Hotéis em Santorini: saiba onde é melhor se hospedar

postado por Marcelle Ribeiro e atualizado em: 29/08/2019

Santorini é, muito provavelmente, a mais famosa das ilhas gregas. É para lá que vão os turistas que querem ver o sol se pôr no mar, num dos visuais mais fotografados de todo o mundo! É para lá também que vão os casais em lua-de-mel e centenas de turistas que passeiam pela Grécia de cruzeiro. A ilha é mesmo de tirar o fôlego.! E os mais concorridos hotéis em Santorini são aqueles com vista do alto da caldeira. Mas como assim? Caldeira? Pois é. Eu explico.

Santorini foi formada a partir de um vulcão, que entrou em enorme erupção em 1450 a.C. Com as explosões, uma enorme cratera se formou e a água invadiu o meio da ilha. Hoje, Santorini tem a forma de um C, com água no meio. A parte mais alta da ilha proporciona uma vista deslumbrante para a água do mar “dentro” desse C, dessa baía, ou melhor da tal “caldeira”.

 

grecia-santorini4

A caldeira de Santorini, vista de Imerovigli. Foto: Marcelle Ribeiro.

Preços dos hotéis em Santorini

Quando eu estava pesquisando hotéis em Santorini, vi vários blogs dizendo que eu tinha que ficar em um hotel que tivesse vista para a caldeira, mesmo que isso significasse pagar mais caro. Eu sou acostumada a ficar em albergues e em hotéis mais baratinhos, e a vista nunca é uma das minhas prioridades quando viajo.

Mas, dessa vez, resolvi que valia a pena investir em um hotel mais caro para poder desfrutar da vista da caldeira na hora que eu bem entendesse. E pagamos bem mais caro mesmo: 110 euros a diária, o dobro do que pagaríamos em um quarto de hotel sem vista.

 

grecia-santorini3

Mapa de Santorini feito pelo Lonely Planet.

Mas antes de eu falar do meu hotel, devo explicar uma coisa para você. Vários “bairros” de Santorini têm vista para a caldeira.

Onde ficar em Santorini

Eu digo “bairros” entre aspas porque, na verdade, não são bairros, mas cidades. Elas são tão pequenas que parecem bairros. O “bairro” mais famoso com vista para a caldeira é Oía, que tem o pôr-do-sol mais famoso de Santorini.

As fotos dos cartões postais da ilha são feitas lá. Mas Oía tem dois inconvenientes: fica numa ponta da ilha, afastada de tudo, e é a região mais cara para se hospedar. Por isso, desisti de encontrar hotel lá.

Além de Oía, os “bairros” de Imerovígli, Firostefani e Fira têm vista para a caldeira. Fira é a capital da ilha, e tem um centrinho lindinho, cheio de lojas e restaurantes. Nós ficamos em Imerovigli, que é bem menor (tem uns 4 restaurantes e uns dois mercadinhos), mas estava bem mais barata.

Achar hospedagem em Santorini foi uma das tarefas mais difíceis do planejamento da viagem. Tudo é caro! E não se deixe enganar pelos anúncios de “vista para o mar” dos sites dos hotéis. “Vista para o mar” não necessariamente quer dizer “vista para a caldeira”. É que as praias da tal “vista para o mar” ficam no arco oposto da ilha. O “mar” dos bairros de Perissa e Kamari fica numa área sem penhascos. Ou seja, o legal é ficar num hotel com “vista para a caldeira”, pois essa sim é a vista deslumbrante.

grecia-santorini6

Varanda do nosso hotel em Santorini. Foto: Marcelle Ribeiro.

Onde nos hospedamos em Santorini

Ficamos hospedados no hotel Nefeli Homes, por indicação de uma blogueira, a Caroline Guelber, do Vícios de Viagem. Apesar de o hotel ter uma vista linda da caldeira, não ficaria hospedada lá novamente. É que os travesseiros são extremamente desconfortáveis e eu e o maridão dormimos muito mal lá.

A decoração dos quartos é bem antiguinha e cafoninha. Nosso quarto era quase uma “casinha”: tinha varanda privativa, sala, cozinha equipada, banheiro e num mezanino, o quarto. Mas o sofá fedia um pouco a mofo.

O café da manhã é simples e servido na varanda do hotel, com vista para a caldeira: torradas, queijo, iogurte caseiro, mel, manteiga, suco de laranja, bolo industrializado, café e chocolate quente.

O hotel só tinha duas funcionárias: a arrumadeira e a recepcionista, que falava um inglês péssimo, apesar de ser simpática. A piscina é pequenininha e com poucas cadeiras para tomar um sol, mas deu para o gasto.

O hotel tem vista para a caldeira, mas não dá para ver o pôr-do-sol. Andamos uns 5 minutos e vimos o sol cair de uma igreja avarandada em Imerovigli. É um lugar menos lotado que as varandas de Oía, mas não menos bonito.

grecia-santorini5

Pôr-do-sol em Imerovigli, em Santorini. Foto: Marcelle Ribeiro.

 

Leia também:

Mais fotos e curiosidades de Santorini no nosso Facebook, Instagram , Twitter e Pinterest

Comentários

  1. 24 set 2012

    Muito rico seu blog!!Já está na minha lista de blogs!!
    Parabéns!!
    Bjos
    Carol Tavares

    http://voyagebycaroltavares.blogspot.com.br/

  2. Cristiane
    15 jul 2013

    Oi! Conseguimos um hotel bem cotado pelo booking em Imerovigli, mas fiquei insegura porque pelos blogs as pessoas sugerem o melhor lugar para ficar em oia ou fira. Ficando em Imerovigli da pra ir para todos os lugares? Ficam longe? O hotel é o androlithos, já ouviu falar? Obrigada!

    • 16 jul 2013

      Oi, Cristiane,
      Você vai alugar carro lá? Como pretende se locomover de um lugar a outro? Oia fica numa ponta da ilha de Santorini, é longe dos outros locais da ilha. Imerovigli e Fira são mais centrais, melhor para quem quer ir de um lugar a outro. Mas mesmo assim, você vai curtir melhor a ilha se alugar um carro.
      Se você decidir ficar em Oia, vai ficar na parte mais chique da ilha, mais procurada, com o pôr-do-sol mais famoso, e provavelmente, na parte mais cara da ilha. Pode dar uma preguicinha de dirigir de Oia para os outros lugares.
      Em Fira o pôr-do-sol também é lindo, mas é um pouco diferente do Oia, por causa da formação rochosa. Tanto em Fira quanto em Oia há um centrinho com lojinhas charmosas, restaurantes e pousadas.
      Imerovigli também tbem um pôr-do-sol bonito, mas é tão pequenina que não tem exatamente um centrinho com lojinhas e vários restaurantes para bater perna no fim da tarde. São apenas uns quatro restaurantes, uma locadora de carros, e uns dois mercadinhos. Eu fiquei em Imerovigli e adorei, porque paguei mais barato que em Fira e em Oia, tinha vista para a caldeira, que para mim é o requisito fundamental de hospedagem em Santorini.
      Não conheço os hotéis sobre os quais me perguntou, te sugiro que dê uma olhada no Tripadvisor para ver se quem jà se hospedou lá gostou. Ter piscina vai ser legal dependendo da época do ano em que você for. Se for no verão ou fim da primavera, vc vai curtir. Se não, não terá muito uso. E prepare-se, as piscinas de hotéis com vista para a caldeira normalmente são beeeem pequenas. Elas servem mais para vc dar um mergulho para se refrescar.
      Não achei o hotel androlithos (tem certeza que o nome é esse?), mas o Virgina’s Cave parece bem localizado.
      Espero ter ajudado. Qq dúvida, escreva, ok?
      Marcelle

  3. Cristiane
    15 jul 2013

    Complementando: tem um hotel em Oia, virgina’s cave também bem cotado, será que seria melhor por causa da localização? Ele é mais simples que o de Imerovigli, não tem piscina, mas ….

  4. Cristiane
    18 jul 2013

    Oi Marcelle! Obrigada pela atenção! Pretendemos alugar carro sim! O hotel que consegui em oia, Virgínia, esta muito parecido com o que consegui em Imerovigli, o Akrolithos (estava errado o nome). A idéia é ficarmos transitando durante o dia, e a noite pelos restaurantes… Estaremos lá de 30/9 a 4/10! Não sei se, de repente, seria interessante ficar em um lugar que a noite poderíamos desfrutar as coisas a pé…

  5. Cristiane
    18 jul 2013

    Estou tentando escrever, mas não estou conseguindo… Bem, vou tentar mais uma vez: obrigada pela atenção! Iremos alugar carros sim. A idéia é transitarmos durante o dia e a noite ficar pelos restaurantes e as lojistas, de repente a pé mesmo… A diferença do hotel de oia, o Virgínia e o de Imerovigli, Akrolithos, é pouca.. Os dois bem cotados nas avaliações…iremos de 30/9 a 4/10…

  6. Cristiane
    18 jul 2013

    Oi Marcelle! Obrigada pela atenção! Sim iremos alugar um carro para podermos transitar a vontade! A idéia é rodarmos de dia e à noite circular pelas lojinhas e restaurantes, de repente, a pé mesmo. Os dois hotéis estão com preços muito parecidos, bem cotados pelos hóspdes, sendo que o de Imerovigil, tem aparência um pouco melhor e piscina. O nome é Akrolithos (coloquei errado!). Estaremos por lá de 30/9 a 4/10. bjs

    • 18 jul 2013

      Oi, Cristiane,
      Para circular a pé de noite por lojinhas e restaurantes a melhor pedida, nesse caso, é Oia. Imerovigli tem uma meia dúzia de restaurantes e não tem lojinhas. Nesta época do ano a temperatura varia de 19 a 24 graus em Santorini e os dias. Num histórico de 25 anos, em sua maioria, os dias foram parcialmente nublados (49%) ou ensolarados (44%).
      Ou seja, há boas chances de o tempo estar bom para ir à praia. Mas será que você faz questão de piscina também?
      Os preços dos dois são parecidos. Mas e as críticas do site Tripadvisor? Eu me basearia por elas também.
      Enfim, escolha de hotel é algo pessoal, cada um tem uma prioridade.
      Não sei se ajudei muito, mas conte comigo!
      PS: Seus comentários entraram. É que eu tenho que aprová-los antes de eles serem exibidos (é umma chatice, mas é necessário porque recebo muuuitos spams e propagandas nas caixas de comentário e não quero que eles apareçam).
      Abs,
      Marcelle

  7. Tania Borges
    11 mar 2015

    Estarei em Santorini em meados de setembro, minha preocupação com a hospedagem é que alguns hoteis tem muitas escadas para entrar e sair deles. Minha irmã ficou no Vila Mare em Oia, o hotel é lindo mas com muitas escadas, além de caro, estou pensando em ficar em Fira, mais em conta, recomenda algum com vista para a Caldeira mas sem muita escadaria?

    • 19 mar 2015

      Oi, Tania,
      Não conheço hoteis sem escadaria lá, mas Fira é a parte mais plana da ilha. O hotel em que eu fiquei tem escadas também. Com vista para caldeira a chance de o hotel ter escadas é grande.
      Abraço,

  8. leticia
    20 maio 2015

    Oi,
    Estou querendo ir para Santorini em outubro, será que é muito frio? E qual lugar melhor para ficar? Mais bem localizado. E baladas?
    obrigada,

    • 21 maio 2015

      Santorini em outubro já não é tão quente, variando de 18 a 22 graus. Se quiser ficar perto do pôr-do-sol mais famoso, fique em Oía, mas é mais caro e distante (fica numa ponta da ilha). Hospedagens mais baratas e com visual legal da caldeira você encontra em Fira e Imerovigli. Masi barato ainda é ficar em praias, mas aí você não terá vista para a caldeira (do alto da parte montanhosa) e sim para o mar (que nem é tão legal). Santorini não é uma ilha de baladas e sim de romance. Há ótimos restaurantes charmosos com vistas incríveis. Para baladas, prefira ir a outra ilha, Mykonos (mas aí você vai ter que se hospedar lá).
      Abraço,

  9. WANIAVAZ
    02 ago 2015

    OLÁ! BOA TARDE!
    PELO QUE ENTENDI, SERIA MELHOR FICAR EM FIRA, LEVANDO EM CONTA O PREÇO MAIS BAIXO QUE OIA, SER VMAIS PERTO DE “TUDO” E TER UM CENTRINHO MAIOR QUE IMEROVIGLI, É ISSO, MENINAS? AGUARDO
    BEIJOS

    • 03 ago 2015

      Oi, Wania,
      Isso depende de seu gosto pessoal. Mas eu acho Fira um ótima opção, exatamente pelas razões que você citou.
      Abraço,

  10. Amália
    24 fev 2016

    Bom dia! Estou indo passar lua de mel em Santorini de 08 a 14 de abril. Gostaria de saber sobre p clima essa época, só sei que será primavera, mas será possivel entrar na água? Será que terei que levar casacos pesados e usar calça?

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *