O que fazer em Búzios (RJ): 10 coisas que você tem que vivenciar

postado por Marcelle Ribeiroe atualizado em: 02/06/2020

Praias lindas, passeios de escuna, bate-voltas para as cidades vizinhas, ruas charmosas, muitos bares e restaurantes, mirantes, baladas…ufa! Tem muito que fazer em Búzios, essa cidade que é a mais famosa do litoral do Rio de Janeiro! Preparei uma lista com as principais atrações, dicas de passeios em Búzios e mais, seja para dias de sol, ou com cuva ou mesmo à noite. Se preferir, clique no índice abaixo.

1 – Ir para as praias mais bonitas
2 – Experimentar fazer nudismo
3 – Passear na Orla Bardot
4 – Conhecer a famosa Rua das Pedras
5 – Curtir um beach club
6 – Ver a vista em um mirante
7 – Passear de escuna pelas praias de Búzios
8 – Fazer um passeio de barco para Arraial do Cabo
9 – Passear de buggy
10 – Conhecer a cidade numa jardineira

sol praia o que fazer em Búzios

Fim de tarde na Orla Bardot. Foto: Marcelle Ribeiro.

O que fazer em Búzios durante o dia

1 – Ir para as praias mais bonitas

Sem dúvida nenhuma na hora de decidir o que fazer em Búzios você deve priorizar as praias, que são muito lindas! Por lá há várias praias com mar paradinho, sem onda e transparente, como as de João Fernandes, Azeda, Azedinha, da Tartaruga e da Ferradurinha, que são as minhas preferidas.

Em boa parte delas você encontra cadeiras e guarda-sol para alugar, assim como algum lanche e bebida. Mas a estrutura varia de uma para outra, ok?

Já quem busca badalação, uma praia mais extensa e boa pra caminhar  para surfar deve optar por Geribá.

Veja mais sobre o que esperar de cada uma delas no nosso post sobre as melhores praias de Búzios.

praias azeda azedinha o que fazer em Búzios

Praias de Azeda e Azedinha, entre as melhores. Foto: Marcelle Ribeiro.

2 – Experimentar fazer nudismo

Tá pesquisando o que fazer em Búzios e quer algo mais, digamos, ousado? Experimente fazer nudismo na praia Olho de Boi, onde ele é obrigatório. Não apenas você experimenta algo novo, como conhece uma praia linda, cercada de muito verde. Eu já fiz nudismo na Espanha e olha… adorei. 🙂

3 – Passear na Orla Bardot

Ok, você já curtiu praia durante o dia, mas… o que fazer em Búzios na parte da tarde? O bacana é ir andar pela  Orla Bardot, um calçadão no Centro da cidade, que margeia o mar. Não deixe de tirar foto com a estátua da Brigitte Bardot, atriz que ia sempre ao balneário, e de ver o fim de tarde no cais.

Um pouco mais adiante da estátua da atriz, já quase na praia de Armação, estão duas estátuas interessantes: uma de pescadores exercendo seu ofício, instalada dentro d’água, e outra do ex-presidente Juscelino Kubistchek, que ia muito à cidade. A Orla Bardot também tem bares e restaurantes badalados.

Leia também: O que você não pode deixar de ler sobre Búzios (RJ): Roteiro e guia

o que fazer em Búzios estátua JK

Estátua do ex-presidente Juscelino Kubistchek. Foto: Marcelle Ribeiro.

estatua brigite bardot o que fazer em Búzios

Estátua da atriz Brigitte Bardot. Foto: Maridão

4 – Conhecer a famosa Rua das Pedras

Não tem como deixar a Rua das Pedras fora da sua lista de o que fazer em Búzios. A rua de vilarejo de praia mais famosa do Brazil começa na outra ponta da Orla Bardot. Por esta rua, só circulam pedestres. Ela é cheias de lojas de grife, restaurantes e bares. 

A rua paralela à Rua das Pedras, a Rua Manuel Turíbio de Farias, também tem restaurantes e lojinhas, mas mais em conta e é uma dica para quem quer economizar.

O importante é evitar ao máximo ir de carro para o Centrinho, pois é bem difícil estacionar perto da Rua das Pedras, especialmente em feriados e na alta estação.

rua das pedras o que fazer em Búzios

Rua das Pedras. Foto: Marcelle Ribeiro.

5 – Curtir um beach club

Descansar numa bela espreguiçadeira de frente pro mar, tomando um drink caprichado e ouvindo música boa: quem não gosta? Os beach clubs são outra sugestão diferente de o que fazer em Búzios.

Um deles é o Rocka Beach Lounge, na Praia Brava. Na mesma praia fica o Silka Beach Club, que até reserva o colchão na área avarandada com antecedência. Recomendo entrar em contato diretamente com eles para saber preços de day use.

6 – Ver a vista em um mirante

Mirante da Ponta do Pai Vitório

A trilha para o Mirante da Ponta do Pai Vitório começa no final da Praia Rasa. Estacione no final de uma estradinha de terra e caminhe por cerca de 10 minutos, numa trilha fácil. Basta colocar no GPS.

Mirante ponta do pai vitório o que fazer em Búzios

Foto: Mirante da Ponta do Pai Vitório. Foto: Alex Miranda.

Mirante de João Fernandes

Perto de hotéis, casas e condomínios, esse mirante é fácil de chegar e é bem famoso. Do alto, se vê o centro e as praias de João Fernandes, João Fernandinho e Brava.

Passeios em Búzios

7 – Passear de escuna pelas praias de Búzios

Várias escunas saem da orla do centrinho de Búzios e fazem trajetos de 2h30 a 3h por parte do litoral da cidade. Paradas comuns são a Ilha Feia e as praias de João Fernandes, Azeda e da Tartaruga. Porém, normalmente as escunas passam (sem parar) em outras praias também. Veja as opções de passeios de escuna em Búzios no site da Viator.

praia tartaruga o que fazer em Búzios

Praia da Tartaruga é uma parada comum das escunas. Foto: Marcelle Ribeiro.

8 – Fazer um passeio de barco para Arraial do Cabo

As praias mais incríveis da Região dos Lagos (que abrange Búzios, Arraial do Cabo e Cabo Frio, além de outras cidades menos famosas) estão em Arraial do Cabo, que fica só a 33km de Búzios.

Por isso, o mais incrível dos passeios em Búzios é um bate-volta para Arraial de barco. Mas na hora de analisar o que fazer em Búzios, inclua-o sabendo que você levará o dia inteiro para esse tour, ok? Não dá para conhecer todas as praias de Arraial nele, mas você verá 2 das 3 mais bonitas: Pontal do Atalaia e Praia do Farol.

praia arraial do cabo

Praia de Arraial do Cabo. Foto: Marcelle Ribeiro.

9 – Passear de buggy

Uma espécie de city tour de praias de 1h30 de duração, o passeio de buggy em Búzios pode ser uma boa para quem tem pouco tempo e quer dar uma olhada mais “geral” nas praias de Búzios, até para decidir depois para onde voltar. Neste passeio de buggy vendido pela Viator, no final do tour de 8 praias, o passageiro pode escolher uma das praias para ficar mais tempo e depois a agência pega ele lá.

O preço do passeio de buggy em Búzios está R$ 72 por pessoa.

10 – Conhecer a cidade numa jardineira

Outra maneira de fazer um city tour em Búzios que inclui não só praias, mas também a Orla Bardot, é fazer um passeio de jardineira, que pode ser interessante especialmente para quem não curte buggy ou está com crianças.

Em 1h30 a jardineira passa pelas praias de João Fernandes, João Fernandinho, Brava, Forno, Foca e Ferradura, além da Ilha Branca. As paradas com descida do veículo são Mirante de João Fernandes, Praias do Forno e Foca e Praia da Ferradura. Nesta última dá para ficar até às 16h curtindo a praia.

orla bardot buzios

Orla Bardot, Búzios. Foto: Nathália da Silva Braga.

O que fazer em Búzios à noite

Há muito o que fazer em Búzios à noite, mas as principais atrações são:

  • Ver o pôr do sol em Porto da Barra, na praia de Manguinhos.
  • Ir bater perna e ver lojinhas, bares e restaurantes da Rua das Pedras e da Orla Bardot (as lojas ficam abertas de noite). Um lugar legal é o Chez Michou, uma creperia animada. Vários lugares têm música.
  • Tomar um drink caprichado no gastrobar Anexo, na Praia da Armação, ou no Buda Beach.
  • Na alta temporada, curtir uma das baladas da cidade, que só funcionam no verão ou em feriadões mais movimentados. Algumas das mais famosas são a Privilège, e a Zapata.

Leia também: Onde ficar em Búzios: Melhores praias, Centro e Guia pra Não Errar

O que fazer em Búzios no inverno

De junho a setembro a temperatura em Búzios varia entre 18ºC e 24ºC, segundo a média mensal calculada pela Climatempo com base nos últimos 30 anos (veja a média de temperatura de chuva e temperatura mês a mês).

Como junho, julho e agosto são os meses em que menos chove no ano, entre 59mm e 68mm por mês, ainda dá para ir pra praia, embora não faça aquele calorão do verão, quando os termômetros marcam 28ºC.

Já setembro é mais complicado, porque chove um pouco mais, em média 104mm. Mas ainda assim eu arriscaria ir neste mês sim.

Portanto, ao decidir o que fazer em Búzios no inverno, eu incluiria as praias e passeios no mar sim. O que não vai dar mesmo pra aproveitar são atrações mais sazonais, que só abrem na alta temporada, como as baladas, por exemplo.

Mas leve um casaquinho, ok? Porque mesmo em outubro, que é primavera, já peguei ventinhos frios à noite, especialmente na Orla Bardot.

Além disso, caso você ache que está frio demais para ir à praia, priorize as seguintes atrações ao decidir o que fazer em Búzios no inverno:

  • Comprinhas na Rua das Pedras
  • Caminhar na Orla da Bardot para ver as estátuas e os barquinhos
  • Pôr do sol em Porto da Barra, na praia de Manguinhos.
  • Mirante da Ponta do Pai Inácio
  • Mirante do João Fernandes
Estátua pescadores o que fazer em Búzios

Estátua em homenagem a pescadores na Orla Bardot. Foto: Marcelle Ribeiro.

O que fazer em Búzios com chuva

Tem o que fazer em Búzios com chuva? Se você der esse azar, pegue o seu guarda-chuva e vá admirar a Orla Bardot, os mirantes de João Fernandes e da Ponta do Pai Vitório, ou fazer comprinhas na Rua das Pedras. Ou vá ao cinema (Cine Bardot).

Além disso, outra dica é fazer um bate-volta para Cabo Frio, cidade vizinha que fica a 24km, onde você pode ir a um shopping e também ver a Rua dos Biquinis, local em que há várias lojinhas de biquini baratíssimos e de fábrica.

No Viator tem até um tour para dias de chuva em Búzios, que inclui uma parada numa cachaçaria e mirantes na cidade e um bate-volta para Cabo Frio.

O que fazer em Búzios no Réveillon

Assim como outras cidades da Região dos Lagos, Búzios atrai muitos cariocas e turistas no Ano Novo e fica bem lotada. A cidade costuma ter várias festas nesta época do ano. Além das praias e todas atrações listadas aqui no blog, ao decidir o que fazer em Búzios no Réveillon você pode escolher entre as diversas festas pagas que acontecem nas baladas, bares e restaurantes da cidade.

Alguns locais que costumam ter programação especial para a virada: Silk Beach Club, Privilége, Casa da Praia, Insólito Boutique Hotel & Spa, Geribá Beach Club. Outras festas famosas: Réveillon Café de La Musique e Réveillon Uniq.

Já para quem não quer pagar por uma festa na virada, costuma haver queima de fogos na Orla Bardot e na praia de Geribá.

O que fazer em Búzios no Carnaval

No Carnaval, também espere encontrar a cidade lotada. Você pode curtir as praias e passeios ou cair na folia atrás dos blocos, que costumam se apresentar no Centro e nas praias da Armação, Rasa, Brava, Geribá e Manguinhos. Em 2020 não foram muitos e a maioria desfilou no fim da tarde.

Dê uma olhada noa programação que costuma ser divulgada no site da prefeitura de Búzios.

Leia também:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *