As 13 melhores praias de Búzios (RJ) e o que esperar de cada uma

postado por Marcelle Ribeiroe atualizado em: 23/09/2020

Qual a melhor praia de Búzios (RJ)? A cidade com o litoral mais badalado e desejado do estado do Rio de Janeiro tem várias praias lindas, boas para banho, para badalar, para ir com bebês, com a família…Neste post eu vou te ajudar a entender quais são as melhores praias de Búzios, o que esperar de cada uma, vantagens e desvantagens e como chegar até elas. Em resumo, são elas:

1 – Praia de João Fernandes
2 – Azeda
3 – Azedinha
4 – Praia da Tartaruga
5 – Praia da Ferradurinha
6 – Geribá
7 – Praia Olho de Boi
8 – Praia dos Ossos
9 – Praia da Armação
10 – Praia Brava
11 – Praia da Ferradura
12 – Tucuns
13 – Praia do Canto

melhores praias de búzios ferradurinha

Praia de Ferradurinha, Búzios. Foto: Marcelle Ribeiro.

Mapa das praias de Búzios e curiosidades

Antes que você me pergunte quantas praias tem em Búzios, te respondo: são 25 praias, segundo a prefeitura da cidade. Coloquei neste mapa das praias de Búzios todas as 10 mencionadas aqui (pins amarelos). Marquei em roxo o centro de Búzios.

Ah, para quem quer saber quais as praias de Búzios que aceitam cachorro, a resposta é nenhuma. Segundo a prefeitura, não é permitido a permanência ou banho de nenhum tipo de animal doméstico em nenhuma praia da cidade.

Por sua vez, quem quer saber quais são as praias de Búzios próprias para banho deve olhar o site do órgão estadual que monitora as praias, o INEA. Lembre-se que isso muda diariamente. Mas o site do INEA tem boletins atualizados com frequência.

 

Melhores praias de Búzios perto do Centro

1 – Praia de João Fernandes

A melhor praia de Búzios na minha opinião é a de João Fernandes. É pequena, com mar azulzinho, super calmo, e ótima estrutura para quem gosta de comer na praia, pois tem vários restaurantes com mesa na parte de cima e também na areia, além de cadeiras e guarda-sol.

Por lá, recomendo o restaurante A Pomba, onde você tem que pedir alguma comida para poder ficar nas cadeiras. O almoço é gostoso, com preços dentro do padrão da cidade (leia mais sobre onde comer em Búzios) e o serviço foi OK.

A Praia de João Fernandes não é uma praia para quem gosta de caminhar na areia, pois além de ser pequena, ela tem muitas mesas na areia. É bastante frequentada por argentinos e tem diversão para crianças, como banana boat.

Há alguns estacionamentos próximos à praia, mas eles são careiros.

Outros dois fatores fazem essa ser uma das melhores praias de Búzios na minha opinião. O primeiro é que há várias pousadas bacanas e com preços honestos nesta região. Por isso, João Fernandes é a melhor praia de Búzios para se hospedar (Veja hotéis e pousadas na Praia de João Fernandes).

O segundo fator é que João Fernandes é pertinho do centro de Búzios e dá para ir a pé da praia até a Rua das Pedras, por exemplo (são 2km, o que dá 25 min a pé).

Leia também: Onde ficar em Búzios: Melhores praias, Centro e Guia pra Não Errar

praia joão fernandes volei melhores praias de buzios

Praia de João Fernandes. Foto: Marcelle Ribeiro.

2 – Azeda

Super pequenininha, a praia de Azeda é uma das melhores praias de Búzios para banho por que tem um mar azul bem transparente e super calmo. Para chegar lá, estacione na praia dos Ossos e pegue a pequena trilha de piso de madeira. É preciso descer uma escada (de madeira), mas não é cansativo.

A praia de Azeda não tem estrutura de barracas, mas há ambulantes que alugam cadeiras e guarda-sol (preços iguais aos do Rio) e vendem cerveja, refrigerante e picolé. Azeda é uma das praias de Búzios perto do centro e à Rua das Pedras (2,4km ou 30 min a pé).

praia azeda melhores praias de búzios

Praia Azeda num dia nublado. Foto: Marcelle Ribeiro.

melhores praias de buzios praia azeda

Um dos acessos à Praia da Azeda. Foto: Caroline Lima

3 – Azedinha

Localizada ao lado da praia de Azeda, a praia de Azedinha é ainda menor que a vizinha. Para chegar lá, você primeiro tem que passar na praia Azeda (o acesso é pela Praia dos Ossos, onde há estacionamento). O mar também é calminho, sem ondas e transparente.  Ou seja, também é uma das melhores praias de Búzios para banho.

Não vi nenhuma estrutura de aluguel de cadeira ou guarda-sol quando fui, nem sequer um ambulante vendendo bebidas. Azedinha é uma das praias próximas ao centro de Búzios e à Rua das Pedras (2,5km ou 35 min a pé).

melhores praias de búzios

Faixa de areia na Praia de Azedinha. Foto: Marcelle Ribeiro.

Melhores praias de Búzios – Mais distantes do Centro

4 – Praia da Tartaruga

A cor da água, o mar tranquilo e sem ondas, delicioso, fazem a Praia da Tartaruga uma das melhores praias de Búzios, sem dúvidas. Apesar de ser pequena, dá para dar uma caminhadinha por ela.

O chato é que nela param barcos que fazem passeios pelas praias de Búzios, o que acaba tornando a praia mais disputada. Prefira ficar no canto mais à esquerda, que é mais tranquilo.

Na Praia da Tartaruga há várias barracas de praia bem rústicas (e não muito bonitas, meio precárias até), que deixam você usar guarda-sol e cadeiras desde que você petisque algo. Não é legal almoçar lá, porque as barracas não me pareceram ter estrutura adequada para fazer refeições, apesar de elas oferecerem essa possibilidade.

Quem gosta de atividades náuticas, pode alugar caiaque ou Stand Up Paddle por preços atrativos na Tartaruga.

Leia também: O que fazer em Búzios – 10 coisas que você tem que viver

Para chegar lá, você terá que dirigir por um pequeno trecho de terra. Pare o carro no estacionamento, pois as multas por parar na “rua” são frequentes. A Praia da Tartaruga fica a 3km do centro de Búzios e tem alguns poucos hotéis.

Praia da Tartaruga melhores praias de búzios

Praia da Tartaruga. Foto: Marcelle Ribeiro.

5 – Praia da Ferradurinha

Pequenininha, Ferradurinha é uma das melhores praias de Búzios pela cor e transparência da água e também porque por ser bem fechadinha (no formato de uma ferradura pequena), quase não tem ondas. Uma delícia para tomar banho e até para levar bebês e crianças.

A Praia da Ferradurinha tem guarda-sol e cadeira para alugar, mas a preços bem mais altos que na capital do Rio de Janeiro. Uma simples garrafa de água mineral ou picolé custam o dobro do que nas areias de Ipanema.

Há algumas pousadas próximas à praia da Ferradurinha.

Para chegar à praia da Ferradurinha, que fica a 4,5km do centro de Búzios, estacione no extremo esquerdo do bairro de Geribá (onde fica a praia de mesmo nome) e ande alguns metros.

praia ferradurinha melhores praias de búzios

Praia da Ferradurinha, Búzios. Foto: Marcelle Ribeiro.

6 – Geribá

Se você quer badalação, surfar ou praticar esportes na praia, Geribá é uma das melhores praias de Búzios para você. Ela é uma das mais extensas, com ampla faixa de areia, ótima para uma caminhada.

Por ser uma praia não tão protegidas em uma baía fechada como muitas da cidades, o mar tem mais ondas e venta mais. Eu particularmente não acho ela a praia mais bonita de Búzios, pois a cor da água não me chama tanta a atenção.

Em Geribá é fácil alugar cadeiras e guarda-sol e há ambulantes vendendo lanches. Além disso, também há beach clubs, com lounges, piscina e espreguiçadeiras, que viram até baladas. Por ser uma praia ampla e com muita oferta de hotéis, Geribá é uma das áreas mais fáceis de encontrar pousadas baratas ou até mesmo maiores. (Veja pousadas e hotéis em Geribá).

muitas vagas para estacionar em Geribá. Você pode parar em estacionamento fechado ou na rua, de graça. Geribá fica a 4,2km do centro de Búzios.

praia geribá melhores praias de búzios

Praia de Geribá, Búzios. Foto: Marcelle Ribeiro.

7 – Praia Olho de Boi

Para os praticantes de naturismo (nudismo) a Praia Olho de Boi certamente é a melhor praia de Búzios, uma vez que eles podem ficar lá sem roupas sossegados. Aliás, o nudismo lá é obrigatório.

A Praia Olho de Boi é bem pequena, entre rochas e cercada de muito verde, quase intocada. Para chegar lá é preciso fazer uma trilha que começa no canto direito da Praia Brava, que envolve uma subida íngreme.

8 – Praia dos Ossos

Do ladinho da Orla Bardot, um dos points de Búzios, fica a Praia dos Ossos. Para acessá-la, é preciso fazer uma pequena trilha. Bonita e bastante tranquila, é ótima para quem não quer ter que disputar um espaço na areia.

No entanto, para quem não dispensa um mergulho, é melhor avaliar seu entorno primeiro, pois na praia ficam alguns barquinhos que podem poluir a água, tornando-a imprópria para o banho.

praia dos ossos melhores praias de Búzios

Praia dos Ossos. Foto: Marcelle Ribeiro.

9 – Praia da Armação

Assim como a Praia dos Ossos, para chegar à Praia da Armação, também é preciso passear pela Orla Bardot. Ela tem seus encantos, mas não é adequada para o banho. Possui uma bela vista que pode ser apreciada durante um passeio ou dentro de um restaurante.

barcos praia armação melhores praias de búzios

Barcos na Praia da Armação, em Búzios. Foto: Nathália da Silva Braga.

10 – Praia Brava

Apesar de o mar da Praia Brava ser agitado, essa é uma das das praias mais tranquilas de Búzios. Bastante reservada, praticamente só a frequenta quem está hospedado perto ou visitando um dos beach clubs badalados, como o Silk. Com um pôr do sol único, é uma ótima opção para quem quer passar o dia. Estacionamento fácil. É preciso tomar cuidado com as pedras escorregadias ao entrar no mar.

melhores praias de buzios praia brava

Pôr do sol na Praia Brava. Foto: Caroline Lima

11 – Praia da Ferradura

A versão “mãe” da Praia da Ferradurinha é tão incrível quanto. Uma das melhores praias de Búzios, sem dúvidas! A Praia da Ferradura tem mar sereno, com tons de azul inconfundíveis, ótima para toda a família. Porém, justamente por ser bastante frequentada, há muita oferta de barracas e ambulantes, que comprometem o espaço na areia. Além disso, os preços também são um pouco mais altos.

praia da ferradura melhores praias de búzios

Praia da Ferradura. Foto: Marcelle Ribeiro.

12 – Tucuns

Uns 30 minutos de carro distante do centro da cidade, essa é uma das melhores praias de Búzios para quem quer praia vazia e grande. Com algumas ondas, Tucuns não tem estrutura de barracas e poucas pousadas. Mas é ótima para caminhar.

praia tucuns melhores praias de búzios

Praia de Tucuns. Foto: Marcelle Ribeiro.

13 – Praia do Canto

Paralela à Rua das Pedras, a Praia do Canto é boa para caminhar, mas só em maré baixa. Por ter muitos barcos parados, não é tão legal o banho.

praia do canto melhores praias de búzios

Praia do Canto. Foto: Marcelle Ribeiro.

Leia também:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *