O que fazer em Guapimirim: 6 passeios para bate-volta desde o Rio

postado por Marcelle Ribeiro e atualizado em: 16/12/2020

Guapimirim, na região serrana do Rio de Janeiro, é uma ótima opção para quem quer fazer uma viagem curta de um dia só (os chamados bate-volta ou day trips) a partir da capital fluminense. Na verdade, sugiro que você combine a cidade com Teresópolis. Em Guapi (apelido carinhoso da cidade), fica uma unidade do Parque Nacional da Serra dos Órgãos, com cachoeiras e poços d’água ótimos para um banho refrescante. Ainda não sabe o que fazer em Guapimirim? Eu conto tudo neste post!

o que fazer em guapimirim dedo de deus

Pico Dedo de Deus, no Parque Nacional da Serra dos Órgãos. Foto: Marcelle Ribeiro.

Confira o índice do post:

Atrações e cachoeiras em Guapimirim
Roteiro para bate-volta desde o Rio
Onde ficar em Guapimirim

 

O que fazer em Guapimirim

Cachoeiras de Guapimirim

Cachoeiras do Parque Nacional da Serra dos Órgãos

Antes de mais nada, vamos a algumas explicações sobre o Parque Nacional da Serra dos Órgãos, a principal atração dessa day trip. O parque tem portarias em três cidades da região: Teresópolis, Guapimirim e Petrópolis. Em cada uma das sedes, há atrações diferentes. A de Guapimirim é a mais bacana, porque tem poços ótimos para banho, onde se chega por meio de trilhas de média dificuldade.

o que fazer em guapimirim parque serra dos orgaos

Mapa. Foto: Marcelle Ribeiro.

Estacionamos lá dentro do parque mesmo. Era dia de semana e havia poucos visitantes. Na entrada, há painéis com o mapa das trilhas e um banheiro (em condições precárias). Porém, não há bebedouro nem nenhum local para comprar água lá.

o que fazer em guapimirim poço preguiça

Poço da Preguiça. Foto: Marcelle Ribeiro.

Fomos para o principal poço dessa unidade, o Poço Verde. Mas, no caminho, paramos para ver o Poço da Preguiça. Da entrada do parque até o Poço Verde são apenas 87m de trilha fácil.

o que fazer em guapimirim cachoeira

Poço da Preguiça. Foto: Marcelle Ribeiro.

Em seguida, fomos em direção ao Poço Verde, a 20 minutos de caminhada da portaria do parque. Primeiro, paramos numa piscininha que fica um pouquinho antes do Poço Verde, que é bem rasinha e tem uma “hidromassagem natural”.

o que fazer em guapimirim cachoeira

Banho antes do Poço Verde. Foto: Marcelle Ribeiro.

Depois de mais uns passos na trilha, fomos ao Poço Verde propriamente dito. A entrada é por uma descida um pouco mais escura, pelas pedras. Basta ir andando pela água, pisando nas pedras do canto direito, que você vai chegar a uma área deliciosa, com uma “piscinona” e rochas para se esticar ao sol. Com certeza, um dos melhores programas para você escolher quando decidir o que fazer em Guapimirim.

o que fazer em guapimirim cachoeira poço verde

Poço Verde. Foto: Caio Ribeiro.

Funciona das 8h às 17h. Preço: R$ 21 por pessoa. Endereço: Km 98,5 da BR 116 (entrada à direita da rodovia, sentido Teresópolis).

Cânions do Iconha

Tem muito mais o que fazer em Guapimirim do que você imagina. O passeio Cânions do Iconha é uma das opções, que você deve fazer com guia e tem sete paradas para banhos. Os cânions são bem bonitos e alguns paredões chegam a ter 40 metros de altura. No site Viator, o tour está à venda por cerca de R$ 40.

Trilha das Cascatas de Caneca Fina

A Trilha das Cascatas está localizada na região do Socavão, no bairro Caneca Fina. O visitante faz uma caminhada de dificuldade média pelas três cachoeiras em Guapimirim:

  • Da Gruta (ou da Usina)
  • Do Meio
  • Do Canivete

Então, não deixe esse passeio de fora ao decidir o que fazer em Guapimirim, porque as fotos de lá são lindas. O passeio também está disponível no site Viator, em que você pode fazer a reserva. Além dos banhos de cachoeira, o tour inclui o café da manhã.

Café da manhã colonial em tour por fazendas

Quando eu estava pesquisando sobre o fazer em Guapimirim, achei uma opção bem bacana para começar o dia com o pé direito. Na zona rural de Guapi, há essa alternativa que é o café da manhã colonial. O passeio inclui a degustação de delícias (queijos, geléias, doces, pães, etc.), claro.

Por fim, os visitantes podem conhecer o galinheiro agroecológico, além da horta com hortaliças, ervas medicinais, flores comestíveis, frutas e até plantas alimentícias não convencionais. Eu ainda não fiz esse roteiro, mas achei bem interessante. Você pode fazer a reserva no site Viator.

Mirante do Soberbo e Dedo de Deus

O Mirante do Soberbo fica na entrada para a cidade de Teresópolis. Sem dúvida, essa parada precisa ser priorizada quando você planejar o que fazer em Guapimirim. Você pode parar o carro e tirar um monte de fotos do Pico Dedo de Deus, que está localizado em Guapi, sendo o cartão-postal do Parque Nacional da Serra dos Órgãos e também de Teresópolis.

o que fazer em guapimirim mirante soberbo

Panorâmica do Mirante do Soberbo. Foto: Marcelle Ribeiro.

Cervejaria artesanal

Guapi tem mais de 25 produtores de cerveja artesanal. Então, conhecer uma das mini fábricas é uma ótima dica quando o assunto é o que fazer em Guapimirim. Aliás, há um tour perfeito para quem quer conhecer como é a produção da bebida e degustar os rótulos na microcervejaria Rota Imperial. Bem bacana!

Roteiro para bate-volta desde o Rio

Nesse passeio de um dia, sugiro que você conheça as atrações:

  • Faça uma trilha do Parque da Serra dos Órgãos para tomar banhos nos poços e cachoeiras.
  • Depois, pegue o carro e vá tirar fotos do belíssimo visual no Mirante do Soberbo, na entrada de Teresópolis.
  • Em seguida, almoce em Terê (como Teresópolis é carinhosamente chamada). Veja dicas de restaurantes por lá.
  • Por fim, dê um pulinho na feira de artesanato de Teresópolis, chamada Feirinha do Alto. Ela só funciona aos sábados e domingos, das 9h às 18h. Comprei casacos lindos lá por excelentes preços. E tem também bijuterias e doces em compotas divinos! Então, se você quer conhecer a feirinha, se programe para fazer esse passeio no fim de semana.
o que fazer em guapimirim cachoeira verde

Poço Verde. Dá para ficar em pé debaixo da pedra por onde a água cai. Foto: Caio Ribeiro.

Enfim, você pode ver que tem muito mais o que fazer em Guapimirim do que você imaginava. Esse bate-volta é a certeza de um dia muito agradável para pessoas de todas as idades. Mas é claro, você vai precisar de um carro para fazer esse roteiro. Para alugar o carro, eu uso (e seeempre dou a dica) o Rentcars, que compara preços de várias locadores e permite parcelar em 12 vezes.

Onde ficar em Guapimirim

Agora que você já sabe o que fazer em Guapimirim, tenha certeza que você pode ficar mais de um dia na cidade, para aproveitar mais o tempo pertinho da natureza na Região Serrana do Rio.

Em primeiro lugar, fique sabendo que não há muitas pousadas em Guapimirim. Então, uma das poucas alternativas é a Pousada das Orquídeas20 com piscina, café da manhã e ótima localização, segundo os hóspedes.

Além disso, no AirBnb, você encontra uma casa de campo em condomínio fechado, que conta com trilha e cachoeira. A nota no site é de 4,95 (de um máximo de 5).

Para quem quer passar o dia aproveitando as atrações de Guapi, mas prefere ficar hospedado em Teresópolis, uma das dicas é a Terê Parque, onde eu já me hospedei e amei. Excelente custo benefício.

Conclusão – O que fazer em Guapimirim

Em resumo: ainda que a cidade seja menos famosa que Teresópolis ou Petrópolis, você pode ver que há muito o que fazer em Guapimirim. O destino é perfeito para um rápido bate-volta saindo da capital fluminense. Além disso, a maioria dos passeios tem ótimo custo benefício e você passará um ótimo tempo em contato com a natureza. Por outro lado, não tem muito o que fazer em Guapimirim com chuva. Por isso, dê uma olhadinha na previsão do tempo antes de colocar o pé na estrada.

Assista o vídeo com outras dicas de Teresópolis:

Leia também:

Comentários

  1. Rosel Soares
    03 mar 2014

    Cara Marcelle,
    parabéns pelo blog Viciada em Viajar. É bem bem-feito, você sabe casar imagens com texto e isso torna a leitura tão mais agradável.
    Prazer. Sou Rosel Soares, da editora Casarão do Verbo. Gostaria de estabelecer esta ponte literária contigo e assim te falar sobre um projeto que ora desenvolvemos aqui na editora e que certamente deverá te interessar.
    Quando tiver um tempo, por favor retorne.
    Obrigado.
    Rosel Soares | http://www.casaraodoverbo.com.br
    [email protected]

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *