Roteiro na Croácia em 14 dias perfeitos! (Bônus: países vizinhos)

postado por Marcelle Ribeiro e atualizado em: 29/01/2024

Uma das coisas mais difíceis da minha viagem pela Croácia foi montar um roteiro, porque o país tem muitas cidades e ilhas lindas. Ou seja, é difícil escolher entre elas. E, além disso, existem várias maneiras de montar um roteiro para a Croácia, porque apesar de ser um país pequeno, ele é comprido.

Neste post, eu vou falar sobre como foi o meu roteiro na Croácia dia a dia, de forma resumida, para você fazer igual ou se inspirar. Fui no final da primavera/início do verão. Também vou contar sobre o roteiro em países vizinhos (Bósnia, Montenegro e Eslovênia), que a gente aproveitou para conhecer pela proximidade e facilidade de locomoção. Se preferir, acesse o índice e pule para o seu tópico de interesse.

1º dia: Zagreb
2º, 3º e 4º dias: Dubrovnik e Bósnia
5º e 6º dias: Montenegro
7º ao 14º dias: Hvar
15º e 16º dias: Split, Pag e Zadar
Dia 17: Plitvice
Extra: Eslovênia

Quantos dias ficar na Croácia?

Eu recomendaria, no mínimo, 7 dias para ver só as cidades e ilhas imperdíveis da Croácia. Mas, idealmente, 10 dias. E pra quem estiver com uma folga maior, 14 dias foi o que eu passei e achei ótimo. Lembrando que isso é só considerando a Croácia mesmo, sem contar outros países próximos. Ao todo, eu passei cerca de 20 dias nesta região, sendo que 14 só na Croácia.

Caso queira saber mais sobre cada cidade citada aqui, leia o post sobre O Que Fazer na Croácia.

Leia também: Melhores praias da Croácia: 7 dicas de quem de fato visitou o país

Roteiro na Croácia: Zagreb (capital)

Não tem voos diretos do Brasil para a Croácia. Por isso, você vai ter que fazer escala em alguma outra cidade europeia antes. Nós optamos por chegar na Croácia por Zagreb, a capital do país, porque era bem mais barato e prático.

A cidade tem fama de sem graça e muita gente nem a visita, mas Zagreb é muito melhor conectada com o resto da Europa quando se trata de quantidade e preços de voos do que outras cidades croatas com aeroportos internacionais, como Split e Dubrovnik.

Além disso, decidimos passar um dia quase inteiro em Zagreb para que o maridão pudesse dormir um pouco depois do voo longo e com escalas vindo do Brasil. Em Zagreb, fizemos um passeio guiado gratuito no centro histórico, visitamos o famoso Museu dos Relacionamentos Partidos, um parque e, por último, pegamos um voo bem tarde da noite para Dubrovnik.

Igreja São Marcos Zagreb

Igreja São Marcos, em Zagreb. Foto: David Boca/Unsplash

Roteiro na Croácia: Dubrovnik

Passamos 3 dias praticamente inteiros em Dubrovnik. No primeiro, fizemos um passeio guiado para conhecer uma parte da Cidade Murada e uma praia ali perto (Banje). Veja mais sobre o que fazer em Dubrovnik neste post, em que eu detalho melhor as atrações da cidade.

No segundo dia, fizemos um passeio de bate-volta para a Bósnia-Herzegóvina, saindo de Dubrovnik. Foi cansativo porque ele começou às 6h da manhã, mas deu para conhecer cachoeiras lindas na Bósnia, as de Kravice, e também a cidade de Mostar. Esta última é famosa por sua ponte diferentona, mesquitas e lojinhas. Curtiu essa ideia? Então, veja mais sobre Mostar, na Bósnia.

No terceiro dia em Dubrovnik, visitamos mais atrações históricas do centro, o teleférico e fomos a outra praia, a de Sveti Jakob. No final da tarde deste mesmo dia, pegamos um ônibus de Dubrovnik para Montenegro, outro país vizinho e fácil de visitar durante um roteiro pela Croácia.

Dubrovnik roteiro na Croácia

Vista de Dubrovnik, na Croácia. Foto: Marcelle Ribeiro.

Roteiro em país vizinho: Montenegro

A viagem de ônibus para Montenegro foi super tranquila, e nós passamos quase 2 dias por lá, dormindo na cidade de Kotor.  Para comprar as passagens, eu recomendo dois sites que sempre uso: Flixbus e 12go.

Como mencionei, dormimos 2 noites em Kotor. No nosso primeiro dia, conhecemos o centro histórico da cidade e depois fizemos a trilha para ver a Baía de Kotor de cima. Depois, fomos a um beach club onde almoçamos e descansamos um pouco. Além disso, aproveitamos para tomar banho na baía e amenizar o calor.

No dia seguinte, passamos a manhã na cidade de Perast, que é bem coladinha em Kotor. Voltamos para almoçar em Kotor e, no meio da tarde, pegamos um ônibus de volta para Dubrovnik.

Kotor roteiro na Croácia

Baía de Kotor. Foto: Marcelle Ribeiro.

Roteiro na Croácia: Hvar

Dormimos mais uma noite em Dubrovnik e, na manhã seguinte, pegamos um catamarã para Hvar. A ilha é famosíssima e imperdível em um roteiro pelo litoral da Croácia por conta de suas praias de águas azul-turquesa. Por lá, passamos 8 dias praticamente inteiros.

Decidimos montar base em Hvar para conhecer ilhas próximas. Assim, minimizamos a quantidade de vezes que tivemos fazer check-out e check-in em hotéis e ficou bem menos cansativo do que dormir em várias ilhas.

Foi uma ótima ideia, porque Hvar é bem conectada por catamarã a vários lugares da Croácia. Apesar de a ilha ter várias cidades, nos hospedamos na Cidade de Hvar (mesmo nome da ilha), pela praticidade e beleza.

Perdemos a manhã do no nosso primeiro dia indo de Dubrovnik a Hvar, mas no início da tarde fomos às praias Zdrilca e Mlini, uma do lado da outra numa ilhota em frente a Hvar.

No segundo dia, fomos à praia de Palmizana, também numa ilhota em frente a Hvar. No caminho pra lá vimos a praia Lucica, em Hvar mesmo. Para o pôr do sol, escolhemos o bar Hula Hula, que é de frente à praia e bem animado. No dia 3, fomos para a praia Pokonji Dol, também em Hvar. Além disso, fizemos uma trilha para as praias Mekicevica e Robinson, ali pertinho, onde tiramos umas fotos e demos um mergulho.

Passeios de barco a partir de Hvar

No dia 4, continuamos nosso roteiro de praias na Croácia e fomos até a Praia Bonj, em Hvar, mas não entramos no mar. A partir de lá fizemos um passeio de barco de dia inteiro. Neste passeio, tomamos banho na Gruta Verde e visitamos a lindíssima Gruta Azul.

Depois, fomos para a Praia de Stiniva, na ilha de Vis, que é considerada por muitos como uma das mais bonitas da Croácia. Por lá, também fizemos uma parada para banho. Já de volta à ilha de Hvar, almoçamos e descansamos na praia de Milna, na ilha de Hvar mesmo. E, por fim, a última parada do passeio de barco foi em Palmizana, onde já havíamos ido no nosso segundo dia de Hvar.

passeio de barco hvar

Passeio de barco saindo de Hvar. Foto: Marcelle Ribeiro.

No dia 5 em Hvar visitamos o Monastério Franciscano, com sua igreja e museu. Depois, pegamos um catamarã para ir a uma ilha a 1h de distância de Hvar, chamada Brac. Na ilha de Brac, fomos para a cidade de Bol, onde fica uma praia famosíssima da Croácia. Ela se chama Zlatni Rat. Tivemos umas 4h ou 5h pra curtir por lá. De volta a Hvar, visitamos 2 atrações históricas da cidade de Hvar: o Arsenal, onde estava rolando uma exposição, e o teatro.

Passeios de carro a partir de Hvar

No dia 6, alugamos um carro para ir a praias localizadas a uns 20min de distância da cidade de Hvar. Isso porque não é viável ir de ônibus para lá. Neste dia conhecemos as praias de Malo Zarace, Velo Zarace e Dubovika. No final da tarde, fomos a pé conhecer a Catedral e a Fortaleza de Hvar, de onde se tem uma vista linda. Terminamos o dia vendo o pôr do sol da Fortaleza.

No dia 7, fomos de carro novamente para algumas praias, entretanto, desta vez mais distantes, a 1h da cidade de Hvar. Conhecemos as praias de Skala, Jagodna e Ivan Dolac. Também vimos uns pequenos campos de lavanda na beira da estrada.

No dia 8, fomos novamente à praia de Pokonji Dol, nossa preferida. Depois vimos o pôr do sol na ilhota onde fica o beach club Carpe Diem, com DJ e drinks.

Como vocês perceberam, em 2 dias de Hvar, nós repetimos praias. Então, você pode passar menos dias em Hvar sem ter que cortar nada do roteiro.

Leia também:

Roteiro na Croácia: Split e Zadar

No dia seguinte, pegamos bem cedo um catamarã em Hvar e, em 1h, chegamos a Split. Colocamos as malas num guarda-volumes e fomos conhecer o centro histórico e uma praia da cidade. Pegamos um ônibus no final da tarde de Split para Zadar, outra cidade da Croácia.

Dormimos 2 noites em Zadar e tivemos 1 dia inteiro para conhecer esta região. Como as praias de Zadar não são tão bonitas, alugamos um carro pelo dia apenas e dirigimos 1h até a Ilha de Pag. Lá conhecemos 2 praias e uma loja de queijo. De volta a Zadar, fomos ver a Saudação ao Sol e o Órgão do Mar. O pôr do sol de lá é incrível.

Pôr do sol Zadar

Pôr do sol visto do Órgão do Mar, em Zadar. Foto: Marcelle Ribeiro.

Roteiro na Croácia: Plitvice

Na manhã seguinte, pegamos um ônibus para conhecer o Parque Nacional de Plitvice, uma das atrações mais famosas da Croácia! Deixamos nossas malas no guarda-volumes do parque e passamos o dia inteiro fazendo trilhas pelos lagos e cachoeiras.

Plitvice roteiro na Croácia

Lagos de Plitvice, na Croácia. Foto: Marcelle Ribeiro.

No final da tarde, pegamos outro ônibus para voltar a Zagreb. E na manhã seguinte, pegamos nosso voo de volta para o Brasil.

Por que comecei meu roteiro na Croácia pelo Sul

Em resumo, o nosso roteiro na Croácia foi: 3 países em 17 dias (sem contar o tempo que levamos para ir do Brasil à Croácia e o pra voltar ao Brasil). Foram 14 dias na Croácia, 1 na Bósnia e 2 em Montenegro. Esse foi o roteiro que eu fiz com meu marido, que tinha cerca de 20 dias de férias.

praia jagodna roteiro na Croácia

Praia Jagodna, na ilha de Hvar, na Croácia. Foto: Marcelle Ribeiro.

Agora, por que no meu roteiro na Croácia eu decidi vir fazendo tudo do Sul para o Norte? Porque, assim, eu ia me aproximando mais de Zagreb, cidade de onde saía o meu voo de volta para o Brasil. Isso diminui a chance de perder o voo de volta caso aconteça algum imprevisto. Reparem que a última atração que eu visitei, Plitvice, estava apenas a 2 horas de ônibus de Zagreb.

E por que viajar de ônibus pela Croácia? Porque a gente não queria ter que se preocupar em ficar dirigindo. E porque os ônibus na Croácia são ótimos, limpos, pontuais e baratos. Você pode comprar passagem em dois sites, onde eu mesma comprei as minhas: Flixbus e 12go.

Porém, se você preferir conhecer esta região de carro, também dá. Muita gente faz isso. Já aluguei mais de 20 vezes pela Rentcars, em vários países, e sempre deu tudo certo.

Leia também: Quanto custa viajar para a Croácia? Quanto gastei e como economizar

costa ilha de vis

Costa de Vis. Foto: Marcelle Ribeiro.

Roteiro na Croácia para quem tem tempo extra: Eslovênia

E se você quiser encaixar a Eslovênia no seu roteiro? Super dá e é uma ótima dica, porque é um país lindíssimo e faz fronteira com a Croácia! Mas, para isso, você vai ter que ter mais de 20 dias de férias.

Antes de fazer esse roteiro na Croácia, Bósnia e Montenegro que acabei de destrinchar para vocês, eu passei 5 dias sozinha na Eslovênia.

Cheguei por Zagreb tarde da noite, dormi e, no dia seguinte, peguei um ônibus para ir à Liubliana, capital da Eslovênia. São cerca de 2h30 de viagem. Deixei as malas no guarda-volumes perto da rodoviária e passei algumas horas conhecendo o centro de Liubliana, que conta com várias atrações históricas.

Roteiro em Bled

No fim da tarde deste mesmo dia, peguei as malas e um ônibus para Bled, cidade a 1h da capital. Decidi dormir 4 noites em Bled, porque lá tem muitas atrações de natureza lindas. Com toda a certeza, valeu o investimento de tempo. Além disso, eu não queria ficar dormindo em vários lugares para não cansar de tanto trocar de hotel. Bled é uma boa base para você conhecer a Eslovênia. Vale a pena a leitura do post sobre onde ficar em Bled.

Castelo de Bled

Ilha de Bled. Foto: Marcelle Ribeiro.

No primeiro dia em Bled, conheci as atrações da cidade: o lago de Bled, com sua ilha com igrejinha no meio, e o Castelo de Bled. Além disso, fiz uma trilha que tinha uma vista incrível. No segundo dia em Bled, contratei um passeio de van de dia inteiro para atrações do Parque Nacional de Triglav. Vi cachoeiras, lagos e rios lindos. Passamos por regiões como o Kranjska Gora, vale do rio Soca e a cidade de Bovec.

No terceiro dia, fui de transporte público conhecer a Caverna de Postojna e o Castelo de Predjama, que ficam a 1h de carro de Bled. Mas de ônibus demorou absurdamente pra ir e pra voltar. Então, recomendo que contratem um passeio pra lá.

No quarto dia de passeio (quinto e último na Eslovênia), fui para o Vintgar Gorge, pertinho de Bled, que tem um rio verde lindo passando por cânions. Almocei em Bled, peguei um ônibus pra Liubliana e depois outro de Liubliana para Zagreb.

Conclusão: roteiro na Croácia

Por fim, no dia seguinte, me juntei ao meu marido na viagem que descrevi na primeira parte desse post. Ou seja, o meu roteiro na Croácia, Eslovênia, Bósnia e Montenegro teve duração de 22 dias. Sem contar o dia que perdi voando do Brasil para a Europa e o de retorno ao Brasil.

Quer ver imagens imperdíveis do roteiro na Croácia? Confira o vídeo:

Quer compartilhar o seu roteiro de viagem na Croácia com a gente? Escreva nos comentários!

Leia mais

Comentários

  1. Leandro Mattoso
    02 abr 2024

    Olá. Estou curtindo muito seu roteiro pela Croacia! Mas fiquei com uma duvida, Onde foi o guarda volumes que voces deixaram as malas em Split?

    • 08 abr 2024

      Oi, Leandro. Tem váaarios guarda-volumes em Split. Tem muitos logo no desembarque do píer e tem outros na estação rodoviária. É bem fácil de achar.
      Abs

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *