Roteiro em Búzios (RJ), quantos dias ficar e como planejar a viagem

postado por Marcelle Ribeiro e atualizado em: 29/10/2021

Búzios é a pérola do litoral do estado do Rio de Janeiro, o vilarejo de praia mais charmoso e também badalado. Por isso, atrai turistas de todo canto. Mas, numa viagem para Búzios (RJ), quantos dias ficar? Como chegar e quando ir? E como montar um roteiro em Búzios? Calma. Neste guia completo aqui do blog, você encontra tudo que precisa saber. Se preferir, clique no índice abaixo.

Quantos dias ficar em Búzios
Roteiro em Búzios – O que fazer em 1 a 7 dias
Quando ir a Búzios
Como chegar a Búzios
Como circular em Búzios?
Onde comer em Búzios

praia ferradurinha roteiro buzios

Praia de Ferradurinha. Foto: Alex Miranda.

Quantos dias ficar em Búzios

Para quem me pergunta quantos dias ficar em Búzios, recomendo passar pelo menos 2 dias inteiros, mas idealmente 4 dias para conhecer as praias mais famosas. Contudo, quem fica 7 dias conhece melhor a cidade, pois consegue fazer trilhas também ou até fazer bate-voltas para cidades de praia vizinhas lindíssimas, como Arraial do Cabo e Cabo Frio.

Roteiro Búzios – O que fazer em 1 a 7 dias

Para ajudar você a organizar seu tempo, montei algumas sugestões de roteiros em Búzios. Não coloquei mais de 2 praias por dia para não ficar corrido.

Se você quiser saber mais detalhes sobre as praias listadas, recomendo a leitura do post Melhores Praias de Búzios. E para saber de passeios, vale a ler o post sobre o que fazer em Búzios.

Abaixo, segue um mapa com todas as atrações citadas aqui no blog, para você entender melhor sobre sua viagem para Búzios.

Roteiro Búzios 1 dia

O que fazer em Búzios em 1 dia? Com tão pouco tempo, recomendo que vá à praia Azeda pela manhã e almoce na praia de João de Fernandes. Em seguida, caminhe pela Orla Bardot e veja o movimento da Rua das Pedras.

Mas vale dizer que essas praias, por serem pequenas e lindas, ficam cheias aos finais de semana e feriados.

Outra opção é começar o dia com um passeio de buggy ou de jardineira para dar uma olhada mais geral em todas as praias e depois escolher uma para ficar mais tempo. À tarde, iria para a Orla Bardot e Rua das Pedras.

praia azeda azedinha roteiro Búzios

Azeda e Azedinha. Foto: Marcelle Ribeiro.

Roteiro Búzios 2 dias

Um roteiro em Búzios de 2 dias deve ter o principal: praia. No primeiro dia, vá à Praia Azeda de manhã, com direito a uma olhadela na praia Azedinha. Em seguida, almoce em barraca de praia de João Fernandes (e curta mais o mar por lá). Depois do banho, caminhe na Orla Bardot no fim da tarde. Por fim, jante na Rua das Pedras, após ver as lojinhas.

No segundo dia, vá de carro para a Praia da Tartaruga. Em seguida, tenho duas opções. Ou você almoça no centrinho e depois toma um banho e vai ver o pôr do sol no Porto da Barra OU almoça e vê o fim de tarde de um beach club na Praia Brava, com todo conforto e glamour. À noite, feche a sua listinha de o que fazer em Búzios em 2 dias com um crepe na super tradicional creperia Chez Michou, na Rua das Pedras.

Todas essas praias desse roteiro costumam encher em finais de semana e feriados.

Leia também: O que fazer em Búzios – 10 coisas que você tem que viver

Roteiro Búzios 3 dias

Uma listinha de o que fazer em Búzios em 3 dias pode ser organizada assim:

Primeiro dia: Manhã na Praia de João Fernandes, com mirante. Depois, almoço na praia. Em seguida, à tarde, Orla Bardot e noite na Rua das Pedras.

Segundo dia: Praias Azeda e Azedinha. Depois, pôr do sol no Porto da Barra ou em um beach club na Praia Brava (Rocka Beach Lounge, ou Silka Beach Club).

Terceiro dia: Praia da Tartaruga durante o dia. Em seguida, almoce e curta o resto do dia na praia de Geribá.

praia da tartaruga roteiro buzios

Praia da Tartaruga. Foto: Marcelle Ribeiro.

Roteiro Búzios 4 dias

Para quem saber o que fazer em Búzios em 4 dias e está indo pela primeira vez à cidade, aí vai minha sugestão de roteiro:

  • Primeiro dia: Manhã na Praia de João Fernandes, com mirante. Logo após, almoço na praia. À tarde, Orla Bardot e noite na Rua das Pedras.
  • Segundo dia: Praias Azeda e Azedinha. Pôr do sol no Porto da Barra.
  • Terceiro dia: Praia de Ferradurinha ou da Ferradura de manhã e, na sequência, almoço e resto do dia na praia de Geribá.
  • Quarto dia: Praia da Tartaruga durante o dia. Fim de tarde em um beach club na Praia Brava.

Já para quem já conheceu as praias mais famosas ou mesmo pra quem quer fugir de muvuca, segue minha sugestão de roteiro em Búzios além do óbvio:

  • 1º dia: Chegada, almoço e depois trilha da Serra das Emerências pra ver o pôr do sol. Jantar na Rua das Pedras.
  • 2º dia: Mirante da Ponta do Pai Vitório e, logo após, banho na Praia Rasa. Na sequência, ver o Mangue de Pedras. Almoço no Porto da Barra. Em seguida, mergulho rápido na Praia de José Gonçalves.
  • 3º dia: Trilha da Ferradurinha (inclui caiaque). Depois, almoce na Orla Bardot e, em seguida, veja pôr do sol no Porto da Barra.
  • 4º dia: Praia em Tucuns e almoço no Porto da Barra.

Assista abaixo o vídeo sobre paraísos escondidos nas trilhas em Búzios!

Leia também: Quais as melhores trilhas em Búzios (RJ) que você precisa conhecer

Roteiro Búzios 5 dias (inclui Arraial)

Com 5 dias em Búzios, eu faria o mesmo roteiro de 4 dias que indiquei acima e no quinto dia faria a trilha da Ferradurinha para curtir cachoeira com vista pro mar, piscinas naturais e mirantes de dia.

Outra opção para seu quinto dia em Búzios é um passeio de barco para Arraial do Cabo, que tem praias lindíssimas (as mais bonitas do estado do Rio de Janeiro).

Leia também:

praia arraial do cabo

Arraial do Cabo. Foto: Marcelle Ribeiro.

Roteiro Búzios 6 dias

Já com 6 dias, vou te dar 2 sugestões de roteiro em Búzios:

Sugestão 1:

1º dia: Manhã na Praia de João Fernandes, com mirante. Logo após, almoço na praia. À tarde, Orla Bardot e noite na Rua das Pedras.

2º dia: Praias Azeda e Azedinha. Pôr do sol no Porto da Barra.

3º dia: Praia de Ferradurinha de manhã e, depois, almoço e resto do dia na praia de Geribá.

4º dia: Praia da Tartaruga durante o dia. Fim de tarde em um beach club na Praia Brava.

5º dia: Trilha da Ferradurinha (piscinas naturais) e, na sequência, curta a Praia da Ferradura.

6º dia: Passeio de dia inteiro de barco para Arraial do Cabo.

Sugestão 2:

1º ao 5º dia: Iguais à sugestão 1

6º dia: Trilha curta ao Mirante da Ponta do Pai Vitório de manhã, com banho na Praia Rasa. Após isso, almoce no Porto da Barra e depois faça a trilha para ver o pôr do sol na Serra das Emerências.

Leia também: Quanto custa viajar para Búzios (RJ)? Veja custos para 4 dias

mirante pai vitorio roteiro búzios

Mirante da Ponta do Pai Vitório. Foto: Alex Miranda.

7 dias Roteiro Búzios e Arraial do Cabo

Se eu fizesse uma viagem para Búzios de 7 dias, eu faria, nos primeiros 5 dias, o mesmo que sugeri para o roteiro de 6 dias. Nos dois últimos dias eu ficaria em Arraial do Cabo. Por lá, dedicaria um dia para o passeio de barco (que passa pelas Prainhas do Pontal do Atalaia, Gruta Azul, Fenda de Nossa Senhora e Praia da Ilha do Farol). No outro dia relaxaria na Praia do Forno e veria o pôr do sol na Praia Grande.

Assista ao vídeo sobre o que fazer em Búzios abaixo!

Quando ir a Búzios

Tão importante quanto saber como montar um roteiro de viagem para Búzios é escolher o período para visitar a cidade.

Ao analisar quando ir a Búzios, eu sugiro que você vá entre abril e maio ou em setembro, quando não chove tanto e as temperaturas ainda estão boas (a máxima chega a 26ºC). Além disso, é um período fora de férias escolares, e, portanto, tende a ter menos engarrafamento (mas fuja dos feriados).

No verão chove mais. Segundo a Climatempo, são quase 200mm de água em dezembro e janeiro. No entanto, apesar de a chuva ser aquela com pancada forte e que muitas vezes acaba logo, há um outro porém. A cidade fica lotada e o trânsito na estrada pra lá é pesado. Leve isso em consideração ao decidir sua viagem para Búzios.

O período que menos chove vai de maio a agosto, mas também é a época em que a temperatura é mais baixa, de 18 a 25 graus. Ainda assim, eu arriscaria uma viagem para Búzios no inverno sim.

Mês Temperatura mínima (ºC) Temperatura máxima (ºC) Chuva mensal (em mm)
Janeiro 22 27 196
Fevereiro 22 28 129
Março 22 27 149
Abril 21 26 131
Maio 19 24 80
Junho 18 24 65
Julho 18 24 68
Agosto 18 25 59
Setembro 19 24 105
Outubro 20 26 130
Novembro 21 26 164
Dezembro 22 27 224

Evite engarrafamentos

A maior dica que te dou sobre quando ir a Búzios é: evite ir em feriados. A não ser que você planeje chegar bem antes do início do feriado e sair no meio dele ou bem depois, prepare-se para enfrentar um trânsito daqueles para ir do Rio até Búzios.

Fora de feriado, o normal é você levar 2h40 para percorrer os 179Km de distância entre a capital fluminense e Búzios.

Em feriados, o engarrafamento na viagem para Búzios já pode começar na Ponte Rio-Niterói. Em um carnaval, eu levei 7h ao invés de 2h40. Na última vez em que estive lá, num feriado em junho de 2021, levei 4h pra chegar.

Como chegar a Búzios

Voo para Búzios

Não tem voo para Búzios direto, porque a cidade não tem aeroporto. Você pode voar para Cabo Frio, que fica a 33Km e tem aeroporto. Ou comprar uma passagem aérea para a capital do Rio de Janeiro, que recebe mais voos por dia e de mais lugares do país e depois ir de carro ou ônibus para Búzios.

No aeroporto de Cabo Frio você pode pegar um Uber até Búzios, por cerca de R$ 60 (por trecho, por pessoa, considerando 2 pessoas no carro). Ou um ônibus, que sai a R$ 5,70 por trecho, pela empresa Salineiras.

Viagem para Búzios – Promoção na passagem aérea

Uma maneira de conseguir uma passagem área para ir a Búzios na promoção é ficar de olho nos sites MaxMilhas e Passagens Promo.

Desde o Rio de Janeiro

De carro

Quem faz a viagem para Búzios de carro tem mais liberdade para variar de praia a cada dia e fazer o seu horário. Em todas as vezes em que estive em Búzios, fui de carro. Saindo do Rio, pegue a Ponte Rio-Niterói (que oficialmente já é a rodovia BR-101) e siga as placas para a Região dos Lagos logo após o pedágio.

Em Rio Bonito, pegue a rodovia RJ-124 (Via Lagos), em que há cobrança de pedágio (veja os valores atualizados no site da Via Lagos) até Cabo Frio e dali pegue a RJ-102.

Caso você opte por alugar um carro, eu recomendo a Rentcars, portal que reúne várias locadoras do Brasil e do mundo, e que eu já use inúmeras vezes. Você compara e reserva online.

praia geriba roteiro Búzios

Praia de Geribá. Foto: Alex Miranda.

De ônibus

Mas como chegar a Búzios de ônibus? Quem opera o trecho é a Viação 1001, que tem cerca de 30 partidas diárias do Rio de Janeiro para Búzios, durante todo o dia, sendo que alguns ônibus saem da Rodoviária do Rio e outros do Aeroporto do Galeão. Além disso, o ponto final pode ser o Centro de Búzios ou as praias de Ferradura, Manguinhos ou João Fernandes. Fique atento na hora de comprar sua passagem de ônibus para Búzios!

A viagem para Búzios dura 3h30 e os ônibus têm ar-condicionado. Em julho de 2021, a passagens de ônibus do Rio para Búzios estavam custando R$ 82 por pessoa por trecho. Veja preços e horários de passagens de ônibus do Rio para Búzios (e vice-versa).

O ônibus faz uma rápida parada no meio do caminho da viagem para Búzios em um posto de gasolina para quem quer comprar um lanche. Maridão achou a viagem a partir do Rio tranquila.

Assista o vídeo para saber quais as melhores praias de Búzios!

De São Paulo até Búzios

Já o ônibus para Búzios saindo de SP custa entre R$ 70 e R$ 130 (preços de julho de 2021), dependendo do tipo do ônibus que você escolher. Mas saiba que atualmente não há ônibus direto. Por isso, a viagem durará cerca de 13h. Dá para comprar a passagem inteira, já com conexão, online com desconto no site da Clickbus.

Como circular em Búzios?

Aos que farão a viagem para Búzios de carro, é importante saber que é bem difícil estacionar perto da Rua das Pedras, no Centrinho de Búzios, onde todo mundo vai à noite para jantar, ver as lojinhas e o movimento. As vagas são escassas e o estacionamento é pago mesmo na rua.

Em julho de 2021, ele está custando R$ 3,50 a hora por carro nas vagas gerenciadas pela concessionária que administra o serviço nas ruas da cidade. Além destas vagas, há estacionamentos privados, que cobram por exemplo, R$ 10 por carro, na praia de Geribá.

Há várias vans que ligam uma praia de Búzios a outra, a preços convidativos.

Além disso, você também pode usar Uber ou táxi, que levam inclusive para as praias mais distantes da cidade. Fiz uma estimativa em julho de 2021, e, de uma ponta a outra da cidade, a corrida de Uber custa R$ 21 no total.

Outra opção é fazer um tour de jardineira ou buggy geralzão por várias praias para dar uma olhada rápida e depois voltar com calma de van, Uber ou táxi para aproveitar as que você mais gostou com calma.

roteiro buzios praia ferradurinha

Praia de Ferradurinha. Foto: Alex Miranda.

Onde comer em Búzios

A cidade tem preços mais altos do que a capital do Rio de Janeiro para comer.

Na sua viagem para Búzios, você pode optar por almoçar na praia, pois algumas têm barracas com boa estrutura, como a praia de João Fernandes, por exemplo. Outra opção com muita variedade de restaurantes é o Centrinho, na famosa Rua das Pedras.

Para quem quer saber onde comer barato em Búzios, minha maior dica é a Rua Manuel Turíbio de Farias, paralela à Rua das Pedras, que tem restaurantes mais em conta.

Por sua vez, a Orla Bardot, via à beira do mar que é continuação da Rua das Pedras, também tem outras opções. Contudo, elas são mais estilosas e com preços mais elevados.

Alguns restaurantes que indico:

  • A Pomba – barraca de praia em João Fernandes
  • Buzin – Perto da Rua das Pedras
  • Noi – Perto da Rua das Pedras
  • Pátio Havana – Para petiscar na Rua das Pedras
  • Chez Michou – Creperia ícone de Búzios, na Rua das Pedras
  • Sorveteria Itália- Na Rua das Pedras
  • Mil Frutas – Sorveteria na Orla Bardot
  • O Barco – Restaurante de peixes na Praia da Praia da Armação

Leia mais no post Onde comer em Búzios: 13 lugares (vista para o mar ou Rua das Pedras).

Assista também ao vídeo sobre quanto custa viajar para Búzios!

 

Leia também:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *