As melhores trilhas em Búzios (RJ) que você precisa conhecer

postado por Marcelle Ribeiro e atualizado em: 12/07/2021

Engana-se quem pensa que Búzios (RJ) é bacana apenas pelas praias. A cidade tem ótimas atrações naturais diferentonas, como piscinas naturais, cachoeira com vista pro mar, mirantes e points para o pôr do sol, alcançáveis por trajetos bem tranquilos de percorrer. As trilhas em Búzios, aliás, são uma ótima dica pra quem quer fugir de muvuca, especialmente em feriadões. Clique abaixo no índice e confira!

Serra das Emerências
Trilha das Piscinas Naturais em Ferradurinha
Mangue de Pedras e Mirante da Ponta do Pai Vitório
Praia de Caravelas x Pontal do Peró
Praia da Tartaruga x Praia do Canto
Gruta do Amor

mulher piscina natural trilhas em búzios

Em piscina natural da Trilha da Ferradurinha. Foto: Maridão.

Trilhas em Búzios que eu fiz:

Antes de falar das trilhas em Búzios, preciso te recomendar contratar um guia para fazê-las. Os 3 passeios que fiz na cidade não têm placas nem no início da trilha nem no meio e podem gerar dúvidas. Apenas uma, a do Mirante da Ponta do Vitório, é que eu talvez arriscasse ir sem guia, como explicarei a seguir.

Nós contratamos o guia Allan (21-99531-9040), que normalmente cobra R$ 80 por pessoa por trilha de forma privativa. Mas como fechamos um pacote com 3 trilhas, ele fez um bom desconto. Para nenhuma das 3 trilhas que fiz há cobrança de ingresso. E em nenhuma delas vi pessoas vendendo água no caminho. Também não há banheiro.

Para quem quer ter uma ideia do mapa de trilhas em Búzios, eu criei um marcando com pins de cores diferentes cada percurso.

 

Não custa lembrar que a fazer trilhas em Búzios….

Vale lembrar que o ideal é estar com um sapato apropriado, seja um tênis ou uma botinha de trekking. A gente sempre recomenda o site da Amazon para acessórios de vários tipos, entre eles botinhas de trilha e calças legging. E no caso das trilhas descampadas, é uma boa você ir de boné ou viseira.

Serra das Emerências (pins roxos no mapa)

Essa é uma das trilhas em Búzios sem banho de mar ou de cachoeira, mas ótima pra o pôr do sol. Do alto da Serra das Emerências, que é o ponto mais alto de Búzios (164 metros de altitude), você vê ele se pôr na mata.

Ela tem nível de dificuldade médio e a duração e quantidade de caminhada vai depender do seu ponto de partida, uma vez que há 2 possíveis.

Nós optamos por subir pela praia de Tucuns, porque lá a trilha é mais rápida (40 minutos) e curta que pelo outro ponto de partida, o bairro de José Gonçalves. No entanto, por Tucuns a trilha é bem íngreme.

Quem sobe pela praia de Tucuns leva, no total, de 1h a 1h45 no total (ida + volta). Por sua vez, quem sobe pelo bairro de José Gonçalves leva de 2h a 2h45 no total, mas, em compensação a trilha é mais larga (passa até quadriciclo e moto) e bem mais plana. Porém, mais longa.

Para subir pela praia de Tucuns, vá pro canto direito da praia, onde há um estacionamento. Vimos algumas pessoas subindo na hora.

Se preferir, dá pra reservar essa trilha online pelo meu parceiro Viator.

praia tucuns serra emerencias trilhas em buzios

Praia de Tucuns vista da Serra das Emerências. Foto: Marcelle Ribeiro.

pôr do sol serra emerências trilhas em búzios

Pôr do sol na Serra das Emerências. Foto: Marcelle Ribeiro.

Trilha das Piscinas Naturais em Ferradurinha (pins amarelos)

A Trilha da Ferradurinha é uma das mais lindas trilhas em Búzios. Ela também é chamada de “trilha das piscinas naturais em Búzios”, “trilha das poças” e “trilha da praia da Ferradurinha” e tem 3,5 Km no total. Nós levamos 4h30 para fazer o passeio todo. O nível de dificuldade é médio.

As atrações são:

  • Praia da Ferradurinha: de onde saímos de caiaque. Tem muitas tartarugas;
  • Praia dos Amores: faixa de areia pequena, mas boa pra banho. Areia rosa;
  • Dois conjuntos de piscinas naturais;
  • Mini-cachoeira de água salgada com vista pro mar;
  • Pedra do Guardião: pra ver o mar.

Saiba mais no post específico sobre a Trilha da Ferradurinha.

É possível reservar online o passeio para essa trilha no site da Viator.

casal piscinas naturais trilhas em búzios

Piscina natural da Trilha da Ferradurinha. Foto: Allan de Paula.

mulher pedra do guardião trilhas em búzios

Vista da Pedra do Guardião. Foto: Maridão.

Mangue de Pedras e Mirante da Ponta do Pai Vitório (pins verdes)

Essa é uma das trilhas em Búzios que pode ser desmembrada em 2. Você pode ir só ao Mirante da Ponta do Pai Vitório ou só ao Mangue de Pedras. Ou combinar a ida aos 2 pontos. O mais bonito mesmo é o Mirante da Ponta do Pai Vitório. Achei o Mangue de Pedras meio sem graça, apesar de saber que é um tipo de local que só existem 3 no mundo.

A Ponta do Pai Vitório é uma montanha estreitinha que tem mar de um lado e de outro e uma minúscula prainha de areia.

De uma montanha vizinha você vê a Ponta do Pai Vitório do alto. É lindo! Para chegar lá, dirija até a ponta da extrema esquerda da Praia Rasa e estacione na via atrás das casas. A trilha deve ter uns 400m só e começa plana. Tem uma hora que bifurca. Se você subir, chega ao mirante. Se descer as escadas de pneus, chega à tal prainha que falei. Achei de nível fácil, porque em 10 minutos nós chegamos.

mulher mirante ponta do pai vitório trilhas em búzios

Do alto do mirante da Ponta do Pai Vitório. Foto: Maridão.

Pra ir à prainha da Ponta do Pai Vitório, o melhor é voltar pela trilha de subida ao mirante até a bifurcação e, em seguida, descer a trilha de pneus. A trilha que vai direto do topo do mirante à praia é bem mais difícil.

prainha mirante ponta do pai vitório trilhas em búzios

Prainha da Ponta do Pai Vitório. Foto: Marcelle Ribeiro.

O que é o Mangue de Pedras?

Há uma trilha que leva do Mirante da Ponta do Pai Vitório ao Mangue de Pedras, em cerca de 40 minutos. Nós preferimos dirigir até outro ponto da Praia Rasa, de onde caminhamos apenas 5 minutos num trecho plano até o mangue. Há apenas 3 mangues de pedras no mundo e o de Búzios é um deles. As árvores ficam na parte rasa do mar, com pedras, crustáceos e peixes.

mangue de pedras trilhas em búzios

Mangue de Pedras. Foto: Marcelle Ribeiro.

Nosso passeio durou 3h no total, com direito a banho na praia Rasa, que é enorme e vazia.

mulher praia rasa trilhas em búzios

Olhando a Praia Rasa da trilha. Foto: Maridão.

Outras trilhas em Búzios que ainda não fiz:

Praia de Caravelas x Pontal do Peró (pins vermelhos):

Sai da Praia de Caravelas, no finalzinho de Búzios, e passa pela isolada e pequena Praia da Amendoeira, que só pode ser acessada por trilha. Termina na praia do Pontal do Peró, na cidade de Cabo Frio.

São 6 Km no total de caminhada (sendo 2,6 Km até a Praia da Amendoeira), de dificuldade fácil. Dura de 3h a 4h. Tem um trecho íngreme. Vale dizer que tanto a Praia de Caravelas quanto a do Pontal do Peró podem ser acessadas de carro.

Assista ao vídeo sobre as melhores trilhas em Búzios abaixo!

 

Praia da Tartaruga x Praia do Canto (pins pretos):

Dura de 3h a 4hs. Sai da Praia da Tartaruga e passa pela praia das Virgens, pela Gruta da Tartaruga, pela Praia dos Amores (a do centro, porque Búzios tem 2 praias dos Amores. A outra fica perto da praia da Ferradurinha), e pela praia do Canto (nos “fundos” da Rua das Pedras).

Gruta do Amor:

Tem 3,5 km e é outra das trilhas em Búzios de nível de dificuldade moderado. É um passeio que dura 4h. Tem paradas que estão no roteiro de outras trilhas, como a Pedra do Guardião, mas também passa pelo Mirante Garganta Boca do Céu e pela Gruta do Amor.

Assista também o vídeo sobre as praias de Búzios abaixo!

E você, tem mais dicas de trilhas em Búzios? Escreva nos comentários!

Leia também:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *