Hvar (Croácia): Não viaje sem ler estas dicas (Mini Guia)

postado por Marcelle Ribeiro e atualizado em: 11/01/2024

Hvar (Croácia) é uma ilha conhecida por suas várias praias, com um mar lindo, azul ou verde. Além disso, por lá tem vários passeios de barco, atrações históricas, além de lugares para sair à noite. Mas pode ser desafiador organizar uma viagem a Hvar, porque há poucas informações práticas em português sobre a ilha na internet. Por isso, neste post te ajudaremos a entender sobre como e quando ir a Hvar, quanto tempo ficar e outras dicas valiosas. Se preferir, use o índice abaixo para se guiar.

Onde fica
Quando ir
Como ir
Como se locomover
Quantos dias ficar
Roteiro
Hvar ou Split?
Onde se hospedar

hvar praia bonita

Hvar é um destino de praias belíssimas. Foto: Marcelle Ribeiro

Onde fica Hvar?

A ilha de Hvar, na Croácia, fica a 3h30 de Dubrovnik, a 1h de Split, a 1h10 de Bol (Brac) e a 50min de Vis. Todos os trajetos são feitos de catamarãs, já que não existe estrada para lá.

Quando ir para Hvar?

Como as praias são a principal atração de Hvar (Croácia), prefira ir no final da primavera ou no verão, para poder curtir um banho de mar em temperaturas agradáveis. Portanto, a melhor época é de junho a setembro.

Como ir a Hvar (Croácia)?

Como mencionado, a ilha de Hvar só é acessada por meio de catamarã ou ferries. Ou seja, não tem aeroporto ou estrada. Porém, se você está de carro alugado, alguns ferries transportam carros também.

Além disso, vale dizer que Hvar tem várias cidades, algumas movimentadas e outras mais sossegadas. As mais famosas são Hvar Town, Jelsa, Stari Grad e Ivan Dolac. Entre elas, a cidade de Hvar (Hvar Town) é a mais famosa e visitada. Foi nela em que eu me hospedei.

Como chegar a Hvar desde Zagreb

Primeiro, você tem que ir de Zagreb até Split ou Dubrovnik, duas cidades de onde partem ferries e catamarãs para Hvar. O melhor é voar até Split, porque Split é mais perto de Hvar do que Dubrovnik.

De Zagreb a Split são 410 km (ou 4h de carro). E de Zagreb a Dubrovnik são 606 km (ou 6h de carro). Ou seja, é mais rápido voar do que ir dirigindo ou de ônibus.

Em seguida, leia as instruções abaixo sobre como ir de Split a Hvar de ferry, ou como ir saindo de Dubrovnik.

Veja também: O que fazer em Zagreb? Vale mesmo a pena? Dicas imbatíveis

aeroporto zagreb

Aeroporto de Zagreb. Foto: Marcelle Ribeiro

Como ir de Split para Hvar

Existem 3 companhias de catamarã que levam a Hvar desde Split: a Jadrolinija, a TP Line e a Krilo. Porém, se você resolver alugar um carro, saiba que só a Jadrolinija tem ferries que transportam automóveis. As demais só têm embarcações para passageiros (só catamarãs).

A viagem de catamarã de Hvar para Split dura 1h e a passagem custa 6 euros (R$ 32, dezembro/23) pela Jadrolinija. Nós fizemos esse trajeto pela Krilo, e a viagem foi bem tranquila e não balançou nada. Além disso, os bancos eram acolchoados e confortáveis. O catamarã tem ar-condicionado, banheiro e lanchonete.

hvar croacia catamarã interior

Interior do catamarã para Split. Foto: Marcelle Ribeiro

Como ir para Hvar desde Dubrovnik

De Dubrovnik para Hvar (Croácia) você pode escolher entre as 3 mesmas companhias de catamarã que citamos anteriormente: Jadrolinija, TP Line e Krilo. Porém, se for de carro alugado, só a Jadrolinija transporta. As demais são só para passageiros (somente catamarãs).

Dubrovnik está a 3h30 de Hvar de catamarã, e nós fizemos o trajeto pela Jadrolinija. A passagem custa 45 euros (R$ 241, dez/23). A viagem foi bem tranquila e o barco não balança, tem ar-condicionado, banheiros e lanchonete.

Leia também: O que fazer em Dubrovnik (Croácia): Roteiro de 1 a 4 dias

ferry dubrovnik

Catamarã saindo de Dubrovnik. Foto: Marcelle Ribeiro

Como se locomover em Hvar?

A gente fez muita coisa andando, porque, apesar de ter bastante ladeira, a cidade de Hvar, onde nos hospedamos, é relativamente pequena. Também tem táxi por lá, mas não é muito barato, principalmente o trajeto para praias mais distantes. Já os ônibus não são muito frequentes e não levam a muitos lugares turísticos da ilha.

Porém, para alguns lugares, você terá que ir de táxi-boat, porque só dá para chegar de barco. É o caso de praias lindas que ficam nas ilhas Pakleni, como Mlini e Palmizana. Os táxi-boats partem sempre do píer da Praça Santo Estévão, no centro da cidade de Hvar.

Ou seja, não é necessário levar carro para Hvar, especialmente se você tiver pouco tempo na ilha, porque para conhecer as praias mais famosas você não precisará estar de carro.

Nós não levamos e alugamos carro apenas por dois dias para ir a praias menos famosas e mais distantes. A gente alugou carro na Antonio Rent, que tem um preço ótimo e atendimento excelente. Outra opção é alugar pela Rentcars, um site que reúne as maiores locadoras do mundo e também algumas empresas regionais. Eu mesma já aluguei carro por este site mais de 20 vezes.

Não recomendo alugar moto se você quiser ir a praias de Hvar como Jagodna e Ivan Dolac, porque você terá que passar por um túnel estreito e escuro para ir até elas. Muitas locadoras nem alugam motos para clientes que querem fazer esse trajeto.

hvar croacia carro alugado

Carro que alugamos com a Antonio Rent. Foto: Marcelle Ribeiro

Quantos dias ficar em Hvar?

O ideal é ficar 7 dias para conhecer as praias famosas e alguns paraísos menos explorados.  Contudo, passando 4 dias você já tem uma boa ideia da ilha. Eu passei 8 dias em Hvar (Croácia) e cheguei a conhecer 3 praias em um mesmo dia. Porém, em outros dias conheci apenas uma praia, com mais calma.

O que fazer em Hvar (Croácia)?

Apesar de ser conhecido como um destino de praia, há muito o que fazer em Hvar além de aproveitar o mar. Confira algumas atrações interessantes:

  • Praias: Hvar tem diversas praias com mar azulzinho muito bonito. Várias delas ficam perto do centro, como Lucica, Bonj e Pokonji Dol, que é a melhor da ilha, na minha opinião. Ainda dá para visitar praias mais afastadas, como Zarace e Dubovica. Algumas praias têm mais estrutura que outras, mas todas são gostosas.
  • Passeios: Para além de Hvar, vale a pena visitar lugares próximos, como as Ilhas Pakleni, de praias lindíssimas, as grutas Verde e Azul e a ilha de Brac. São visuais incríveis que valem a pena conhecer.
  • Atrações históricas: A cidade também tem várias atrações históricas, como o Monastério Franciscano, a Catedral de Santo Estevão, o Teatro e o Arsenal, além de uma fortaleza que tem uma bela vista do pôr do sol. Essas atrações são ótimas para dias chuvosos.
  • Atrações noturnas: Hvar ainda tem uma vida noturna agitada. Nós conhecemos um beach club e um bar que são bem animados. Além disso, a Riva fica bastante movimentada, com barzinhos, restaurantes e alguns iates de luxo que ficam ancorados.

Veja mais informações no post sobre o que fazer em Hvar.

hvar croacia catedral de santo estevão

Interior da Catedral de Santo Estevão. Foto: Marcelle Ribeiro

hvar croacia praia cheia bonita

Praia de Pokonji Dol, minha preferida. Foto: Marcelle Ribeiro

Roteiro em Hvar (Croácia)

Confira o meu roteiro em Hvar (Croácia):

  • 1º dia: Cheguei à tarde. Táxi-boat para as praias de Zdrilca e Mlini (Ilhas Pakleni)
  • 2º dia: Praias Lucica e Palmizana + pôr do sol no bar Hula Hula
  • 3º dia: Fui às praias de Pokonji Dol, Mekicevica e Robinson
  • 4º dia: Bonj Beach + passeio de barco para as Grutas Azul e Verde e para Vis
  • 5º dia: Monastério Franciscano + passeio para a praia Zlatni Rat (ilha deBrac) + Teatro e Arsenal
  • 6º dia: Praias Zarace e Dubovica + Catedral de Hvar + Pôr do sol na Fortaleza
  • 7º dia: Fomos a praias mais distantes: Skala, Jagodna e Ivan Dolac (vimos lavandas no caminho)
  • 8º dia: Praia de Pokonji Dol novamente + Andar na Riva + Pôr do sol no beach club Carpe Diem

Leia também:

praia milna

As praias são as principais atrações de Hvar. Foto: Marcelle Ribeiro

Hvar ou Split?

Eu conheci tanto Hvar quanto Split na mesma viagem e, sem dúvida nenhuma, recomendo se hospedar em Hvar. As praias de Split não são tão bonitas. Enquanto isso, as de Hvar são lindíssimas, estando inclusive entre as mais bonitas da Croácia.

As pessoas que se hospedam em Split em busca de praias, na verdade, só veem praias lindas quando fazem passeios para ilhas vizinhas. E não na cidade de Split propriamente dita, entende? E essas praias lindas estão em Hvar ou perto de Hvar.

Leia também: O que fazer em Split (Croácia)? Roteiros prontos para 1, 2 ou 3 dias

 água mar bonita

Água azul lindíssima em praia de Hvar. Foto: Marcelle RIbeiro

Onde se hospedar em Hvar (Croácia)?

Como já mencionamos, a ilha de Hvar (Croácia) é composta por várias cidades de diferentes perfis. Eu me hospedei na cidade de Hvar (Hvar Town) e recomendo que você faça o mesmo, porque ela é mais movimentada que as outras, mas ainda tem aquele ar de vila praiana. Além de praias lindas, em Hvar Town tem muitos restaurantes, bares, muito comércio e um calçadão gostoso para andar na beira do cais.

Além disso, a maioria das atrações históricas fica por lá. Veja algumas recomendações de hospedagem na cidade de Hvar:

Contudo, se você procura uma cidade mais sossegada, eu recomendo Jelsa, porque é bem menos procurada pelos turistas e tem cais. Além dela, tem Ivan Dolac, tranquila e cheia de natureza. Contudo, para chegar a Ivan Dolac, você precisará ir a outro ponto da ilha, porque não tem cais.

Por fim, Stari Grad é uma cidade não tão conectada com o resto da Croácia, mas não deixa de ser uma boa opção para quem vai de carro, porque lá tem um cais onde ferries ancoram. Por lá tem apartamentos e casas de temporada. Contudo, ela é menos movimentada e tem menos atrativos naturais que as outras cidades.

Para mais dicas de hospedagem, veja o nosso post sobre onde ficar em Hvar.

Confira o vídeo do YouTube sobre Hvar, Croácia!

E você, tem mais dicas de Hvar? Escreva nos comentários!

Leia mais:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *