auxílio.
    Renata.

  4. Juliana Sucupira
    21 jan 2020

    Obrigada pelo ótimo post! Estou vendo uma pousada na Enseada de Aracatiba, Praia Vermelha. Você acha que é um bom local para ficar? Considerando que temos uma criança de 10 anos e queremos fazer os passeios de lancha que vc sugeriu! Obrigada novamente!

    • 21 jan 2020

      Oi, Juliana, depois da Vila de Abraão, outra praia que tem uma quantidade boa de pousadas é justamente Araçatiba. Há barcos ligando Araçatiba a Angra dos Reis (mas acho que não há embarcações saindo de Mangaratiba ou de Conceição de Jacareí). Mas quando eu fui, não havia linhas regulares de barcos ligando a Vila do Abraão a Araçatiba, ok?
      Abs

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *