Passeio das 3 Praias (Ceará): Vale a pena? Dicas para Morro Branco

postado por Marcelle Ribeiro e atualizado em: 07/09/2021

Um passeio super tradicional no litoral do Ceará, saindo de Fortaleza, é conhecer as praias de Morro Branco, das Fontes e Canoa Quebrada em apenas um dia, conhecido como o Passeio das 3 Praias.

Além de Fortaleza, tínhamos planejado em nosso roteiro, ficar mais tempo em Canoa Quebrada e esse passeio foi a melhor escolha que fizemos para irmos ao nosso outro destino otimizando o tempo e conhecendo atrações do litoral cearense já no caminho. Assim, a nossa viagem ficou muito mais aventureira e divertida.

Mapa de Fortaleza e das 3 Praias

Abaixo, você pode visualizar melhor pelo mapa, a distância de Fortaleza, capital do Ceará, até Canoa Quebrada pelo pela rota do Passeio das 3 Praias. Desse modo, fica mais fácil entender as distâncias.

  • Morro Branco para Fortaleza: 98,5km (aproximadamente 1h 40)
  • Praia das Fontes para Fortaleza: 97, 7km (aproximadamente 1h3)
  • Canoa Quebrada para Fortaleza: 310km (aproximadamente 04h15)

Passeio das 3 Praias: Dicas

Fizemos o passeio pela TransGoldTur** que nos buscou de ônibus por volta das 7h30 e fomos rumo à cidade de cearense de Beberibe, onde fica a praia de Morro Branco, o nosso primeiro destino.

Dica: a duração da viagem de volta de Canoa Quebrada (depois de ter feito todo o trajeto de ida parando nos principais pontos), é de 2h30. Recomendo que fique em Canoa Quebrada por uma ou duas noites. Desta maneira, você vai poder aproveitar o dia de ida na cidade, com maior tranquilidade e descansar para o retorno. Afinal, é tanta atividade para fazer que, com certeza, vale a pena ficar mais um pouco.

Para isso, contrate o roteiro duas vezes e diga que você vai voltar de Canoa Quebrada em um outro dia. Eles marcam um horário para te levar de volta para Fortaleza. O preço por pessoa fica em 47,10 pela Civitatis.

A seguir, vou falar das paradas do Passeio 3 Praias.

Passeio das 3 Praias: Morro Branco

Saímos do nosso hotel, Mercure Fortaleza Meireles*, colocamos as malas no bagageiro da van e fomos rumo à praia de Morro Branco.

Chegando em Morro Branco, primeiro fomos para um centro de visitantes que concentra os “bugueiros” da praia. Lá, os visitantes fazem o pagamento do passeio de buggy pelas falésias de Morro Branco e Praia das Fontes, que é opcional, mas que todo mundo faz.

Passeio de Buggy

O passeio de buggy é um adicional pago à parte e, em 2018, custava R$ 65 por pessoa. Ele dura cerca de 1h30 e os próprios bugueiros organizam os passageiros para que todos os veículos tenham 4 turistas.

Na minha opinião, esse passeio é um opcional meio obrigatório porque a alternativa é ir a pé para as falésias e depois ficar um tempo no ônibus, em um posto de gasolina, esperando o pessoal que fez o tour chegar. O pessoal do Viagens Cinematográficas já optou por não fazer o passeio de buggy e conta aqui como foi.

passeio de buggy na beira da praia passeio das 3 praias

Passeio de Buggy na beira da praia. Foto: Marcelle Ribeiro

vista durante o passeio de buggy morro branco passeio das 3 praias

Vista durante o passeio de Buggy em Morro Branco. Foto: Marcelle Ribeiro

Pouco depois de entrarmos no buggy, o motorista nos levou para o Labirinto de Falésias, um dos lugares mais incríveis que conheci nesta viagem! São dunas e mais dunas de diferentes cores e você pode passear por tudo. O lugar é tão bonito que já foi cenário de diversas novelas e filmes, certamente você vai achar impressionante.

labirinto das falesias em morro branco passeio das 3 praias

Labirinto das Falésias em Morro Branco. Foto: Marcelle Ribeiro

O trajeto pelo Labirinto das Falésias é feito a pé e os turistas são guiados por moradores da região. Eles vão explicando tudo sobre a formação daquele local e como cada cor é influenciada por um tipo de minério. Eu recomendo muito a visita!

marcelle dentro do labirinto das falésias em morro branco passeio das 3 praias

Dentro do Labirinto das Falésias em Morro Branco. Foto: Maridão

Passeio das 3 Praias: Praia das Fontes

Depois de mais ou menos uns 40 minutos de passeio, nós entramos novamente no buggy e fomos pela areia em direção à Praia das Fontes, que é mais uma parada para fotos. Lá também tem uma gruta chamada de “Mãe D’Água”, mas confesso que não achei algo surpreendente, porque é só um buraco na falésia de onde sai água doce. Porém, a beleza do passeio não fica comprometida por esse detalhe.

praia das fontes passeio das 3 praias

Praia das Fontes. Foto: Marcelle Ribeiro

Passeio 3 Praias: Lagoa do Uruaú

Voltamos para o buggy e partimos em direção à Lagoa do Uruaú, uma das maiores do Ceará. O banho é uma delícia e ainda tem uns comerciantes que montaram redes dentro da água para todo mundo poder relaxar. Sem dúvidas, é um momento para curtir a calmaria e espairecer, além disso, é mais um lugar para ficar para sempre em sua memória.

A parada na lagoa dura cerca de 30 minutos. O lugar é realmente super gostoso e agradável.

marcelle descansando na rede da lagoa do uruaú passeio das 3 praias

Descansando na rede da Lagoa do Uruaú. Foto: Maridão

Passeio 3 Praias: Canoa Quebrada

Em seguida ao mergulho na lagoa, voltamos para o buggy, que nos levou até o nosso ônibus, para podermos continuar a nossa viagem para Canoa Quebrada.

Após quase duas horas de viagem, chegamos a Canoa Quebrada no começo da tarde. Nesse dia, ficamos na Barraca da Lua, enorme e com uma estrutura muito boa. Tem armários, um salão grande, piscina, brinquedos para crianças e serviço também na beira da água. Detalhe: o uso da piscina é cobrado por fora e custa R$ 10 por pessoa (preço de 2018).

piscina da barraca da lua em canoa quebrada passeio das 3 praias

Piscina da Barraca da Lua em Canoa Quebrada Foto: Marcelle Ribeiro

Como estava na hora do almoço, preferimos ficar no salão principal para escolher a refeição do dia. O prato escolhido foi carne de sol, aipim frito, farofa e baião de dois (que veio diferente do que normalmente comemos). A comida veio rápida e estava gostosa. Depois, passeamos um pouco pela praia e aproveitamos para dar um mergulho.

almoço na barraca da lua em canoa quebrada passeio das 3 praias

Almoço da Barraca da Lua em Canoa Quebrada. Foto: Marcelle Ribeiro

Quem faz o bate e volta fica pouco mais de 2 horas em Canoa Quebrada. É o suficiente para almoçar, dar uma volta na praia (ou fazer um passeio de bugue ou jangada) e conhecer rapidamente a Broadway, principal rua de comércio e restaurantes. Porém, como disse no início desse post, recomendo ficar ao menos 1 dia inteiro aproveitando mais lugar encantador.

Leia também: O que fazer em Canoa Quebrada (CE) em 2 ou 3 dias

jangada em canoa quebrada passeio das 3 praias

Jangada em Canoa Quebrada. Foto: Marcelle Ribeiro

Quer mais dicas do que fazer em Canoa Quebrada? Veja no vídeo!

Vale a pena o Passeio 3 Praias?

Durante o trajeto entre Fortaleza, local onde me hospedei oficialmente, e Canoa Quebrada realmente paramos em pontos lindos, interessantes e deu para aproveitarmos um pouco de cada praia e lagoa, curtindo cada momento e registrando as belezas naturais em inesquecíveis fotografias. Certamente, vale a pena o passeio pelas 3 Praias, mas se a ideia é conhecer atrações no caminho de Canoa Quebrada e se hospedar lá pelo menos 1 noite.

Como bate-volta desde Fortaleza apenas, acho cansativo.

Veja o vídeo com as melhores dicas para montar seu roteiro de praias no Ceará!

Morro Branco ou Canoa Quebrada: o que é mais bonito?

Em Morro Branco, me encantei pelas falésias, que são verdadeiras obras da natureza e bem bonitas de se ver, mas, em Canoa Quebrada encontrei mais opções de passeios e diversão. Por isso, entre Morro Branco e Canoa Quebrada, curti mais o segundo vilarejo.

Conclusão

Em conclusão, se o seu destino principal é Fortaleza e você está com vontade de conhecer outros lugares e se aventurar pelo litoral cearense, sem dúvidas o Passeio das 3 Praias vai lhe agradar. Se você puder ficar 1 ou dois 2 curtindo Canoa Quebrada e depois retornar à capital do Ceará, fará o roteiro com mais tranquilidade.

Embora dê para fazer o passeio e voltar no mesmo dia para Fortaleza, ficar mais uns dias aproveitando esse lugar interessante e cheio de atividades para fazer, será uma experiência bem legal. Então, arrume as malas, faça o roteiro e divirta-se!

* O Viciada em Viajar se hospedou no Mercure Fortaleza Meireles como cortesia do hotel.

**O Viciada em Viajar fez o passeio das 3 praias em 1 dia como cortesia da TransGoldTur.

Leia também:

Comentários

  1. Fabio Pastorello
    01 mar 2018

    Que legal o post. Eu adoro o litoral do Ceará e também adoro os passeios de buggy, mas acho mesmo um pouco puxado (financeiramente) fazer em todos os destinos, por isso acabamos não fazendo em Morro Branco. Mas é sempre delicioso andar de buggy pela praia né?

    • 03 mar 2018

      Oi, Fabio. Pois é, fazer todos fica puxado. Mas que dá vontade, dá, né? rrsrsrs Cabelos ao vento no buggy é uma delícia!

  2. 21 jul 2019

    Joyce Tur Receptivo ótimo o passeio das 3 Praias em 1 dia deles super indico, sem falar nos guia muito educados, Top Recebimento
    vou deixa o contato deles
    (85) 98662.1842 Whatsapp

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *