Como economizar com voos de parceiras de empresas brasileiras

postado por Marcelle Ribeiro e publicado em 23/12/2014
Compartilhar este artigo:

Faz tempo que eu estava devendo para o blog um post sobre as parcerias entre as companhias aéreas nacionais e as internacionais e como ganhar e gastar milhas em viagens internacionais com pontos de programa de fidelidade. Pois nos últimos dias a Gol anunciou várias parcerias com grandes empresas do exterior. Era a dica para eu tomar vergonha na cara 😉 e vir escrever sobre isso para vocês.

As companhias aéreas brasileiras têm parceria com outras empresas de aviação gringas. E quanto mais esses acordos se ampliam, melhor para os passageiros. Digamos que você junte milhas pelo programa de fidelidade Smiles, da Gol. Você pode emitir passagens usando as suas milhas não apenas nos trechos operados pela Gol, mas também pelas parceiras: Delta (que agora está voando não apenas para os Estados Unidos, mas também para o Canadá), Qatar (do Catar), Copa Airlines (panamenha), Aerolineas Argentinas (argentina),  Air France (francesa), KLM (holandesa) e desde bem recentemente pela TAP (portuguesa), Ethiad (de Abu Dhabi), e Alitalia (italiana). Como alguns desses acordos são bem recentes, em alguns casos, a emissão de passagens com milhas ainda pode estar sendo negociada e ainda não ser possível. Mas a Gol anunciou que em breve será. Mas lembro que, para emitir passagens com suas milhas GOL para voar pela Delta, por exemplo, você tem que emitir o tíquete usando o site do Smiles (vá em “Emitir bilhete de companhia parceira” na barra do lado direito). Não adianta ir no site da Delta. Isso vale para todas as empresas parceiras.

No site da Gol tem até o passo a passo de como emitir passagens por companhias parceiras usando milhas (veja aqui).

Procurando hotel? O Booking tem opções para todos os bolsos. Reserve por esse link, que tem o meu código, e ajude o blog.
Reprodução do site da Gol.

Reprodução do site da Gol.

Além disso, se você COMPRAR (pagando mesmo, sem ser por milhas) uma passagem de uma empresa parceira, você ganha milhas também e pode solicitar que essas milhas vão para o seu programa de milhagem da companhia brasileira. Por exemplo: comprei passagem pela Delta para viajar nos Estados Unidos. Ao invés de criar um cadastro no programa de milhagens próprio da Delta, eu guardo o meu cartão de embarque e o número do e-ticket, entro no site do Smiles (o programa de fidelidade da Gol, que é parceira da Delta) e peço inclusão de milhas, avisando que é de companhia parceira. Daí o Smiles, depois de analisar o pedido (em geral demora uns 30 dias), computa as milhas do voo da Delta que eu peguei e junta essas milhas ao saldo que eu já tinha. Ou seja, é muito melhor ter todos os pontos acumulados apenas nas empresas brasileiras.

 

Veja mais sobre as parcerias da Gol aqui.

DESCONTO DE 5% no Esquenta Black Friday para aluguel de carro na Rentcars, com o cupom NOVEMBER. Vale até 30/11, com retirada do carro até 31/12! Compare preços de várias locadoras!

 

É importante levar isso em consideração na hora de comprar as passagens para o exterior. Recentemente, eu comprei passagens para ir aos Estados Unidos. Achei os trechos que eu queria pelo mesmo preço em duas companhias aéreas americanas diferentes. Uma delas tem parceria de milhagens com a Tam. A outra não tem parceria com nenhuma empresa brasileira. Daí eu preferi comprar a passagem pela companhia que tem acordo com a Tam, porque quando eu voltar, vou ganhar milhas na Tam por esses trechos voados nos Estados Unidos.

Algumas empresas aéreas criaram até nomes para essas “alianças” e parcerias, como a Star Alliance (que inclui companhias como a Tap e a Air Canada). A Tam fazia parte da Star Alliance até março desse ano. Mas ela resolveu sair da Star Alliance e ir para uma “aliança” chamada One World. Com isso, a Tam é parceira (inclusive para acúmulo e resgate de milhas) das seguintes companhias: Air Berlin (alemã), American Airlines (americana), British Airways (inglesa), Cathay Pacific (de Hong Kong), Finnair (finlandesa), Iberia (espanhola), Japan Airlines (japonesa), Lan (chilena), Malaysia Airlines (da Malásia), Qantas (australiana), Qatar (do Catar), Royal Jordanian (do reino da Jordânia), S7 Airlines (russa) e Sri Lankan Airlines (do Sri Lanka).

Leia mais sobre as parceiras da Tam aqui.

Na última vez que chequei, a Avianca brasileira não tinha acordo de emissão de passagens por milhas com a Avianca internacional (que é da Colômbia). Eles chegaram a anunciar que os programas de fidelidade seriam unificados, mas acho que isso não aconteceu até hoje. Eu por exemplo, tenho milhas no programa de milhagens da Avianca internacional (porque voei para a Colômbia pela empresa) mas não posso usar essas milhas para emitir passagens internas no Brasil.

 

Passeio guiado de 1 dia e ingressos sem fila? Contrate aqui!

 Leia também: 

Como economizar na sua viagem

Avaliações de hospedagens podem render milhas

 

 

Até dia 30/11/19 tem 20% de desconto do chip internacional para celular. Saia do Brasil já com internet. Clique aqui e use o cupom NOVEMBER.

 

Compartilhar este artigo:

Comentários

  1. Lucia Calil
    23 dez 2014

    Show! Aliás como sempre. Parabéns!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *