Arraial do Cabo (RJ): Onde se hospedar e comer

postado por Marcelle Ribeiro e atualizado em: 29/09/2016
Compartilhar este artigo:

Apesar de ter praias deslumbrantes, Arraial do Cabo (RJ) não tem uma infra-estrutura turística boa para quem decide se hospedar lá. É algo difícil de entender, mas é verdade. A cidade tem ruas apertadas e não há um centrinho charmosinho com restaurantes e lojas como o de Búzios, que fica a 1h de carro. Achar hospedagem boa também não é tão fácil. Abaixo, vou explicar melhor sobre isso.

 

Onde se hospedar

Muitas pousadas da cidade funcionam em casas adaptadas, meio apertadas, e, por isso, decidir onde ficar não é fácil. A oferta não é tão grande, talvez pelo fato de que muitas pessoas preferem ficar em Búzios (a 37 km) ou em Cabo Frio (a 13 km de distância), ou mesmo por muita gente só ir a Arraial para fazer um bate-volta, de um dia. Quando eu fui a Arraial, em dezembro de 2015, decidi que ficaria em uma pousada bonitinha e confortável da cidade, mesmo que tivesse que pagar um pouco mais caro.

Procurando hotel? O Booking tem opções para todos os bolsos. Reserve por esse link, que tem o meu código, e ajude o blog.

O bairro onde me hospedar não me importava muito, pois eu já planejava ir a cada dia em uma praia diferente. Arraial é uma cidade bem pequena, mas não dá para ir andando de uma praia a outra.

A maior parte das pousadas se concentram em três praias: dos Anjos (onde fica o cais de onde partem os passeios de barco, mas que não é própria para banho), Prainha (que é ótima para banho) e Grande (onde há alguns barzinhos que tocam música à noite e que podem incomodar).

Me hospedei na pousada Canto da Baleia, que gostei muito, mas ela não foi barata (cerca de R$ 330 a diária do quarto de casal, com ar condicionado, sem vista e tv). A localização é boa: na praia dos Anjos, a uns 700 metros dos restaurantes e do cais de onde saem os passeios de barco. Os quartos são super novinhos e bem decorados, tudo num estilo clean. A cama é confortável e o chuveiro é uma delícia. O atendimento é ótimo e o wifi também. Tem estacionamento, piscina e o café da manhã é bem gostoso e farto. Super indico.

DESCONTO DE 5% no Esquenta Black Friday para aluguel de carro na Rentcars, com o cupom NOVEMBER. Vale até 30/11, com retirada do carro até 31/12! Compare preços de várias locadoras!
Pousada Canto da Baleia, em Arraial do Cabo. Foto: Marcelle Ribeiro

Pousada Canto da Baleia, em Arraial do Cabo. Foto: Marcelle Ribeiro

A questão é: em Cabo Frio, que fica a 13km de Arraial, provavelmente nós teríamos encontrado uma oferta maior de pousadas, com melhor custo-benefício. É que em Arraial, como são poucas as pousadas, as que são mais bonitinhas, cobram mais caro. Em Cabo Frio, que tem uma rede de pousadas maior, deve ser mais fácil achar algo de bom padrão a preços melhores. E além, disso, Cabo Frio é uma cidade mais estruturada, desenvolvida, com muiiiiitttto mais opções de restaurantes e vida noturna que Arraial, onde há poucos lugares bonitinhos para comer. Por isso, mesmo se você quiser ir todos os dias da sua viagem para praias de Arraial, eu aconselho se hospedar em Cabo Frio, pois a distância é pequena entre as duas cidades.

 

Onde comer

Como disse acima, Arraial do Cabo não tem muitas opções de restaurantes e bares. Mesmo na Praia dos Anjos, não encontramos lugares muito gostosos. Na maioria, as opções são bem simples, mas vou explicar um pouco melhor abaixo. Ah, se a sua pousada tem restaurante, vale perguntar se eles servem almoço.

 

Garrafa de Nansen

Foi o primeiro restaurante que visitamos em Arraial do Cabo. A escolha foi feita por dois motivos: ele é o mais conhecido da cidade, super tradicional, e meus sogros tinham boas lembranças de lá.

Mas o tempo não foi muito amigo do Garrafa de Nansen. A comida é razoável e os preços não são muito altos, mas o restaurante não tem ar condicionado e isso acaba tornando a experiência de comer lá menos agradável.

Eu e Guilherme comemos um salmão com arroz de brócolis e batata cozida. Estava bom, mas nada especial. Meus sogros escolheram uma moqueca de peixe, que estava boa, mas nada parecida com o que encontramos na Bahia.

Salmão com arroz de brócolis e batatas cozidas no Garrafa de Nansen. Foto: Marcelle Ribeiro

Salmão com arroz de brócolis no Garrafa de Nansen. Foto: Marcelle Ribeiro

O restaurante fica na Rua Santa Cruz, 4, na Praia dos Anjos.

 

Bacalhau do Tuga

Pra mim, o Bacalhau do Tuga é a melhor opção para comer em Arraial do Cabo. Fica na Rua Santa Cruz, 5, na Praia dos Anjos. Como o próprio nome diz, eles têm vários pratos de bacalhau, mas nós preferimos comer um outro peixinho grelhado.

O tempero estava muito gostoso, o pirão que acompanhava o prato também era bem temperadinho e a porção estava na medida certa para duas pessoas.

Outra vantagem é o ar-condicionado, que estava funcionando perfeitamente. Não espere um restaurante refinado. Ele é bem simples, mas funciona muito bem para um almoço depois de um passeio de barco, como fizemos.

 

Saint Tropez

Se o Bacalhau do Tuga foi uma boa surpresa, o Saint Tropez, deixou bastante a desejar. Fomos lá com a ideia de comer uma pizza durante a noite e realmente a experiência toda foi uma decepção.

O atendimento não é legal e a pizza também não estava gostosa. Pedimos uma meia frango com catupiry e meia calabresa. Nem o Guilherme, que é um ogrinho e detesta deixar comida no prato, conseguiu comer todo o pedaço dele da pizza de frango com catupiry. Não tinha gosto de nada e a massa era mole. A de calabresa era um pouquinho melhor.

Se você quiser experimentar, o endereço é Praça Daniel Barreto, 2, Praia dos Anjos.

 

Dica para a tarde: Pôr do sol

Para encerrar este post, deixo aqui uma dica imperdível (e grátis) de Arraial do Cabo: o pôr do sol no mirante do Atalaia.

É muito fácil chegar lá de carro. Basta dirigir até o condomínio Pontal do Atalaia. Na portaria, eles passam todas as orientações para você chegar até o mirante, mas tudo é bem tranquilo.

Depois de dirigir por cerca de 700 metros, basta encontrar uma vaga. Você vai perceber que muita gente decidiu fazer o mesmo programa, mas tudo rola em um clima super agradável. Quando estivemos por lá, havia até um pessoal tocando um violão para garantir a trilha sonora.

IMG_3383

Pôr do sol no Pontal do Atalaia, em Arraial do Cabo. Foto: Marcelle Ribeiro

 

Reserve sua hospedagem em Arraial do Cabo pelo Booking clicando aqui e ajude o blog a ganhar uma pequena comissão sem pagar nada a mais! (saiba como funciona essa parceria aqui)

Ao reservar o seu carro pelo portal Rentcars por esse link, você compara preços de várias locadoras, consegue descontos e colabora com o Viciada em Viajar.

Leia também:

Veja quais são as melhores praias de Arraial do Cabo

Arraial do Cabo: como é o passeio de barco por águas cristalinas

Veja o índice de posts sobre Arraial do Cabo

Compartilhar este artigo:

Comentários

  1. Vinicius
    24 fev 2016

    Olá Marcelle,
    Moro a 1h30min de Arraial e concordo com suas observações sobre hospedagem e restaurantes.
    Em algum momento do post você diz que seus sogros pediram uma moqueca, que nada lembrava a baiana….
    Essencialmente, moqueca diz respeito ao modo como ela é feita, mas cada região têm suas especificidades. A moqueca baiana, tem nela inseridos o leite de coco e azeite de dendê. A feita no estado do Rio, em geral dispensa o uso do dendê.
    No entanto, o governo do estado do Espírito Santo pleiteia que a moqueca seja reconhecida como patrimônio cultural do estado. Disputas a parte, fato é que a moqueca capixaba não tem em sua receita nenhum dos 2 ingredientes, azeite de dendê ou leite de coco, que certamente modifica o gosto mas continua saborosa.
    http://www.es.gov.br/EspiritoSanto/Paginas/culinaria.aspx

  2. Rayane
    20 jul 2016

    Oi Marcelle,
    Eu e meu marido vamos comemorar nosso primeiro aniversário de casamento e resolvemos fazer uma viagem de 10 dias que inclui Rio de Janeiro + Búzios + Ilha Grande, em novembro de 2016. Você indica fazer esses 3 lugares em uma mesma viagem? Qual a ordem que você acha que devemos fazer primeiro.
    Desde já, Obrigada!

    • 20 jul 2016

      Rayane, cheque a média de chuvas para Ilha Grande no site da Climatempo, porque acredito que em novembro chove muito lá. E se chover muito mesmo, não vale a pena: além de não poder curtir praia, você vai ficar entediada. Somente Rio + Búzios já preenchem 10 dias de viagem facilmente. A ordem não importa tanto, porque cada um tem uma beleza bem diferente.
      Abraço,
      Marcelle

  3. Sarah
    17 ago 2016

    Olá Marcelle,
    Vc acha que pra passar 4 dias em Arraial é indispensável alugar um carro?
    Desde já obrigada!
    Sarah

    • 18 ago 2016

      Oi, Sarah, não é indispensável não. Arraial é pequena, dá para andar de táxi.
      Abraço,
      Marcelle

  4. Sarah Santos
    17 ago 2016

    Marcelle,
    Outra dúvida, ficando em Arraial sem carro, qual bairro vc acha melhor para se hospedar?
    Obrigada!
    Sarah

  5. Kelly Vieira
    30 set 2017

    Muito obrigada pelas dicas Marcelle, foram super válidas, estou pensando em passar o Réveillon em Arraial do Cabo, mais ainda decidindo…e este post informando sobre a questão de hospedagem que tenho visto o quão é difícil, me ajudou muito. Bjinhos*

  6. Julia
    30 nov 2017

    Ola, Marcelle.
    Eu e meu marido vamos pra arraial/cabo frio dos dias 17 ao dia 22.
    Estamos pensando em ficar dois dias em cada destino.
    Você acha que é preferível ficar todos eles em cabo frio e apenas visitar arraial?
    Muito obrigada.

    • 30 nov 2017

      Oi, Julia,
      Melhor se hospedar todos os dias em Cabo Frio e usar 2 ou 3 dias para ir a Arraial. Cabo Frio tem mais oferta de pousadas, de melhor qualidade e preço, e muito mais opções de restaurantes e bares bacanas.
      Abs
      Marcelle

  7. Gabriela
    11 set 2018

    Ola Marcelle, boa tarde. Eu e meu namorado iremos a Cabo Frio/Arraial do Cabo entre os dias 21 e 25 desse mês. Ja estamos com as pousadas reservadas, sendo dois dias em cada local. Frisando que a data da comemoração de nosso namoro é dia 25/09, peço dicas de como aproveitar a noite do dia 24/09 para 25/09 em Arraial, onde estaremos hospedados. Desde ja, obrigada!

    • 16 set 2018

      Oi Gabriela,
      Honestamente, achei todos os restaurantes de Arraial caidinhos. Eu comemoraria essa noite em Cabo Frio, que é pertinho (13km, uns 15min de carro) e tem restaurantes charmosos.
      Bjs

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *