O que fazer no Jardim Botânico de São Paulo e como visitá-lo

postado por Marcelle Ribeiro e atualizado em: 23/12/2020

O Jardim Botânico de São Paulo é uma área verde muito bonita e calma, no meio da agitação da capital. É uma ótima dica para quem já está meio cansado de ir ao Ibirapuera e quer variar um pouco. Perfeito para passear aos fins de semana com a família. E tem muito o que fazer no Jardim Botânico de SP, sabia? Hoje eu vou dar todas as dicas.

Super bem cuidado e tranquilo, o Jardim Botânico tem gente com criança, gente tirando foto, sentadinho no banco curtindo a brisa gostosa. E a mata é densa, linda, linda.

o que fazer no jardim botanico sp plantas aquaticas

Lago com flores. Foto: Marcelle Ribeiro.

Onde fica o Jardim Botânico de São Paulo

O parque fica no bairro Água Funda, próximo às Avenidas dos Bandeirantes e Ricardo Jafet. O endereço de lá é Avenida Miguel Estefno, 3.031.

Ele fica perto do Jardim Zoológico e do Parque Zoo Safari. Ou seja, quem tem crianças pode gostar de fazer um pacotão de todos os parques!

o que fazer no jardim botanico sp flores

Besouro no Copo de Leite. Foto: Marcelle Ribeiro.

Como ir de metrô e ônibus ao Jardim Botânico de SP

A melhor alternativa é combinar o metrô com o ônibus. Veja as alternativas de linhas que passam em frente à entrada do parque, partindo das estações de metrô mais próximas.

  • Metrô São Judas e Saúde + linha de ônibus 4742-10.
  • Metrô São Judas – Jd. Clímax + linha de ônibus 475R-10 (Pq Dom Pedro – Jardim São Savério).
  • Metrô Santa Cruz + linha de ônibus 475R-10 (Pq Dom Pedro – Jardim São Savério).
  • Metrô Imigrantes + linha de ônibus 4491-10 (Pq Dom Pedro – Zoológico).

O que fazer no Jardim Botânico de SP

Fazer um piquenique

Logo que entrei no Jardim Botânico, quase morri de inveja quando vi algumas pessoas (poucas) fazendo piquenique. Tudo sem bagunça, pouca gente, uma paz danada. Então, com certeza, se possível , não deixe o programa de fora ao decidir o que fazer no Jardim Botânico de São Paulo.

Não é preciso agendamento nem autorização para fazer um piquenique lá. É possível reunir até 20 pessoas. Porém, há regras que deixam tudo mais organizado. A administração do Jardim Botânico não permite decoração, mesas, cadeiras, música, e qualquer coisa que possa atrapalhar o passeio dos outros visitantes.

Aliás, as famílias e amigos podem usar os gramados para o piquenique desde que não haja sinalização proibindo acesso. Além disso, o Jardim Botânico tem algumas mesas e bancos disponíveis para quem preferir.

Se for com crianças, o passeio é uma delícia, mas lembre-se que não é permitido jogar bola, andar de bicicleta, nem subir nas árvores ou nadar nos lagos. Por fim, obviamente, são proibidas churrasqueiras ou fogueiras.

o que fazer no jardim botanico sp jardim

Jardim Botânico de São Paulo, super organizado. Foto: Marcelle Ribeiro.

Curtir as palmeiras

As palmeiras e outras plantas são lindas. Com certeza, são a atração principal e mais óbvia para quem está pesquisando o que fazer no Jardim Botânico de SP.

o que fazer no jardim botanico sp palmeiras

Palmeiras na entrada. Foto: Marcelle Ribeiro.

O lugar tem várias plaquinhas informativas. Em uma delas, vi que a planta aí abaixo é usada para fazer xaxins (potes) para outras plantas. Mas para fazer 1 xaxim é preciso de uma planta com 50 anos, e, por isso, elas estão em extinção.

o que fazer no jardim botanico sp xaxim

É dessa planta que se faz xaxim (vasos) para outras plantas. Foto: Marcelle Ribeiro.

Ver o bromeliário e o orquidário

Ao decidir o que fazer no Jardim Botânico de SP, não deixe de fora uma visita ao bromeliário e ao orquidário. Andamos quase no Jardim todo, em umas 2h de passeio. Em primeiro lugar, entramos nas estufas onde ficam as bromélias e orquídeas para observar. Em seguida, sentamos nos banquinhos para descansar…Enfim, é um lugar para ser aproveitado sem pressa.

o que fazer no jardim botanico sp lagos

Um lago e, ao fundo, as estufas com bromélias. Foto: Marcelle Ribeiro.

Ver os belos lagos

No parque tem também uns lagos lindos, cheios de flores que lembram vitórias-régias.

o que fazer no jardim botanico sp lago

Lago cheio de flores lindas. Foto: Marcelle Ribeiro.

Ver o túnel de bambu

Passamos também por um túnel de bambus que me lembrou o que existe na saída do aeroporto de Salvador, e por uma passarela suspensa entre as árvores, onde vimos um mico pendurado em galhos.

Quanto custa para entrar?

O preço do ingresso do Jardim Botânico de São Paulo é R$ 10 (com meia entrada para estudantes) e o estacionamento para carros comuns é R$ 15.

Pode levar cachorro para o Jardim Botânico de São Paulo?

O Jardim Botânico não permite a entrada de animais domésticos (cães e gatos).

Telefone do Jardim Botânico de São Paulo

O telefone do Jardim Botânico de SP é o 5067-6000.

Restaurante no Jardim Botânico de São Paulo

Logo na entrada tem um restaurante com comida a quilo que é bem lindinho, avarandado. A comida estava com uma cara boa. Tem uns salgados também, para quem está a fim de lanche. Mesmo assim, não comemos lá, porque tínhamos outros planos.

O almoço é servido de segunda à sexta-feira das 12h às 15h. Sábados, domingos e feriados, a refeição é servida das 12h às 16h. Diariamente após o almoço, o Restaurante Orquídea fica aberto até as 17h, com os serviços de café, com diversas opções de salgados, doces e bebidas.

Enfim, eu acho os preços bem acessíveis e estão disponíveis no cardápio no site do Restaurante Orquídea. Então, pode ser uma boa dar uma olhadinha na página. Afinal, o restaurante pode ser uma das suas opções ao definir o que fazer no Jardim Botânico de SP.

o que fazer no jardim botanico sp restaurante

A varanda do restaurante do Jardim Botânico. Foto: Marcelle Ribeiro.

Horário de funcionamento do Jardim Botânico de São Paulo

O parque está aberto de terça a domingo e feriados (incluindo feriados que caem na segunda-feira), das 9 às 17 horas.

Leia também:

Comentários

  1. Adelia
    21 nov 2019

    Oi, Marcelle.
    Vou passar um final de semana em São Paulo e estou na dúvida se devo ir ao Jardim Botânico ou a um templo budista. Terei o domingo inteiro pra fazer um passeio. O que você sugere?

    • 21 nov 2019

      OI, Adelia,
      Os dois passeios são muito legais e bonitos. Como são em lugares meio distantes de onde a maioria das pessoas se hospeda, precisam de uma boa parte do dia e não dá para fazer os dois no mesmo dia. Se você nunca foi a um templo budista, recomendo que vá no que tem pertinho de Sampa. É um astral muito diferente, em que a gente aprende bastante. Já o Jardim Botânico também é lindo, tem um café/restaurante gostoso. Se eu tivesse apenas 1 dia para escolher entre eles, eu iria no templo.
      ABs

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *