Restaurantes em Lençóis (BA): veja onde comer na Chapada Diamantina

postado por Marcelle Ribeiroe atualizado em: 20/10/2020

A oferta de restaurantes em Lençóis (BA) é maior do que nas outras cidades da Chapada Diamantina. Por isso, é fácil encontrar onde comer na região. Inclusive, é possível achar lugares abertos, pelo menos para fazer um lanche, até meia-noite.

Além disso, os bares e restaurantes em Lençóis ficam bem próximos. É só ir para o Centro da cidade que você vai achar vários, um do lado do outro. Uma característica legal é que muitos deles têm mesinhas na calçada. É ótimo para sentar e observar o movimento.

restaurantes em lencois cozinha aberta slow food rolinho berinjela

Rolinho de Berinjela com molho de goiaba. Foto: Marcelle Ribeiro.

Se você está em dúvida de onde comer em Lençóis, na Bahia, selecionei os melhores restaurantes que conheci quando estive lá. Tem opção de comida regional, carnes, peixes, pizza e muito mais. Além disso, ainda separei alguns restaurantes na Chapada Diamantina que ficam em outras cidades e eu não cheguei a conhecer, mas que são muito bem recomendados.

Cozinha Aberta Slow Food

O Cozinha Aberta Slow Food tem comida variada e inventiva. Lá, comemos um prato de carne seca desfiada sequinha, com arroz com licuri, purê de banana-verde e farofa. O arroz foi o que mais se destacou na refeição. Além disso, o ravióli de carne do sol com queijo coalho e molho de tomate com abóbora estava divino.

De entrada, teve rolinho de berinjela recheado com castanhas e molho de goiaba. Também pedimos um vinho para acompanhar. A decoração do restaurante é linda. O lugar é bem charmoso e você ainda vê as cozinheiras preparando tudo e batendo o maior papo, o que é bem engraçado. Ah, e a comida não demora tanto para ficar pronta.

O Cozinha Aberta Slow Food fica na Avenida Rui Barbosa, 42, no Centro de Lençóis. O local abre todos os dias, das 12h30 às 23h.

restaurantes em lencois cozinha aberta slow food ravioli

Ravioli de carne de sol com molho de tomate. Foto: Marcelle Ribeiro.

Natora

Outra opção para quem busca restaurantes em Lençóis, o Natora se destaca pelas pizzas fininhas, deliciosas e de sabores tradicionais. Além disso, o local oferece algumas opções de comida, como carne com arroz ou salada e peixe. O serviço do restaurante podia ser mais ágil, mas não chega a ser lento.

Uma característica legal é que ele tem mesinhas na calçada, bom para ver o povo passar. O restaurante Natora fica na Praça Horácio de Matos, 20, no Centro de Lençóis, e abre das 16h às 23h30.

O Bode

O Bode é um dos restaurantes em Lençóis que tem comida típica a quilo. O local tem umas 15 opções de pratos quentes, como peixe, bode e outras carnes. É uma delícia! Mas fique atento, porque ele só abre para o almoço, até às 16h. Ainda assim, é um bom lugar, com comida gostosa e barata. O Bode fica na Praça Horácio de Matos, no Centro de Lençóis.

restaurantes em lencois cachoeira mosquito

Além de cachoeiras, há ótimos restaurantes em Lençóis. Foto: Marcelle Ribeiro.

Azul

O Azul é o restaurante de um dos melhores hotéis de Lençóis, o Canto das Águas. No entanto, os não hóspedes também podem comer lá. O local tem uma varanda, de onde dá para ver e ouvir o barulho do rio. Dos restaurantes em Lençóis que fui, é o mais chique.

O cardápio é variado e inclui carne, moquecas e massas. Eu não estava me sentindo muito bem nesse dia e escolhi penne ao pomodoro com manjericão, que estava muito bom. Prepare-se para pagar preços equivalentes aos do Rio de Janeiro ou de São Paulo. O local aceita cartão de crédito.

O Azul fica na Avenida Senhor dos Passos, 01, em Lençóis e abre das 12h às 22h30.

Grisante

A minha mãe amou a carne de sol com feijão-de-corda que comeu no restaurante Grisante. Lá, tem uma boa variedade de pratos, além de lanches. Além disso, eles colocam a mesinha na calçada e o melhor: servem almoço mesmo no meio da tarde. O local fica na Praça Horácio de Matos, no Centro de Lençóis, e funciona o dia inteiro, das 11h às 23h.

restaurantes em lencois morro pai inacio

Chapada Diamantina tem várias opções de restaurantes. Foto: Marcelle Ribeiro.

Bônus – Restaurantes na Chapada Diamantina – Outras cidades

Se você procura restaurantes na Chapada Diamantina, mas em outras cidades, selecionei alguns fora de Lençóis. Embora em Lençóis tenha maior variedade, também é possível encontrar comida boa nas outras cidades da região. Vale ressaltar que eu não cheguei a comer nesses lugares, mas que são restaurantes muito bem recomendados na internet.

  • No Vale do Capão: A pizzaria Capão Grande é famosa por oferecer pizza integral em apenas dois sabores: salgada (cenoura ralada, molho verde, tomate e mussarela) e doce (banana com mel, canela, sementes e queijo mussarela). A pizzaria fica na Praça São Sebastião, no Vale Do Capão (distrito de Palmeiras), e abre diariamente das 16h às 23h.
  • Em Mucugê: O Point da Chapada oferece pratos variados, que inclui carnes, peixes, massas, risotos e pizzas. Os ingredientes são orgânicos e cultivados no interior da cidade. O Point da Chapada fica na Praça dos Garimpeiros, em Mucugê, e funciona das 18h às 23h.
  • Em Igatu: O restaurante Água Boa é outra opção para quem busca restaurantes na Chapada Diamantina. Os destaques são os pratos regionais, como carne de sol com baião de dois e o godó de banada, mas também há outras refeições no local. O restaurante Água Boa fica na rua Sete de Setembro, em Igatu, e abre todos os dias das 12h às 21h.

Restaurantes em Lençóis – Conclusão

Em conclusão, vimos que existe uma grande variedade de restaurantes em Lençóis, com pratos que agradam a todos os gostos. Dá para encontrar desde comida regional até pizza. Da mesma forma, os preços também variam e se encaixa em diferentes orçamentos para a viagem.

E você, tem alguma dica de onde comer em Lençóis, na Bahia? Conte para a gente quais são restaurantes na Chapada Diamantina que você mais gosta!

Leia também:

Comentários

  1. Louise Pita
    16 maio 2014

    Olá, pessoal

    Bom dia

    Tudo bem?

    Sou diretora de comunicação da Bocapio, empresa de Comunicação e Tecnologia na Chapada Diamantina.

    Vcs aceitam sugestões de pauta, fotos e dicas?

    Para qual email poderia enviar?

    No aguardo

    Abs,

  2. Mary
    01 fev 2016

    Gostaria de receber informações sobre as atividades culturais que serão realizadas em Lençóis no período do carnaval. Um abraço, Mary.

    • 03 fev 2016

      Olá, MAry,
      Não sei te informar a programação específica para o carnaval, mas no ano em que eu passei o carnaval lá, não tinha nenhuma festa. A diversão noturna era ir a um dos bares da cidade. Sugiro que dê uma olhada no site da prefeitura.
      Abraço,
      Marcelle

  3. Jai santos
    14 dez 2016

    Gostaria de informações, referente a bons restaurantes em lençóis nas seguintes datas 29.12 a 31.12

    • 24 dez 2016

      Oi, Jai,
      As informações sobre onde comer estão todas neste post, há ótimas opções.
      Abs

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *