Como andar de ônibus em Nova York

postado por Marcelle Ribeiro e atualizado em: 05/09/2019

mostrei aqui como é complicado andar de metrô em Nova York, mas ficou faltando explicar como funciona o sistema de ônibus de Manhattan. Sim, nós andamos de ônibus urbano na Big Apple!

Ônibus urbano em Nova York. Foto: Marcelle Ribeiro

Ônibus urbano em Nova York. Foto: Marcelle Ribeiro

Mais uma vez, quem explica tintim por tintim é o GPS-man do blog, o maridão Guilherme Calil. Ele é o responsável por nossa locomoção, mapas, metrôs, ruas, etc, quando nós viajamos (e eu na maioria das vezes não faço nem questão de saber como voltar ao hotel! rsrsrsrs).

“Por incrível que pareça, andar de ônibus em Nova York é bem mais simples do que usar o metrô e  os dois transportes se complementam em muitos momentos. Para começar, os ônibus de Nova York seguem sempre uma linha reta e há opções cortando a cidade de Norte a Sul e de Leste a Oeste. Mas eles vão ser especialmente vantajosos para você para ir de Leste a Oeste, porque nesse sentido, quase não há linhas de metrô.

De acordo com a MTA (empresa responsável pelo serviço), são 224 rotas e mais de 4400 ônibus trafegando pela cidade. Todos os dias, mais de 7 milhões e 500 mil pessoas usam o transporte público de Nova York.

A oferta é tão grande que é muito difícil você caminhar por muitas quadras sem perceber a passagem de um ônibus pelas ruas.

Além disso, os veículos são novos e bem confortáveis, principalmente quando comparamos com os “carros de boi” que temos no Brasil.

Para começar, a passagem de ônibus não pode ser paga em dinheiro para o motorista e não existe a figura do cobrador. Para entrar, você usa o MetroCard, cartão que também é utilizado no Metrô e que serve para você “dar carga” com o valor em dinheiro que deseja gastar. A passagem  de ônibus também custa US$ 2,50 por viagem. Mas se você comprar um passe de 7 ou 30 dias, pode usar o ônibus à vontade. Saiba mais sobre o MetroCard aqui e aqui.

Se você não tiver o passe de 7 ou 30 dias e estiver sem crédito no cartão, faça uma recarga antes  de subir no ônibus em uma máquina no ponto. Veja as fotos das máquinas no ponto abaixo. Nem todas são como as da foto, mas elas são muito simples de usar. Você pode escolher entre várias línguas disponíveis e o sistema é bem intuitivo. Em muitas, é possível pagar com o cartão de débito internacional ou o cartão de crédito.

DSCN5641

Ponto de ônibus e máquina ao lado do ponto. Foto: Guilherme Calil

DSCN5640

Máquina de compra de bilhete em ponto de ônibus de Nova York. Foto: Guilherme Calil

DSCN5644

Máquina de compra de bilhete em ponto de ônibus de Nova York. Foto: Guilherme Calil

Se não tiver máquina no ponto, você terá que andar até a estação de metrô mais próxima para colocar dinheiro no MetroCard.

Identificar um ponto de ônibus, às vezes, pode ser um desafio. Alguns são grandes e possuem bancos, como este da foto acima. Mas outros são demarcados apenas por uma pequena plaquinha com as linhas que param por ali. Fique de olho para não andar sem necessidade em busca de um ponto.

20130618_073842

Olha a placa do ponto de ônibus na calçada, é pequenininha! Foto: Marcelle Ribeiro

No ponto, eu continuei com a mania do brasileiro de fazer sinal, mas não sei se isso é necessário.

Para descer, é bem parecido com o que fazemos no Brasil. Basta apertar um botão ou puxar uma cordinha para acender um sinal para o motorista.

Passeio guiado de 1 dia e ingressos sem fila? Contrate aqui!

Abrir a porta é que é o desafio e eu agradeço as dicas do blog SundayCooks por não ter ficado preso.

Para abrir, é preciso que o passageiro empurre uma alavanca amarela que fica na porta, mas ela só pode ser acionada após o acendimento de um sinal. Por isso, fique ligado!

Outras dicas sobre os ônibus de NY podem ser encontradas no blog SundayCooks: sundaycooks.com/2011/11/02/sem-misterios-onibus-em-nova-york/

Por último, vamos falar das linhas. Como disse no começo do post, são muitas opções e é possível complementar as viagens de metrô com as de ônibus.

Eu explico: muitas linhas de metrô não tem conexão umas com as outras e, como muitas linhas tem estações em diferentes partes de uma mesma rua, usar os ônibus que cortam a cidade de leste a oeste acaba funcionando como uma “baldeação”.

Garanta 20% de desconto no chip internacional para celular. Saia do Brasil já com internet. Clique aqui e use o cupom AUAU até 13/12.

Nas linhas Leste-Oeste, os ônibus param em quase todos os quarteirões. Já nas linhas que correm nas principais avenidas no sentido Norte-Sul, eles têm pontos a cada duas ou três quadras, que são pequenas.

Como são muitas opções, deixo aqui um link para o mapa com todas as linhas de ônibus de Manhattan. Eu sempre recomendo que, assim como nos ônibus, as pessoas se planejem para realizar o melhor roteiro.

Qualquer dúvida, basta usar a caixa de comentários que eu tento ajudar a resolver”.

Leia também:

Comentários

  1. thais
    30 ago 2017

    bom dia!
    estou com uma dúvida…ficarei hospedada em New Jersey.
    Posso utilizar MetroCard de NJ para New York?
    Ou preciso comprar um bilhete especifico em New Jersey e outro em New York?

  2. Rogeria
    30 jan 2018

    Adorei as informações ,amo Nova York e tudo que diz respeito a cidade.

  3. Ana Luiza
    19 fev 2018

    Boa noite!! Estou escrevendo um livro sobre um jovem que mora em Catskill,mas eu preciso saber se existe onibus nessa cidade,você saberia me responder? Desde já agradeço

  4. Olindo
    06 mar 2018

    Oi!
    Tem alguma App para celular com mapa dos ônibus? Tenho o mapa do metrô, mas não encontro dos ônibus.
    Obrigado e parabéns pelo site.

    • 07 mar 2018

      Oi, Olindo,
      Infelizmente não conheço nenhum app… 🙁
      Desculpe não conseguir te ajudar.
      Abs,
      Marcelle

  5. Marcela
    14 jul 2018

    Com um metrocard, dá pra duas pessoas usarem, ou é uso individual?
    Obrigada.

    • 17 jul 2018

      Oi, Marcela,
      Achei essa informação no blog Viaje na Viagem “Um cartão Pay Per Ride pode ser usado por mais de uma pessoa, mas no caso do Unlimited Ride existe um intervalo de 20 minutos para que a máquina aceite uma nova passagem do mesmo cartão”.
      Abs

  6. Anderson
    15 ago 2018

    Oi! \0/

    Show teu site!

    Se poder me responder!

    Vou a NY em setembro, vou usar onibus e trem para circular pela cidade!
    Compro antecipado pela internet o cartão ou posso comprar lá em alguma estação com dinheiro vivo no caso?

    Outra duvida é se comprando para usar 10 dias direto sai mais em conta do que ficar recarregando!

    Obrigado e sucesso!!

    • 15 ago 2018

      Oi, Anderson,
      Você pode comprar o Metrocard lá em NY mesmo, em vários locais. Veja aqui a lista: http://web.mta.info/metrocard/zipmaps.htm.
      Para saber se vale a pena ficar carregando, você vai precisar fazer contas com base na sua estimativa de uso do transporte público nesses 10 dias.
      ABraço,
      Marcelle

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *