Como economizar em San Francisco? Não te contam isso!
Em San Francisco, assim como em outras cidades dos Estados Unidos, é possível evitar gastos em pequenas coisas, mas que ao final de uma viagem, podem fazer a diferença. Eu passei 1 mês estudando inglês e turistando por lá e vou te dar dicas de como economizar em San Francisco, que podem servir, em alguns casos, para outros lugares. Além disso, vou indicar passeios gratuitos pela cidade!

Golden Gate Park. Foto: Marcelle Ribeiro.
1 – Carregue sempre uma garrafinha de água descartável
Uma das primeiras dicas para economizar em San Francisco é carregar sempre com você uma garrafa de água. Em vários lugares da cidade e da Califórnia em geral há filtros e bebedouros em que você pode encher a sua garrafa e economizar vários dólares em água (que costuma ser cara!). Há bebedouros em shoppings, atrações turísticas, museus e no aeroporto. No terminal aéreo de San Francisco, há até uma pia imediatamente antes do raio-X, especialmente para você esvaziar a sua garrafa e passar com ela vazia.

Filtro para encher a sua garrafa. Foto: Marcelle Ribeiro
2 – Atenção aos mapas: eles têm cupons de desconto
Viu um mapa gratuito da cidade nos balcões de informação do aeroporto, serviço de informação ao turista, hotéis e hostels? Pegue! Os mapas estão cheios de cupons que dão desconto de até 20% em restaurantes, sorvetes e chocolates em lanchonetes famosas, compras na loja de departamentos Macy’s… É só apresentar o cupom no estabelecimento e ganhar o desconto.

Lori’s Diner, que conheci com cupom de desconto em mapas. Foto: Marcelle Ribeiro.
3 – Compre refeições em supermercados
San Francisco tem supermercados com comidas gostosas, saladas, sucos e sanduíches prontos, que você pode comprar e comer em uma praça agradável ou mesmo em seu hotel. Eu indico o Whole Foods (um pouco mais caro) e o Trader Joe’s (um pouco mais barato que o Whole Foods), porque eles são especializados em comidas orgânicas, e têm mais sabor.
Há supermercados mais baratos que esses na cidade, mas muitos têm comida muito processada ou sem sabor ou com uso intensivo de agrotóxico na plantação.
Além disso, a rede de farmácia Wallgreens, que está em todo canto de San Francisco, também vende saladas prontas, mas não sei se é gostosa. Aliás, a Wallgreens é uma ótima opção para comprar aquela garrafinha de água gelada quando a sua já acabou, porque lá é super barato. Muito mais em conta do que em lanchonetes.
4 – Não aceite sacolas em lojas
Na cidade de San Francisco, todos os estabelecimentos comerciais cobram pelas sacolas que te oferecem para carregar suas compras, seja em lojas de roupas, restaurantes, supermercados ou farmácias. É lei. Por isso é que muitas vezes o funcionário do caixa te pergunta: “você gostaria de uma sacola?”. Mesmo as sacolas de papelão são cobradas.
Se você estiver carregando uma mochila ou já tiver uma sacola, use-as para carregar os produtos que você acaba de adquirir. A economia de centavos fará diferença no seu bolso ao final da sua viagem (e certamente ao meio ambiente!).

Como economizar em San Francisco: recuse sacolas. Foto: Marcelle Ribeiro.
5 – Compre seguro viagem mais barato
É super importante que, quando você for aos Estados Unidos, você tenha um seguro viagem. Apesar de ele não ser obrigatório para entrar no país, é desvantajoso viajar sem um.
Os Estados Unidos é um país conhecido por ter um sistema de saúde extremamente caro. Lá não tem sistema de saúde gratuito. Ou seja, se você se machucar num acidente ou adoecer, vai ter que gastar um bom dinheiro caso não tenha seguro viagem.
Além de cobrir despesas médicas, o seguro para os EUA também cobre atraso ou cancelamento de voos, extravio de bagagem, perda de documentos, entre outros. Por isso é super importante ter um.
Para comprar seguro viagem eu recomendo este site, onde eu mesma já comprei diversas vezes e sempre deu tudo certo. Ah, e temos cupom de 30% de desconto, viu?
6 – Aproveite descontos em chips para celular
E com chip para ter internet no celular, como economizar em San Francisco? Algumas empresas oferecem cupons de desconto! Abaixo eu recomendo alguns chips que eu já testei ao redor do mundo e que sempre funcionaram bem comigo.
- Viaje Conectado
- O Meu Chip: 15% de desconto com o cupom VICIADAEMVIAJAR
- A Casa do Chip: 15% de desconto com o cupom VICIADAEMVIAJAR
- Airalo: 10% de desconto com o cupom VICIADAEMVIAJAR, 15% de desconto para clientes novos com o NEWTOAIRALO15 e 10% de desconto para quem já é cliente com o cupom AIRALOESIM10
- Holafly: 5% de desconto com o cupom VICIADAEMVIAJAR
7 – Economize com tíquetes de transporte
Tem como economizar em San Francisco quando o assunto é transporte? Tem sim! Usar transporte público é uma dica universal para gastar menos em qualquer viagem. É especialmente válida para uma cidade bem servida de ônibus, metrô e trens como San Francisco.
Mas você sabia que uma passagem “single”, de uma viagem, pode ser usada em alguns meios de transporte por diversas vezes no período de algumas horas em San Francisco? Pois é, isso muitas vezes vale mais a pena que comprar um tíquete diário. É como acontece em São Paulo e no Rio de Janeiro, em que o “bilhete único” te dá direito a fazer várias baldeações no intervalo de 2h ou 3h.
Outra dica é evitar andar nos bondes históricos, a cabo. Eles são bonitinhos e bacanas para tirar fotos, mas são caros!

Como economizar em San Francisco: pesquise tíquetes de transporte. Foto: Marcelle Ribeiro.
8 – Visite as atrações grátis
E tem como economizar em San Francisco com pontos turísticos? Claro! Eu fui a 9 lugares gratuitos na cidade. Veja mais sobre eles abaixo.
Passeio a pé pelo Golden Gate Park
Vale a pena caminhar pelo Golden Gate Park, perto do Stow Lake, onde você vai ver cisnes, patos, tartarugas e lindas flores. É uma lugar lindo e que tem uma boa área gratuita.
Caso você não tenha dinheiro para entrar no Conservatory of Flowers (uma das atrações pagas de lá), você pode tirar fotos com o lindo jardim em frente a ele, que é gratuito! Outra opção é ir ao Conservatory of Flowers na terça-feira, quando a entrada é gratuita.
Outras atrações do Golden Gate Park como o Japanese Tea Garden e o San Francisco Botanical Garden também cobram ingressos. Mas, nas segundas, quartas e sextas, das 9h às 10h, a entrada para o Japanese Tea Garden é gratuita. Já para entrar gratuitamente no San Francisco Botanical Garden basta você ir das 7h30 às 9h (todos os dias!) ou na segunda terça-feira de cada mês. Além disso, eles não cobram em datas como Thanksgiving, Natal e Ano Novo.
Agora, se você quer realmente economizar dinheiro, uma opção é ver jardins lindos no Shakespeare Garden, que não cobra entrada. Se você estiver com bastante disposição, caminhe até o moinho e vento com tulipas, no extremo oeste do parque, quase chegando no Oceano Pacífico. Durante a caminhada você verá búfalos e lagos.

Stow Lake, no Golden Gate Park. Foto: Marcelle Ribeiro.
Passeio por Haight Ashbury
Aproveitando a ida para Golden Gate Park, você pode dar uma passada no bairro mais hippie de San Francisco, o Haight Ashbury, que fica nas ruas de acesso ao parque. Aproveite a visita e vá em lojas hippies, de roupas antigas ou do século passado, e divirta-se provando chapéus e vestimentas engraçadas. Além disso, vale a pena visitar lojas famosas de discos da cidade, cheias de raridades em vinil, que ficam na mesma região.
E tudo isso é grátis.

Loja no bairro Haight Ashbury, em San Francisco. Foto: Marcelle Ribeiro.
Ande no famoso calçadão e veja leões-marinhos
Quer fazer passeios bem “turistão” e não sabe como economizar em San Francisco? Pois saiba que você não paga nada pra andar pelo calçadão de Fisherman’s Wharf. Comece no Píer 39, onde funcionam restaurantes, lojas e onde você consegue ver vários leões-marinhos se esticando e cochilando ao sol.
Depois, continue a caminhada e faça uma paradinha para ver os pães em formatos divertidos da padaria Boudin . Na sequencia, siga até o ponto final do centenário bonde de San Francisco. Aproveite a oportunidade e tire uma foto dele subindo ou descendo a ladeira.

Leões-marinhos no Píer 39, em Fisherman’s Wharf. Foto: Marcelle Ribeiro.
Aprecie a Golden Gate Bridge e a Baía de San Francisco
Se você não quer gastar com aluguel de bicicleta para percorrer a famosa ponte da cidade (a Golden Gate Bridge), você pode vê-la de graça, indo até uma área chamada Crissy Field. Essa região é um jardim e uma “prainha” de onde se tem uma vista privilegiada para a Golden Gate Bridge. É uma boa região para fazer um piquenique, tirar fotos e curtir o sol.
Ah, e uma dica extra de como economizar em San Francisco: não deixe de conhecer o Palace of Fine Arts, que fica bem perto do Crissy Field. Lá tem um lago e um prédio histórico com formas arredondadas e rotundas. E sim, tudo isso é de graça!

Golden Gate Bridge. Foto: Marcelle Ribeiro
Se você tem disposição para fazer um exercício extra, caminhe pela Golden Gate Bridge e visite Sausalito, cidade vizinha. Lá você encontra lojas charmosas, cafés, antiquários à beira-mar, mansões e barquinhos. Mas prepare-se, porque você vai ter que subir e descer algumas ladeiras bem chatinhas.
Caso você não queira voltar caminhando, retorne para San Francisco de ferry boat (pago).

Sausalito. Foto: Marcelle Ribeiro
Aprecie as casas vitorianas e praças charmosas
Uma das praças imperdíveis de San Francisco é a Alamo Square, onde você pode ver casas vitorianas e coloridinhas super fotografadas, conhecidas como Painted Ladies. Além disso, dá pra ter uma vista geral de San Francisco e apreciar prédios exóticos como o Transamerica Pyramid.
Outra praça que vale a visita é a Alta Plaza, onde você pode sentar em banquinhos no Lafayette Park e curtir o sol, além de ver a baía. Tudo isso sem pagar nada!

Como economizar em San Francisco: veja as Painted Ladies. Foto: Marcelle Ribeiro
Vá para Chinatown
Eu nunca estive em uma Chinatown tão colorida e bacana como a de San Francisco. Ao subir algumas ladeiras, você consegue ver prédios com a arquitetura típica da China, com dragões, monumentos, templos e portais. Lá também tem lojas que merecem ser admiradas. Além disso, bem pertinho dali tem o Transamerica Pyramid, prédio com topo em formato de pirâmide.
Conheça também a Grace Cathedral, uma catedral cristã que tem vitrais bonitos e coisas exóticas, como labirintos desenhados no chão, porque abraça pessoas de diferentes religiões. Vale a visita!

Como economizar em San Francisco? Visite Chinatown. Foto: Marcelle Ribeiro.
Curta os murais e seja “moderno” no bairro Mission
Um passeio legal para quem fazer turismo em San Francisco sem gastar muito é o Dolores Park, no bairro Mission District. Sente no gramado para aproveitar o sol. Ah, você pode fazer um piquenique lá também. Mas o que eu gostei mesmo foram dos murais do bairro, a poucos metros de distância do parque, na viela Clarion Alley. Os murais retratam desde a vida na cidade até as diferenças de classe e os direitos das mulheres.
Além disso, aproveite a visita e tire fotos da Mission Dolores, igreja centenária. A entrada é paga, mas se você não quiser pagar, fique apenas com a foto da fachada. Eu recomendo você pagar e ver como é por dentro!

Dolores Park. Foto: Marcelle Ribeiro
Vá a uma igreja russa
A Holy Virgin Cathedral é uma atração que poucos turistas conhecem. Essa catedral tem cúpulas douradas que chamam atenção do lado de fora. Por dentro, os cantos de seu interior são desenhados com imagens de santas.
É tanto desenho, imagens, dourado, que você nem vai saber pra onde mirar a lente da câmera. E a entrada nela é gratuita, viu?

Holy Virgin Cathedral. Foto: Marcelle Ribeiro.
Visite os museus em dias de entrada grátis
Alguns museus de San Francisco não cobram ingresso em determinados dias do mês. Mas tenha em mente que nestas datas o movimento de visitantes costuma ser bem grande.
No Asian Art Museum, por exemplo, todo primeiro domingo do mês não há cobrança de ingresso.
Já no museu de ciências Exploratorium, que agrada crianças e adultos, a entrada é grátis em apenas seis dias do ano e as datas variam de acordo com os feriados.

Asian Art Museum. Foto: Marcelle Ribeiro.
Veja igrejas e murais em North Beach
Por último mas não menos importante, uma dica de como economizar em San Francisco é visitar igrejas e murais no bairro North Beach. Esse é um passeio que não requer grandes caminhadas e é gratuito. É nesse bairro que vivem muitos imigrantes italianos de San Francisco.
Comece o passeio subindo uma ladeira para ver os murais coloridos da Coit Tower, que retratam a vida na Califórnia da década de 1930, com imagens sobre personagens da época, indústrias e trabalhadores. Você não paga nada para ver os murais e nem para tirar fotos da torre do lado de fora. Porém, caso queira subir pra ver a cidade do alto, vai ter que “coçar a carteira”.
Depois, vá às igrejas de Saint Peter e Saint Paul e também na Washington Square, praça onde os americanos brincam de frisbee com seus cachorros.

Mural da Coit Tower. Foto: Marcelle Ribeiro
Tem mais dicas de como economizar em San Francisco: Escreva nos comentários.
Leia mais:
- Hotéis e casas de temporada com desconto no Booking. Reserve agora!!
- Pegue até 30% de desconto em seguro viagem! Clique e veja o cupom!
- Aluguel de carro em até 12X sem IOF aqui!
- Passagens aéreas: até 40% de desconto com o Vai de Promo.
- Confira descontos nas passagens de ônibus na ClickBus!
- Passeios e transfers bem avaliados por turistas na Civitatis com cancelamento grátis.
- Acessórios de viagem na Amazon: confira!
- Tem pet? Tudo pra viajar com ele na Cobasi.
- Ganhe 25% de desconto no nosso chip de celular preferido: cupom VICIADAEMVIAJAR!

AC 50 BRASIL COVID-19
Plano Prestige 30 Brasil +Covid-19
Coris 30 Max Brasil