Quais as melhores praias do Sul de Santa Catarina? Onde ficar?

postado por Marcelle Ribeiro e atualizado em: 28/04/2021

As praias do Sul de Santa Catarina não deixam em nada a desejar para a capital Florianópolis. O litoral Sul do estado tem lugares muito bonitos para quem curte praia, como Guarda do Embaú, Garopaba e Praia do Rosa, que já foi considerada uma das 10 praias mais bonitas do mundo pelo jornal The Guardian, em 2015.

Quando estive nas praias no Sul de Santa Catarina com minha irmã, fizemos um roteiro de 5 dias conhecendo lugares lindos. Para ter liberdade de ir de um lugar para o outro, preferimos alugar um carro. A seguir, veja todas as dicas sobre o que fazer no Sul de Santa Catarina, quais são as melhores praias, onde se hospedar e que lugares visitar.

praias do sul de santa catarina praia da ferrugem

Praia da Ferrugem. Foto: Marcelle Ribeiro.

Mapa do litoral Sul de Santa Catarina

Abaixo, está um mapa com todas as cidades e pontos turísticos da região Sul de Santa Catarina citados neste post, além da capital Florianópolis (cor roxa).

Melhores praias do Sul de Santa Catarina

A região tem muitas praias, mas resolvi falar das mais bonitas que eu conheci. Veja abaixo as melhores praias do Sul de Santa Catarina.

Guarda do Embaú (Palhoça)

A Praia da Guarda do Embaú fica na vila de Guarda do Embaú, no município de Palhoça, e oferece boa estrutura de barracas e tendas. O mar tem água transparente e calma. Para chegar lá, você precisa atravessar o Rio Madre, seja nadando ou de barco. Veja tudo sobre o que fazer na Guarda do Embaú.

praias do sul de santa catarina guarda do embau

Praia da Guarda do Embaú. Foto: Marcelle Ribeiro.

Praia do Maço (Palhoça)

A Praia do Maço também fica em Palhoça, pertinho da Guarda do Embaú. Para chegar lá é preciso fazer uma trilha, que é fácil, não precisa de guia e leva cerca de 40 minutos. O visual é bucólico e relaxante e dá para tomar banho na praia. No entanto, a infraestrutura para turistas não é muito boa e há apenas um bar que serve petiscos e bebidas.

Depois da trilha, vale dar uma passada na Praia de Cima, que fica perto dos estacionamentos. Nesse post, veja tudo que você precisa saber sobre a trilha do Maço.

praias do sul de santa catarina vista praia do maço

Vista da Praia do Maço. Foto: Marcelle Ribeiro.

Ferrugem (Garopaba)

A Praia da Ferrugem fica no município de Garopaba e está entre as praias do Sul de Santa Catarina mais bonitas. É uma delícia caminhar na areia e subir no mirante de pedras na ponta direita da praia. A parte Norte atrai os surfistas, enquanto no Sul há uma área elevada chamada de Morro do Índio. Veja todas as dicas para seu passeio na Praia da Ferrugem.

Praia do Rosa Norte (Imbituba)

A Praia do Rosa fica no município de Imbituba e se divide em duas praias, que são separadas por uma lagoa. A Praia Rosa Norte atrai surfistas e jovens que curtem balada. Ainda assim, dá para tomar um bom banho de mar nas águas geladas da praia, que tem areia branquinha.

Praia do Rosa Sul (Imbituba)

Já a Praia do Rosa Sul tem outra vibe. Lá você encontra restaurantes enormes na orla, com garçons a postos para servir nas espreguiçadeiras na areia. O público é formado principalmente por famílias com crianças e casais de meia-idade. Saiba o que fazer na Praia do Rosa.

praias do sul de santa catarina rosa sul

Praia do Rosa – Rosa Sul. Foto: Marcelle Ribeiro.

Praia do Luz (Imbituba)

Você ainda pode aproveitar a viagem para Imbituba para conhecer também a Praia do Luz, que fica separada do Rosa Sul por uma montanha. Para chegar lá, é preciso fazer uma trilha de cerca de 50 minutos. No entanto, já aviso que venta demais e não há nenhuma estrutura para banhistas.

Roteiro nas praias do Sul de Santa Catarina

Estive nas praias do Sul de Santa Catarina no Réveillon de 2016. Pousamos em Florianópolis no fim da noite e dirigimos até Guarda do Embaú, onde chegamos de madrugada. Por isso, a viagem “começou” mesmo no dia seguinte. Abaixo, um resumo do roteiro:

Dia 1 – Guarda do Embaú – Curtimos a Praia da Guarda do Embaú. À noite, voltamos para a praia ver os fogos. A balada do Ano Novo foi ótima no bar mexicano Los Frick.

Dia 2 – Trilha do Maço– Apesar do dia meio chuvoso e nublado, aproveitamos para fazer a trilha para a praia do Maço, que fica a cerca de 4 km de Guarda do Embaú, também em Palhoça.

Dia 3 – Garopaba – Fizemos um bate-volta para a Praia da Ferrugem, em Garopaba, a 54 km de Guarda do Embaú. Dirigimos para a Praia do Rosa, onde dormimos.

Dia 4 – Praia do Rosa – Rosa Norte – Conhecemos o Rosa Norte, uma das pontas da Praia do Rosa, Imbituba.

Dia 5 – Praia do Luz e Praia do Rosa – Fizemos uma trilha até a Praia do Luz, que também fica em Imbituba, mas é bem deserta. De lá, pegamos outra trilha para o Rosa Sul. No fim da tarde, voltamos para Florianópolis e, no dia seguinte, para o Rio.

Se eu tivesse mais um dia, teria ido à Praia do Silveira, em Garopaba, que dizem ser linda, mas o acesso não é tão fácil.

praias do sul de santa catarina praia da ferrugem

Praia da Ferrugem. Foto: Marcelle Ribeiro.

Distâncias entre as praias do Sul de Santa Catarina

Para ajudar vocês, seguem as distâncias entre as praias que fizeram parte do meu roteiro:

  • Florianópolis (Centro) – Guarda do Embaú: 54 km
  • Guarda do Embaú – Garopaba (Ferrugem): 54 km
  • Garopaba – Praia do Rosa: 16 km
  • Guarda do Embaú – Praia do Rosa: 47 km
  • Guarda do Embaú – Pinheira: 4,2 km
praias do sul de santa catarina guarda do embau

Praia da Guarda do Embaú. Foto: Marcelle Ribeiro.

Quando ir às praias do Sul de Santa Catarina

Uma das vantagens do turismo no Sul de Santa Catarina é que, mesmo na alta estação, a região não fica engarrafada, como acontece na capital Florianópolis e em cidades ao Norte. No litoral sul-catarinense, o tráfego flui melhor. Nós pegamos engarrafamento apenas dentro de Garopaba, em um fim de tarde, e no retorno a Florianópolis.

Outro ponto importante na hora de decidir quando ir às praias do Sul de Santa Catarina é o clima. Viajar no verão, como eu fui, tem seus prós e contras. Por um lado, a água do mar está mais agradável e a temperatura está quente na medida certa. Por outro, você corre o risco de pegar chuva, como aconteceu quando estive lá.

O ideal é ir ao litoral catarinense entre março e abril, pois ainda está quentinho e chove menos. De qualquer forma, eu sugiro que você dê uma olhada no site da Climatempo e veja as médias de temperatura e chuva mês a mês da cidade onde você pretende ir.

praias do sul de santa catarina rosa norte

Praia do Rosa – Rosa Norte. Foto: Marcelle Ribeiro.

Onde ficar no litoral Sul de Santa Catarina

Ao decidir onde se hospedar no Sul de Santa Catarina, você pode ficar confuso com tantas opções. Quando viajamos, nossa ideia era ficar em uma cidade-base e fazer bate-voltas para as demais. Escolhemos Guarda do Embaú, por conta da beleza da praia e da variedade de restaurantes e lojinhas, que você pode visitar a pé.

Outra cidade interessante é Garopaba, pois fica exatamente entre Guarda do Embaú e Praia do Rosa. No entanto, as praias mais centrais de lá não são tão bonitas e as que mais se destacam são Ferrugem e Silveira, um pouco afastadas do Centro. Destas, só conheci Ferrugem e fiquei apaixonada: a água do mar é linda, e há várias pousadas e restaurantes na região. Ela pode, portanto, ser uma boa base de onde ficar em Santa Catarina.

praias do sul de santa catarina praia do rosa

Praia do Rosa vista da trilha para Praia do Luz. Foto: Marcelle Ribeiro.

Já a Praia do Rosa, apesar de ser uma graça, com muitos restaurantes e baladas, não é tão indicada como uma cidade-base para bate-voltas, pois as ruas são mais estreitas. Além disso, há trânsito, principalmente nos horários em que a galera está chegando na praia ou saindo dela.

Pousadas no litoral Sul de Santa Catarina

Você pode ver opções de hospedagens em Guarda do Embaú no nosso post sobre o que fazer em Guarda do Embaú ou diretamente no Booking.

Na Praia do Rosa, ficamos na pousada Regina Guest House e adoramos! Ela é uma graça e bem decorada. O café da manhã é delicioso e o atendimento, nota dez. Além disso, a localização também é ótima: a 5 minutos a pé de restaurantes, lanchonetes e bares, e perto da praia. Nesse post, tem todas as dicas de onde ficar na Praia do Rosa, mas também é possível encontrar boas opções no Booking.

praias do sul de santa catarina pousada regina guest house

Regina Guest House. Foto: Marcelle Ribeiro.

Quais são as praias do litoral Norte de Santa Catarina?

Você já sabe quais são as melhores praias do Sul de Santa Catarina, mas se também tiver interessem em conhecer as praias do litoral Norte, vale visitar as regiões de Bombinhas, Porto Belo e Balneário Camboriú. As praias de Bombinhas, como do Embrulho, Lagoinha e Sepultura, estão entre as mais bonitas de Santa Catarina. Você pode ver a lista com as melhores praias de Bombinhas nesse outro post.

praias do sul de santa catarina praia sepultura bombinhas

Praia da Sepultura, em Bombinhas. Foto: Marcelle Ribeiro.

Outra dica é visitar a Ilha de Porto Belo, que fica perto de Bombinhas e oferece vários passeios e atividades, como mergulho de snorkel, tirolesa e caiaque. Além disso, não deixe de conhecer Balneário Camboriú, que tem praias belíssimas, como Laranjeiras e Estaleirinho.

Veja o vídeo sobre as 11 melhores praias de Santa Catarina abaixo!

Conclusão

Em conclusão, as melhores praias do Sul de Santa Catarina incluem Guarda do Embaú, Ferrugem e Rosa Sul. Para não deixar de conhecer nenhuma delas, minha dica é escolher uma cidade base e fazer bate-voltas para visitar praias próximas. Aproveite também para conhecer outros pontos turísticos da região Sul de Santa Catarina e fazer algumas trilhas.

Leia também:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *