As melhores praias de Búzios (RJ) e o que esperar de cada uma

postado por Marcelle Ribeiro e atualizado em: 29/10/2021

Qual a melhor praia de Búzios (RJ)? A cidade com o litoral mais badalado e desejado do estado do Rio de Janeiro tem várias praias lindas, boas para banho, para badalar, para ir com bebês, com a família…Neste post eu vou te ajudar a entender quais são as melhores praias de Búzios, o que esperar de cada uma, vantagens e desvantagens, quais são as mais vazias e como chegar até elas. Em resumo:

1 – João Fernandes
2 – Azeda
3 – Azedinha
4 – Olho de Boi
5 – Dos Ossos
6 – Da Armação
7 – Brava
8 – Do Forno
9 – Praia do Canto
10 – Da Tartaruga
11 – Rasa
12 – Da Ferradura
13 – Da Ferradurinha
14 – Dos Amores
15 – Geribá
16 – Tucuns
17 – De José Gonçalves

E destas, as 7 melhores praias de Búzios são, pelo quesito beleza, na minha opinião: João Fernandes, Azeda, Azedinha, Tartaruga, Ferradura, Ferradurinha e Geribá. Nestas dá pra ir sem aglomeração em dia de semana. Porém, se você quer praias sem muvuca no final de semana e feriadão as que eu recomendo são: Tucuns, Rasa e Brava. E talvez a de Geribá e de José Gonçalves. Clique no nome de cada praia pra saber mais. Ou leia o post! 😉

melhores praias de búzios ferradurinha

Praia de Ferradurinha, Búzios. Foto: Marcelle Ribeiro.

Mapa das praias de Búzios e curiosidades

Antes que você me pergunte quantas praias tem em Búzios, te respondo: são 25 praias, segundo a prefeitura da cidade. Coloquei neste mapa das praias de Búzios todas as 10 mencionadas aqui (pins amarelos). Marquei em roxo o centro de Búzios.

Ah, para quem quer saber quais as praias de Búzios que aceitam cachorro, a resposta é nenhuma. É proibido.

Por sua vez, quem quer saber quais são as praias de Búzios próprias para banho deve olhar o site do órgão estadual que monitora as praias, o INEA. Lembre-se que isso muda diariamente. Mas o site do INEA tem boletins atualizados com frequência.

Melhores praias de Búzios perto do Centro

1 – Praia de João Fernandes

A melhor praia de Búzios na minha opinião é a de João Fernandes. É pequena, com mar azulzinho, super calmo, com restaurantes, cadeiras e guarda-sol.

Recomendo o restaurante A Pomba, onde você tem que pedir alguma comida para poder ficar nas cadeiras. O almoço é gostoso, com preços dentro do padrão da cidade (leia mais sobre onde comer em Búzios) e o serviço foi OK.

Há alguns estacionamentos próximos à praia. Há várias pousadas bacanas e com preços honestos nesta região. Por isso, João Fernandes é a melhor praia de Búzios para se hospedar.

Outro ponto positivo é que João Fernandes é pertinho do centro de Búzios e dá para ir a pé da praia até a Rua das Pedras, por exemplo (são 2km).

Leia também: Onde ficar em Búzios: Melhores praias, Centro e Guia pra Não Errar

praia joão fernandes volei melhores praias de buzios

Praia de João Fernandes. Foto: Marcelle Ribeiro.

2 – Azeda

Super pequenininha, a praia de Azeda é uma das melhores praias de Búzios para banho por que tem um mar azul bem transparente e super calmo. Para chegar lá, estacione na praia dos Ossos e pegue a pequena trilha de piso de madeira. É preciso descer uma escada (de madeira), mas não é cansativo.

A praia de Azeda não tem estrutura de barracas, mas há ambulantes que alugam cadeiras e guarda-sol (preços iguais aos do Rio) e vendem cerveja, refrigerante e picolé. Fica a 2,4 Km da Rua das Pedras.

praia azeda melhores praias de búzios

Praia Azeda num dia nublado. Foto: Marcelle Ribeiro.

escada praias azeda e azedinha melhores praias de búzios

Escada para a Praia de Azeda. Foto: Marcelle Ribeiro.

3 – Azedinha

Localizada ao lado da praia de Azeda, a praia de Azedinha é ainda menor que a vizinha. Para chegar lá, você primeiro tem que passar na praia Azeda. O mar também é calminho, sem ondas e transparente. Ou seja, também é uma das melhores praias de Búzios para banho.

Não vi nenhuma estrutura de aluguel de cadeira ou guarda-sol quando fui, nem sequer um ambulante vendendo bebidas. Azedinha fica a 2,5 Km da Rua das Pedras.

melhores praias de búzios

Faixa de areia na Praia de Azedinha. Foto: Marcelle Ribeiro.

4 – Praia Olho de Boi

Para os praticantes de naturismo (nudismo) a Praia Olho de Boi certamente é a melhor praia de Búzios, uma vez que eles podem ficar lá sem roupas sossegados. Aliás, o nudismo lá é obrigatório.

A Praia Olho de Boi é bem pequena, entre rochas e cercada de muito verde, quase intocada. Para chegar lá é preciso fazer uma trilha que começa no canto direito da Praia Brava, que envolve uma subida íngreme.

5 – Praia dos Ossos

Do ladinho da Orla Bardot, um dos points de Búzios, fica a Praia dos Ossos. Para acessá-la, é preciso fazer uma pequena trilha. Ela é bastante tranquila, mas por ter muitos barquinhos, pode não ser legal pra banho. Vale para fotos.

praia dos ossos melhores praias de Búzios

Praia dos Ossos. Foto: Marcelle Ribeiro.

6 – Praia da Armação

Assim como a Praia dos Ossos, para chegar à Praia da Armação, também é preciso passear pela Orla Bardot. Ela tem seus encantos pois é cheia de barquinhos e estátuas com calçadão charmoso, mas não é adequada para o banho. Boa pro fim de tarde.

barcos praia armação melhores praias de búzios

Barcos na Praia da Armação, em Búzios. Foto: Nathália da Silva Braga.

7 – Praia Brava

Com mar bem agitado, essa é uma das das praias menos muvucadas de Búzios. Bastante reservada, praticamente só a frequenta quem está hospedado perto ou visitando um dos beach clubs badalados, como o Silk e o Rocka Bar, que eu amooo. Com um pôr do sol único, tem estacionamento fácil. Porém, é preciso tomar cuidado com as pedras escorregadias ao entrar no mar.

praia brava melhores praias de Búzios

Beach club na Praia Brava. Foto: Marcelle Ribeiro.

8 – Praia do Forno

Mar paradinho, sem ondas, e areia fininha e… rosa! Assim é a pequenina Praia do Forno. A água é transparente e deliciosa. Dá pra estacionar o carro bem pertinho e o acesso é fácil. Tem um ambulante vendendo bebidas. Dizem que tem esse nome porque é mais quente lá que em outras praias.

praia do forno melhores praias de búzios

Praia do Forno tem areia rosa. Foto: Marcelle Rbeiro.

9 – Praia do Canto

Paralela à Rua das Pedras, a Praia do Canto é boa para caminhar, mas só em maré baixa. Por ter muitos barcos parados, não é tão legal o banho.

praia do canto melhores praias de búzios

Praia do Canto. Foto: Marcelle Ribeiro.

Melhores praias de Búzios – Mais distantes do Centro

10 – Praia da Tartaruga

A cor da água, o mar tranquilo e sem ondas, delicioso, fazem a Praia da Tartaruga uma das melhores praias de Búzios, sem dúvidas. Apesar de ser pequena, dá para dar uma caminhadinha por ela.

O chato é que nela param barcos que fazem passeios pelas praias de Búzios, o que acaba tornando a praia mais disputada. Prefira ficar no canto mais à esquerda, que é mais tranquilo.

Na Praia da Tartaruga há várias barracas de praia bem rústicas, que deixam você usar guarda-sol e cadeiras desde que você petisque algo. Dá pra alugar caiaque ou Stand Up Paddle.

Leia também: O que fazer em Búzios – 10 coisas que você tem que viver

Para chegar lá, você terá que dirigir por um pequeno trecho de terra. Pare o carro no estacionamento, pois as multas por parar na “rua” são frequentes. A Praia da Tartaruga fica a 3km do centro de Búzios e tem alguns poucos hotéis.

Praia da Tartaruga melhores praias de búzios

Praia da Tartaruga. Foto: Marcelle Ribeiro.

11 – Praia Rasa

Apesar de o mar ter uma cor menos bonita que o de outras praias (um verde mais pro marrom), a Praia Rasa é uma das melhores praias de Búzios em feriadão e final de semana pra quem quer fugir de muvuca. Ela está sempre vazia e é bem grande. Na beira da praia tem muitas casas e algumas pousadas, mas não vi estrutura de restaurantes ou aluguel de guarda-sol quando fui.

mulher praia rasa melhores praias de búzios

Olhando a Praia Rasa. Foto: Maridão.

12 – Praia da Ferradura

Uma das melhores praias de Búzios, a Praia da Ferradura tem mar sereno, com tons de azul inconfundíveis, ótima para toda a família. Porém, justamente por ser bastante frequentada, há muita oferta de barracas e ambulantes, que comprometem o espaço na areia. Além disso, os preços também são um pouco mais altos.

praia da ferradura melhores praias de búzios

Praia da Ferradura. Foto: Marcelle Ribeiro.

13 – Praia da Ferradurinha

Pequenininha, Ferradurinha é uma das melhores praias de Búzios pela cor e transparência da água e também porque por ser bem fechadinha (no formato de uma ferradura pequena), quase não tem ondas. Uma delícia para tomar banho e até para levar bebês e crianças.

Por lá tem guarda-sol e cadeira para alugar, mas a preços bem mais altos que na capital do Rio de Janeiro. Também dá pra alugar SUP e caiaque.

Há algumas pousadas próximas à praia da Ferradurinha. E dela sai uma trilha que leva a piscinas naturais e cachoeiras com vista pro mar, lindas! É a trilha da Ferradurinha.

Para chegar à praia da Ferradurinha, que fica a 4,5km do centro de Búzios, estacione no extremo esquerdo do bairro de Geribá (onde fica a praia de mesmo nome) e ande alguns metros.

praia ferradurinha melhores praias de búzios

Praia da Ferradurinha, Búzios. Foto: Marcelle Ribeiro.

14 – Praia dos Amores

Existem 2 praias com o nome “dos Amores” em Búzios. Uma fica no centro. A outra é essa da qual estou falando agora, que só pode ser acessada por trilha (a trilha das piscinas naturais) ou caiaque a partir da praia da Ferradurinha. Minúscula, ela tem um trecho com pedras e areia rosa.

Leia também: As Melhores Trilhas em Búzios (RJ) e paraísos secretos

praia dos amores melhores praias de búzios

Na Praia dos Amores olhando a da Ferradurinha. Foto: Marcelle Ribeiro.

15 – Geribá

Se você quer badalação, surfar ou praticar esportes na praia, Geribá é uma das melhores praias de Búzios para você. Ela é uma das mais extensas, com ampla faixa de areia, ótima para uma caminhada.

Eu particularmente não acho ela a praia mais bonita de Búzios, pois a cor da água não me chama tanta a atenção.

Em Geribá é fácil alugar cadeiras e guarda-sol e há ambulantes vendendo lanches. Além disso, também há beach clubs. Por ser uma praia ampla e com muita oferta de hotéis, Geribá é uma das áreas mais fáceis de encontrar pousadas baratas ou até mesmo maiores. (Veja pousadas e hotéis em Geribá).

Há muitas vagas para estacionar em Geribá, na rua ou em estacionamentos. Ela fica a 4,2km do centro de Búzios.

praia geribá melhores praias de búzios

Praia de Geribá, Búzios. Foto: Marcelle Ribeiro.

16 – Tucuns

A uns 30 minutos de carro distante do centro da cidade, essa é uma das melhores praias de Búzios para quem quer praia vazia e grande. Com algumas ondas, Tucuns tem pouquíssima estrutura de barracas e poucas pousadas. Mas é ótima para caminhar.

praia tucuns melhores praias de búzios

Praia de Tucuns. Foto: Marcelle Ribeiro.

17 – De José Gonçalves

Outra praia bem pequena em Búzios, José Gonçalves é frequentada praticamente pelos moradores do bairro, que parece ser de classe média baixa. Tem muitas pedras no mar, o que torna o banho mais complicado, e algumas ondas. Para chegar lá, é preciso pegar um trecho de estrada de terra, mas ela é boa e foi tranquilo. O GPS achou sem problemas.

Fui num final de tarde em feriadão e estava bem vazio. Tem um trailer vendendo bebidas.

praia josé gonçalves melhores praias de búzios

Praia de José Gonçalves. Foto: Marcelle Ribeiro.

Quer mais detalhes sobre as melhores praias de Búzios? Veja o vídeo abaixo!

Leia também:

Comentários

  1. Elpidio Cardoso
    16 ago 2021

    Frequentei Buzios desde 1983!
    Agora moro!
    Já foi bem mais frequentado principalmente por gente bonita,atletas do mar É fora do verão era um lugar intimista.
    Só frequentava quem conhecia.
    Agora com um turismo macivo
    orientado pela Prefeitura ficou muito chato.A frequência deixa muito a desejar.Tambem os preços espantam! O que dá vazão ao turismo de baixa qualidade! Em tudo! Frequência,Pousadas,Restaurantes,Praias,estrangeiros de com renda diminuta,ninguém mais sabe quem foi Brigit Bardot,
    ao entrar na cidade temos que passar de carro pela periferia um ex-quilombo,A estrada quando a PREFEITURA faz obra é sempre de péssima qualidade!
    Ninguém sabe até hoje onde são aplicados os Royalts do petróleo,
    enfim ficou triste de se ver!
    Péssima frequência, ladrões e traficantes,gente deselegante e sem dinheiro(“farofeiros”) enfim Búzios já era!!!!
    Graças aos Prefeitos insuficientes em tudo inclusive de partidos socialistas! Nada a ver!
    Vi um vídeo de Arraial do Cabo e é muito mais limpo e organizado!
    Fora esquerdista ladrões de mau gosto!Destruidores do meio-ambiente,Tudo de ruim!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *