Búzios ou Arraial do Cabo: Qual é a mais a sua cara?

postado por Marcelle Ribeiro e publicado em 24/09/2021

Búzios ou Arraial do Cabo: qual dessas duas cidades no litoral do Rio é mais a sua cara? Qual a diferença entre as praias de cada uma delas e da estrutura de cada uma? O ideal é ir para as duas, porque as duas são lindas e valem demais a pena! Mas nem todo mundo tem tempo de ir, numa viagem só, às duas e tem que escolher. E como há muitas diferenças entre elas, é bom entender melhor o que esperar de cada uma, para não ficar frustrado com algum aspecto dessas cidades.

Distância de Búzios a Arraial do Cabo

A essa altura do campeonato você já deve saber que Búzios e Arraial do Cabo ficam na chamada “Região dos Lagos” do estado do Rio, a cerca de 3h de carro da capital. E, como eu disse, se você tiver tempo, dá para ir às duas cidades na mesma viagem, até porque a distância de Búzios a Arraial do Cabo é de apenas 40 Km, o que dá mais ou menos 1h20 de carro.

Qual tem as praias mais bonitas: Búzios ou Arraial do Cabo?

As praias de Arraial são azul “caribe” e bem transparentes. Algumas são mais azuis ou menos azuis, mas todas são bem azuis. Entre as mais azuis das vezes em que estive lá: Prainhas do Pontal do Atalaia, Praia do Farol e Praia do Forno. Ligeiramente menos azuis, mas ainda bem azuis: Prainha e Praia Grande.

A maioria dessas praias quase não tem ondas. Dessas que eu falei aqui a que tem mais ondas é Praia Grande, mas ainda assim dá pra banhista tomar banho de boa. A grande maioria é ótima para crianças.

E em Búzios? O mar é mais pro tom do verde e há várias praias bem transparentes. Mas não lembra o Caribe. Ainda assim, achei bem bonitas. Búzios tem mais praias em número, e várias delas são pequenas. Contudo, também tem praias maiores, mais espaçosas. Já em Arraial, as praias são em sua maioria pequenas. Só a Praia Grande que é de fato grande.

Por isso, pra quem gosta de caminhar na areia da praia, Búzios tem mais opções.

praia do forno arraial do cabo

Praia do Forno, em Arraial, é uma das mais azuis. Foto: Marcelle Ribeiro.

Temperatura da água mais agradável: Arraial do Cabo ou Búzios?

Dizem que as praias de Arraial são as mais geladas dessa região, até por conta da geografia da cidade no mapa. Entretanto, eu confesso que já peguei água do mar gelada em Búzios e em Arraial. Assim como também já peguei água fria, mas agradável nas duas cidades. Ou seja: depende muito do mês em que você vai e também de como está o clima naquele dia.

Veja como é o clima mês a mês na climatologia de Búzios e nas médias de chuva em Arraial do Cabo.

É melhor fazer um mergulho em Búzios ou Arraial do Cabo?

Arraial do Cabo tem mais fama de ser um lugar incrível para ver a vida marinha. Dizem que é um dos melhores lugares para fazer mergulho de cilindro no país. Eu não fiz mergulho em nenhuma das duas, mas com essas informações já te ajudei, né?

Dá para reservar um batismo online por R$ 190 no site da Viator. E ainda dá para ver as avaliações de quem fez o passeio com mergulho em Arraial do Cabo. Se você já for credenciado para mergulho, também dá para reservar online.

Búzios x Arraial do Cabo: Acesso às praias

E o acesso às praias, é melhor em Búzios ou Arraial do Cabo?

Em Arraial do Cabo é mais complicado, porque para chegar a 3 das 5 praias mais bonitas e famosas, você terá um certo trabalho. Pra chegar à Praia do Forno, só de barco-táxi ou com uma trilha íngreme de uns 15 minutos por trecho. Para chegar à Praia do Farol, só contratando um passeio de barco.

E para chegar às Prainhas do Pontal do Atalaia você terá 3 opções: ir num barco-táxi, ir num passeio de barco (que inclui outras paradas) ou ir de carro até um ponto e depois descer uma enorme escadaria.

Dentre as praias mais famosas é fácil chegar na Prainha e na Praia Grande, onde você estaciona bem perto e vai andando pelo plano.

Importante dizer que eu não conheço a Praia do Pontal, em Arraial, ok?

Por sua vez, em Búzios é bem mais fácil chegar à maioria das praias, porque na maioria você consegue ir de carro até bem perto para estacionar. Além disso, do estacionamento anda-se bem pouco e no plano. É assim com as praias de João Fernandes, Geribá, Tartaruga, Ferradura, Tucuns, Ferradurinha, Praia Rasa, Praia do Forno…

As que são um pouquinho mais trabalhosas são Azeda e Azedinha, onde você tem que deixar o carro um pouco mais distante, na praia dos Ossos, caminhar uns 15 minutos uma rua que é uma ladeira e depois descer uma escadaria.

prainhas do pontal do atalaia arraial do cabo

Escadaria para as Prainhas do Pontal do Atalaia. Foto: Marcelle Ribeiro.

Arraial do Cabo x Búzios: estrutura na praia

E em qual das cidades as praias têm mais estrutura, de quiosque, barraca, guarda-sol, comida, etc? Em Búzios ou Arraial do Cabo?

Nas duas cidades de maneira geral as praias têm uma boa estrutura.

Em Arraial a estrutura tende a ser mais simples porque o acesso a algumas praias é mais complicado. Por exemplo, na Praia do Pontal não tem nem como alugar guarda-sol. Nas Prainhas do Pontal do Atalaia tem e a comida é basicamente o que ambulantes conseguem levar. Na Praia do Forno tem barracas simples, mas que servem petiscos e ambulantes também. Por outro lado, na Prainha a estrutura é melhor.

Em Búzios há praias com barracas bem simples, ou às vezes só algumas pessoas alugando cadeiras e guarda-sol e comida dos ambulantes. Contudo, há praias com uma estrutura mais parecida com restaurante, como João Fernandes, Geribá, Praia Brava, e Ferradura.

Leia também:

praia de josé gonçalves búzios ou arraial do cabo

Praia de João Fernandes, em Búzios, tem restaurante. Foto: Marcelle Ribeiro.

Arraial x Búzios: estrutura da cidade

E a estrutura da cidade, é diferente? Arraial do Cabo é uma cidade com ruas mais apertadinhas, muita fiação de postes aparente. Búzios tem mais ruas mais largas e menos fios de postes aparentes.

Onde tem mais pousadas?

Tenho a sensação que em Búzios há numericamente mais opções de pousadas, hotéis e casas para alugar. E como a oferta é maior, é mais fácil achar uma boa pousada com bom preço mesmo em alta temporada. Quem busca hospedagem mais de luxo encontra mais opções em Búzios. Mas nas duas cidades é possível encontrar boas pousadas.

Leia também:

Qual é mais cara: Búzios ou Arraial do Cabo?

Para responder a isso, o ideal é você dar uma lida nos posts “Quanto custa ir para Arraial do Cabo (RJ)?” e “Quanto custa viajar para Búzios (RJ)?“.

Desta maneira, você poderá comparar gastos de cada cidade. Em resumo, te digo que em Búzios gasta-se mais para comer, mas é fácil encontrar uma pousada boa e barata. Por sua vez, em Arraial, as boas pousadas são mais caras do que pousadas equivalentes em Búzios.

Onde há mais o que fazer: Búzios ou Arraial do Cabo?

E onde tem mais coisas pra fazer, mais atrações? Búzios ou Arraial do Cabo?

Em Búzios. Búzios tem mais praias. Além disso, tem trilhas, tem points para ver o pôr do sol, e tem também o centrinho. Na Rua das Pedras você vê as lojas. A Orla Bardot tem o calçadão pra caminhar e tem um monte de estátuas pra fotografar.

Além disso, Búzios tem vida noturna. Seja caminhar na rua das pedras, seja nos bares, ou até mesmo nas famosas baladas da região.

Já Arraial tem menos opções de praias. Apesar de também ter trilhas e points para o pôr do sol, Arraial não tem um centrinho gostoso de caminhar. Além disso, não tem vida noturna como em Búzios.

Para comer, por exemplo, Búzios é mais bacana, porque há muito mais opções de restaurantes em Búzios que em Arraial, especialmente para quem busca lugares charmosos.

Leia também:

Confira abaixo o vídeo sobre o que fazer em Búzios!

Conclusão

Em conclusão, eu acho as praias de Arraial mais bonitas e não me importo muito com o fato de o acesso a elas serem mais complicadinhos, ou mesmo com a estrutura de barraca de maneira geral. Contudo, para comer, caminhar e passear prefiro Búzios.

Vocês que já foram para as 2 cidades, qual preferiram? Búzios ou Arraial do Cabo?

Assista a essas dicas sobre Búzios ou Arraial do Cabo no vídeo abaixo!

Leia também:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *