Como comprar passagens de trem baratas na Áustria

postado por Marcelle Ribeiro em 08/11/2012 - Atualizado em: 18/11/2017
Compartilhar este artigo:
Viena, Áustria

Prédio histórico de Viena. Foto: Marcelle Ribeiro.

Andar de trem na Áustria é fácil. A primeira coisa que você tem que saber é que, assim como em vários países europeus, a Áustria tem apenas uma empresa de trens, a OBB, que funciona direitinho, com vagões bons e trens pontuais. Comprar passagens pelo site da OBB (http://www.oebb.at/en/index.jsp) não foi difícil, porque ele tem versão em inglês.

O Ricardo Freire, do site Viaje na Viagem, até fez um manual com o passo-a-passo para comprar as passagens pelo site da OBB. Mudou um pouquinho desde que ele fez o texto, mas nada demais. É que agora você tem que prestar mais atenção na hora de comprar a passagem, para não esquecer de reservar os seus assentos.

Eu comprei passagens pelo site com meu cartão de crédito internacional Mastercard emitido no Brasil sem nenhum problema. Depois da compra, recebi um email todo em alemão, mas joguei o texto no Google Translator. E vi que eles me mandaram no email um link. E o link abria um pdf com a passagem para eu imprimir em casa. A passagem tava todinha em alemão (que eu não falo). Mas daí coloquei no Google Translator de novo e fui descobrindo como se escreve “vagão”, “assento” e outras palavras em alemão e escrevi a versão em português na própria passagem. Pronto! Problema resolvido!

Minha dica principal é: se você lê bem em inglês, vasculhe bastante o site da OBB. Foi fuçando que descobri que é possível adquirir tíquetes mais baratos e vantajosos para duas ou mais pessoas que viajam juntas, em determinada faixa de horário e que servem para várias regiões do país.

Um dos tíquetes para grupos é o Einfach-Raus-Ticket (veja mais informações sobre ele aqui). Este tíquete é bom para grupos de duas a cinco pessoas, independentemente da idade delas e vale para os tipos de trens mais lentos (os tipos são: R, REX e S-Bahn). Ou seja, se você vai de Viena para Salzburg, é melhor pegar um trem rápido, pois no rápido você vai demorar umas 3h, imagine no lento! Mas há várias cidades que são interligadas apenas por trens lentos, como Hallstatt – Bad Ischl e Melk-Viena. Daí esse tíquete é vantajoso! O legal é que você compra apenas um tíquete para todo grupo, por 32 euros. Só que você só pode pegar trens com saída a partir das 9h. E o tíquete tem validade durante todo o dia, até às 3h da manhã do dia seguinte.

Supondo que você está na Áustria com mais 4 amigos e vocês querem ir de Viena para Melk (ou para qualquer outra cidade, desde que usando os trens mais lentos que mencionei acima) e voltar de Melk para Viena, vocês só precisam comprar um Einfach-Raus-Ticket (mas tem que dizer na hora da compra que é para 5 pessoas) e vocês só pagarão, no total, 32 euros. Baratinho, né? Eu comprei o meu tíquete na maquininha da estação, porque pelo site só dá para comprar em alemão. Ah, e o Einfach-Raus-Ticket não tem hora marcada nem assento marcado. Você entra em qualquer trem lento e senta em qualquer lugar.

Outra coisa: o Einfach-Raus-Ticket não precisa ser validado antes de você entrar no vagão. Lá dentro do trem é que você mostra o tíquete para um fiscal e daí ele marca o tíquete.

Ah, aproveitando que estamos falando de transporte: a empresa de ônibus intermunicipal da Áustria é a Postbus, do mesmo grupo da OBB. O site deles é http://www.postbus.at/en/index.jsp.

Veja a lista com todos os posts sobre a Áustria.

 

Ao reservar o seu carro pelo portal Rentcars por esse link, você compara preços de várias locadoras, consegue descontos e colabora com o Viciada em Viajar.

Contrate seguro de viagem internacional com desconto na Mondial clicando aqui.

 

 

Compartilhar este artigo:
Publicado por Marcelle Ribeiro

Jornalista, baiana, mas há mais de 20 anos moradora do Rio de Janeiro. Nos seus mais de 30 anos de vida, já viajou sozinha e acompanhada. Casada com o Guilherme, petlover e viciada em pesquisar novos destinos.

Comentários

  1. Stella Maia
    04 jun 2017

    Oi, Marcelle, tudo bem? Estou muito preocupada e gostaria da sua ajuda. Eu, meu irmão e um casal de amigos vamos fazer um tour pela Alemanha, Áustria, Hungria, República Tcheca e Polônia. Compramos as passagens de trem no site da öbb por dois cartões. A minha passagem e a da minha amiga foram compradas no cartão de crédito dela, mas só consta o nome dela de alguns bilhetes – o mesmo aconteceu com meu irmão, já que o meu amigo realizou a compra com o cartão dele. Em outros trechos, não consta o nome de nenhum de nós. Entramos em contato com a empresa, mas os representantes não nos respondem. E agora?
    Espero que possa nos ajudar, pois nossa viagem ocorrerá no próximo dia 13.07 e estamos muito preocupados. Se quiser, posso enviar os anexos salvos (relativos aos bilhetes).
    Desde já, agradeço pela atenção.

    Atenciosamente,
    Stella Maia.

    • 05 jun 2017

      Oi, Stella,
      Isso é bem normal de acontecer entre as companhias de trem da Europa. Não se preocupe. Eles não checam o nome do passageiro no bilhete. Checam apenas se cada passageiro tem um bilhete válido em mãos. Mas levem os cartões de crédito usados nas compras para a viagem, pois eles podem querer checar, ok?
      Abs,
      Marcelle

  2. Liliane
    01 nov 2017

    bom dia Stela, obrigada pelas dicas, mas estou tendo uma grande dificuldade na compra das passagens pelo cartão de crédito, tanto amex quanto visa. 🙁

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *