Cidade do Samba RJ: Como é a visita no Carnaval Experience

postado por Marcelle Ribeiro e atualizado em: 16/11/2020

Quem tem curiosidade sobre os bastidores de uma escola de samba do Rio de Janeiro, pode conhecer um pouco mais sobre esse universo fazendo uma visita a um barracão de uma agremiação na Cidade do Samba no Rio de Janeiro. O lugar reúne os barracões das escolas do Grupo Especial. Por lá, durante o ano todo, as agremiações criam as fantasias e carros alegóricos que serão exibidos na Marquês de Sapucaí nos desfiles de domingo e segunda-feira.

No tour chamado Carnaval Experience, realizado em diversos dias da semana e em horários variados, você pode conhecer o barracão da Grande Rio, em uma experiência de cerca de 2h.

cidade do samba rj fantasias

Fantasias da Grande Rio vistas no Carnaval Experience. Foto: Marcelle Ribeiro

Onde fica a Cidade do Samba RJ e como chegar

Antes de mais nada, é importante saber que o endereço da Cidade do Samba é Rua Rivadávia Correia 60, Gamboa, bairro que fica na Região Central do Rio de Janeiro.

Para chegar à Cidade do Samba, vá de metrô até o Centro do Rio e salte em uma estação que tenha integração com o VLT. Pegue o VLT e salte na estação Cidade do Samba, que fica na porta do seu destino. Ou na do Santo Cristo, um pouco mais à frente. Atenção: para sair da Cidade do Samba e voltar para o Centro ou para a Zona Sul, você deve pegar o VLT nas estações do Santo Cristo ou Vila Olímpica.

Lembre-se: para andar de VLT, você precisa comprar em uma das estações o Bilhete Único Carioca. A compra é realizada nos guichês de autoatendimento, com pagamento em dinheiro ou cartão. Essa é uma dica importante porque não é possível adquirir a passagem depois de entrar em um dos vagões e quem não paga a viagem está sujeito à multa.

Tour à Cidade do Samba

Algumas escolas, como a Estação Primeira de Mangueira e Acadêmicos do Grande Rio oferecem visitas guiadas pela Cidade do Samba.

Além disso, há vários passeios turísticos pelo Rio de Janeiro que incluem a visita à Cidade do Samba. Muitos tours combinam a visita com outros pontos turísticos próximos, como a Marquês de Sapucaí e Praça Mauá, onde ficam o Museu do Amanhã e Museu de Arte do Rio (MAR).

Cidade do samba RJ – Visita ao barracão da Grande Rio

Agora que eu já dei essas explicações mais gerais, vou falar sobre a minha experiência lá. Eu fiz o tour do Carnaval Experience*, que custava R$ 75 por pessoa em 2019.

A visita começa na área em que se montam os gigantescos carros alegóricos. Eu fiz a visita em janeiro, a pouco menos de 2 meses do desfile na Passarela do Samba. Então, pude ver carros na etapa de montagem da ferragem e um deles já com madeira e isopor. Mas não deu para ter ideia do que o público veria na Marquês de Sapucaí. Afinal, para evitar spoilers, não é permitido tirar fotos nessa parte.

Em seguida, a nossa simpática e carismática guia explicou o “calendário do samba”. Ela falou sobre em que mês se realiza cada etapa da construção de um carnaval, desde a concepção da ideia, da busca por patrocínio, da criação da música, produção de fantasias, etc.

cidade do samba rj escolas

Fantasias da Grande Rio vistas no Carnaval Experience. Foto: Marcelle Ribeiro.

Logo após, foi a hora de tirar fotos de fantasias em manequins e também de croquis de fantasias de carnavais anteriores, num amplo salão.

Nesse meio tempo, vimos (apenas de relance) os trajes que estavam sendo produzidos naquele momento para o carnaval daquele ano.

cidade do samba rj visita barracao

Desenhos de fantasias da Grande Rio. Foto: Marcelle Ribeiro.

Na sequência, aprendemos sobre como e quando o samba nasceu, numa sala especialmente decorada e climatizada.

Em seguida, a guia mostrou um vídeo que explicava a ordem do que vemos nos desfiles das escolas de samba e os critérios de julgamento para decidir a campeã.

Provando uma fantasia na Cidade do Samba do Rio

Depois veio a hora mais esperada: a de experimentar uma fantasia! Cada pessoa recebeu uma fantasia de escola de samba para fotos, por cerca de 15 minutos. Achei divertido experimentar aquele adereço pesado na cabeça! rsrs

cidade do samba rj carnaval

Dica: na hora de provar a fantasia, peça uma que cubra a sua roupa!

Aula na Cidade do Samba

Em seguida, surge na pequena sala com ar-condicionado que nos serviu de “provador” uma premiada passista da Grande Rio, à caráter, para, junto com nossa guia, nos explicar alguns passos de samba.

Ela dá um rápido show pra gente, e depois passa a nos orientar a como vibrar no carnaval. O foco da aula rápida foi mais nas mãos e na agitação do que no pé. Uma pena! Desconfio que a passista da escola de samba tenha ficado com medo de assustar os vários gringos do meu grupo!

Eu confesso que achei que ficaríamos pelo menos alguns minutos tentando sambar com os pés mesmo. Pelo contrário, nossa professora abordou bem pouco esse tema na “aula”. Também achei que haveria pelo menos um punhado de ritmistas para tocar pra gente ao vivo, afinal, tinha visto uns instrumentos e algumas pessoas fantasiadas na entrada da Cidade do Samba do Rio. Porém, ficamos só na música que saía de um rádio mesmo.

cidade do samba rj passista

Fazendo pose de passista!

 

Por fim, a escola de samba nos ofereceu uma clássica caipirinha, inclusa no preço.

Cidade do Samba RJ – Conclusão

Em conclusão, o passeio à Cidade do Samba do Rio de Janeiro é divertido e bem didático. Mas, com toda certeza, eu esperava ver mais sobre o carnaval daquele ano. Além disso, eu gostaria de ter ouvido o som de um tambor e um tamborim ao vivo.

Por fim, para saber a opinião de outros blogueiros que foram na visita, dê um pulinho nos blogs Fui Ser Viajante,Turista Full Time, Embarcando na Aventura,Viajar Correndo,Viajando com Daniela Cascardo, Nathalia Tosto, Fora da Toca, Let’s Fly Away, Chicas Lokas e Te Vejo Pelo Mundo.

*O Viciada em Viajar fez o passeio como cortesia da Grande Rio. Nosso relato representa a nossa real opinião sobre a experiência.

Leia também:

Comentários

  1. 18 fev 2019

    Adorei o post! Uma super dica para conhecer um pouco do Carnaval do Rio. A parte da fantasia é a melhor!

  2. 20 fev 2019

    Como não sou carioca, tudo pra mim ali era novidade! E amei aprender mais sobre a história do carnaval, e da aulinha de samba, claro! Gostei bastante do tour!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *